Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e e-mail.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, peça que os alunos um dia antes, acessem o vídeo:
- Os meios de comunicação | Vídeos educativos para crianças - disponível aqui.
Contextualização
Encaminhe, por e-mail, WhatsApp ou qualquer outra ferramenta de utilização pela escola, para comunicação com os alunos, os seguintes materiais:
1. as imagens previstas no plano original, disponíveis aqui;
2. slide da contextualização com datas.
Peça para os alunos relacionarem as imagens à data, conforme sugerido no plano original; entretanto, individualmente e de maneira assincrônica.
Problematização
Ainda de maneira assincrônica, encaminhe o slide a seguir:
Ação propositiva
A proposta para esta etapa é uma adaptação do plano original. Agora individualmente, a ideia é que registrem, por meio de uma tabela, como estão se comunicando com os amigos e familiares.
Veja o exemplo a seguir:
Para a construção da ficha/tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
- Como inserir uma tabela no Word – disponível aqui.
Sistematização
Nesta etapa, encaminhe o slide original e peça para os alunos fazerem os registros individualmente.
Convite às famílias
Assistam aos vídeos:
- A evolução dos meios de comunicação – disponível aqui;
- Comunicação em tempos de pandemia – disponível aqui;
- Comunicação em tempos de pandemia – disponível aqui.
Sugestão Enviada Por: Simone Falconi
Código: GEO5_06UND04
(EF05GE06) Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes