Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o slide ou escreva o tema no quadro.
Contextualização
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações:
Divida a sala em grupos e peça que registrem quais meios de comunicação eles conhecem. Trata-se de uma análise dos conhecimentos prévios dos alunos. É provável que surjam respostas relativas aos meios mais modernos, como e-mail, mensagens de texto e telefone celular. Registre no quadro as respostas dos alunos.
Em seguida, copie a linha do tempo no quadro e entregue um conjunto de 6 imagens de meios de comunicação (disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hcC94HpwMYFm7Yf4tn7Ac6ybTWQCqp72EAgdqKmW4dfNXayhF7K9KmhmYM6J/geo5-06und04-contextualizacao-imagens.pdf) para cada grupo. A seguir, o grupo tentará identificar as imagens e à qual data se refere, a partir da linha de tempo apresentada no quadro.
Em seguida, organize no quadro a exposição dos grupos sobre a correlação das imagens e a linha do tempo e deixem que observem, comparando com a montagem correta. Após essa etapa, pergunte para cada meio de comunicação o período escolhido pelos grupos, para então fixar no quadro a imagem correspondente na época correta.
Abaixo, segue a montagem correta da linha do tempo.
2000 d.C. - Popularização da Internet no Brasil (data aproximada)
1990 d.C. - Popularização do Telefone Celular no Brasil (data aproximada)
1969 d.C. - Televisão Colorida (a TV em preto e branco data de 1928, mas a primeira transmissão, no Brasil, foi em 1950)
1893 d.C. - Rádio
1860 d.C. - Telefone
190 a.C. - Correio
Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade da impressão para todos os grupos, realize a impressão de um conjunto com os 8 meios de comunicação e apresentar as imagens à sala.
Para você saber mais:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27785 acessado em 10 de janeiro de 2019 - história do correio
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete ou escreva a situação-problema no quadro. Peça que os grupos de alunos analisem quais os meios de comunicação que poderiam ser utilizados para solucionar a questão.
Em seguida, solicite que cada grupo leia sua lista, socializando as soluções encontradas com os demais. É importante que o professor, com base nas soluções encontradas pelos estudantes, discuta as transformações que os meios escolhidos trouxeram à vida das pessoas. Por exemplo: se a situação proposta ocorresse há 20 anos atrás, como as pessoas resolveriam a questão.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações: O preenchimento da tabela busca que os grupos, para cada meio de comunicação listado na problematização, estimem o tempo que o amigo levaria para receber a informação, assim como as vantagens e desvantagens que cada meio possui. Assim, o envio do convite pelo correio poderia permitir o recebimento do convite físico, porém a demora para a entrega e o risco de extravio deve ser considerados. Da mesma forma, a comunicação por e-mail, por exemplo, permite a recepção da informação em poucos segundos, porém necessita de redes de internet ativas para o emissor e receptor.
Após o preenchimento, cada grupo socializa seus resultados com a sala, permitindo que argumentem sobre as vantagens e desvantagens encontradas, bem como os critérios para a estimativa do tempo.
É importante que o professor deixe claro que, apesar de parecer instantâneas, mesmo as “mensagens instantâneas” levam alguns segundos para chegar até o destinatário, devido à comunicação via satélite (ver seção Para Você Saber Mais).
Para você saber mais:
https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/eletronicos/seu-vizinho-grita-gol-antes-entenda-o-delay-na-transmissao,fb58ff8d8b8ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html , acessado em 10 de janeiro de 2019 - texto informando o caminho percorrido pela informação na comunicação via satélite.
Sistematização
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações: Cada grupo de alunos, agora, responderá às perguntas projetadas, ou escritas no quadro, com o intuito de abordarem os meios de comunicação em cada época descrita, retomando a discussão da linha do tempo, bem como as discussões seguintes.
Abaixo, segue a expectativa de resposta de cada uma delas:
- No Brasil, o jogo seria acompanhado através do rádio.
- No Brasil, a novela seria acompanhada pela TV, porém, em preto e branco.
- No Brasil, em 1800, seria utilizado o correio. Atualmente, o e-mail, mensagens instantâneas, telefone fixo ou celular.
A seguir, cada grupo apresenta para a sala suas respostas, possibilitando o debate entre as soluções encontradas. É importante que o professor, na comparação entre os meios utilizados em épocas anteriores e hoje, incentive o debate em relação às transformações surgidas na vida das pessoas, devido às mudanças apontadas.