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Plano de aula > Geografia > 5º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Percebendo distâncias na cidade: conexões e interações

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reconhecer que muitas pessoas se deslocam diariamente para trabalhar em outras cidades.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane Bassani

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Régua de 15cm ou 30cm.

Material complementar:

Mapa da região metropolitana de São Paulo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/53zua2u4PhwSMkdws9kA3ChCdFCesqRWgN2dnqcrQv6qWMuUWVnZw8JdqMJD/geo5-09und01-acao-propositiva-mapa-regiao-metropolitana-de-sp.pdf

Cópia de notícia: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c9r6Jnas7hyqhwWKB3EvTfS6MrvxTEztZW5adEjrtekd4eKdMUn5QfTXKcvU/geo5-09und1-contextualizacao-noticia.pdf

Para você saber mais:

https://exame.abril.com.br/brasil/onde-vive-quem-mais-demora-para-chegar-ao-trabalho-no-brasil/ - texto que aborda a questão das cidades-dormitório no Brasil.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392005000400006 - Artigo discutindo o movimento pendular na cidade de São Paulo.

Conhecimentos prévios: Escala cartográfica

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Divida a sala em grupos. Projete, ou entregue impressa a manchete e o lide (a primeira parte de uma notícia. Geralmente o primeiro parágrafo posto em destaque, que fornece ao leitor informação básica sobre o conteúdo) relacionados no slide.

Peça que os grupos registrem os principais elementos da manchete:

  • qual o título?
  • onde se passa a notícia?
  • do que se trata a notícia?

Para você saber mais: Uma cópia da reportagem citada encontra-se disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c9r6Jnas7hyqhwWKB3EvTfS6MrvxTEztZW5adEjrtekd4eKdMUn5QfTXKcvU/geo5-09und1-contextualizacao-noticia.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete ou escreva a pergunta no quadro.

Espera-se, inicialmente, respostas que envolvam questões relativas ao trânsito, muito comum nas grandes cidades. Nesse momento, o professor deve retomar a manchete do slide anterior e reforçar o texto do lide, que informa que muitas dessas pessoas não moram em grandes cidades.

Continuando o levantamento das respostas dos alunos, a expectativa de resposta, nessa etapa, envolverá a questão da distância entre a residência e o trabalho, que muitas vezes é elevada. O próximo passo será comparar as distâncias entre localidades, dentro da cidade.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Baseado nas ideias anteriores dos estudantes, acerca da distância entre a residência e o trabalho, o professor projeta ou distribui, de maneira impressa, o mapa do município de São Paulo para os alunos. Solicita, então, que os alunos, em grupos, discutam os seguintes aspectos (que podem ser projetados ou escritos no quadro):

  • qual região está sendo representada no mapa?

Resposta: Região Metropolitana de São Paulo.

  • quais informações o mapa traz?

Resposta: os municípios da região metropolitana de São Paulo.

c) Qual a distância que um morador da cidade de Salesópolis percorreria (ida e volta) , trabalhando no centro de São Paulo?

Resposta: Utilizando o mapa (disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/53zua2u4PhwSMkdws9kA3ChCdFCesqRWgN2dnqcrQv6qWMuUWVnZw8JdqMJD/geo5-09und01-acao-propositiva-mapa-regiao-metropolitana-de-sp.pdf), onde a escala é representada no canto inferior esquerdo, solicite aos grupos que, com uma régua, meçam a distância aproximada entre a cidade citada e o centro de São Paulo. Tal medição resulta em 10 cm, o que representa 100 km, na realidade. Ou seja, ele percorre 200km, considerando a ida e volta.

Importante: O mapa possui escala 4cm:40km. É importante que ele seja impresso em papel A4 e tamanho 100%, para que a escala gráfica se mantenha.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientações:

Procure dividir a turma em grupos para a realização da atividade, que será norteada pela pergunta: Qual a distância encontrada entre os municípios que seu grupo mediu?

Peça que cada grupo mensure a distância entre municípios diferentes em relação ao centro do município de São Paulo (aproximadamente, representado pelo número 1). Dessa forma, um grupo pode observar a distância entre Guarulhos e São Paulo, outro grupo entre Santa Isabel e São Paulo e, assim, sucessivamente. É importante que o professor peça aos grupos para socializarem suas respostas com a turma, a fim de que os alunos percebam a diferença entre as distâncias encontradas.

É importante que o professor discuta com os estudantes sobre as distâncias encontradas, solicitando que sejam comparadas, com o intuito de observarem que existem trajetos maiores e menores para os deslocamentos até o trabalho. Também é importante que o professor discuta com os alunos acerca da necessidade desse transporte, haja vista que a maior quantidade de vagas ofertadas concentra-se longe da periferia da cidade.

Como adequar à sua realidade: O professor pode utilizar mapas de seu próprio município.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Régua de 15cm ou 30cm.

Material complementar:

Mapa da região metropolitana de São Paulo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/53zua2u4PhwSMkdws9kA3ChCdFCesqRWgN2dnqcrQv6qWMuUWVnZw8JdqMJD/geo5-09und01-acao-propositiva-mapa-regiao-metropolitana-de-sp.pdf

Cópia de notícia: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c9r6Jnas7hyqhwWKB3EvTfS6MrvxTEztZW5adEjrtekd4eKdMUn5QfTXKcvU/geo5-09und1-contextualizacao-noticia.pdf

Para você saber mais:

https://exame.abril.com.br/brasil/onde-vive-quem-mais-demora-para-chegar-ao-trabalho-no-brasil/ - texto que aborda a questão das cidades-dormitório no Brasil.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392005000400006 - Artigo discutindo o movimento pendular na cidade de São Paulo.

Conhecimentos prévios: Escala cartográfica

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Divida a sala em grupos. Projete, ou entregue impressa a manchete e o lide (a primeira parte de uma notícia. Geralmente o primeiro parágrafo posto em destaque, que fornece ao leitor informação básica sobre o conteúdo) relacionados no slide.

Peça que os grupos registrem os principais elementos da manchete:

  • qual o título?
  • onde se passa a notícia?
  • do que se trata a notícia?

Para você saber mais: Uma cópia da reportagem citada encontra-se disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c9r6Jnas7hyqhwWKB3EvTfS6MrvxTEztZW5adEjrtekd4eKdMUn5QfTXKcvU/geo5-09und1-contextualizacao-noticia.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete ou escreva a pergunta no quadro.

Espera-se, inicialmente, respostas que envolvam questões relativas ao trânsito, muito comum nas grandes cidades. Nesse momento, o professor deve retomar a manchete do slide anterior e reforçar o texto do lide, que informa que muitas dessas pessoas não moram em grandes cidades.

Continuando o levantamento das respostas dos alunos, a expectativa de resposta, nessa etapa, envolverá a questão da distância entre a residência e o trabalho, que muitas vezes é elevada. O próximo passo será comparar as distâncias entre localidades, dentro da cidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Baseado nas ideias anteriores dos estudantes, acerca da distância entre a residência e o trabalho, o professor projeta ou distribui, de maneira impressa, o mapa do município de São Paulo para os alunos. Solicita, então, que os alunos, em grupos, discutam os seguintes aspectos (que podem ser projetados ou escritos no quadro):

  • qual região está sendo representada no mapa?

Resposta: Região Metropolitana de São Paulo.

  • quais informações o mapa traz?

Resposta: os municípios da região metropolitana de São Paulo.

c) Qual a distância que um morador da cidade de Salesópolis percorreria (ida e volta) , trabalhando no centro de São Paulo?

Resposta: Utilizando o mapa (disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/53zua2u4PhwSMkdws9kA3ChCdFCesqRWgN2dnqcrQv6qWMuUWVnZw8JdqMJD/geo5-09und01-acao-propositiva-mapa-regiao-metropolitana-de-sp.pdf), onde a escala é representada no canto inferior esquerdo, solicite aos grupos que, com uma régua, meçam a distância aproximada entre a cidade citada e o centro de São Paulo. Tal medição resulta em 10 cm, o que representa 100 km, na realidade. Ou seja, ele percorre 200km, considerando a ida e volta.

Importante: O mapa possui escala 4cm:40km. É importante que ele seja impresso em papel A4 e tamanho 100%, para que a escala gráfica se mantenha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientações:

Procure dividir a turma em grupos para a realização da atividade, que será norteada pela pergunta: Qual a distância encontrada entre os municípios que seu grupo mediu?

Peça que cada grupo mensure a distância entre municípios diferentes em relação ao centro do município de São Paulo (aproximadamente, representado pelo número 1). Dessa forma, um grupo pode observar a distância entre Guarulhos e São Paulo, outro grupo entre Santa Isabel e São Paulo e, assim, sucessivamente. É importante que o professor peça aos grupos para socializarem suas respostas com a turma, a fim de que os alunos percebam a diferença entre as distâncias encontradas.

É importante que o professor discuta com os estudantes sobre as distâncias encontradas, solicitando que sejam comparadas, com o intuito de observarem que existem trajetos maiores e menores para os deslocamentos até o trabalho. Também é importante que o professor discuta com os alunos acerca da necessidade desse transporte, haja vista que a maior quantidade de vagas ofertadas concentra-se longe da periferia da cidade.

Como adequar à sua realidade: O professor pode utilizar mapas de seu próprio município.

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