GEO5_10UND01 - Ação Propositiva - Texto de apoio
Plano de Aula
Plano de aula: Áreas verdes nas cidades
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundando a conscicentização socioambiental local
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.
O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).
Cadernos, lápis, canetas, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.
Material complementar:
Atividade de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dkB9YHsnNMa7JTQ8w5AH7PxDumkUfxDaRgdZQSFkjZEPrrSUxMaV55uvwZwm/geo5-10und01-sistematizacao-atividade-ficha-1.pdf
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
As áreas verdes urbanas são consideradas como o conjunto de áreas intraurbanas que apresentam cobertura vegetal, arbórea (nativa e introduzida), arbustiva ou rasteira (gramíneas) e que contribuem de modo significativo para a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental nas cidades. Essas áreas verdes estão presentes numa enorme variedade de situações: em áreas públicas; em áreas de preservação permanente (APP); nos canteiros centrais; nas praças, parques, florestas e unidades de conservação (UC) urbanas; nos jardins institucionais; e nos terrenos públicos não edificados.
(Disponível em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/areas-verdes-urbanas/parques-e-%C3%A1reas-verdes.html Acesso em 31 de Jan. de 2019).
Gases e efeito estufa - Os gases de efeito estufa (GEE) são gases que absorvem uma parte dos raios do sol e os redistribuem em forma de radiação na atmosfera, aquecendo o planeta em um fenômeno chamado efeito estufa.
Fonte: https://www.ecycle.com.br/6037-gases-de-efeito-estufa/ Acesso em 2 de Março. de 2019.
Contextos prévios: Habilidades conexas EF06GE13 e EF04GE11.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro;
A partir da apresentação do tema “A manutenção de áreas verdes nas cidades”, informe aos estudantes que vão fazer a análise da situação da cidade em que vivem e de outras realidades também.
Como adequar à sua realidade: Caso encontre dificuldade para projetar os slides ou imprimir as imagens para apresentar à turma, você pode buscar imagens em revistas, jornais, etc. relacionadas com o espaço de vivência dos estudantes para desenvolver a sua aula. Se não conseguir materiais da cidade em que vivem, por exemplo, podem tentar encontrar de áreas mais próximas.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
As áreas verdes urbanas são consideradas como o conjunto de áreas intraurbanas que apresentam cobertura vegetal, arbórea (nativa e introduzida), arbustiva ou rasteira (gramíneas) e que contribuem de modo significativo para a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental nas cidades. Essas áreas verdes estão presentes numa enorme variedade de situações: em áreas públicas; em áreas de preservação permanente (APP); nos canteiros centrais; nas praças, parques, florestas e unidades de conservação (UC) urbanas; nos jardins institucionais; e nos terrenos públicos não edificados.
(Disponível em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/areas-verdes-urbanas/parques-e-%C3%A1reas-verdes.html Acesso em 31 de Jan. de 2019).
Contextos prévios: O conjunto de habilidades que compõe a unidade "Natureza, ambientes e qualidade de vida" reúne temas, conteúdos e questões que proporcionam espaço ao estudante para refletir sobre a questão ambiental, identificando problemas que ocorrem no entorno da escola, no bairro e nos lugares de vivência. São conteúdos que proporcionam o pensar e agir pela coletividade com responsabilidade, senso crítico e exercício de ética e cidadania (Detalhamento - Fonte: MEC).
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Apresente o tema a partir da imagem, convidando os seus estudantes a analisá-la. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro;
Instigue a turma para a reflexão das duas situações: Qual o título da reportagem? Onde se passa a notícia? Do quê trata a notícia?
Converse com os estudantes sobre a temática central da aula, ratificando a sua importância e convidando-os a prosseguirem a pesquisa e estudo sobre a mesma.
Como adequar à sua realidade: é fundamental, se possível, buscar materiais (reportagens, vídeos, etc.) que tenham relação com o espaço de vivência dos estudantes. Se não conseguir materiais da cidade em que vivem, por exemplo, podem tentar encontrar de áreas mais próximas.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
A partir da situação apresentada na fase da Contextualização, apresente o questionamento e estimule a discussão sobre o mesmo. A reportagem e imagens presentes na mesma são muito significativas para a aula, pois agrega elementos diversos que mostram diferentes estados de utilização do MEIO AMBIENTE.
Estimule os alunos a participarem do diálogo e faça registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação.
É fundamental que o docente faça a mediação deste processo, a fim de que seja possível garantir equidade para todos os participantes.
Como adequar à sua realidade: é fundamental, se possível, buscar materiais (reportagens, vídeos, etc.) que tenham relação com o espaço de vivência dos estudantes. Se não conseguir materiais da cidade em que vivem, por exemplo, podem tentar encontrar de áreas mais próximas.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
Peça que a turma organize-se em grupos com no máximo 5 estudantes.
Apresente o questionamento para os grupos e peça que reflitam e respondam.
Tome por base o texto de apoio e também as discussões realizadas anteriormente sobre a manutenção de áreas verdes nas cidades para a mediação da atividade.
Registre no quadro os aspectos mencionados ao longo da argumentação, assumindo a função de escriba da turma.
Material complementar:
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Apresente o comando da atividade para a turma.
Peça que a turma continue organizada em grupos para a realização da atividade da sistematização (Ficha 1).
Explique que cada grupo deve registrar na Ficha 1 as suas sugestões de colaboração para a manutenção das áreas verdes nas cidades.
Disponibilize imagens que possam representar a temática, a fim de que os estudantes possam ilustrar a Atividade.
Cada grupo deve fazer a apresentação de sua Atividade.
Ao final, faça uma breve revisão das colocações feitas pelos estudantes, a fim de tirar dúvidas e assegurar que os conhecimentos sejam aprendidos.
Material complementar:
Atividade de sistematização para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dkB9YHsnNMa7JTQ8w5AH7PxDumkUfxDaRgdZQSFkjZEPrrSUxMaV55uvwZwm/geo5-10und01-sistematizacao-atividade-ficha-1.pdf
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e e-mail.
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, peça que os alunos, um dia antes, pesquisem no dicionário a palavra "manutenção" e o verbo "manter".
No encontro virtual, escute-os sobre o significado dos termos e, em seguida, apresente o tema da aula, como proposto no plano original. Se for inviável projetar a tela com o tema, apenas fale e questione-os sobre o que seria a manutenção de áreas verdes no local onde moram.
Dialogue também sobre como está a preocupação das pessoas e dos governos com relação às áreas verdes neste momento da pandemia.
Contextualização
Disponibilize aos alunos a notícia apresentada na contextualização do plano original, disponível aqui, e prossiga como sugerido. A atividade proposta nesta etapa da aula baseia-se em um fragmento de reportagem, ou seja, um texto pertencente à esfera jornalística e que apresenta um material iconográfico muito importante para o ensino da Geografia.
Leia a matéria com os alunos e faça-os se atentarem a cada símbolo, cor e valor apresentado. É importante que identifiquem também a localização geográfica do fato contado na reportagem. Não tenha pressa em analisar o infográfico com eles.
Lembre-se de que você estará oportunizando a aprendizagem sobre tópicos importantes no ensino de Geografia, como:
- Observação: descrição do que se vê;
- Análise: estabelecimento das relações entre os símbolos, cores, valores e bairros apresentados;
- Interpretação: compreensão do significado da reportagem frente aos dados apresentados.
Problematização
Apresente projetando a tela ou simplesmente leia a problematização proposta no plano original. Dê seguimento a esta etapa conforme sugerido.
Ação propositiva
Explique a atividade que os alunos realizarão assincronicamente. Trata-se de uma adaptação da proposta do plano original.
Apresente o slide e solicite que leiam o texto de apoio, disponível aqui, com o auxílio dos familiares. Depois, peça que redijam pelo menos uma ideia sobre como a família poderia colaborar com a manutenção de uma área verde no bairro. Peça para tirarem uma foto do registro e compartilharem por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta.
Sistematização
Durante encontro virtual, socialize com toda a turma as sugestões de cada aluno e seus familiares, encaminhadas anteriormente.
Convite às famílias
Peça que os familiares acessem e assistam junto com as crianças aos seguintes vídeos:
- "Especialista explica a importância da preservação de áreas verdes", disponível aqui;
- "Bosque da leitura - Restauração Parque Ibirapuera Conservação", disponível aqui;
- "A importância das áreas verdes nos grandes centros urbanos", disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Isabela Albuquerque
Mentor: Simone Falconi Akkawi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 5°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer a necessidade de manutenção das áreas verdes urbanas.
Habilidade (s) da Base: (EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.).
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA