16650
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Áreas verdes nas cidades

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reconhecer a necessidade de manutenção das áreas verdes urbanas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabela Santos Albuquerque

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp e e-mail.

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, peça que os alunos, um dia antes, pesquisem no dicionário a palavra "manutenção" e o verbo "manter".

No encontro virtual, escute-os sobre o significado dos termos e, em seguida, apresente o tema da aula, como proposto no plano original. Se for inviável projetar a tela com o tema, apenas fale e questione-os sobre o que seria a manutenção de áreas verdes no local onde moram.

Dialogue também sobre como está a preocupação das pessoas e dos governos com relação às áreas verdes neste momento da pandemia.

Contextualização
Disponibilize aos alunos a notícia apresentada na contextualização do plano original, disponível aqui, e prossiga como sugerido. A atividade proposta nesta etapa da aula baseia-se em um fragmento de reportagem, ou seja, um texto pertencente à esfera jornalística e que apresenta um material iconográfico muito importante para o ensino da Geografia.

Leia a matéria com os alunos e faça-os se atentarem a cada símbolo, cor e valor apresentado. É importante que identifiquem também a localização geográfica do fato contado na reportagem. Não tenha pressa em analisar o infográfico com eles.

Lembre-se de que você estará oportunizando a aprendizagem sobre tópicos importantes no ensino de Geografia, como:
- Observação: descrição do que se vê;
- Análise: estabelecimento das relações entre os símbolos, cores, valores e bairros apresentados;
- Interpretação: compreensão do significado da reportagem frente aos dados apresentados.

Problematização
Apresente projetando a tela ou simplesmente leia a problematização proposta no plano original. Dê seguimento a esta etapa conforme sugerido.

Ação propositiva
Explique a atividade que os alunos realizarão assincronicamente. Trata-se de uma adaptação da proposta do plano original.

Apresente o slide e solicite que leiam o texto de apoio, disponível aqui, com o auxílio dos familiares. Depois, peça que redijam pelo menos uma ideia sobre como a família poderia colaborar com a manutenção de uma área verde no bairro. Peça para tirarem uma foto do registro e compartilharem por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta.

Sistematização
Durante encontro virtual, socialize com toda a turma as sugestões de cada aluno e seus familiares, encaminhadas anteriormente.

Convite às famílias
Peça que os familiares acessem e assistam junto com as crianças aos seguintes vídeos:
- "Especialista explica a importância da preservação de áreas verdes", disponível aqui;
- "Bosque da leitura - Restauração Parque Ibirapuera Conservação", disponível aqui;
- "A importância das áreas verdes nos grandes centros urbanos", disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi Akkawi


Código: GEO5_10UND01

(EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas