16650
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Áreas verdes nas cidades

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reconhecer a necessidade de manutenção das áreas verdes urbanas.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabela Santos Albuquerque

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.

O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).

Cadernos, lápis, canetas, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.

Material complementar:

Texto de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EPeymdMj7g69xQ43URFKfw9WRN27hdWVjwMaX95W5wvfk3wJNQ7DPDWXs8cG/geo5-10und01-acao-propositiva-texto-de-apoio.pdf

Atividade de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dkB9YHsnNMa7JTQ8w5AH7PxDumkUfxDaRgdZQSFkjZEPrrSUxMaV55uvwZwm/geo5-10und01-sistematizacao-atividade-ficha-1.pdf

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2015/11/como-areas-verdes-nas-cidades-geram-beneficios-para-saude.html

https://noticias.band.uol.com.br/noticias/100000595422/indice-de-area-verde-diminui-em-9-regioes-.html

As áreas verdes urbanas são consideradas como o conjunto de áreas intraurbanas que apresentam cobertura vegetal, arbórea (nativa e introduzida), arbustiva ou rasteira (gramíneas) e que contribuem de modo significativo para a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental nas cidades. Essas áreas verdes estão presentes numa enorme variedade de situações: em áreas públicas; em áreas de preservação permanente (APP); nos canteiros centrais; nas praças, parques, florestas e unidades de conservação (UC) urbanas; nos jardins institucionais; e nos terrenos públicos não edificados.

(Disponível em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/areas-verdes-urbanas/parques-e-%C3%A1reas-verdes.html Acesso em 31 de Jan. de 2019).

Gases e efeito estufa - Os gases de efeito estufa (GEE) são gases que absorvem uma parte dos raios do sol e os redistribuem em forma de radiação na atmosfera, aquecendo o planeta em um fenômeno chamado efeito estufa.

Fonte: https://www.ecycle.com.br/6037-gases-de-efeito-estufa/ Acesso em 2 de Março. de 2019.

Contextos prévios: Habilidades conexas EF06GE13 e EF04GE11.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro;

A partir da apresentação do tema “A manutenção de áreas verdes nas cidades”, informe aos estudantes que vão fazer a análise da situação da cidade em que vivem e de outras realidades também.

Como adequar à sua realidade: Caso encontre dificuldade para projetar os slides ou imprimir as imagens para apresentar à turma, você pode buscar imagens em revistas, jornais, etc. relacionadas com o espaço de vivência dos estudantes para desenvolver a sua aula. Se não conseguir materiais da cidade em que vivem, por exemplo, podem tentar encontrar de áreas mais próximas.

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2015/11/como-areas-verdes-nas-cidades-geram-beneficios-para-saude.html

https://noticias.band.uol.com.br/noticias/100000595422/indice-de-area-verde-diminui-em-9-regioes-.html

As áreas verdes urbanas são consideradas como o conjunto de áreas intraurbanas que apresentam cobertura vegetal, arbórea (nativa e introduzida), arbustiva ou rasteira (gramíneas) e que contribuem de modo significativo para a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental nas cidades. Essas áreas verdes estão presentes numa enorme variedade de situações: em áreas públicas; em áreas de preservação permanente (APP); nos canteiros centrais; nas praças, parques, florestas e unidades de conservação (UC) urbanas; nos jardins institucionais; e nos terrenos públicos não edificados.

(Disponível em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/areas-verdes-urbanas/parques-e-%C3%A1reas-verdes.html Acesso em 31 de Jan. de 2019).

Contextos prévios: O conjunto de habilidades que compõe a unidade "Natureza, ambientes e qualidade de vida" reúne temas, conteúdos e questões que proporcionam espaço ao estudante para refletir sobre a questão ambiental, identificando problemas que ocorrem no entorno da escola, no bairro e nos lugares de vivência. São conteúdos que proporcionam o pensar e agir pela coletividade com responsabilidade, senso crítico e exercício de ética e cidadania (Detalhamento - Fonte: MEC).

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Apresente o tema a partir da imagem, convidando os seus estudantes a analisá-la. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro;

Instigue a turma para a reflexão das duas situações: Qual o título da reportagem? Onde se passa a notícia? Do quê trata a notícia?

Converse com os estudantes sobre a temática central da aula, ratificando a sua importância e convidando-os a prosseguirem a pesquisa e estudo sobre a mesma.

Como adequar à sua realidade: é fundamental, se possível, buscar materiais (reportagens, vídeos, etc.) que tenham relação com o espaço de vivência dos estudantes. Se não conseguir materiais da cidade em que vivem, por exemplo, podem tentar encontrar de áreas mais próximas.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

A partir da situação apresentada na fase da Contextualização, apresente o questionamento e estimule a discussão sobre o mesmo. A reportagem e imagens presentes na mesma são muito significativas para a aula, pois agrega elementos diversos que mostram diferentes estados de utilização do MEIO AMBIENTE.

Estimule os alunos a participarem do diálogo e faça registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação.

É fundamental que o docente faça a mediação deste processo, a fim de que seja possível garantir equidade para todos os participantes.

Como adequar à sua realidade: é fundamental, se possível, buscar materiais (reportagens, vídeos, etc.) que tenham relação com o espaço de vivência dos estudantes. Se não conseguir materiais da cidade em que vivem, por exemplo, podem tentar encontrar de áreas mais próximas.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

Peça que a turma organize-se em grupos com no máximo 5 estudantes.

Apresente o questionamento para os grupos e peça que reflitam e respondam.

Tome por base o texto de apoio e também as discussões realizadas anteriormente sobre a manutenção de áreas verdes nas cidades para a mediação da atividade.

Registre no quadro os aspectos mencionados ao longo da argumentação, assumindo a função de escriba da turma.

Material complementar:

Texto de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EPeymdMj7g69xQ43URFKfw9WRN27hdWVjwMaX95W5wvfk3wJNQ7DPDWXs8cG/geo5-10und01-acao-propositiva-texto-de-apoio.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Apresente o comando da atividade para a turma.

Peça que a turma continue organizada em grupos para a realização da atividade da sistematização (Ficha 1).

Explique que cada grupo deve registrar na Ficha 1 as suas sugestões de colaboração para a manutenção das áreas verdes nas cidades.

Disponibilize imagens que possam representar a temática, a fim de que os estudantes possam ilustrar a Atividade.

Cada grupo deve fazer a apresentação de sua Atividade.

Ao final, faça uma breve revisão das colocações feitas pelos estudantes, a fim de tirar dúvidas e assegurar que os conhecimentos sejam aprendidos.

Material complementar:

Atividade de sistematização para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dkB9YHsnNMa7JTQ8w5AH7PxDumkUfxDaRgdZQSFkjZEPrrSUxMaV55uvwZwm/geo5-10und01-sistematizacao-atividade-ficha-1.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.

O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).

Cadernos, lápis, canetas, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.

Material complementar:

Texto de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EPeymdMj7g69xQ43URFKfw9WRN27hdWVjwMaX95W5wvfk3wJNQ7DPDWXs8cG/geo5-10und01-acao-propositiva-texto-de-apoio.pdf

Atividade de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dkB9YHsnNMa7JTQ8w5AH7PxDumkUfxDaRgdZQSFkjZEPrrSUxMaV55uvwZwm/geo5-10und01-sistematizacao-atividade-ficha-1.pdf

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2015/11/como-areas-verdes-nas-cidades-geram-beneficios-para-saude.html

https://noticias.band.uol.com.br/noticias/100000595422/indice-de-area-verde-diminui-em-9-regioes-.html

As áreas verdes urbanas são consideradas como o conjunto de áreas intraurbanas que apresentam cobertura vegetal, arbórea (nativa e introduzida), arbustiva ou rasteira (gramíneas) e que contribuem de modo significativo para a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental nas cidades. Essas áreas verdes estão presentes numa enorme variedade de situações: em áreas públicas; em áreas de preservação permanente (APP); nos canteiros centrais; nas praças, parques, florestas e unidades de conservação (UC) urbanas; nos jardins institucionais; e nos terrenos públicos não edificados.

(Disponível em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/areas-verdes-urbanas/parques-e-%C3%A1reas-verdes.html Acesso em 31 de Jan. de 2019).

Gases e efeito estufa - Os gases de efeito estufa (GEE) são gases que absorvem uma parte dos raios do sol e os redistribuem em forma de radiação na atmosfera, aquecendo o planeta em um fenômeno chamado efeito estufa.

Fonte: https://www.ecycle.com.br/6037-gases-de-efeito-estufa/ Acesso em 2 de Março. de 2019.

Contextos prévios: Habilidades conexas EF06GE13 e EF04GE11.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro;

A partir da apresentação do tema “A manutenção de áreas verdes nas cidades”, informe aos estudantes que vão fazer a análise da situação da cidade em que vivem e de outras realidades também.

Como adequar à sua realidade: Caso encontre dificuldade para projetar os slides ou imprimir as imagens para apresentar à turma, você pode buscar imagens em revistas, jornais, etc. relacionadas com o espaço de vivência dos estudantes para desenvolver a sua aula. Se não conseguir materiais da cidade em que vivem, por exemplo, podem tentar encontrar de áreas mais próximas.

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2015/11/como-areas-verdes-nas-cidades-geram-beneficios-para-saude.html

https://noticias.band.uol.com.br/noticias/100000595422/indice-de-area-verde-diminui-em-9-regioes-.html

As áreas verdes urbanas são consideradas como o conjunto de áreas intraurbanas que apresentam cobertura vegetal, arbórea (nativa e introduzida), arbustiva ou rasteira (gramíneas) e que contribuem de modo significativo para a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental nas cidades. Essas áreas verdes estão presentes numa enorme variedade de situações: em áreas públicas; em áreas de preservação permanente (APP); nos canteiros centrais; nas praças, parques, florestas e unidades de conservação (UC) urbanas; nos jardins institucionais; e nos terrenos públicos não edificados.

(Disponível em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/areas-verdes-urbanas/parques-e-%C3%A1reas-verdes.html Acesso em 31 de Jan. de 2019).

Contextos prévios: O conjunto de habilidades que compõe a unidade "Natureza, ambientes e qualidade de vida" reúne temas, conteúdos e questões que proporcionam espaço ao estudante para refletir sobre a questão ambiental, identificando problemas que ocorrem no entorno da escola, no bairro e nos lugares de vivência. São conteúdos que proporcionam o pensar e agir pela coletividade com responsabilidade, senso crítico e exercício de ética e cidadania (Detalhamento - Fonte: MEC).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Apresente o tema a partir da imagem, convidando os seus estudantes a analisá-la. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro;

Instigue a turma para a reflexão das duas situações: Qual o título da reportagem? Onde se passa a notícia? Do quê trata a notícia?

Converse com os estudantes sobre a temática central da aula, ratificando a sua importância e convidando-os a prosseguirem a pesquisa e estudo sobre a mesma.

Como adequar à sua realidade: é fundamental, se possível, buscar materiais (reportagens, vídeos, etc.) que tenham relação com o espaço de vivência dos estudantes. Se não conseguir materiais da cidade em que vivem, por exemplo, podem tentar encontrar de áreas mais próximas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

A partir da situação apresentada na fase da Contextualização, apresente o questionamento e estimule a discussão sobre o mesmo. A reportagem e imagens presentes na mesma são muito significativas para a aula, pois agrega elementos diversos que mostram diferentes estados de utilização do MEIO AMBIENTE.

Estimule os alunos a participarem do diálogo e faça registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação.

É fundamental que o docente faça a mediação deste processo, a fim de que seja possível garantir equidade para todos os participantes.

Como adequar à sua realidade: é fundamental, se possível, buscar materiais (reportagens, vídeos, etc.) que tenham relação com o espaço de vivência dos estudantes. Se não conseguir materiais da cidade em que vivem, por exemplo, podem tentar encontrar de áreas mais próximas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

Peça que a turma organize-se em grupos com no máximo 5 estudantes.

Apresente o questionamento para os grupos e peça que reflitam e respondam.

Tome por base o texto de apoio e também as discussões realizadas anteriormente sobre a manutenção de áreas verdes nas cidades para a mediação da atividade.

Registre no quadro os aspectos mencionados ao longo da argumentação, assumindo a função de escriba da turma.

Material complementar:

Texto de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EPeymdMj7g69xQ43URFKfw9WRN27hdWVjwMaX95W5wvfk3wJNQ7DPDWXs8cG/geo5-10und01-acao-propositiva-texto-de-apoio.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Apresente o comando da atividade para a turma.

Peça que a turma continue organizada em grupos para a realização da atividade da sistematização (Ficha 1).

Explique que cada grupo deve registrar na Ficha 1 as suas sugestões de colaboração para a manutenção das áreas verdes nas cidades.

Disponibilize imagens que possam representar a temática, a fim de que os estudantes possam ilustrar a Atividade.

Cada grupo deve fazer a apresentação de sua Atividade.

Ao final, faça uma breve revisão das colocações feitas pelos estudantes, a fim de tirar dúvidas e assegurar que os conhecimentos sejam aprendidos.

Material complementar:

Atividade de sistematização para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dkB9YHsnNMa7JTQ8w5AH7PxDumkUfxDaRgdZQSFkjZEPrrSUxMaV55uvwZwm/geo5-10und01-sistematizacao-atividade-ficha-1.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano