16649
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Poluição visual no ambiente escolar

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar formas de poluição visual.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Andrade,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e tabela.

Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, encaminhe aos alunos o infográfico disponível aqui.

Contextualização
Encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou na página virtual da classe, o slide da contextualização do plano original. Peça para registrarem as respostas aos questionamentos.

Problematização
Encaminhe o slide a seguir, com a questão da problematização do plano original.
 

Peça para os alunos registrarem o que veem de diferente nas duas imagens que aparecem lado a lado.

Ação propositiva
Encaminhe aos alunos as imagens previstas no plano original, disponíveis aqui.
Peça aos alunos que criem uma tabela utilizando as imagens disponibilizadas e as classifiquem: com poluição visual ou sem poluição visual, justificando a escolha, como no exemplo a seguir:

 

Para a construção da ficha/tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
     - Como inserir uma tabela no Word – disponível aqui.

Sistematização
A ideia é que, com o auxílio dos familiares, os alunos elaborem um acróstico, no papel ou no computador, utilizando as palavras POLUIÇÃO VISUAL.
É possível fazer um acróstico online. Para isso, os alunos precisam:
     1. Escolher as palavras que serão utilizadas;
     2. Assistir ao vídeo: Acróstico: você sabe o que é? – disponível aqui;
     3. Acessar o site disponível aqui e fazer o acróstico;
     4. Tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.

Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos seguintes vídeos:
     - Poluição visual e danos à saúde, disponível aqui;
     - Meio ambiente por inteiro: poluição visual, disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO5_11UND04

(EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas