Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e WordArt.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou na página virtual da turma, o seguinte vídeo:
- Entenda como as queimadas acontecem no Brasil - disponível aqui.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide da contextualização e a matéria indicada no plano original. Peça para registrarem do que trata a notícia, a data, a fonte e o local onde aconteceu, e se é uma situação que ocorre regularmente ou não.
Problematização
Encaminhe o slide com a questão da problematização do plano original.
Em seguida, encaminhe o vídeo:
- Informe Coronavírus – Queimadas – disponível aqui.
Acrescente a reflexão: como as queimadas podem ser prejudiciais em tempos de pandemia?
Ação propositiva
Encaminhe aos alunos os seguintes materiais, previstos no plano original:
- Gráficos disponíveis aqui;
- Ficha da atividade, disponível aqui;
- Mapa disponível aqui.
Peça aos alunos que realizem a atividade de preenchimento da ficha com uso dos gráficos. Depois, solicite que transcrevam o número aproximado de focos de queimadas.
Sistematização
Encaminhe aos alunos o slide do plano original. Peça que o leiam, escolham uma das formas de evitar queimadas e criem uma nuvem de palavras sobre o assunto.
Para a criação da nuvem de palavras, os alunos precisam:
- Escolher as palavras que serão utilizadas;
- Assistir ao tutorial disponível aqui;
- Acessar o site do WordArt, disponível aqui, e fazer a nuvem;
- Tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos seguintes vídeos:
- Bombeiros advertem sobre queimadas e doenças respiratórias durante pandemia - disponível aqui;
- SEDAM realiza campanha de conscientização sobre queimadas durante a pandemia da Covid-19 - disponível aqui.