16648
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - As queimadas no Brasil

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar as consequências das queimadas nos espaços rurais e urbanos

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF05GE1), identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Atividade da ação propositiva, Informações da ação propositiva e Atividade da sistematização

Material complementar:

Gráficos da atividade da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hDRk2szWshTxZUWJ3DJndAv5XRUdVcXSQAPsVUXXMpUKPH3mmGnwG6kVV2CE/geo5-11und05-acao-propositiva-graficos-da-atividade.pdf

Atividade da Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7etgVrHerKCCNaUKKUHKYG4FnhvGqgSCC9BP4WkFW4CpQ3FjQrcWkScqqMhy/geo5-11und05-acao-propositiva-atividade.pdf

Informações extras da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y6jpfFmrzNDRKu2uEgBhedbZzzrFxqBk7qE7ybPCW7YFf9kcR8GDUdVDXa8P/geo5-11und05-acao-propositiva-informacoes-extras.pdf

Mapa da Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fRVqMtdHRdmAWpKkZzh2yh37Y5wKf4jJU5BhA6Pkv7Av9vfB5ckcMe4dmMwQ/geo5-11und05-acao-propositiva-mapa.pdf

Atividade da sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g6EVyktw2fcK2aGezeraUj3yBzgPsxbTV7WHEn7XU8ApkjuBfeVRwMGyrnd5/geo5-11und05-sistematizacao-imagem.pdf

Para você saber mais:

https://www.infoescola.com/ecologia/queimadas/ acesso em 17/01/2019

https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/consequencias-queimadas-brasil/ acesso em 21/01/2019

http://nordesterural.com.br/queimadas-podem-provocar-reducao-na-fertilidade-do-solo/ acesso em 21/01/2019

Contextos prévios: Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais: regiões do Brasil

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Vocês já viram uma queimada? Onde?” e “Vocês sabem para que servem as queimadas?”.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a manchete com os alunos, se possível apresente a matéria completa disponível em https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2019/02/19/incendio-atinge-vegetacao-de-cidade-da-ba-ha-mais-de-uma-semana-prefeitura-alerta-populacao.ghtml. Em seguida, converse com os alunos sobre as atitudes que podem gerar queimadas urbanas e rurais.

Como adequar à sua realidade: Se houver algum caso/notícia de queimada na sua região use-a como exemplo, ou se possível leve para os alunos lerem, assim a situação é mais real na visão do aluno.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a pergunta do slide. Espere algumas respostas dos alunos. Anote no quadro algumas das respostas.

Como adequar à sua realidade: Se na região do município ocorrerem queimadas periódicas, como em regiões de plantação de cana de açúcar, pergunte: “ Vocês acham que isto ocorre em todo o Brasil?”. Assim você estará incentivando a conversa na sala de aula.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações: Dedique 20 minutos para as atividades deste slide e 8 para o seguinte.

Divida os alunos em grupos (sugestão de 4 a 5 alunos por grupo). No mínimo 5 grupos, um grupo para cada região do Brasil. Se forem formados mais de 5 grupos as regiões do Brasil devem ser repetidas.

Distribua as informações referentes à uma região para cada grupo, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hDRk2szWshTxZUWJ3DJndAv5XRUdVcXSQAPsVUXXMpUKPH3mmGnwG6kVV2CE/geo5-11und05-acao-propositiva-graficos-da-atividade.pdf

Agora entregue uma atividade do plano para cada grupo, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7etgVrHerKCCNaUKKUHKYG4FnhvGqgSCC9BP4WkFW4CpQ3FjQrcWkScqqMhy/geo5-11und05-acao-propositiva-atividade.pdf (se for possível entregue uma cópia para cada aluno). Se não for possível imprimir a atividade copie-a no quadro e peça para os alunos responderem no caderno.

A atividade da ação propositiva possui perguntas abrangentes sobre a análise dos gráficos, se achar pertinente acrescente outras perguntas, que abranjam a realidade local. O arquivo informações extras da ação propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y6jpfFmrzNDRKu2uEgBhedbZzzrFxqBk7qE7ybPCW7YFf9kcR8GDUdVDXa8P/geo5-11und05-acao-propositiva-informacoes-extras.pdf apresenta outras informações sobre os focos de queimadas no Brasil.

Todas as tabelas e gráficos têm como fonte o link: http://www.inpe.br/queimadas/bdqueimadas/# acesso em: 17/01/2019, as informações no site são alteradas diariamente, então você pode providenciar informações atualizadas pelo site do inpe.

Como adequar à sua realidade:

No link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y6jpfFmrzNDRKu2uEgBhedbZzzrFxqBk7qE7ybPCW7YFf9kcR8GDUdVDXa8P/geo5-11und05-acao-propositiva-informacoes-extras.pdf estão disponíves mais informações sobre os focos de queimadas nas regiões do Brasil, mostre aos alunos as informações específicas da sua região.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Imprima ou desenhe em uma cartolina o mapa da sistematização disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fRVqMtdHRdmAWpKkZzh2yh37Y5wKf4jJU5BhA6Pkv7Av9vfB5ckcMe4dmMwQ/geo5-11und05-acao-propositiva-mapa.pdf. Peça que cada grupo socialize as suas análises das informações sobre a sua região. Com base nas informações analisadas peça que um aluno de cada grupo escreva no mapa (na linha preta correspondente à região do seu grupo), o número aproximado de focos de queimadas no ano de 2018 (penúltima questão da atividade da ação propositiva). Se você for usar as informações extras o número a ser usado no preenchimento do gráfico é o número máximo de focos. Você pode pedir aos alunos, o registro de outras informações no mapa, pois o objetivo é que os alunos façam a comparação das informações analisadas por região.

Fonte da imagem: banco de imagens da Nova Escola. Acesso em 17 de janeiro de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o informativo aos alunos. Peça para eles compararem com as consequências que eles citaram aos responderem a Problematização. Leiam as formas de evitar queimadas, pergunte se eles sabem de outras formas de evitar as queimadas.

Como adequar à sua realidade: Se na sua cidade houver algum tipo de informativo sobre queimadas apresente-o neste momento da aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF05GE1), identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Atividade da ação propositiva, Informações da ação propositiva e Atividade da sistematização

Material complementar:

Gráficos da atividade da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hDRk2szWshTxZUWJ3DJndAv5XRUdVcXSQAPsVUXXMpUKPH3mmGnwG6kVV2CE/geo5-11und05-acao-propositiva-graficos-da-atividade.pdf

Atividade da Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7etgVrHerKCCNaUKKUHKYG4FnhvGqgSCC9BP4WkFW4CpQ3FjQrcWkScqqMhy/geo5-11und05-acao-propositiva-atividade.pdf

Informações extras da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y6jpfFmrzNDRKu2uEgBhedbZzzrFxqBk7qE7ybPCW7YFf9kcR8GDUdVDXa8P/geo5-11und05-acao-propositiva-informacoes-extras.pdf

Mapa da Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fRVqMtdHRdmAWpKkZzh2yh37Y5wKf4jJU5BhA6Pkv7Av9vfB5ckcMe4dmMwQ/geo5-11und05-acao-propositiva-mapa.pdf

Atividade da sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g6EVyktw2fcK2aGezeraUj3yBzgPsxbTV7WHEn7XU8ApkjuBfeVRwMGyrnd5/geo5-11und05-sistematizacao-imagem.pdf

Para você saber mais:

https://www.infoescola.com/ecologia/queimadas/ acesso em 17/01/2019

https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/consequencias-queimadas-brasil/ acesso em 21/01/2019

http://nordesterural.com.br/queimadas-podem-provocar-reducao-na-fertilidade-do-solo/ acesso em 21/01/2019

Contextos prévios: Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais: regiões do Brasil

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Vocês já viram uma queimada? Onde?” e “Vocês sabem para que servem as queimadas?”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a manchete com os alunos, se possível apresente a matéria completa disponível em https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2019/02/19/incendio-atinge-vegetacao-de-cidade-da-ba-ha-mais-de-uma-semana-prefeitura-alerta-populacao.ghtml. Em seguida, converse com os alunos sobre as atitudes que podem gerar queimadas urbanas e rurais.

Como adequar à sua realidade: Se houver algum caso/notícia de queimada na sua região use-a como exemplo, ou se possível leve para os alunos lerem, assim a situação é mais real na visão do aluno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a pergunta do slide. Espere algumas respostas dos alunos. Anote no quadro algumas das respostas.

Como adequar à sua realidade: Se na região do município ocorrerem queimadas periódicas, como em regiões de plantação de cana de açúcar, pergunte: “ Vocês acham que isto ocorre em todo o Brasil?”. Assim você estará incentivando a conversa na sala de aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações: Dedique 20 minutos para as atividades deste slide e 8 para o seguinte.

Divida os alunos em grupos (sugestão de 4 a 5 alunos por grupo). No mínimo 5 grupos, um grupo para cada região do Brasil. Se forem formados mais de 5 grupos as regiões do Brasil devem ser repetidas.

Distribua as informações referentes à uma região para cada grupo, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hDRk2szWshTxZUWJ3DJndAv5XRUdVcXSQAPsVUXXMpUKPH3mmGnwG6kVV2CE/geo5-11und05-acao-propositiva-graficos-da-atividade.pdf

Agora entregue uma atividade do plano para cada grupo, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7etgVrHerKCCNaUKKUHKYG4FnhvGqgSCC9BP4WkFW4CpQ3FjQrcWkScqqMhy/geo5-11und05-acao-propositiva-atividade.pdf (se for possível entregue uma cópia para cada aluno). Se não for possível imprimir a atividade copie-a no quadro e peça para os alunos responderem no caderno.

A atividade da ação propositiva possui perguntas abrangentes sobre a análise dos gráficos, se achar pertinente acrescente outras perguntas, que abranjam a realidade local. O arquivo informações extras da ação propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y6jpfFmrzNDRKu2uEgBhedbZzzrFxqBk7qE7ybPCW7YFf9kcR8GDUdVDXa8P/geo5-11und05-acao-propositiva-informacoes-extras.pdf apresenta outras informações sobre os focos de queimadas no Brasil.

Todas as tabelas e gráficos têm como fonte o link: http://www.inpe.br/queimadas/bdqueimadas/# acesso em: 17/01/2019, as informações no site são alteradas diariamente, então você pode providenciar informações atualizadas pelo site do inpe.

Como adequar à sua realidade:

No link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y6jpfFmrzNDRKu2uEgBhedbZzzrFxqBk7qE7ybPCW7YFf9kcR8GDUdVDXa8P/geo5-11und05-acao-propositiva-informacoes-extras.pdf estão disponíves mais informações sobre os focos de queimadas nas regiões do Brasil, mostre aos alunos as informações específicas da sua região.

Slide Plano Aula

Orientações: Imprima ou desenhe em uma cartolina o mapa da sistematização disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fRVqMtdHRdmAWpKkZzh2yh37Y5wKf4jJU5BhA6Pkv7Av9vfB5ckcMe4dmMwQ/geo5-11und05-acao-propositiva-mapa.pdf. Peça que cada grupo socialize as suas análises das informações sobre a sua região. Com base nas informações analisadas peça que um aluno de cada grupo escreva no mapa (na linha preta correspondente à região do seu grupo), o número aproximado de focos de queimadas no ano de 2018 (penúltima questão da atividade da ação propositiva). Se você for usar as informações extras o número a ser usado no preenchimento do gráfico é o número máximo de focos. Você pode pedir aos alunos, o registro de outras informações no mapa, pois o objetivo é que os alunos façam a comparação das informações analisadas por região.

Fonte da imagem: banco de imagens da Nova Escola. Acesso em 17 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o informativo aos alunos. Peça para eles compararem com as consequências que eles citaram aos responderem a Problematização. Leiam as formas de evitar queimadas, pergunte se eles sabem de outras formas de evitar as queimadas.

Como adequar à sua realidade: Se na sua cidade houver algum tipo de informativo sobre queimadas apresente-o neste momento da aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano