Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e e-mail.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou na página virtual da turma, o seguinte vídeo:
- Grande deslizamento de terra - disponível aqui.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide da contextualização e a matéria indicada no plano original. Peça para registrarem do que trata a notícia, a data, a fonte e o local onde aconteceu. Além disso, peça para os alunos levantarem hipóteses sobre as causas do deslizamento.
Problematização
Encaminhe o slide com a questão da problematização presente no plano original.
Acrescente a reflexão: estamos em uma época do ano propícia a esses fenômenos? Você ficou sabendo algum caso de deslizamento que aconteceu durante a quarentena, ou seja, este momento de isolamento pelo qual estamos passando em função das medidas de proteção contra a Covid-19?
Ação propositiva
Encaminhe aos alunos o jogo previsto no plano original, disponível aqui.
Em vez de jogá-lo com os colegas, como sugerido no plano original, agora os alunos devem jogá-lo com seus familiares.
Caso tenham a oportunidade de imprimir a imagem que serve de tabuleiro, seria interessante; caso contrário, podem jogar seguindo o caminho pela tela do computador ou do celular. É importante que fiquem atentos aos espaços especiais do jogo.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos devem fazer uma tabela sobre o que aprenderam a respeito dos deslizamentos de terra, como no exemplo a seguir:
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos ao seguinte vídeo:
- Deslizamentos de terra e construções irregulares: como evitar tragédias - disponível aqui.
Leiam juntos:
- Infográfico: deslizamento de terra - disponível aqui.
Sugestão Enviada Por: Simone Falconi
Código: GEO5_11UND06
(EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas.
AULA 01
AULA 02
AULA 03
AULA 05
AULA 08
AULA 09
AULA 10
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes