16647
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Causas de deslizamentos

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar quais ações humanas podem gerar um deslizamento de terra.

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF05GE1), identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Atividade da ação propositiva impressa, dados, peões de jogo de tabuleiro (ou algo que possa ser usado como peões).

Material complementar:

Atividade da ação propositiva, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m4y8pQAq8XzT6HP5U5mFWVv2Cqg2Hr3jMAZn9mRqVXWz2KXBWhN449tfDhRq/geo5-11und06-acao-propositiva-jogo.pdf

Para você saber mais:

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-provoca-os-deslizamentos-de-terra/ acesso em 25/01/2019

https://www.ecodebate.com.br/2016/12/08/riscos-de-deslizamento-de-encostas-e-de-enchentes-urbanas-causas-consequencias-e-algumas-medidas-preventivas-por-lauro-charlet-pereira-e-marco-antonio-ferreira-gomes/acesso em 25/01/2019

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Se não for possível projetar os slides escreva-os no quadro.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a manchete com os alunos, reportagem completa disponível no link: https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2018/10/20/chuva-causa-deslizamentos-de-terra-e-interdicoes-de-ruas-em-petropolis-no-rj.ghtml acesso em: 25/01/2019.

Pergunte: “Lendo a manchete podemos saber o que causou o deslizamento de terra? O quê?”, “Será que apenas a chuva causou o deslizamento?”.

Como adequar à sua realidade: Se na sua região existir alguma reportagem sobre deslizamentos use-a aqui. Se achar relevante, use materias de divulgação da defesa civil e geográfos sobre deslizamentos, alguns exemplos: https://www.uc.pt/fluc/nicif/riscos/Documentacao/Congressos/Apresentacoes_IICI_VIENR/Fernando_Alves_Pires_ACOES_PREVENTIVA_EM_AREAS_DE_RISCO_SlideShow.pdf acesso em 25/01/2019;

http://defesacivil.rj.gov.br/images/como-agir/cartilha-deslizamento.pdf acesso em 25/01/2019;

http://campinas.sp.gov.br/governo/secretaria-de-governo/defesa-civil/volante_deslizamento.pdf acesso em 25/01/2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a pergunta do slide com os alunos. Espere por algumas respostas dos alunos. Escreva algumas respostas no quadro.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Coloque os alunos sentados em grupos de até 5 indivíduos. Distribua uma cópia da atividade da ação propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m4y8pQAq8XzT6HP5U5mFWVv2Cqg2Hr3jMAZn9mRqVXWz2KXBWhN449tfDhRq/geo5-11und06-acao-propositiva-jogo.pdf, para cada grupo. Leia as regras com os alunos. Deixe-os jogar, mas não se esqueça de marcar o tempo. Enquanto os alunos jogam caminhe pelos grupos observando as discussões.

Como adequar à sua realidade: Se não for possível imprimir o material para o jogo, você pode desenhar os espaços em uma cartolina ou papel A4, lembrando que é um tabuleiro por grupo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça para cada grupo escrever as causas dos deslizamentos no jogo deles. Então peça que cada grupo cite, para a turma, uma causa. Anote a causa citada no quadro. Pergunte: “ Vocês sabem me dizer outras causas dos deslizamentos?”. E volte a pergunta tema da aula, perguntando: “Deslizamentos são desastres naturais?”.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF05GE1), identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Atividade da ação propositiva impressa, dados, peões de jogo de tabuleiro (ou algo que possa ser usado como peões).

Material complementar:

Atividade da ação propositiva, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m4y8pQAq8XzT6HP5U5mFWVv2Cqg2Hr3jMAZn9mRqVXWz2KXBWhN449tfDhRq/geo5-11und06-acao-propositiva-jogo.pdf

Para você saber mais:

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-provoca-os-deslizamentos-de-terra/ acesso em 25/01/2019

https://www.ecodebate.com.br/2016/12/08/riscos-de-deslizamento-de-encostas-e-de-enchentes-urbanas-causas-consequencias-e-algumas-medidas-preventivas-por-lauro-charlet-pereira-e-marco-antonio-ferreira-gomes/acesso em 25/01/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Se não for possível projetar os slides escreva-os no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a manchete com os alunos, reportagem completa disponível no link: https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2018/10/20/chuva-causa-deslizamentos-de-terra-e-interdicoes-de-ruas-em-petropolis-no-rj.ghtml acesso em: 25/01/2019.

Pergunte: “Lendo a manchete podemos saber o que causou o deslizamento de terra? O quê?”, “Será que apenas a chuva causou o deslizamento?”.

Como adequar à sua realidade: Se na sua região existir alguma reportagem sobre deslizamentos use-a aqui. Se achar relevante, use materias de divulgação da defesa civil e geográfos sobre deslizamentos, alguns exemplos: https://www.uc.pt/fluc/nicif/riscos/Documentacao/Congressos/Apresentacoes_IICI_VIENR/Fernando_Alves_Pires_ACOES_PREVENTIVA_EM_AREAS_DE_RISCO_SlideShow.pdf acesso em 25/01/2019;

http://defesacivil.rj.gov.br/images/como-agir/cartilha-deslizamento.pdf acesso em 25/01/2019;

http://campinas.sp.gov.br/governo/secretaria-de-governo/defesa-civil/volante_deslizamento.pdf acesso em 25/01/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a pergunta do slide com os alunos. Espere por algumas respostas dos alunos. Escreva algumas respostas no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Coloque os alunos sentados em grupos de até 5 indivíduos. Distribua uma cópia da atividade da ação propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m4y8pQAq8XzT6HP5U5mFWVv2Cqg2Hr3jMAZn9mRqVXWz2KXBWhN449tfDhRq/geo5-11und06-acao-propositiva-jogo.pdf, para cada grupo. Leia as regras com os alunos. Deixe-os jogar, mas não se esqueça de marcar o tempo. Enquanto os alunos jogam caminhe pelos grupos observando as discussões.

Como adequar à sua realidade: Se não for possível imprimir o material para o jogo, você pode desenhar os espaços em uma cartolina ou papel A4, lembrando que é um tabuleiro por grupo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça para cada grupo escrever as causas dos deslizamentos no jogo deles. Então peça que cada grupo cite, para a turma, uma causa. Anote a causa citada no quadro. Pergunte: “ Vocês sabem me dizer outras causas dos deslizamentos?”. E volte a pergunta tema da aula, perguntando: “Deslizamentos são desastres naturais?”.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano