Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF05GE1), identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Atividade da ação propositiva impressa, dados, peões de jogo de tabuleiro (ou algo que possa ser usado como peões).
Material complementar:
Atividade da ação propositiva, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m4y8pQAq8XzT6HP5U5mFWVv2Cqg2Hr3jMAZn9mRqVXWz2KXBWhN449tfDhRq/geo5-11und06-acao-propositiva-jogo.pdf
Para você saber mais:
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-provoca-os-deslizamentos-de-terra/ acesso em 25/01/2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Se não for possível projetar os slides escreva-os no quadro.
Contextualização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia a manchete com os alunos, reportagem completa disponível no link: https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2018/10/20/chuva-causa-deslizamentos-de-terra-e-interdicoes-de-ruas-em-petropolis-no-rj.ghtml acesso em: 25/01/2019.
Pergunte: “Lendo a manchete podemos saber o que causou o deslizamento de terra? O quê?”, “Será que apenas a chuva causou o deslizamento?”.
Como adequar à sua realidade: Se na sua região existir alguma reportagem sobre deslizamentos use-a aqui. Se achar relevante, use materias de divulgação da defesa civil e geográfos sobre deslizamentos, alguns exemplos: https://www.uc.pt/fluc/nicif/riscos/Documentacao/Congressos/Apresentacoes_IICI_VIENR/Fernando_Alves_Pires_ACOES_PREVENTIVA_EM_AREAS_DE_RISCO_SlideShow.pdf acesso em 25/01/2019;
http://defesacivil.rj.gov.br/images/como-agir/cartilha-deslizamento.pdf acesso em 25/01/2019;
http://campinas.sp.gov.br/governo/secretaria-de-governo/defesa-civil/volante_deslizamento.pdf acesso em 25/01/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia a pergunta do slide com os alunos. Espere por algumas respostas dos alunos. Escreva algumas respostas no quadro.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Coloque os alunos sentados em grupos de até 5 indivíduos. Distribua uma cópia da atividade da ação propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m4y8pQAq8XzT6HP5U5mFWVv2Cqg2Hr3jMAZn9mRqVXWz2KXBWhN449tfDhRq/geo5-11und06-acao-propositiva-jogo.pdf, para cada grupo. Leia as regras com os alunos. Deixe-os jogar, mas não se esqueça de marcar o tempo. Enquanto os alunos jogam caminhe pelos grupos observando as discussões.
Como adequar à sua realidade: Se não for possível imprimir o material para o jogo, você pode desenhar os espaços em uma cartolina ou papel A4, lembrando que é um tabuleiro por grupo.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça para cada grupo escrever as causas dos deslizamentos no jogo deles. Então peça que cada grupo cite, para a turma, uma causa. Anote a causa citada no quadro. Pergunte: “ Vocês sabem me dizer outras causas dos deslizamentos?”. E volte a pergunta tema da aula, perguntando: “Deslizamentos são desastres naturais?”.