16646
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Mobilidade urbana e o poder público

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar como o poder público pode melhorar a mobilidade urbana.

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiego Da Silva Cruz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, notebook.

Para você saber mais:

Mobilidade urbana - mobilidade urbana no Brasil

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/mobilidade-urbana.htm

Conheça 10 soluções para melhorar a mobilidade urbana

https://catracalivre.com.br/cidadania/conheca-10-solucoes-para-melhorar-a-mobilidade-urbana/

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desta aula, é importante que os alunos tenham conhecimento prévio acerca de trânsito, assim como também meios de transporte, consequências do trânsito para a vida urbana, e, possivelmente, conhecimento prévio sobre mobilidade urbana.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e alunas e questione-os se conhecem a expressão mobilidade urbana. Caso não conheçam, estimule-os a identificarem o significado de “mobilidade”, uma vez que é provável que já reconheçam o significado do termo “urbana”. Você pode, por exemplo, explicar que o termo “mobilidade” é uma característica daquilo que pode mover-se, que tem movimento, que pode se locomover. Em seguida, estimule-os a fazerem a correlação com o termo urbana para que a turma compreenda o tema da aula.

Caso sua escola não possua projetor, escreva o tema da aula no quadro. Se sua sala não possui quadro ou você pensa em realizar esta aula em um outro espaço que não seja a sua sala, fale para os alunos qual o tema da sua aula. Você pode também reproduzir o tema em papel ou escrever o tema da aula num cartaz.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Inicie a aula apresentando a imagem do slide e questionando a turma sobre o que eles veem. Estimule os alunos a comentarem sobre a desordem no trânsito apresentada na imagem e como isto afeta a vida das pessoas. Dialogue com eles sobre a relação da imagem com o tema da aula, identificando a questão do desafio da mobilidade urbana no contexto de uma cidade com trânsito desorganizado.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesta etapa, questione aos alunos e alunas se o trânsito da cidade ou localidade onde residem possui problemas de locomoção. Você pode fazer perguntas do tipo: Onde você mora, existe é fácil de se locomover no trânsito? Na sua cidade, as pessoas enfrentam problemas de locomoção? Suponha aos alunos que a cidade onde eles residem possua diversos problemas de mobilidade e que afetam a vida das pessoas no cotidiano. Questione sobre como a falta de mobilidade urbana pode comprometer a qualidade de vida das pessoas que vivem nas grandes cidades.

Para você saber mais:

O que é mobilidade urbana - significado e qual impacto na vida urbana

https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetura/o-que-e-mobilidade-urbana/

Mobilidade urbana é desafio para cidades e trabalhadores - matéria sobre como a mobilidade urbana influencia na vida das pessoas que vivem em grandes cidades

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-07/mobilidade-urbana-e-desafio-para-cidades-e-trabalhadores

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Estimule os alunos a pensarem de que forma o poder público pode agir na busca de soluções para a melhoria do trânsito e da mobilidade urbana. Portanto, inicialmente, você pode compartilhar a notícia no link abaixo com os alunos, para estimulá-los antes da atividade que será proposta. A notícia se trata de um prêmio vencido pela cidade de Fortaleza, capital do Ceará, sobre mobilidade urbana sustentável. Isso irá despertar na turma a criatividade e o conhecimento acerca de algumas medias que podem ser tomadas por órgãos públicos para melhorar a mobilidade urbana.

Em seguida, com a turma organizada em, no máximo, seis grupos, pergunte aos alunos: Que ações o governo pode desenvolver para melhorar o trânsito? Que tipos de obras públicas podem ser executadas na busca por essa melhoria? O que o poder público pode fazer para melhorar a mobilidade urbana? É importante que os alunos sejam estimulados a pensarem nas dimensões da mobilidade urbana, perpassando pelos pedestres, motoristas, passageiros, transportes particulares e coletivos. As propostas devem ser registradas pelos alunos em seus cadernos em forma de lista.

Link para notícia:

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/metro/fortaleza-vence-premio-de-mobilidade-urbana-sustentavel-1.1962252

Para você saber mais:

Prefeitura de Fortaleza é a vencedora de prêmio global de mobilidade urbana - matéria sobre ações desenvolvidas pela prefeitura de Fortaleza-CE para melhoria do trânsito e mobilidade urbana

https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/prefeitura-de-fortaleza-e-a-vencedora-de-premio-global-de-mobilidade-urbana

Fortaleza no caminho certo: 10 ações que promoveram a mobilidade urbana - matéria sobre a mobilidade urbana na capital do Ceará

http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/mobilidadeurbana/fortaleza-no-caminho-certo-10-acoes-que-promoveram-a-mobilidade-urbana/

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Oriente os grupos para escolherem, cada um deles, um representante para apresentar as propostas de melhorias. Vale ressaltar que estas propostas devem ser ações que serão executadas pelo governo/poder público. As ações podem variar desde sinalização do trânsito, instalação de semáforos a campanhas de incentivo para utilização de transporte coletivo. Nesta etapa, os representantes de cada equipe deverão apresentar para a turma as propostas elaboradas em forma de lista pelos grupos.

Para você saber mais:

Mobilize - site sobre mobilidade urbana sustentável

http://www.mobilize.org.br/

Governo projeta evolução na mobilidade urbana - ações que o governo do Ceará pretendem desenvolver para melhorar o desempenho do trânsito e a mobilidade urbana

https://www.opovo.com.br/jornal/economia/2018/12/governo-projeta-evolucao-na-mobilidade-urbana.html

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, notebook.

Para você saber mais:

Mobilidade urbana - mobilidade urbana no Brasil

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/mobilidade-urbana.htm

Conheça 10 soluções para melhorar a mobilidade urbana

https://catracalivre.com.br/cidadania/conheca-10-solucoes-para-melhorar-a-mobilidade-urbana/

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desta aula, é importante que os alunos tenham conhecimento prévio acerca de trânsito, assim como também meios de transporte, consequências do trânsito para a vida urbana, e, possivelmente, conhecimento prévio sobre mobilidade urbana.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e alunas e questione-os se conhecem a expressão mobilidade urbana. Caso não conheçam, estimule-os a identificarem o significado de “mobilidade”, uma vez que é provável que já reconheçam o significado do termo “urbana”. Você pode, por exemplo, explicar que o termo “mobilidade” é uma característica daquilo que pode mover-se, que tem movimento, que pode se locomover. Em seguida, estimule-os a fazerem a correlação com o termo urbana para que a turma compreenda o tema da aula.

Caso sua escola não possua projetor, escreva o tema da aula no quadro. Se sua sala não possui quadro ou você pensa em realizar esta aula em um outro espaço que não seja a sua sala, fale para os alunos qual o tema da sua aula. Você pode também reproduzir o tema em papel ou escrever o tema da aula num cartaz.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Inicie a aula apresentando a imagem do slide e questionando a turma sobre o que eles veem. Estimule os alunos a comentarem sobre a desordem no trânsito apresentada na imagem e como isto afeta a vida das pessoas. Dialogue com eles sobre a relação da imagem com o tema da aula, identificando a questão do desafio da mobilidade urbana no contexto de uma cidade com trânsito desorganizado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesta etapa, questione aos alunos e alunas se o trânsito da cidade ou localidade onde residem possui problemas de locomoção. Você pode fazer perguntas do tipo: Onde você mora, existe é fácil de se locomover no trânsito? Na sua cidade, as pessoas enfrentam problemas de locomoção? Suponha aos alunos que a cidade onde eles residem possua diversos problemas de mobilidade e que afetam a vida das pessoas no cotidiano. Questione sobre como a falta de mobilidade urbana pode comprometer a qualidade de vida das pessoas que vivem nas grandes cidades.

Para você saber mais:

O que é mobilidade urbana - significado e qual impacto na vida urbana

https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetura/o-que-e-mobilidade-urbana/

Mobilidade urbana é desafio para cidades e trabalhadores - matéria sobre como a mobilidade urbana influencia na vida das pessoas que vivem em grandes cidades

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-07/mobilidade-urbana-e-desafio-para-cidades-e-trabalhadores

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Estimule os alunos a pensarem de que forma o poder público pode agir na busca de soluções para a melhoria do trânsito e da mobilidade urbana. Portanto, inicialmente, você pode compartilhar a notícia no link abaixo com os alunos, para estimulá-los antes da atividade que será proposta. A notícia se trata de um prêmio vencido pela cidade de Fortaleza, capital do Ceará, sobre mobilidade urbana sustentável. Isso irá despertar na turma a criatividade e o conhecimento acerca de algumas medias que podem ser tomadas por órgãos públicos para melhorar a mobilidade urbana.

Em seguida, com a turma organizada em, no máximo, seis grupos, pergunte aos alunos: Que ações o governo pode desenvolver para melhorar o trânsito? Que tipos de obras públicas podem ser executadas na busca por essa melhoria? O que o poder público pode fazer para melhorar a mobilidade urbana? É importante que os alunos sejam estimulados a pensarem nas dimensões da mobilidade urbana, perpassando pelos pedestres, motoristas, passageiros, transportes particulares e coletivos. As propostas devem ser registradas pelos alunos em seus cadernos em forma de lista.

Link para notícia:

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/metro/fortaleza-vence-premio-de-mobilidade-urbana-sustentavel-1.1962252

Para você saber mais:

Prefeitura de Fortaleza é a vencedora de prêmio global de mobilidade urbana - matéria sobre ações desenvolvidas pela prefeitura de Fortaleza-CE para melhoria do trânsito e mobilidade urbana

https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/prefeitura-de-fortaleza-e-a-vencedora-de-premio-global-de-mobilidade-urbana

Fortaleza no caminho certo: 10 ações que promoveram a mobilidade urbana - matéria sobre a mobilidade urbana na capital do Ceará

http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/mobilidadeurbana/fortaleza-no-caminho-certo-10-acoes-que-promoveram-a-mobilidade-urbana/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Oriente os grupos para escolherem, cada um deles, um representante para apresentar as propostas de melhorias. Vale ressaltar que estas propostas devem ser ações que serão executadas pelo governo/poder público. As ações podem variar desde sinalização do trânsito, instalação de semáforos a campanhas de incentivo para utilização de transporte coletivo. Nesta etapa, os representantes de cada equipe deverão apresentar para a turma as propostas elaboradas em forma de lista pelos grupos.

Para você saber mais:

Mobilize - site sobre mobilidade urbana sustentável

http://www.mobilize.org.br/

Governo projeta evolução na mobilidade urbana - ações que o governo do Ceará pretendem desenvolver para melhorar o desempenho do trânsito e a mobilidade urbana

https://www.opovo.com.br/jornal/economia/2018/12/governo-projeta-evolucao-na-mobilidade-urbana.html

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano