Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Renata Capovilla
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.
Objetivos específicos
Compreender o conceito de terça parte como uma de três partes de um todo.
Conceito-chave
Conceito de terça parte como resultado da divisão em três partes iguais.
Recursos necessários
- Lápis grafite e coloridos,
- Borracha,
- Caderno,
- Cola,
- Tesoura,
- Atividades Impressas (ou escritas no quadro),
- Material concreto (material dourado, tampinhas, palitos, à escolha do professor).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula.
Propósito: Compreender que terça parte é uma de três parte de um todo.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Inicie a aula lendo ou projetando a situação problema aos alunos. Proponha a discussão em duplas. Depois da divisão, proponha uma discussão sobre como podem realizar o registro. Peça aos alunos que expliquem como pensaram e vá colocando as estratégias no quadro ou solicitando que os alunos registrem suas ideias.
Propósito: Levantar os conhecimentos sobre a ideia de dividir por 3.
Discuta com a turma:
- Como pode ser feita a divisão das balas?
- As três crianças ficaram com a mesma quantidade de balas?
- Sobrou alguma bala?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos.
Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem. É importante ficar atento para que os alunos resolvam as duas partes da situação-problema. Para que os alunos iniciem a resolução da situação-problema, distribua materiais concretos, como: material dourado, palitos, tampinhas etc.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre terça parte para solucionar o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Só existe uma maneira de resolver esse problema?
- De quais maneiras você resolveria?
- O que é a terça parte de algo?
- Como você pode saber qual a terça parte desse tempo?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Nesse link você tem acesso a um jogo de material dourado. Havendo a possibilidade, seus alunos podem aprender brincando sobre composição e decomposição de números.
Discussão das soluções (slides 4 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5, os alunos verão o início da resolução utilizando o material dourado para representar o tempo proposto no problema. Permita que os alunos utilizem o material concreto livremente, podendo pegar 45 unidades simples, por exemplo, ou escolher outro material. O objetivo principal desse problema é trabalhar a terça parte e não a representação com o material dourado. No slide 6, podem discutir sobre essa forma de registro e se é possível dividir o material todo, sem trocas. No slide 7, terão apresentado a troca da dezena por unidades simples no material dourado.
No slide 8, apresentamos a resolução após a divisão do material dourado. No slide 9, é apresentada uma nova forma de resolver o problema, dessa vez utilizando palitos de fósforo. Podem ser utilizados diversos materiais para a construção dessa problematização, ficando à critério do professor qual será utilizado. No slide 10, há um fechamento do conceito, com a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de terça parte.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- O que representa a terça parte nessa divisão?
- Todos os grupos ficaram com a mesma quantidade?
Materiais Complementares:
Discussão das soluções (slides 4 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5, os alunos verão o início da resolução utilizando o material dourado para representar o tempo proposto no problema. Permita que os alunos utilizem o material concreto livremente, podendo pegar 45 unidades simples, por exemplo, ou escolher outro material. O objetivo principal desse problema é trabalhar a terça parte e não a representação com o material dourado. No slide 6, podem discutir sobre essa forma de registro e se é possível dividir o material todo, sem trocas. No slide 7, terão apresentado a troca da dezena por unidades simples no material dourado.
No slide 8, apresentamos a resolução após a divisão do material dourado. No slide 9, é apresentada uma nova forma de resolver o problema, dessa vez utilizando palitos de fósforo. Podem ser utilizados diversos materiais para a construção dessa problematização, ficando à critério do professor qual será utilizado. No slide 10, há um fechamento do conceito, com a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de terça parte.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- O que representa a terça parte nessa divisão?
- Todos os grupos ficaram com a mesma quantidade?
Discussão das soluções (slides 4 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5, os alunos verão o início da resolução utilizando o material dourado para representar o tempo proposto no problema. Permita que os alunos utilizem o material concreto livremente, podendo pegar 45 unidades simples, por exemplo, ou escolher outro material. O objetivo principal desse problema é trabalhar a terça parte e não a representação com o material dourado. No slide 6, podem discutir sobre essa forma de registro e se é possível dividir o material todo, sem trocas. No slide 7, terão apresentado a troca da dezena por unidades simples no material dourado.
No slide 8, apresentamos a resolução após a divisão do material dourado. No slide 9, é apresentada uma nova forma de resolver o problema, dessa vez utilizando palitos de fósforo. Podem ser utilizados diversos materiais para a construção dessa problematização, ficando à critério do professor qual será utilizado. No slide 10, há um fechamento do conceito, com a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de terça parte.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- O que representa a terça parte nessa divisão?
- Todos os grupos ficaram com a mesma quantidade?
Discussão das soluções (slides 4 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5, os alunos verão o início da resolução utilizando o material dourado para representar o tempo proposto no problema. Permita que os alunos utilizem o material concreto livremente, podendo pegar 45 unidades simples, por exemplo, ou escolher outro material. O objetivo principal desse problema é trabalhar a terça parte e não a representação com o material dourado. No slide 6, podem discutir sobre essa forma de registro e se é possível dividir o material todo, sem trocas. No slide 7, terão apresentado a troca da dezena por unidades simples no material dourado.
No slide 8, apresentamos a resolução após a divisão do material dourado. No slide 9, é apresentada uma nova forma de resolver o problema, dessa vez utilizando palitos de fósforo. Podem ser utilizados diversos materiais para a construção dessa problematização, ficando à critério do professor qual será utilizado. No slide 10, há um fechamento do conceito, com a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de terça parte.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- O que representa a terça parte nessa divisão?
- Todos os grupos ficaram com a mesma quantidade?
Discussão das soluções (slides 4 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5, os alunos verão o início da resolução utilizando o material dourado para representar o tempo proposto no problema. Permita que os alunos utilizem o material concreto livremente, podendo pegar 45 unidades simples, por exemplo, ou escolher outro material. O objetivo principal desse problema é trabalhar a terça parte e não a representação com o material dourado. No slide 6, podem discutir sobre essa forma de registro e se é possível dividir o material todo, sem trocas. No slide 7, terão apresentado a troca da dezena por unidades simples no material dourado.
No slide 8, apresentamos a resolução após a divisão do material dourado. No slide 9, é apresentada uma nova forma de resolver o problema, dessa vez utilizando palitos de fósforo. Podem ser utilizados diversos materiais para a construção dessa problematização, ficando à critério do professor qual será utilizado. No slide 10, há um fechamento do conceito, com a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de terça parte.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- O que representa a terça parte nessa divisão?
- Todos os grupos ficaram com a mesma quantidade?
Discussão das soluções (slides 4 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5, os alunos verão o início da resolução utilizando o material dourado para representar o tempo proposto no problema. Permita que os alunos utilizem o material concreto livremente, podendo pegar 45 unidades simples, por exemplo, ou escolher outro material. O objetivo principal desse problema é trabalhar a terça parte e não a representação com o material dourado. No slide 6, podem discutir sobre essa forma de registro e se é possível dividir o material todo, sem trocas. No slide 7, terão apresentado a troca da dezena por unidades simples no material dourado.
No slide 8, apresentamos a resolução após a divisão do material dourado. No slide 9, é apresentada uma nova forma de resolver o problema, dessa vez utilizando palitos de fósforo. Podem ser utilizados diversos materiais para a construção dessa problematização, ficando à critério do professor qual será utilizado. No slide 10, há um fechamento do conceito, com a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de terça parte.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- O que representa a terça parte nessa divisão?
- Todos os grupos ficaram com a mesma quantidade?
Sistematização de conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Retomar o conceito aprendido, focando na divisão por 3 para obter a terça parte e no conceito de terça parte, como uma de três partes de um todo.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes o conceito de terça parte, como uma das partes da divisão por três. Levante novos exemplos com os alunos e peça para que registrem essa forma de resolução no caderno.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Retomar o conceito de terça parte.
Orientação: Pode ser projetado ou lido para a turma. É importante lembrar que a terça parte de alimentos não são, necessariamente, exatas, pois os alimentos têm formas variadas, portanto, são medidas aproximadas.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.
Propósito: Verificar aprendizado dos alunos em relação ao conceito de terça parte.
Discuta com a turma:
- Como podemos descobrir a terça parte de alguma quantidade?
- Existe apenas uma forma de chegar ao resultado?
Materiais complementares: