GEO5_12UND05 - Contextualização - Mapa
Plano de Aula
Plano de aula: O uso do solo e a comunidade
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Percepção e conscientização de direitos de cidadania.
Por: Tiego Da Silva Cruz
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor.
Material complementar:
Mapa para impressão - Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fjZbjbeaKPAxtBdvVmyQgmtXrxCV8E8h8w6uMye95D5b4B7n3xAwX4xpfXaA/geo5-12und05-contextualizacao-mapa.pdf
Para você saber mais:
O que é o uso do solo? - relação entre o uso do solo e os impactos ambientais
https://www.ecycle.com.br/3194-uso-do-solo
Lei de uso e ocupação do solo: você sabe o que é e para que serve?
https://www.crea-mt.org.br/portal/lei-de-uso-e-ocupacao-do-solo-voce-sabe-o-que-e-e-para-que-serve/
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie com a leitura do tema da aula e comente com os alunos sobre a importância da conscientização sobre o uso do solo a partir de suas leituras do material linkado em “Para você saber mais”. É provável que os alunos tenham pouco conhecimento acerca do tema desta aula, por isso, verifique o conhecimento prévio dos mesmos para planejar e/ou dar procedência às sequências da aula.
Caso sua escola não possua projetor, escreva o tema da aula no quadro. Se sua sala não possui quadro ou você pensa em realizar esta aula em um outro espaço que não seja a sua sala, fale para os alunos qual o tema da sua aula. Você pode também reproduzir o tema em papel ou escrever o tema da aula num cartaz.
Para você saber mais:
Analisando os usos do solo - conceito e categorias
http://urbanidades.arq.br/2007/08/analisando-os-usos-do-solo/
MapBiomas premia estudos sobre infraestrutura e uso do solo
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Apresente o mapa do slide aos alunos, dando as informações básicas que nele constam como, por exemplo, a cidade a qual o mapa se refere, o ano no qual ele foi elaborado e qual a finalidade de sua elaboração. Em seguida, faça a leitura do mapa junto dos alunos, orientando que eles observem o título do mapa, a legenda, a fonte do mapa, a sua data de elaboração e escala. Faça pontuações necessárias como comparações entre as áreas ocupadas e como e com o que o solo dela estão sendo utilizados.
Material complementar
Mapa para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fjZbjbeaKPAxtBdvVmyQgmtXrxCV8E8h8w6uMye95D5b4B7n3xAwX4xpfXaA/geo5-12und05-contextualizacao-mapa.pdf
Como adequar à sua realidade: Você também pode apresentar aos alunos um mapa da cidade ou do bairro onde eles residem.
Para você saber mais:
Projeto que modifica a lei de uso e ocupação do solo segue para sanção do prefeito de Santos-SP
Prefeitura de Campinas entrega projeto de lei para regulamentar ocupação e uso do solo
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Converse com os alunos sobre o uso do solo a partir das observações feitas no mapa do slide anterior. Você pode utilizar informações do material no tópico “Para você saber mais”. Após a leitura e as explanações, faça perguntas como: Há consequências para o meio ambiente e para o solo a partir do seu uso não planejado? Você acha que o uso do solo planejado pode colaborar com a qualidade de vida das pessoas? Que consequências podem surgir para a comunidade a partir dos diferentes usos do solo? Quais usos do solo podem trazer consequências indesejáveis às pessoas e ao ambiente?
Como adequar à sua realidade: Você pode também contextualizar sua aula elaborando um pequeno estudo de caso onde os alunos poderão observar registros fotográficos ou um vídeo de uma pequena área de sua cidade ou bairro. Assim, eles poderão analisar como o solo está sendo utilizado no lugar onde moram. As perguntas e questionamentos podem ser os mesmos, porém, com a contextualização, o objetivo da aula se aproximará da realidade dos alunos.
Para você saber mais:
Estudo revela efeitos do uso inadequado de solo - notícia sobre pesquisa realizada acerca dos efeitos do uso do solo
Nova Lei de Uso e Ocupação do solo de Fortaleza
https://www.youtube.com/watch?v=7sJ909GXdmY
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Inicie esta etapa exibindo a notícia do slide para os alunos e dando as coordenadas iniciais para que eles entendam que se trata de uma notícia de jornal. Peça para que identifiquem o título da notícia, o local, a data e a autora. Em seguida, realize a leitura compartilhada com a turma para que identifiquem aspectos da notícia e façam relação com o tema da aula. Ou seja, ajude-os a identificarem que a notícia se trata de um protesto de moradores do município de Rio Verde - MT contra a instalação de um aterro sanitário coletivo na cidade.
Embora a notícia não trate diretamente do uso do solo, ela fala sobre a instalação de um aterro no território da cidade. Então, você deve fazer essa mediação em sala de aula, esclarecendo que a construção desse aterro implica diretamente no uso do solo e que a população pode reivindicar questões como essa junto aos órgãos públicos.
Após a leitura, questione aos alunos sobre como podemos colaborar para o melhor uso do solo e de que modo isso pode impactar no meio ambiente. Como relacionar essas consequências as residências? E os comércios? É possível desenvolver ações que diminuam os impactos nas áreas mais ocupadas por esses imóveis? Que tipo de ações podem ser desenvolvidas e como isso vai impactar na qualidade de vida das pessoas?
Em seguida, peça a eles que se reúnam em 4 grupos e elaborem um pequeno texto, de apenas um parágrafo, discutindo sobre ações que podem melhorar o uso do solo e como elas reduzem os impactos ambientais.
É importante considerar que a discussão em torno das grandes concentrações residenciais e comerciais no mapa, por exemplo, não significa que a solução para estes espaços seria a redução de imóveis. Colabore para que os alunos encontrem sugestões de soluções para os espaços que já estão ocupados e que dificilmente terão um quadro de ocupação do solo revertido.
Link para notícia:
Para você saber mais:
Uso adequado do solo favorece o desenvolvimento sustentável - relação entre o uso adequado do solo e as contribuições para o meio ambiente
Uso e ocupação do solo urbano - conceituação e regulamentação
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Nesta etapa, inicialmente, peça as equipes que apresentem as suas propostas e ações sobre o uso do solo, fazendo considerações sobre a diminuição dos impactos ambientais e sobre como isso implica na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Todos os alunos devem estar envolvidos na apresentação, estimule a participação de todos.
Em seguida, solicite que eles comentem de que maneira a população pode se organizar para conquistar as melhorias explanadas por eles no início desta etapa. A sua mediação é indispensável, uma vez que o tema pode ser novo para alguns alunos. Fique atento às respostas e a participação de todos, para que a turma inteira compreenda a habilidade trabalhada e o objetivo da aula seja alcançado.
Para você saber mais:
Plataforma mapeia e monitora uso do solo no Brasil
https://www.pensamentoverde.com.br/sustentabilidade/plataforma-mapeia-e-monitora-uso-solo-no-brasil/
Lei de uso e ocupação do solo - concepção tradicional e novas tendências
https://fpabramo.org.br/2006/05/19/legislacao-de-uso-e-ocupacao-do-solo/
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Google Desenhos.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Encaminhe aos alunos o seguinte vídeo, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta escolhida pela escola, como agenda ou sala de aula virtual:
- A importância do solo como recurso para uma vida mais sustentável - disponível aqui.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide/imagem do plano original. Dê seguimento conforme previsto nas orientações.
Problematização
Encaminhe o slide da problematização e peça aos alunos que registrem suas hipóteses sobre o problema.
Ação propositiva
Nesta etapa, o professor deve explicar a atividade que os alunos realizarão assincronicamente. Encaminhe a notícia disponível aqui. Em seguida, proponha aos alunos que, individualmente, criem um documento no Google Desenhos para fazer o registro destacando ações que podem colaborar com o uso adequado do solo.
Lembre-se de que, para usar essa ferramenta e poder compartilhar o resultado posteriormente com o professor, é necessário ter um e-mail do Google.
Para ajudar no uso do Google Desenhos, acesse o tutorial disponível aqui.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos devem transcrever as ações elaboradas anteriormente, como no exemplo a seguir:
Convite às famílias
Assistam aos vídeos:
- É melhor salvar os solos – disponível aqui;
- O solo: cultivando vida – disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Tiego Cruz
Mentor: Simone Falconi Akkawi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 5°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar ações comunitárias para melhor uso do solo.
Habilidade (s) da Base: (EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA