16644
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Mobilidade urbana na era digital

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar como as novas tecnologias podem colaborar para a melhoria da mobilidade urbana

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiego Da Silva Cruz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, cartolina ou cartaz, pincel para escrever.

Para você saber mais:

Mobilidade urbana no Brasil - conceito, história e problemas

https://www.todamateria.com.br/mobilidade-urbana/

Mobilidade urbana: definição, contexto histórico e consequências

https://www.youtube.com/watch?v=6j9HXdNxO2o

Contextos prévios: É necessário que os alunos e alunas tenham conhecimento prévio acerca de mobilidade urbana, assim como de tecnologias aplicadas a celulares.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula lendo o tema do estudo e pergunte aos alunos se eles já ouviram falar sobre mobilidade urbana, fazendo as intervenções necessárias.

Para você saber mais:

Percursos urbanos: mobilidade espacial, acessibilidade e o direito à cidade

http://www.ub.edu/geocrit/-xcol/297.htm

O transporte coletivo na produção do espaço urbano em Teresina

http://www.ojs.ufpi.br/index.php/equador/article/viewFile/4980/3028

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Convide a turma a assistir o vídeo no link sugerido. Após reproduzi-lo, dialogue com os alunos sobre a influência da tecnologia em relação à mobilidade e como isso vem mudando o modo como utilizamos os meios de transporte.

Aplicativo informa em tempo real os usuário do transporte público

https://www.youtube.com/watch?v=MkyjjIAWQEw

Para você saber mais:

Problemas e soluções em mobilidade na maior cidade do país

https://www.youtube.com/watch?v=Le8smUv1O6w

O transporte público e a nova mobilidade urbana

https://www.youtube.com/watch?v=-JH_neBQIeE

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Inicie esta etapa questionando sobre as colaborações que as novas tecnologias podem trazer para a mobilidade urbana: Você já usou ou conhece alguém que já tenha utilizado um aplicativo de celular para conseguir informações sobre transporte público ou para contratar um motorista? Você conhece algum desses aplicativos? Quais? Você considera importante o uso das tecnologias para melhoria da qualidade da locomoção das pessoas? Como você percebe o uso de novas tecnologias em relação ao transporte de pessoas?

Para você saber mais:

Tecnologia a favor da mobilidade urbana

https://www.youtube.com/watch?v=OPHKZ1px91A

Tecnologia traz segurança e eficiência à mobilidade

https://g1.globo.com/especial-publicitario/em-movimento/ccr/noticia/tecnologia-traz-seguranca-e-eficiencia-a-mobilidade.ghtml

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 minutos

Orientações: Questione aos alunos, nesta etapa, sobre que/quais estratégias e tecnologias podemos utilizar para melhorar a mobilidade urbana, citando elementos como meios de transporte e locomoção. Num breve diálogo, estimule os alunos para que eles criem ideias sobre como essas ferramentas podem colaborar para a melhoria da qualidade de vida das pessoas em relação à mobilidade.

Divida a turma em dois grandes grupos. Os grupos deverão planejar uma nova tecnologia, um software ou um aplicativo desenvolvido para melhorar a qualidade da mobilidade urbana. A criação dos grupos deverá ser transcrita ou desenhada num cartaz para que apresentem para a turma. Atente para o fato de que os alunos não irão necessariamente criar, mas sim planejar uma nova tecnologia, levando em consideração a faixa etária da turma.

Para você saber mais:

Tecnologia e mobilidade urbana

https://www.youtube.com/watch?v=RVJYQ-ix-O0

Transformação digital na mobilidade urbana: a tecnologia na reinvenção do transporte

https://transformacaodigital.com/transformacao-digital-na-mobilidade-urbana/

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Nesta última etapa, oriente a turma para que escolham um ou dois representantes pra cada grupo para que apresentem as suas invenções tecnológicas para melhoria da mobilidade urbana, do trânsito e do transporte público. Os cartazes devem ficar expostos enquanto apresentam. Ao final, faça a mediação de um diálogo sobre a relação entre as colocações das crianças.

Para você saber mais:

Mobilidade urbana sustentável

https://www.youtube.com/watch?v=CX6Krvv7ss8

A tecnologia como fator de transformação da mobilidade urbana

https://www.ethos.org.br/cedoc/tecnologia-como-fator-de-transformacao-da-mobilidade-urbana/#.XE5OlFxKjIU

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, cartolina ou cartaz, pincel para escrever.

Para você saber mais:

Mobilidade urbana no Brasil - conceito, história e problemas

https://www.todamateria.com.br/mobilidade-urbana/

Mobilidade urbana: definição, contexto histórico e consequências

https://www.youtube.com/watch?v=6j9HXdNxO2o

Contextos prévios: É necessário que os alunos e alunas tenham conhecimento prévio acerca de mobilidade urbana, assim como de tecnologias aplicadas a celulares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula lendo o tema do estudo e pergunte aos alunos se eles já ouviram falar sobre mobilidade urbana, fazendo as intervenções necessárias.

Para você saber mais:

Percursos urbanos: mobilidade espacial, acessibilidade e o direito à cidade

http://www.ub.edu/geocrit/-xcol/297.htm

O transporte coletivo na produção do espaço urbano em Teresina

http://www.ojs.ufpi.br/index.php/equador/article/viewFile/4980/3028

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Convide a turma a assistir o vídeo no link sugerido. Após reproduzi-lo, dialogue com os alunos sobre a influência da tecnologia em relação à mobilidade e como isso vem mudando o modo como utilizamos os meios de transporte.

Aplicativo informa em tempo real os usuário do transporte público

https://www.youtube.com/watch?v=MkyjjIAWQEw

Para você saber mais:

Problemas e soluções em mobilidade na maior cidade do país

https://www.youtube.com/watch?v=Le8smUv1O6w

O transporte público e a nova mobilidade urbana

https://www.youtube.com/watch?v=-JH_neBQIeE

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Inicie esta etapa questionando sobre as colaborações que as novas tecnologias podem trazer para a mobilidade urbana: Você já usou ou conhece alguém que já tenha utilizado um aplicativo de celular para conseguir informações sobre transporte público ou para contratar um motorista? Você conhece algum desses aplicativos? Quais? Você considera importante o uso das tecnologias para melhoria da qualidade da locomoção das pessoas? Como você percebe o uso de novas tecnologias em relação ao transporte de pessoas?

Para você saber mais:

Tecnologia a favor da mobilidade urbana

https://www.youtube.com/watch?v=OPHKZ1px91A

Tecnologia traz segurança e eficiência à mobilidade

https://g1.globo.com/especial-publicitario/em-movimento/ccr/noticia/tecnologia-traz-seguranca-e-eficiencia-a-mobilidade.ghtml

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 minutos

Orientações: Questione aos alunos, nesta etapa, sobre que/quais estratégias e tecnologias podemos utilizar para melhorar a mobilidade urbana, citando elementos como meios de transporte e locomoção. Num breve diálogo, estimule os alunos para que eles criem ideias sobre como essas ferramentas podem colaborar para a melhoria da qualidade de vida das pessoas em relação à mobilidade.

Divida a turma em dois grandes grupos. Os grupos deverão planejar uma nova tecnologia, um software ou um aplicativo desenvolvido para melhorar a qualidade da mobilidade urbana. A criação dos grupos deverá ser transcrita ou desenhada num cartaz para que apresentem para a turma. Atente para o fato de que os alunos não irão necessariamente criar, mas sim planejar uma nova tecnologia, levando em consideração a faixa etária da turma.

Para você saber mais:

Tecnologia e mobilidade urbana

https://www.youtube.com/watch?v=RVJYQ-ix-O0

Transformação digital na mobilidade urbana: a tecnologia na reinvenção do transporte

https://transformacaodigital.com/transformacao-digital-na-mobilidade-urbana/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Nesta última etapa, oriente a turma para que escolham um ou dois representantes pra cada grupo para que apresentem as suas invenções tecnológicas para melhoria da mobilidade urbana, do trânsito e do transporte público. Os cartazes devem ficar expostos enquanto apresentam. Ao final, faça a mediação de um diálogo sobre a relação entre as colocações das crianças.

Para você saber mais:

Mobilidade urbana sustentável

https://www.youtube.com/watch?v=CX6Krvv7ss8

A tecnologia como fator de transformação da mobilidade urbana

https://www.ethos.org.br/cedoc/tecnologia-como-fator-de-transformacao-da-mobilidade-urbana/#.XE5OlFxKjIU

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano