16643
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - As pessoas como parte da paisagem

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre fazer uma reflexão sobre como as escolhas de vida e atitudes de uma pessoa podem influenciar o processo de produção da paisagem do seu lugar.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Catarina Donzelli Pereira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_01UND04

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, Google Docs, YouTube.

Valor trabalhado

Cidadania
Respeito ao ambiente

Apresentação do tema da aula (10 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes façam uma reflexão sobre como as escolhas de vida e atitudes de uma pessoa podem influenciar o processo de produção da paisagem do seu lugar. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e diga que nesta aula os alunos irão estudar e refletir sobre como cada um pode influenciar a construção de paisagens - mudando ou conservando espaços -, através de suas escolhas e atitudes e que, ao final, irão elaborar um roteiro de entrevista que farão a pessoas da família para descobrir quais foram suas atitudes e escolhas de vida que influenciaram nesse processo.

Contextualização (30 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp. Inicie uma aula dialogada com os alunos e estimulando-os a imaginar-se na paisagem do lugar de vivência, sugerindo situações que os encaminhem para a compreensão de que fazem parte dele através de laços sentimentais e culturais, além das necessidades físicas de alimentação e abrigo.

Problematização (50 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie os slides do plano original. Nesta etapa, constam vários slides, por isso fique atento.

Nesse momento estimule-os a pensar sua condição humana em termos de temporalidade e espacialidade em contraposição à da natureza. Relembre os conceitos de espaço natural e espaço construído ou cultural

Diga que agora eles irão ver uma entrevista em vídeo onde o estudante de Nutrição Cesar Kaczam fala sobre suas mudanças na dieta alimentar. Ele aborda os benefícios da dieta frugal, baseada em alimentos vegetais crus e pouca gordura. Sugerimos que sejam exibidos os três primeiros minutos do vídeo apenas, pois já será possível compreender como a entrevista está sendo realizada e qual a temática dela.

     - Vídeo: Comida crua e seus benefícios - Entrevista Cesar Kaczam. Eduardo Corassa. Saúde Frugal. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=p2fjA7H_KaM . Acesso em 30 de junho de 2020.

Ação propositiva (dois dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias, diga que a seguir verão uma sequência de imagens representando diversas atividades e profissões e que, baseados nelas, deverão escolher uma pessoa/profissional e elaborar uma entrevista com cinco questões, cujo objetivo é descobrir a trajetória de vida dessa pessoa, suas contribuições para a comunidade e possíveis mudanças ou conservações que causaram na paisagem do lugar.

Você pode sugerir um roteiro começando pelas origens da pessoa, passando pela formação profissional e vida social. Exemplos: (FICA A SUGESTÃO QUE SEJA FEITA COM ALGUÉM DA FAMILIA, E QUE OS ESTUDANTES ENVIEM AS PERGUNTAS POR MEIO DO WHATSAPP).

1 - Atividades preferidas durante a infância e adolescência

2 - Como foram feitas as escolhas na formação profissional e carreira

3 - De que maneira acha que suas atividades interferem na paisagem

4 - Se pudesse, o que alteraria na paisagem a partir de sua profissão

Peça que anotem em uma folha avulsa.

Sistematização (40 minutos- assincronamente)

A entrevista poderá ser gravada em áudio e/ou vídeo. Um modelo de roteiro de entrevista pode ser encontrado no material complementar.

     - Exemplo de formulário para anotações de entrevistas. Disponível para impressão no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tEzfqZWMEAJxuUMh4QENPgkYKuPgyhvQhcKEm2PmWHrWPv33PgTFzmVH8PNz/geo6-01und04-sistematizacao-ficha-para-registro-dos-dados.pdf. Acesso em 30/06/2020

Convite às famílias

Oriente que as famílias ajudem os estudantes na gravação dos vídeos, e a participarem das entrevistas que os estudantes deverão realizar.

Sugestão Enviada Por: Judith Nuria Maida e Renata Capovilla


Código: GEO6_01UND04

(EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas