16643
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - As pessoas como parte da paisagem

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre fazer uma reflexão sobre como as escolhas de vida e atitudes de uma pessoa podem influenciar o processo de produção da paisagem do seu lugar.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Catarina Donzelli Pereira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Durante a execução desse plano, o aluno terá a oportunidade de refletir sobre sua presença na paisagem, considerando o tempo e o espaço, em comparação com o tempo da natureza. Além disso, os alunos refletirão sobre como as pessoas e suas escolhas, atitudes e ações interferem no processo de construção das paisagens culturais.

Materiais necessários: projetor multimídia, cópia dos slides em pendrive, caderno, lápis, borracha, câmera de vídeo e/ou gravador de voz ou aparelho celular (caso a escola autorize o uso dos equipamentos em sala de aula).

Material complementar:

Exemplo de formulário para anotações de entrevistas. Disponível para impressão no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tEzfqZWMEAJxuUMh4QENPgkYKuPgyhvQhcKEm2PmWHrWPv33PgTFzmVH8PNz/geo6-01und04-sistematizacao-ficha-para-registro-dos-dados.pdf

Fontes:

Vídeo 1: Comida crua e seus benefícios - Entrevista Cesar Kaczam. Eduardo Corassa. Saúde Frugal. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=p2fjA7H_KaM . Acesso em 15 de janeiro de 2019.

Vídeo 2: Fique por dentro das 7 dicas para fazer uma boa entrevista. Fernanda Félix - Editora Chefe/Ceo do Jornal Dialogado. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JSDwRZqOhaI. Acesso em 05 de janeiro de 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, fale aos alunos ou escreva no quadro o tema da aula, explicando que nessa aula irão estudar e refletir sobre como cada um pode influenciar a construção de paisagens - mudando ou conservando espaços -, através de suas escolhas e atitudes e que, ao final, irão elaborar um roteiro de entrevista que farão a pessoas da família e/ou da comunidade para descobrir quais foram suas atitudes e escolhas de vida que influenciaram nesse processo.

Contextos prévios: Os alunos já deverão ter dominado os conceitos de paisagem natural e paisagem construída ou cultural, tempo do homem e tempo da natureza.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Inicie uma aula dialogada lendo junto com os alunos e estimulando-os a imaginar-se na paisagem do lugar de vivência, sugerindo situações que os encaminhem para a compreensão de que fazem parte dele através de laços sentimentais e culturais, além das necessidades físicas de alimentação e abrigo.

Isso deverá levá-los para o próximo slide onde serão questionados sobre a temporalidade da vida humana.

Como adequar à sua realidade: Esse é um bom momento para a conscientização do pertencimento e interdependência do espaço físico e cultural locais para o modo de vida que os alunos levam.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Convide os alunos a realizarem a leitura da frase.

Nesse momento estimule-os a pensar sua condição humana em termos de temporalidade e espacialidade em contraposição à da natureza. Relembre os conceitos de espaço natural e espaço construído ou cultural

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Continuando o raciocínio da pergunta anterior, retome os conceitos de tempo da natureza e tempo do homem.

Questione-os, por exemplo, se acham que uma montanha e uma pessoa levam o mesmo tempo para crescer. Espera-se que eles compreendam que as montanhas podem levar até milhões de anos para se formar, enquanto a vida humana dura menos de cem anos na maior parte dos casos.

Você pode usar ilustrações em livros de História e Geografia Citar formações geográficas locais também.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Diga que agora eles irão ver uma entrevista em vídeo onde o estudante de Nutrição Cesar Kaczam fala sobre suas mudanças na dieta alimentar que, por sua vez, influenciaram mudanças em suas atitudes em relação à sua visão de mundo e respeito à natureza. às mudanças ou conservação da paisagem local e mundial. Ele aborda os benefícios da dieta frugal, baseada em alimentos vegetais crus e pouca gordura.

Peça que durante a exposição prestem bastante atenção à fala do entrevistado e as perguntas que foram feitas a ele. Você pode optar por entrevistas em áudio.

Ao final do vídeo, pergunte a eles se foi possível entender a história do estudante Cesar Kaczam.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Diga que agora eles irão ver uma entrevista em vídeo onde o estudante de Nutrição Cesar Kaczam fala sobre suas mudanças na dieta alimentar. Ele aborda os benefícios da dieta frugal, baseada em alimentos vegetais crus e pouca gordura.

Sugerimos que sejam exibidos os três primeiros minutos do vídeo apenas, pois já será possível compreender como a entrevista está sendo realizada e qual a temática dela.

Peça que durante a exposição prestem bastante atenção à fala do entrevistado e às perguntas que foram feitas a ele.

Ao final do vídeo, discutam sobre as escolhas do entrevistado que, por sua vez, influenciaram mudanças em suas atitudes em relação à visão de mundo e respeito à natureza e, consequentemente, às mudanças ou conservação da paisagem local e mundial.

Vídeo: Comida crua e seus benefícios - Entrevista Cesar Kaczam. Eduardo Corassa. Saúde Frugal. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=p2fjA7H_KaM . Acesso em 15 de janeiro de 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça aos alunos que se organizem em grupos com quatro integrantes. Diga que a seguir verão uma seqüência de imagens representando diversas atividades e profissões e que, baseados nelas, deverão escolher uma pessoa/profissional e elaborar uma entrevista com cinco questões, cujo objetivo é descobrir a trajetória de vida dessa pessoa, suas contribuições para a comunidade e possíveis mudanças ou conservações que causaram na paisagem do lugar.

Você pode sugerir um roteiro começando pelas origens da pessoa, passando pela formação profissional e vida social. Exemplos:

1 - atividades preferidas durante a infância e adolescência

2 - como foram feitas as escolhas na formação profissional e carreira

3 - de que maneira acha que suas atividades interferem na paisagem

4 - se pudesse, o que alteraria na paisagem a partir de sua profissão

Peça que anotem em uma folha avulsa.

Acompanhe a elaboração auxiliando na construção das questões levantadas.

Como adequar à sua realidade:

O professor poderá utilizar imagens representando outras profissões que sejam mais conhecidas pelos alunos de sua comunidade.

Para você saber mais:

Gif Animado: Vários autores. Unsplash. Disponível em: https://unsplash.com/collections/3821737/planos-de-aula/160db8abe454a0a1c40831d1e22a4851. Acesso em 15 de janeiro de 2019.

Sobre como fazer entrevistas:

Fique por dentro das 7 dicas para fazer uma boa entrevista. https://www.youtube.com/watch?v=JSDwRZqOhaI.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça aos alunos que se organizem em grupos com quatro integrantes. Diga que a seguir verão uma seqüência de imagens representando diversas atividades e profissões e que, baseados nelas, deverão escolher uma pessoa/profissional e elaborar uma entrevista com cinco questões, cujo objetivo é descobrir a trajetória de vida dessa pessoa, suas contribuições para a comunidade e possíveis mudanças ou conservações que causaram na paisagem do lugar.

Você pode sugerir um roteiro começando pelas origens da pessoa, passando pela formação profissional e vida social. Exemplos:

1 - atividades preferidas durante a infância e adolescência

2 - como foram feitas as escolhas na formação profissional e carreira

3 - de que maneira acha que suas atividades interferem na paisagem

4 - se pudesse, o que alteraria na paisagem a partir de sua profissão

Peça que anotem em uma folha avulsa.

Acompanhe a elaboração auxiliando na construção das questões levantadas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Nesta etapa distribua as folhas com as perguntas realizadas, aleatoriamente, para os grupos. O grupo atuará como se fosse o profissional entrevistado. Todos os membros do grupo deverão discutir sobre as perguntas e imaginar respostas para cada uma delas. Após a definição coletiva de cada uma das respostas um aluno do grupo fará o papel do entrevistador e outro o papel de entrevistado. A entrevista poderá ser gravada em áudio e/ou vídeo pelos outros membros, caso a escola autorize o uso do celular ou de uma câmera na sala de aula.

Posteriormente os alunos poderão realizar como atividade extraclasse a aplicação das entrevistas com profissionais reais. Um modelo de roteiro de entrevista pode ser encontrado no material complementar.

Material complementar:

Exemplo de formulário para anotações de entrevistas. Disponível para impressão no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tEzfqZWMEAJxuUMh4QENPgkYKuPgyhvQhcKEm2PmWHrWPv33PgTFzmVH8PNz/geo6-01und04-sistematizacao-ficha-para-registro-dos-dados.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Durante a execução desse plano, o aluno terá a oportunidade de refletir sobre sua presença na paisagem, considerando o tempo e o espaço, em comparação com o tempo da natureza. Além disso, os alunos refletirão sobre como as pessoas e suas escolhas, atitudes e ações interferem no processo de construção das paisagens culturais.

Materiais necessários: projetor multimídia, cópia dos slides em pendrive, caderno, lápis, borracha, câmera de vídeo e/ou gravador de voz ou aparelho celular (caso a escola autorize o uso dos equipamentos em sala de aula).

Material complementar:

Exemplo de formulário para anotações de entrevistas. Disponível para impressão no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tEzfqZWMEAJxuUMh4QENPgkYKuPgyhvQhcKEm2PmWHrWPv33PgTFzmVH8PNz/geo6-01und04-sistematizacao-ficha-para-registro-dos-dados.pdf

Fontes:

Vídeo 1: Comida crua e seus benefícios - Entrevista Cesar Kaczam. Eduardo Corassa. Saúde Frugal. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=p2fjA7H_KaM . Acesso em 15 de janeiro de 2019.

Vídeo 2: Fique por dentro das 7 dicas para fazer uma boa entrevista. Fernanda Félix - Editora Chefe/Ceo do Jornal Dialogado. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JSDwRZqOhaI. Acesso em 05 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, fale aos alunos ou escreva no quadro o tema da aula, explicando que nessa aula irão estudar e refletir sobre como cada um pode influenciar a construção de paisagens - mudando ou conservando espaços -, através de suas escolhas e atitudes e que, ao final, irão elaborar um roteiro de entrevista que farão a pessoas da família e/ou da comunidade para descobrir quais foram suas atitudes e escolhas de vida que influenciaram nesse processo.

Contextos prévios: Os alunos já deverão ter dominado os conceitos de paisagem natural e paisagem construída ou cultural, tempo do homem e tempo da natureza.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Inicie uma aula dialogada lendo junto com os alunos e estimulando-os a imaginar-se na paisagem do lugar de vivência, sugerindo situações que os encaminhem para a compreensão de que fazem parte dele através de laços sentimentais e culturais, além das necessidades físicas de alimentação e abrigo.

Isso deverá levá-los para o próximo slide onde serão questionados sobre a temporalidade da vida humana.

Como adequar à sua realidade: Esse é um bom momento para a conscientização do pertencimento e interdependência do espaço físico e cultural locais para o modo de vida que os alunos levam.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Convide os alunos a realizarem a leitura da frase.

Nesse momento estimule-os a pensar sua condição humana em termos de temporalidade e espacialidade em contraposição à da natureza. Relembre os conceitos de espaço natural e espaço construído ou cultural

Slide Plano Aula

Orientações: Continuando o raciocínio da pergunta anterior, retome os conceitos de tempo da natureza e tempo do homem.

Questione-os, por exemplo, se acham que uma montanha e uma pessoa levam o mesmo tempo para crescer. Espera-se que eles compreendam que as montanhas podem levar até milhões de anos para se formar, enquanto a vida humana dura menos de cem anos na maior parte dos casos.

Você pode usar ilustrações em livros de História e Geografia Citar formações geográficas locais também.

Slide Plano Aula

Orientações:

Diga que agora eles irão ver uma entrevista em vídeo onde o estudante de Nutrição Cesar Kaczam fala sobre suas mudanças na dieta alimentar que, por sua vez, influenciaram mudanças em suas atitudes em relação à sua visão de mundo e respeito à natureza. às mudanças ou conservação da paisagem local e mundial. Ele aborda os benefícios da dieta frugal, baseada em alimentos vegetais crus e pouca gordura.

Peça que durante a exposição prestem bastante atenção à fala do entrevistado e as perguntas que foram feitas a ele. Você pode optar por entrevistas em áudio.

Ao final do vídeo, pergunte a eles se foi possível entender a história do estudante Cesar Kaczam.

Slide Plano Aula

Orientações: Diga que agora eles irão ver uma entrevista em vídeo onde o estudante de Nutrição Cesar Kaczam fala sobre suas mudanças na dieta alimentar. Ele aborda os benefícios da dieta frugal, baseada em alimentos vegetais crus e pouca gordura.

Sugerimos que sejam exibidos os três primeiros minutos do vídeo apenas, pois já será possível compreender como a entrevista está sendo realizada e qual a temática dela.

Peça que durante a exposição prestem bastante atenção à fala do entrevistado e às perguntas que foram feitas a ele.

Ao final do vídeo, discutam sobre as escolhas do entrevistado que, por sua vez, influenciaram mudanças em suas atitudes em relação à visão de mundo e respeito à natureza e, consequentemente, às mudanças ou conservação da paisagem local e mundial.

Vídeo: Comida crua e seus benefícios - Entrevista Cesar Kaczam. Eduardo Corassa. Saúde Frugal. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=p2fjA7H_KaM . Acesso em 15 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça aos alunos que se organizem em grupos com quatro integrantes. Diga que a seguir verão uma seqüência de imagens representando diversas atividades e profissões e que, baseados nelas, deverão escolher uma pessoa/profissional e elaborar uma entrevista com cinco questões, cujo objetivo é descobrir a trajetória de vida dessa pessoa, suas contribuições para a comunidade e possíveis mudanças ou conservações que causaram na paisagem do lugar.

Você pode sugerir um roteiro começando pelas origens da pessoa, passando pela formação profissional e vida social. Exemplos:

1 - atividades preferidas durante a infância e adolescência

2 - como foram feitas as escolhas na formação profissional e carreira

3 - de que maneira acha que suas atividades interferem na paisagem

4 - se pudesse, o que alteraria na paisagem a partir de sua profissão

Peça que anotem em uma folha avulsa.

Acompanhe a elaboração auxiliando na construção das questões levantadas.

Como adequar à sua realidade:

O professor poderá utilizar imagens representando outras profissões que sejam mais conhecidas pelos alunos de sua comunidade.

Para você saber mais:

Gif Animado: Vários autores. Unsplash. Disponível em: https://unsplash.com/collections/3821737/planos-de-aula/160db8abe454a0a1c40831d1e22a4851. Acesso em 15 de janeiro de 2019.

Sobre como fazer entrevistas:

Fique por dentro das 7 dicas para fazer uma boa entrevista. https://www.youtube.com/watch?v=JSDwRZqOhaI.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça aos alunos que se organizem em grupos com quatro integrantes. Diga que a seguir verão uma seqüência de imagens representando diversas atividades e profissões e que, baseados nelas, deverão escolher uma pessoa/profissional e elaborar uma entrevista com cinco questões, cujo objetivo é descobrir a trajetória de vida dessa pessoa, suas contribuições para a comunidade e possíveis mudanças ou conservações que causaram na paisagem do lugar.

Você pode sugerir um roteiro começando pelas origens da pessoa, passando pela formação profissional e vida social. Exemplos:

1 - atividades preferidas durante a infância e adolescência

2 - como foram feitas as escolhas na formação profissional e carreira

3 - de que maneira acha que suas atividades interferem na paisagem

4 - se pudesse, o que alteraria na paisagem a partir de sua profissão

Peça que anotem em uma folha avulsa.

Acompanhe a elaboração auxiliando na construção das questões levantadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Nesta etapa distribua as folhas com as perguntas realizadas, aleatoriamente, para os grupos. O grupo atuará como se fosse o profissional entrevistado. Todos os membros do grupo deverão discutir sobre as perguntas e imaginar respostas para cada uma delas. Após a definição coletiva de cada uma das respostas um aluno do grupo fará o papel do entrevistador e outro o papel de entrevistado. A entrevista poderá ser gravada em áudio e/ou vídeo pelos outros membros, caso a escola autorize o uso do celular ou de uma câmera na sala de aula.

Posteriormente os alunos poderão realizar como atividade extraclasse a aplicação das entrevistas com profissionais reais. Um modelo de roteiro de entrevista pode ser encontrado no material complementar.

Material complementar:

Exemplo de formulário para anotações de entrevistas. Disponível para impressão no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tEzfqZWMEAJxuUMh4QENPgkYKuPgyhvQhcKEm2PmWHrWPv33PgTFzmVH8PNz/geo6-01und04-sistematizacao-ficha-para-registro-dos-dados.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 6º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06GE01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano