Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Durante a execução desse plano, o aluno terá a oportunidade de refletir sobre sua presença na paisagem, considerando o tempo e o espaço, em comparação com o tempo da natureza. Além disso, os alunos refletirão sobre como as pessoas e suas escolhas, atitudes e ações interferem no processo de construção das paisagens culturais.
Materiais necessários: projetor multimídia, cópia dos slides em pendrive, caderno, lápis, borracha, câmera de vídeo e/ou gravador de voz ou aparelho celular (caso a escola autorize o uso dos equipamentos em sala de aula).
Material complementar:
Exemplo de formulário para anotações de entrevistas. Disponível para impressão no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tEzfqZWMEAJxuUMh4QENPgkYKuPgyhvQhcKEm2PmWHrWPv33PgTFzmVH8PNz/geo6-01und04-sistematizacao-ficha-para-registro-dos-dados.pdf
Fontes:
Vídeo 1: Comida crua e seus benefícios - Entrevista Cesar Kaczam. Eduardo Corassa. Saúde Frugal. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=p2fjA7H_KaM . Acesso em 15 de janeiro de 2019.
Vídeo 2: Fique por dentro das 7 dicas para fazer uma boa entrevista. Fernanda Félix - Editora Chefe/Ceo do Jornal Dialogado. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JSDwRZqOhaI. Acesso em 05 de janeiro de 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, fale aos alunos ou escreva no quadro o tema da aula, explicando que nessa aula irão estudar e refletir sobre como cada um pode influenciar a construção de paisagens - mudando ou conservando espaços -, através de suas escolhas e atitudes e que, ao final, irão elaborar um roteiro de entrevista que farão a pessoas da família e/ou da comunidade para descobrir quais foram suas atitudes e escolhas de vida que influenciaram nesse processo.
Contextos prévios: Os alunos já deverão ter dominado os conceitos de paisagem natural e paisagem construída ou cultural, tempo do homem e tempo da natureza.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Inicie uma aula dialogada lendo junto com os alunos e estimulando-os a imaginar-se na paisagem do lugar de vivência, sugerindo situações que os encaminhem para a compreensão de que fazem parte dele através de laços sentimentais e culturais, além das necessidades físicas de alimentação e abrigo.
Isso deverá levá-los para o próximo slide onde serão questionados sobre a temporalidade da vida humana.
Como adequar à sua realidade: Esse é um bom momento para a conscientização do pertencimento e interdependência do espaço físico e cultural locais para o modo de vida que os alunos levam.
Problematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Convide os alunos a realizarem a leitura da frase.
Nesse momento estimule-os a pensar sua condição humana em termos de temporalidade e espacialidade em contraposição à da natureza. Relembre os conceitos de espaço natural e espaço construído ou cultural
Problematização
Orientações: Continuando o raciocínio da pergunta anterior, retome os conceitos de tempo da natureza e tempo do homem.
Questione-os, por exemplo, se acham que uma montanha e uma pessoa levam o mesmo tempo para crescer. Espera-se que eles compreendam que as montanhas podem levar até milhões de anos para se formar, enquanto a vida humana dura menos de cem anos na maior parte dos casos.
Você pode usar ilustrações em livros de História e Geografia Citar formações geográficas locais também.
Problematização
Orientações:
Diga que agora eles irão ver uma entrevista em vídeo onde o estudante de Nutrição Cesar Kaczam fala sobre suas mudanças na dieta alimentar que, por sua vez, influenciaram mudanças em suas atitudes em relação à sua visão de mundo e respeito à natureza. às mudanças ou conservação da paisagem local e mundial. Ele aborda os benefícios da dieta frugal, baseada em alimentos vegetais crus e pouca gordura.
Peça que durante a exposição prestem bastante atenção à fala do entrevistado e as perguntas que foram feitas a ele. Você pode optar por entrevistas em áudio.
Ao final do vídeo, pergunte a eles se foi possível entender a história do estudante Cesar Kaczam.
Problematização
Orientações: Diga que agora eles irão ver uma entrevista em vídeo onde o estudante de Nutrição Cesar Kaczam fala sobre suas mudanças na dieta alimentar. Ele aborda os benefícios da dieta frugal, baseada em alimentos vegetais crus e pouca gordura.
Sugerimos que sejam exibidos os três primeiros minutos do vídeo apenas, pois já será possível compreender como a entrevista está sendo realizada e qual a temática dela.
Peça que durante a exposição prestem bastante atenção à fala do entrevistado e às perguntas que foram feitas a ele.
Ao final do vídeo, discutam sobre as escolhas do entrevistado que, por sua vez, influenciaram mudanças em suas atitudes em relação à visão de mundo e respeito à natureza e, consequentemente, às mudanças ou conservação da paisagem local e mundial.
Vídeo: Comida crua e seus benefícios - Entrevista Cesar Kaczam. Eduardo Corassa. Saúde Frugal. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=p2fjA7H_KaM . Acesso em 15 de janeiro de 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Peça aos alunos que se organizem em grupos com quatro integrantes. Diga que a seguir verão uma seqüência de imagens representando diversas atividades e profissões e que, baseados nelas, deverão escolher uma pessoa/profissional e elaborar uma entrevista com cinco questões, cujo objetivo é descobrir a trajetória de vida dessa pessoa, suas contribuições para a comunidade e possíveis mudanças ou conservações que causaram na paisagem do lugar.
Você pode sugerir um roteiro começando pelas origens da pessoa, passando pela formação profissional e vida social. Exemplos:
1 - atividades preferidas durante a infância e adolescência
2 - como foram feitas as escolhas na formação profissional e carreira
3 - de que maneira acha que suas atividades interferem na paisagem
4 - se pudesse, o que alteraria na paisagem a partir de sua profissão
Peça que anotem em uma folha avulsa.
Acompanhe a elaboração auxiliando na construção das questões levantadas.
Como adequar à sua realidade:
O professor poderá utilizar imagens representando outras profissões que sejam mais conhecidas pelos alunos de sua comunidade.
Para você saber mais:
Gif Animado: Vários autores. Unsplash. Disponível em: https://unsplash.com/collections/3821737/planos-de-aula/160db8abe454a0a1c40831d1e22a4851. Acesso em 15 de janeiro de 2019.
Sobre como fazer entrevistas:
Fique por dentro das 7 dicas para fazer uma boa entrevista. https://www.youtube.com/watch?v=JSDwRZqOhaI.
Ação Propositiva
Orientações: Peça aos alunos que se organizem em grupos com quatro integrantes. Diga que a seguir verão uma seqüência de imagens representando diversas atividades e profissões e que, baseados nelas, deverão escolher uma pessoa/profissional e elaborar uma entrevista com cinco questões, cujo objetivo é descobrir a trajetória de vida dessa pessoa, suas contribuições para a comunidade e possíveis mudanças ou conservações que causaram na paisagem do lugar.
Você pode sugerir um roteiro começando pelas origens da pessoa, passando pela formação profissional e vida social. Exemplos:
1 - atividades preferidas durante a infância e adolescência
2 - como foram feitas as escolhas na formação profissional e carreira
3 - de que maneira acha que suas atividades interferem na paisagem
4 - se pudesse, o que alteraria na paisagem a partir de sua profissão
Peça que anotem em uma folha avulsa.
Acompanhe a elaboração auxiliando na construção das questões levantadas.
Sistematização
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Nesta etapa distribua as folhas com as perguntas realizadas, aleatoriamente, para os grupos. O grupo atuará como se fosse o profissional entrevistado. Todos os membros do grupo deverão discutir sobre as perguntas e imaginar respostas para cada uma delas. Após a definição coletiva de cada uma das respostas um aluno do grupo fará o papel do entrevistador e outro o papel de entrevistado. A entrevista poderá ser gravada em áudio e/ou vídeo pelos outros membros, caso a escola autorize o uso do celular ou de uma câmera na sala de aula.
Posteriormente os alunos poderão realizar como atividade extraclasse a aplicação das entrevistas com profissionais reais. Um modelo de roteiro de entrevista pode ser encontrado no material complementar.
Material complementar:
Exemplo de formulário para anotações de entrevistas. Disponível para impressão no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tEzfqZWMEAJxuUMh4QENPgkYKuPgyhvQhcKEm2PmWHrWPv33PgTFzmVH8PNz/geo6-01und04-sistematizacao-ficha-para-registro-dos-dados.pdf