16642
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Povos ribeirinhos e as mudanças na natureza

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre compreender como as mudanças na natureza: poluição dos rios, assoreamento e erosão afetam a vida desses povos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana De Paula Costa Moraes Carrasco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_02UND05

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo, aplicativo Plickers, Google Meet (ou outra ferramenta síncrona)

- Optativas: Google Classroom, YouTube.

Valor trabalhado

Cidadania
Direitos Humanos
Participação

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes compreendam como as mudanças na natureza: poluição dos rios, assoreamento e erosão afetam a vida desses povos. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e inicie a aula explicando rapidamente aos alunos o que são os ribeirinhos e cite para os alunos a relação deles com a paisagem: a necessidade de utilizar a natureza de maneira racional, sustentável e como aliada para o desenvolvimento e sobrevivência.

Contextualização (40 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

Peça para os alunos identificarem alguns elementos da paisagem dos povos ribeirinhos que estão relacionados com os elementos grifados nas frases abaixo:
     - como se relacionam com a natureza
     - como se relacionam com a água
     - como são suas moradias
     - como se locomovem de um lugar para outro
Após expor algumas características, indague aos alunos:
     - no Brasil onde é mais comum encontrarmos ribeirinhos?
Após expor algumas características, indague aos alunos:
     - como eles acham que as crianças ribeirinhas vão para a escola?
     - como será que as crianças brincam?

A ideia é que os alunos consigam reconhecer na imagem elementos mais naturais que culturais, ou seja, os ribeirinhos possuem uma relação muito próxima com a natureza, o que é mostrado em sua paisagem.

     - Modo de vida ribeirinho: construção da identidade amazônica - Autora: Iêda Rodrigues da Silva - link: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2017/pdfs/eixo12/mododevidaribeirinhoconstrucaodaidentidadeamazonica.pdf. Envie esse texto, para complementar a contextualização.

Problematização (20 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, oriente os alunos a escreverem em seu caderno o que eles compreendem sobre a importância da água para os ribeirinhos. Espera-se que os alunos consigam identificar que os povos ribeirinhos vivem da água para se alimentar, se locomover e inclusive para construir suas casas com as devidas adaptações. Por conta disso eles recebem o nome de ribeirinhos, ou seja, que vivem às margens dos rios.

Ação propositiva (dois dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias.

Cada aluno receberá um texto recortado em diferentes partes. Peça para os alunos lerem cada trecho com atenção, procurando associar os trechos para formar o texto completo.

Peça aos alunos que tenham muita atenção, pois o texto montado ajudará na próxima etapa da aula. Oriente que gravem um áudio com a leitura do texto.

     - O texto está disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KrQSNB849vrDaehAQqAs6BmEhJVum7MU2S69dhZWrnbhgaKEdgZaZn45yBV5/ribeirinhos.pdf. Acesso em 30/06/2020

Sistematização (40 minutos- sincronamente)

Utilize o Google Meet.

Para esta etapa, será usado o app Plickers

     - Como jogar? Projete as perguntas que estão no link ( https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FC8ZEawwJuBY6VgbvVGFUU94AypZWs2YnvjQPrtW2rBTTzmftKqJcYWekGcJ/sugestoes-de-perguntas-para-serem-colocadas-no-jogo-plickers.pdf) e dê 1 minuto para os alunos pensarem a respeito da pergunta.

Cronometre o tempo e após passados, oriente que levantem a plaquinha com a letra da alternativa que considera correta para cima.
Logo após a leitura, você terá as estatísticas de acertos e erros. O processo dos alunos respondendo e do professor lendo as plaquinhas tem a duração aproximada de 3 minutos no máximo.

O próprio app mostrará o grupo que tiver mais acertos.

Plickers: uma ferramenta feita para professores que amam ensinar sem enrolar - Disponível em: http://aulaincrivel.com/plickers/ - Acesso em 01/07/2020.

     - Sobre o aplicativo Plickers:
O aplicativo tem como objetivo deixar a atividade de perguntas e respostas mais empolgante para os alunos. O uso do aplicativo faz com que os alunos se animem muito em sala de aula. O aplicativo necessita de um celular conectado ao 3G (o uso do 3G é suficiente para que o app funcione) e da preparação de perguntas antes da aula. No próprio site é possível imprimir as plaquinhas com o QR code e a quantidade que você julgar necessária. O seu próprio celular ligado ao 3G fará a leitura das plaquinhas no momento que aplicar o jogo em sala de aula. Você terá acesso às estatísticas, o que facilita o trabalho e o resultado do jogo para os alunos.

Convite às famílias

Oriente que as famílias acompanhem os estudantes nas etapas desse plano.

Fica a sugestão dos materiais listados abaixo.

     - Ribeirinhos - Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=1053:ribeirinhos&catid=52:letra-r. Acesso em 30/06/2020

     - Conhecendo uma comunidade ribeirinha – Amazonas- https://www.youtube.com/watch?v=WK1x0Ubu1h8&t=389s. Acesso em 30/06/2020

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_02UND05

(EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas