Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06GE02) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo desta aula é mostrar aos alunos mais um dos povos originários e sua relação com a paisagem, analisando as principais diferenças entre os modos de vida e a necessidade de preservação de áreas com povos tradicionais.
Materiais necessários: celular com acesso à internet, datashow, computador, APP Plickers, placas com QR code impressas previamente, placas com as alternativas (caso o uso do aplicativo não seja possível).
Material complementar:
Texto sobre os Ribeirinhos que será utilizada na “Ação Propositiva - disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KrQSNB849vrDaehAQqAs6BmEhJVum7MU2S69dhZWrnbhgaKEdgZaZn45yBV5/ribeirinhos.pdf
Sugestão de perguntas para serem utilizadas no Plickers - disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FC8ZEawwJuBY6VgbvVGFUU94AypZWs2YnvjQPrtW2rBTTzmftKqJcYWekGcJ/sugestoes-de-perguntas-para-serem-colocadas-no-jogo-plickers.pdf
Para você saber mais:
Rotinas Familiares de Ribeirinhos Amazônicos: Uma Possibilidade de Investigação - Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n2/a16v26n2
acesso: 17/01/2019
Plickers: uma ferramenta feita para professores que amam ensinar sem enrolar - Disponível em: http://aulaincrivel.com/plickers/ - Acesso em : 17/01/2019
Ribeirinhos - Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=1053:ribeirinhos&catid=52:letra-r
Acesso: 21/01/2019
Sobre o aplicativo Plickers:
O aplicativo tem como objetivo deixar a atividade de perguntas e respostas mais empolgante para os alunos. O uso do aplicativo faz com que os alunos se animem muito em sala de aula. O aplicativo necessita de um celular conectado ao 3G (o uso do 3G é suficiente para que o app funcione) e da preparação de perguntas antes da aula. No próprio site é possível imprimir as plaquinhas com o QR code e a quantidade que você julgar necessária. O seu próprio celular ligado ao 3G fará a leitura das plaquinhas no momento que aplicar o jogo em sala de aula. Você terá acesso às estatísticas, o que facilita o trabalho e o resultado do jogo para os alunos.
Caso não seja disponha de internet no celular, o jogo pode ser adaptado para uma outra realidade. Basta que as perguntas sejam projetadas ou lidas e ao invés dos alunos levantarem as plaquinhas com os QR code, eles levantam a plaquinha que representa a alternativa que consideram correta.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: inicie a aula explicando rapidamente aos alunos o que são os ribeirinhos e cite para os alunos a relação deles com a paisagem: a necessidade de utilizar a natureza de maneira racional, sustentável e como aliada para o desenvolvimento e sobrevivência.
Como adequar à sua realidade: se a sua escola for próxima de alguma comunidade ribeirinha, aproveite para agendar uma visita. Se caso houver um aluno que é ribeirinho, conhece ou tem contato com algum aproveite para explorar os conhecimentos dele. Se puder, entre em contato com um ribeirinho e agende uma conversa entre ele e sua turma.
Para você saber mais:
Ribeirinhos - Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=1053:ribeirinhos&catid=52:letra-r
Acesso: 21/01/2019
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: neste momento, projete as imagens e discuta com os alunos, buscando mostrar algumas características do modo de vida dos ribeirinhos. Aproveite o momento da discussão e peça para os alunos identificarem alguns elementos da paisagem dos povos ribeirinhos que estão relacionados com os elementos grifados nas frases abaixo:
- como se relacionam com a natureza
- como se relacionam com a água
- como são suas moradias
- como se locomovem de um lugar para outro
- no Brasil onde é mais comum encontrarmos ribeirinhos?
Após expor algumas características, indague aos alunos:
- como eles acham que as crianças ribeirinhas vão para a escola?
- como será que as crianças brincam?
A ideia é que os alunos consigam reconhecer na imagem elementos mais naturais que culturais, ou seja, os ribeirinhos possuem uma relação muito próxima com a natureza, o que é mostrado em sua paisagem.
Neste momento, não há necessidade de escrever nada no caderno, apenas uma discussão entre os alunos.
Para você saber mais:
Modo de vida ribeirinho: construção da identidade amazônica - Autora: Iêda Rodrigues da Silva - link: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2017/pdfs/eixo12/mododevidaribeirinhoconstrucaodaidentidadeamazonica.pdf
Acesso: 18/01/2019
Contextualização
Orientações: neste momento, projete as imagens e discuta com os alunos, buscando mostrar algumas características do modo de vida dos ribeirinhos. Aproveite o momento da discussão e peça para os alunos identificarem alguns elementos da paisagem dos povos ribeirinhos que estão relacionados com os elementos grifados nas frases abaixo:
- como se relacionam com a natureza
- como se relacionam com a água
- como são suas moradias
- como se locomovem de um lugar para outro
- no Brasil onde é mais comum encontrarmos ribeirinhos?
Após expor algumas características, indague aos alunos:
- como as crianças ribeirinhas vão para a escola?
- como será que as crianças brincam?
- será que elas aprendem seus costumes desde sempre?
A ideia é que os alunos consigam reconhecer na imagem elementos mais naturais que culturais, ou seja, os ribeirinhos possuem uma relação muito próxima com a natureza, o que é mostrada em sua paisagem.
Neste momento, não há necessidade de escrever nada no caderno, apenas uma discussão entre os alunos.
Para você saber mais:
Modo de vida ribeirinho: construção da identidade amazônica - Autora: Iêda Rodrigues da Silva - link: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2017/pdfs/eixo12/mododevidaribeirinhoconstrucaodaidentidadeamazonica.pdf
Acesso: 18/01/2019
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: no primeiro momento, os alunos devem escrever em seu caderno o que eles compreendem sobre a importância da água para os ribeirinhos.
Espera-se que os alunos consigam identificar que os povos ribeirinhos vivem da água para se alimentar, se locomover e inclusive para construir suas casas com as devidas adaptações. Por conta disso eles recebem o nome de ribeirinhos, ou seja, que vivem às margens dos rios.
É importante que o professor também comente com os alunos que é por essa razão que a maioria dos povos ribeirinhos se concentram nas áreas amazônicas, onde há uma maior quantidade de rios.
No segundo momento, deve ser apresentada a parte da reportagem em que é abordada a importância da água e discuta brevemente o slide com eles.
Os dois slides deste tópico devem ser projetados para os alunos.
Para adequar a sua realidade: se houver uma comunidade ribeirinha no município ou até mesmo em alguma cidade próxima, faça uma breve pesquisa sobre as principais características e leve aos alunos para contextualizá-los.
Problematização
Orientações: no primeiro momento, os alunos devem escrever em seu caderno o que eles compreendem sobre a importância da água para os ribeirinhos.
Espera-se que os alunos consigam identificar que os povos ribeirinhos vivem da água para se alimentar, se locomover e inclusive para construir suas casas com as devidas adaptações. Por conta disso eles recebem o nome de ribeirinhos, ou seja, que vivem às margens dos rios.
É importante que o professor também comente com os alunos que é por essa razão que a maioria dos povos ribeirinhos se concentram nas áreas amazônicas, onde há uma maior quantidade de rios.
No segundo momento, deve ser apresentada a parte da reportagem em que é abordada a importância da água e discuta brevemente o slide com eles.
Os dois slides deste tópico devem ser projetados para os alunos.
Para adequar a sua realidade: se houver uma comunidade ribeirinha no município ou até mesmo em alguma cidade próxima, faça uma breve pesquisa sobre as principais características e leve aos alunos para exemplificar.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: neste momento, divida os alunos em grupos de seis pessoas. Cada grupo receberá um texto recortado em diferentes partes. O grupo terá 10 minutos para organizar o texto. Peça para os alunos lerem cada trecho com atenção, procurando associar os trechos para formar o texto completo. Quando perceber que terminaram de montar, peça para que leiam e observem se a forma como fizeram a montagem está coerente.
Peça aos alunos que tenham muita atenção, pois o texto montado ajudará na próxima etapa da aula.
O texto está disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KrQSNB849vrDaehAQqAs6BmEhJVum7MU2S69dhZWrnbhgaKEdgZaZn45yBV5/ribeirinhos.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientações: para esta etapa, será usado o app Plickers. Para isso, ligue o computador e abra o app (com acesso ao 3G). Projete as perguntas (o passo a passo destas etapas e de todas as outras necessárias para o uso do app estão no tópico “Para você saber mais”). Peça para que os alunos se organizem em grupos de 4 pessoas e distribua uma plaquinha impressa para cada grupo. (as plaquinhas estão disponíveis no site do Plickers: https://www.plickers.com)
- Como jogar? Projete as perguntas que estão no link (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FC8ZEawwJuBY6VgbvVGFUU94AypZWs2YnvjQPrtW2rBTTzmftKqJcYWekGcJ/sugestoes-de-perguntas-para-serem-colocadas-no-jogo-plickers.pdf) e dê 1:30 para os alunos pensarem a respeito da pergunta. Cronometre o tempo e após passados 1:30 peça que o grupo levante a plaquinha com a letra da alternativa que considera correta para cima. Coloque seu celular para realizar a leitura dos códigos das plaquinhas . Logo após a leitura, você terá as estatísticas de acertos e erros. O processo dos alunos respondendo e do professor lendo as plaquinhas tem a duração aproximada de 3 minutos no máximo.
- O próprio app mostrará o grupo que tiver mais acertos.
Caso sua escola não tenha os materiais necessários, o jogo pode ser feito de maneira manual: o professor lê a pergunta e os alunos levantam as plaquinhas com a alternativa que consideram correta. Neste caso, cada grupo deve receber 4 plaquinhas com as alternativas A, B, C e D.
Havendo tempo, ou então numa aula seguinte, o professor poderá trabalhar as questões com os alunos de forma mais reflexiva, corrigindo os erros de forma colaborativa.