Ribeirinhos
Plano de Aula
Plano de aula: Povos ribeirinhos e as mudanças na natureza
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Em cada lugar, as paisagens são únicas e se transformam
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06GE02) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo desta aula é mostrar aos alunos mais um dos povos originários e sua relação com a paisagem, analisando as principais diferenças entre os modos de vida e a necessidade de preservação de áreas com povos tradicionais.
Materiais necessários: celular com acesso à internet, datashow, computador, APP Plickers, placas com QR code impressas previamente, placas com as alternativas (caso o uso do aplicativo não seja possível).
Material complementar:
Texto sobre os Ribeirinhos que será utilizada na “Ação Propositiva - disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KrQSNB849vrDaehAQqAs6BmEhJVum7MU2S69dhZWrnbhgaKEdgZaZn45yBV5/ribeirinhos.pdf
Sugestão de perguntas para serem utilizadas no Plickers - disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FC8ZEawwJuBY6VgbvVGFUU94AypZWs2YnvjQPrtW2rBTTzmftKqJcYWekGcJ/sugestoes-de-perguntas-para-serem-colocadas-no-jogo-plickers.pdf
Para você saber mais:
Rotinas Familiares de Ribeirinhos Amazônicos: Uma Possibilidade de Investigação - Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n2/a16v26n2
acesso: 17/01/2019
Plickers: uma ferramenta feita para professores que amam ensinar sem enrolar - Disponível em: http://aulaincrivel.com/plickers/ - Acesso em : 17/01/2019
Ribeirinhos - Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=1053:ribeirinhos&catid=52:letra-r
Acesso: 21/01/2019
Sobre o aplicativo Plickers:
O aplicativo tem como objetivo deixar a atividade de perguntas e respostas mais empolgante para os alunos. O uso do aplicativo faz com que os alunos se animem muito em sala de aula. O aplicativo necessita de um celular conectado ao 3G (o uso do 3G é suficiente para que o app funcione) e da preparação de perguntas antes da aula. No próprio site é possível imprimir as plaquinhas com o QR code e a quantidade que você julgar necessária. O seu próprio celular ligado ao 3G fará a leitura das plaquinhas no momento que aplicar o jogo em sala de aula. Você terá acesso às estatísticas, o que facilita o trabalho e o resultado do jogo para os alunos.
Caso não seja disponha de internet no celular, o jogo pode ser adaptado para uma outra realidade. Basta que as perguntas sejam projetadas ou lidas e ao invés dos alunos levantarem as plaquinhas com os QR code, eles levantam a plaquinha que representa a alternativa que consideram correta.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: inicie a aula explicando rapidamente aos alunos o que são os ribeirinhos e cite para os alunos a relação deles com a paisagem: a necessidade de utilizar a natureza de maneira racional, sustentável e como aliada para o desenvolvimento e sobrevivência.
Como adequar à sua realidade: se a sua escola for próxima de alguma comunidade ribeirinha, aproveite para agendar uma visita. Se caso houver um aluno que é ribeirinho, conhece ou tem contato com algum aproveite para explorar os conhecimentos dele. Se puder, entre em contato com um ribeirinho e agende uma conversa entre ele e sua turma.
Para você saber mais:
Ribeirinhos - Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=1053:ribeirinhos&catid=52:letra-r
Acesso: 21/01/2019
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: neste momento, projete as imagens e discuta com os alunos, buscando mostrar algumas características do modo de vida dos ribeirinhos. Aproveite o momento da discussão e peça para os alunos identificarem alguns elementos da paisagem dos povos ribeirinhos que estão relacionados com os elementos grifados nas frases abaixo:
- como se relacionam com a natureza
- como se relacionam com a água
- como são suas moradias
- como se locomovem de um lugar para outro
- no Brasil onde é mais comum encontrarmos ribeirinhos?
Após expor algumas características, indague aos alunos:
- como eles acham que as crianças ribeirinhas vão para a escola?
- como será que as crianças brincam?
A ideia é que os alunos consigam reconhecer na imagem elementos mais naturais que culturais, ou seja, os ribeirinhos possuem uma relação muito próxima com a natureza, o que é mostrado em sua paisagem.
Neste momento, não há necessidade de escrever nada no caderno, apenas uma discussão entre os alunos.
Para você saber mais:
Modo de vida ribeirinho: construção da identidade amazônica - Autora: Iêda Rodrigues da Silva - link: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2017/pdfs/eixo12/mododevidaribeirinhoconstrucaodaidentidadeamazonica.pdf
Acesso: 18/01/2019
Contextualização
Orientações: neste momento, projete as imagens e discuta com os alunos, buscando mostrar algumas características do modo de vida dos ribeirinhos. Aproveite o momento da discussão e peça para os alunos identificarem alguns elementos da paisagem dos povos ribeirinhos que estão relacionados com os elementos grifados nas frases abaixo:
- como se relacionam com a natureza
- como se relacionam com a água
- como são suas moradias
- como se locomovem de um lugar para outro
- no Brasil onde é mais comum encontrarmos ribeirinhos?
Após expor algumas características, indague aos alunos:
- como as crianças ribeirinhas vão para a escola?
- como será que as crianças brincam?
- será que elas aprendem seus costumes desde sempre?
A ideia é que os alunos consigam reconhecer na imagem elementos mais naturais que culturais, ou seja, os ribeirinhos possuem uma relação muito próxima com a natureza, o que é mostrada em sua paisagem.
Neste momento, não há necessidade de escrever nada no caderno, apenas uma discussão entre os alunos.
Para você saber mais:
Modo de vida ribeirinho: construção da identidade amazônica - Autora: Iêda Rodrigues da Silva - link: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2017/pdfs/eixo12/mododevidaribeirinhoconstrucaodaidentidadeamazonica.pdf
Acesso: 18/01/2019
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: no primeiro momento, os alunos devem escrever em seu caderno o que eles compreendem sobre a importância da água para os ribeirinhos.
Espera-se que os alunos consigam identificar que os povos ribeirinhos vivem da água para se alimentar, se locomover e inclusive para construir suas casas com as devidas adaptações. Por conta disso eles recebem o nome de ribeirinhos, ou seja, que vivem às margens dos rios.
É importante que o professor também comente com os alunos que é por essa razão que a maioria dos povos ribeirinhos se concentram nas áreas amazônicas, onde há uma maior quantidade de rios.
No segundo momento, deve ser apresentada a parte da reportagem em que é abordada a importância da água e discuta brevemente o slide com eles.
Os dois slides deste tópico devem ser projetados para os alunos.
Para adequar a sua realidade: se houver uma comunidade ribeirinha no município ou até mesmo em alguma cidade próxima, faça uma breve pesquisa sobre as principais características e leve aos alunos para contextualizá-los.
Problematização
Orientações: no primeiro momento, os alunos devem escrever em seu caderno o que eles compreendem sobre a importância da água para os ribeirinhos.
Espera-se que os alunos consigam identificar que os povos ribeirinhos vivem da água para se alimentar, se locomover e inclusive para construir suas casas com as devidas adaptações. Por conta disso eles recebem o nome de ribeirinhos, ou seja, que vivem às margens dos rios.
É importante que o professor também comente com os alunos que é por essa razão que a maioria dos povos ribeirinhos se concentram nas áreas amazônicas, onde há uma maior quantidade de rios.
No segundo momento, deve ser apresentada a parte da reportagem em que é abordada a importância da água e discuta brevemente o slide com eles.
Os dois slides deste tópico devem ser projetados para os alunos.
Para adequar a sua realidade: se houver uma comunidade ribeirinha no município ou até mesmo em alguma cidade próxima, faça uma breve pesquisa sobre as principais características e leve aos alunos para exemplificar.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: neste momento, divida os alunos em grupos de seis pessoas. Cada grupo receberá um texto recortado em diferentes partes. O grupo terá 10 minutos para organizar o texto. Peça para os alunos lerem cada trecho com atenção, procurando associar os trechos para formar o texto completo. Quando perceber que terminaram de montar, peça para que leiam e observem se a forma como fizeram a montagem está coerente.
Peça aos alunos que tenham muita atenção, pois o texto montado ajudará na próxima etapa da aula.
O texto está disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KrQSNB849vrDaehAQqAs6BmEhJVum7MU2S69dhZWrnbhgaKEdgZaZn45yBV5/ribeirinhos.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientações: para esta etapa, será usado o app Plickers. Para isso, ligue o computador e abra o app (com acesso ao 3G). Projete as perguntas (o passo a passo destas etapas e de todas as outras necessárias para o uso do app estão no tópico “Para você saber mais”). Peça para que os alunos se organizem em grupos de 4 pessoas e distribua uma plaquinha impressa para cada grupo. (as plaquinhas estão disponíveis no site do Plickers: https://www.plickers.com)
- Como jogar? Projete as perguntas que estão no link (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FC8ZEawwJuBY6VgbvVGFUU94AypZWs2YnvjQPrtW2rBTTzmftKqJcYWekGcJ/sugestoes-de-perguntas-para-serem-colocadas-no-jogo-plickers.pdf) e dê 1:30 para os alunos pensarem a respeito da pergunta. Cronometre o tempo e após passados 1:30 peça que o grupo levante a plaquinha com a letra da alternativa que considera correta para cima. Coloque seu celular para realizar a leitura dos códigos das plaquinhas . Logo após a leitura, você terá as estatísticas de acertos e erros. O processo dos alunos respondendo e do professor lendo as plaquinhas tem a duração aproximada de 3 minutos no máximo.
- O próprio app mostrará o grupo que tiver mais acertos.
Caso sua escola não tenha os materiais necessários, o jogo pode ser feito de maneira manual: o professor lê a pergunta e os alunos levantam as plaquinhas com a alternativa que consideram correta. Neste caso, cada grupo deve receber 4 plaquinhas com as alternativas A, B, C e D.
Havendo tempo, ou então numa aula seguinte, o professor poderá trabalhar as questões com os alunos de forma mais reflexiva, corrigindo os erros de forma colaborativa.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_02UND05
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo, aplicativo Plickers, Google Meet (ou outra ferramenta síncrona)
- Optativas: Google Classroom, YouTube.
Valor trabalhado
Cidadania
Direitos Humanos
Participação
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes compreendam como as mudanças na natureza: poluição dos rios, assoreamento e erosão afetam a vida desses povos. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e inicie a aula explicando rapidamente aos alunos o que são os ribeirinhos e cite para os alunos a relação deles com a paisagem: a necessidade de utilizar a natureza de maneira racional, sustentável e como aliada para o desenvolvimento e sobrevivência.
Contextualização (40 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Peça para os alunos identificarem alguns elementos da paisagem dos povos ribeirinhos que estão relacionados com os elementos grifados nas frases abaixo:
- como se relacionam com a natureza
- como se relacionam com a água
- como são suas moradias
- como se locomovem de um lugar para outro
Após expor algumas características, indague aos alunos:
- no Brasil onde é mais comum encontrarmos ribeirinhos?
Após expor algumas características, indague aos alunos:
- como eles acham que as crianças ribeirinhas vão para a escola?
- como será que as crianças brincam?
A ideia é que os alunos consigam reconhecer na imagem elementos mais naturais que culturais, ou seja, os ribeirinhos possuem uma relação muito próxima com a natureza, o que é mostrado em sua paisagem.
- Modo de vida ribeirinho: construção da identidade amazônica - Autora: Iêda Rodrigues da Silva - link: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2017/pdfs/eixo12/mododevidaribeirinhoconstrucaodaidentidadeamazonica.pdf. Envie esse texto, para complementar a contextualização.
Problematização (20 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, oriente os alunos a escreverem em seu caderno o que eles compreendem sobre a importância da água para os ribeirinhos. Espera-se que os alunos consigam identificar que os povos ribeirinhos vivem da água para se alimentar, se locomover e inclusive para construir suas casas com as devidas adaptações. Por conta disso eles recebem o nome de ribeirinhos, ou seja, que vivem às margens dos rios.
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias.
Cada aluno receberá um texto recortado em diferentes partes. Peça para os alunos lerem cada trecho com atenção, procurando associar os trechos para formar o texto completo.
Peça aos alunos que tenham muita atenção, pois o texto montado ajudará na próxima etapa da aula. Oriente que gravem um áudio com a leitura do texto.
- O texto está disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KrQSNB849vrDaehAQqAs6BmEhJVum7MU2S69dhZWrnbhgaKEdgZaZn45yBV5/ribeirinhos.pdf. Acesso em 30/06/2020
Sistematização (40 minutos- sincronamente)
Utilize o Google Meet.
Para esta etapa, será usado o app Plickers
- Como jogar? Projete as perguntas que estão no link ( https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FC8ZEawwJuBY6VgbvVGFUU94AypZWs2YnvjQPrtW2rBTTzmftKqJcYWekGcJ/sugestoes-de-perguntas-para-serem-colocadas-no-jogo-plickers.pdf) e dê 1 minuto para os alunos pensarem a respeito da pergunta.
Cronometre o tempo e após passados, oriente que levantem a plaquinha com a letra da alternativa que considera correta para cima.
Logo após a leitura, você terá as estatísticas de acertos e erros. O processo dos alunos respondendo e do professor lendo as plaquinhas tem a duração aproximada de 3 minutos no máximo.
O próprio app mostrará o grupo que tiver mais acertos.
Plickers: uma ferramenta feita para professores que amam ensinar sem enrolar - Disponível em: http://aulaincrivel.com/plickers/ - Acesso em 01/07/2020.
- Sobre o aplicativo Plickers:
O aplicativo tem como objetivo deixar a atividade de perguntas e respostas mais empolgante para os alunos. O uso do aplicativo faz com que os alunos se animem muito em sala de aula. O aplicativo necessita de um celular conectado ao 3G (o uso do 3G é suficiente para que o app funcione) e da preparação de perguntas antes da aula. No próprio site é possível imprimir as plaquinhas com o QR code e a quantidade que você julgar necessária. O seu próprio celular ligado ao 3G fará a leitura das plaquinhas no momento que aplicar o jogo em sala de aula. Você terá acesso às estatísticas, o que facilita o trabalho e o resultado do jogo para os alunos.
Convite às famílias
Oriente que as famílias acompanhem os estudantes nas etapas desse plano.
Fica a sugestão dos materiais listados abaixo.
- Ribeirinhos - Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=1053:ribeirinhos&catid=52:letra-r. Acesso em 30/06/2020
- Conhecendo uma comunidade ribeirinha – Amazonas- https://www.youtube.com/watch?v=WK1x0Ubu1h8&t=389s. Acesso em 30/06/2020
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Carrasco
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender como as mudanças na natureza: poluição dos rios, assoreamento e erosão afetam a vida desses povos.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA