16641
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Enchentes urbanas em decorrência de chuvas

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre entender como a impermeabilização do solo influencia nas enchentes

Plano 05 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Teixeira De Mello

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que podem complementar a habilidade EF06GEO04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas poderão ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Nesse plano os alunos perceberão que as enchentes ocorrem devido ao recebimento de um volume de água superior ao que um determinado rio pode suportar. No entanto, esse fenômeno é intensificado nas áreas urbanas devido ao crescimento desordenado dos grandes centros, retirada da cobertura vegetal e colocação de asfalto, construção de moradias próximas ao leito dos rios, falta de manutenção dos bueiros e lixo nas ruas. Os alunos estudarão sobre o processo natural de infiltração da água no solo e compreenderão como a existência de material impermeável inviabiliza esse processo natural, causando drásticas consequências como: inundação de residências e vias públicas, perdas materiais (móveis e automóveis), proliferação de doenças (malária, hepatite e leptospirose) e até mesmo perda de vidas.

Materiais necessários: Data Show, folha de papel sulfite A4, lápis de cor, caneta hidrocor, lápis e borracha.

Para você saber mais: As enchentes são fenômenos naturais que ocorrem quando o leito de um rio, lago, lagoa ou córrego recebem uma quantidade de água superior ao que podem suportar. Geralmente acontece na época de verão no Brasil, período de grande volume de chuva. As enchentes e os deslizamentos de terra estão entre as catástrofes naturais que causam maior risco à vida da população.

As enchentes em áreas urbanas são o resultado de grande alteração humana na natureza que acompanha a falta de planejamento das grandes cidades brasileiras.

COSTA, A.J.T.; CONCEIÇÃO, R.S.; AMANTE, F.O. As enchentes urbanas e o crescimento da cidade do Rio de Janeiro: estudos em direção a uma cartografia das enchentes urbanas. Geo UERJ, n.32, Rio de Janeiro. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/viewFile/25685/25251>. Acesso em: 28 jan. 2019.

Contextos prévios: Os alunos precisam conhecer o ciclo da água e a importância do equilíbrio ambiental para a prevenção de desastres ambientais urbanos.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete o tema da aula e converse com a turma que nesta aula estudarão sobre as enchentes, que apesar de ser um fenômeno natural causa sérios transtornos para a população. Debateremos sobre suas causas, consequências e a relação com as questões sociais, econômicas e ambientais. Comente que realizarão um folder informativo com as informações e reflexões trabalhadas durante a aula.

Como adequar à sua realidade: Para enriquecer a aula, oriente os alunos a pesquisarem previamente se o bairro ou a cidade onde vivem sofreu as consequências de fortes tempestades e colham relatos de algum morador que tenha testemunhados o fato.

Para você saber mais:

LOSCHI, M. Desastres naturais: 59,4% dos municípios não têm plano de gestão de riscos. Agência de Notícias IBGE. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/21633-desastres-naturais-59-4-dos-municipios-nao-tem-plano-de-gestao-de-riscos>. Acesso em: 28 jan. 2019.

SARAIVA, A. Estudos inéditos mostra moradores sujeitos a enchentes e deslizamentos. Agência de Notícias IBGE. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/21566-estudo-inedito-mostra-moradores-sujeitos-a-enchentes-e-deslizamentos>. Acesso em: 28 jan. 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Projete a imagem para a turma ou a imprima e peça para que expliquem o ciclo da água. Utilizando a imagem, mostre como ocorre a percolação da água no solo e como a vegetação atua nesse processo.

Converse sobre como o volume da água das chuvas, a infiltração e o escoamento superficial da água no solo interferem nas enchentes. As enchentes estão relacionadas ao grande volume de água da chuva em um curto período de tempo sem que haja condições de escoamento dessa água. Explique que muitos rios tem seu nível elevado no período de cheia, esses cursos d'água extravasam sua vazão no período das chuvas. A vegetação também tem a função fundamental de ajudar na absorção da água da chuva abastecendo o lençol freático e protegendo o solo. Porém com a urbanização desordenada, as áreas dos leitos dos rios são ocupadas e a vegetação é retirada, muitas vezes substituída por uma camada impermeável de asfalto ou cimento. Como a água não consegue ser absorvida, mesmo com a existência de bueiros, ela acaba escoando superficialmente e causando grandes transtornos.

Questione os alunos sobre os principais danos sofrido pela população causados pelas chuvas fortes, se o bairro onde vivem já sofreu com grandes tempestades e se isso afetou direta ou indiretamente a sua vida ou de seus familiares. Dessa forma perceberemos o conhecimento prévio da turma e de que forma esse desastre natural afeta ou não a comunidade onde a escola está inserida.

Como adequar à sua realidade: Pesquise se o bairro onde sua escola se localiza ou a sua cidade sofreu as consequências de fortes chuvas que tenham ocasionado enchentes e utilize como exemplo em sala de aula.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete a imagem ou a imprima e peça para que os alunos observem. Pergunte se eles acham que houve ou não um planejamento urbano nesta área, como são essas casas, por que acham que a enchente ocorreu e se, a partir dessa imagem, podemos fazer alguma relação com questões sociais, econômicas e ambientais.

Como adequar à sua realidade: Pesquise se em seu município há cartilha educativa de orientação à população na prevenção em caso de risco de enchentes, em caso positivo leve para sala de aula para mostrar aos alunos.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Explique aos alunos que o folder é utilizado na publicidade para apresentar uma informação de forma visual, consistente e rápida. Os folders são uma ferramenta poderosa para a comunicação, pois passam a sua mensagem de forma objetiva e auto explicativa, e são muito utilizados em campanhas sobre saúde e utilidade pública por meio de desenhos e frases que causam impacto.

Convide a turma a usar sua criatividade para produzir um folder informativo sobre o tema da aula: Por que minha rua enche? Estimule-os a pensar sobre as causas e consequências das enchentes e sobre como eles podem passar essa informação de forma clara, objetiva e criativa para a comunidade escolar.

Em seguida distribua o papel A4 e os demais materiais necessários para produção do folder e explique que eles podem fazer desenhos, utilizar cores e tamanhos de letras diferentes, escrever em tópicos e fazer uso de frases de impacto, que chamem atenção para o tema.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Nesta etapa os alunos irão analisar o folder do colega de turma. Solicite aos alunos que troquem seu folder com o do colega e peça para que ele faça uma análise considerando os seguintes aspectos:

  • O folder está bem ilustrado?
  • É auto explicativo?
  • Mostra as causas e as consequências das enchentes?
  • Ele alerta sobre como a população pode atuar em casos de risco de chuvas intensas?

Peça para que os colegas deem sugestões para aprimorar os folders de forma colaborativa.

Após a conclusão da atividade, exponha os trabalhos em forma de varal de ideias no pátio ou em alguma área de grande circulação na escola.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que podem complementar a habilidade EF06GEO04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas poderão ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Nesse plano os alunos perceberão que as enchentes ocorrem devido ao recebimento de um volume de água superior ao que um determinado rio pode suportar. No entanto, esse fenômeno é intensificado nas áreas urbanas devido ao crescimento desordenado dos grandes centros, retirada da cobertura vegetal e colocação de asfalto, construção de moradias próximas ao leito dos rios, falta de manutenção dos bueiros e lixo nas ruas. Os alunos estudarão sobre o processo natural de infiltração da água no solo e compreenderão como a existência de material impermeável inviabiliza esse processo natural, causando drásticas consequências como: inundação de residências e vias públicas, perdas materiais (móveis e automóveis), proliferação de doenças (malária, hepatite e leptospirose) e até mesmo perda de vidas.

Materiais necessários: Data Show, folha de papel sulfite A4, lápis de cor, caneta hidrocor, lápis e borracha.

Para você saber mais: As enchentes são fenômenos naturais que ocorrem quando o leito de um rio, lago, lagoa ou córrego recebem uma quantidade de água superior ao que podem suportar. Geralmente acontece na época de verão no Brasil, período de grande volume de chuva. As enchentes e os deslizamentos de terra estão entre as catástrofes naturais que causam maior risco à vida da população.

As enchentes em áreas urbanas são o resultado de grande alteração humana na natureza que acompanha a falta de planejamento das grandes cidades brasileiras.

COSTA, A.J.T.; CONCEIÇÃO, R.S.; AMANTE, F.O. As enchentes urbanas e o crescimento da cidade do Rio de Janeiro: estudos em direção a uma cartografia das enchentes urbanas. Geo UERJ, n.32, Rio de Janeiro. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/viewFile/25685/25251>. Acesso em: 28 jan. 2019.

Contextos prévios: Os alunos precisam conhecer o ciclo da água e a importância do equilíbrio ambiental para a prevenção de desastres ambientais urbanos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete o tema da aula e converse com a turma que nesta aula estudarão sobre as enchentes, que apesar de ser um fenômeno natural causa sérios transtornos para a população. Debateremos sobre suas causas, consequências e a relação com as questões sociais, econômicas e ambientais. Comente que realizarão um folder informativo com as informações e reflexões trabalhadas durante a aula.

Como adequar à sua realidade: Para enriquecer a aula, oriente os alunos a pesquisarem previamente se o bairro ou a cidade onde vivem sofreu as consequências de fortes tempestades e colham relatos de algum morador que tenha testemunhados o fato.

Para você saber mais:

LOSCHI, M. Desastres naturais: 59,4% dos municípios não têm plano de gestão de riscos. Agência de Notícias IBGE. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/21633-desastres-naturais-59-4-dos-municipios-nao-tem-plano-de-gestao-de-riscos>. Acesso em: 28 jan. 2019.

SARAIVA, A. Estudos inéditos mostra moradores sujeitos a enchentes e deslizamentos. Agência de Notícias IBGE. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/21566-estudo-inedito-mostra-moradores-sujeitos-a-enchentes-e-deslizamentos>. Acesso em: 28 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Projete a imagem para a turma ou a imprima e peça para que expliquem o ciclo da água. Utilizando a imagem, mostre como ocorre a percolação da água no solo e como a vegetação atua nesse processo.

Converse sobre como o volume da água das chuvas, a infiltração e o escoamento superficial da água no solo interferem nas enchentes. As enchentes estão relacionadas ao grande volume de água da chuva em um curto período de tempo sem que haja condições de escoamento dessa água. Explique que muitos rios tem seu nível elevado no período de cheia, esses cursos d'água extravasam sua vazão no período das chuvas. A vegetação também tem a função fundamental de ajudar na absorção da água da chuva abastecendo o lençol freático e protegendo o solo. Porém com a urbanização desordenada, as áreas dos leitos dos rios são ocupadas e a vegetação é retirada, muitas vezes substituída por uma camada impermeável de asfalto ou cimento. Como a água não consegue ser absorvida, mesmo com a existência de bueiros, ela acaba escoando superficialmente e causando grandes transtornos.

Questione os alunos sobre os principais danos sofrido pela população causados pelas chuvas fortes, se o bairro onde vivem já sofreu com grandes tempestades e se isso afetou direta ou indiretamente a sua vida ou de seus familiares. Dessa forma perceberemos o conhecimento prévio da turma e de que forma esse desastre natural afeta ou não a comunidade onde a escola está inserida.

Como adequar à sua realidade: Pesquise se o bairro onde sua escola se localiza ou a sua cidade sofreu as consequências de fortes chuvas que tenham ocasionado enchentes e utilize como exemplo em sala de aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete a imagem ou a imprima e peça para que os alunos observem. Pergunte se eles acham que houve ou não um planejamento urbano nesta área, como são essas casas, por que acham que a enchente ocorreu e se, a partir dessa imagem, podemos fazer alguma relação com questões sociais, econômicas e ambientais.

Como adequar à sua realidade: Pesquise se em seu município há cartilha educativa de orientação à população na prevenção em caso de risco de enchentes, em caso positivo leve para sala de aula para mostrar aos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Explique aos alunos que o folder é utilizado na publicidade para apresentar uma informação de forma visual, consistente e rápida. Os folders são uma ferramenta poderosa para a comunicação, pois passam a sua mensagem de forma objetiva e auto explicativa, e são muito utilizados em campanhas sobre saúde e utilidade pública por meio de desenhos e frases que causam impacto.

Convide a turma a usar sua criatividade para produzir um folder informativo sobre o tema da aula: Por que minha rua enche? Estimule-os a pensar sobre as causas e consequências das enchentes e sobre como eles podem passar essa informação de forma clara, objetiva e criativa para a comunidade escolar.

Em seguida distribua o papel A4 e os demais materiais necessários para produção do folder e explique que eles podem fazer desenhos, utilizar cores e tamanhos de letras diferentes, escrever em tópicos e fazer uso de frases de impacto, que chamem atenção para o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Nesta etapa os alunos irão analisar o folder do colega de turma. Solicite aos alunos que troquem seu folder com o do colega e peça para que ele faça uma análise considerando os seguintes aspectos:

  • O folder está bem ilustrado?
  • É auto explicativo?
  • Mostra as causas e as consequências das enchentes?
  • Ele alerta sobre como a população pode atuar em casos de risco de chuvas intensas?

Peça para que os colegas deem sugestões para aprimorar os folders de forma colaborativa.

Após a conclusão da atividade, exponha os trabalhos em forma de varal de ideias no pátio ou em alguma área de grande circulação na escola.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 6º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano