16640
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Chuva e índice pluviométrico

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre compreender como é feita a medição da chuva num determinado local.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Teixeira De Mello

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_04UND06

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, YouTube.

Valor trabalhado

Cidadania
Respeito ao ambiente
Protagonismo
Participação

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes compreendam como é feita a medição da chuva num determinado local. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e fale que saber a média de chuva é muito importante na agricultura, pois podemos saber em qual época do ano chove mais e qual o melhor tipo de produto a ser plantado em cada região, e também é importante nas áreas urbanas, pois o governo, representado pela defesa civil, pode criar estratégias para prevenir tragédias como deslizamento de terra e grandes enchentes. Comente que a proposta da aula envolve a construção de um pluviômetro.

Contextualização (40 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

Pergunte para a turma se eles sabem como é possível identificar se choveu muito ou pouco num período de tempo em uma determinada região e explique o que é um pluviômetro e índice pluviométrico.

Envie os materiais que seguem como sugestão abaixo:

     - Ciclo hidrológico e águas subterrâneas. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em:<http://www.mma.gov.br/agua/recursos-hidricos/aguas-subterraneas/ciclo-hidrologico.htm>. Acesso em 02/07/2020.

     - Pluviômetro. Secretaria da Educação do Paraná. Disponível em: <http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1931&evento=7>. Acesso em 02/07/2020.

     - SANTOMAURO, B.; TREVISAN, R. O que é e como se calcula o índice pluviométrico?. Nova Escola. Disponível em:<https://novaescola.org.br/conteudo/2262/o-que-e-e-como-se-calcula-o-indice-pluviometrico>. Acesso em 02/07/2020.

Problematização (20 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, mostre as três imagens para a classe e pergunte sobre o que há em comum entre elas.

Ação propositiva (cinco dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias, diga aos estudantes que nesta etapa eles irão realizar a confecção do pluviômetro. Oriente que tenham o material necessário para a confecção do pluviômetro, e que um adulto os acompanhe na produção desta atividade.

Para realizar essa atividade é necessário solicitar previamente à turma os seguintes materiais: 1 garrafa pet de 2l., 1 régua de 30cm, um copo de 200ml com pedrinhas, estilete, fita adesiva, 5 gotas de corante azul e 1 copo de 200 ml com água.

ETAPAS PARA A PRODUÇÃO DO PLUVIÔMETRO CASEIRO:
     1. Corte com o estilete o bico da garrafa pet (de modo que forme um funil se virado de cabeça para baixo);
     2. Coloque as pedrinhas dentro da garrafa de forma que elas ultrapassem a base da garrafa. Essas pedrinhas servirão como peso para que o pluviômetro não vire;
     3. Coloque 5 gotas de corante azul ou da cor que você preferir;
     4. Complete com água até o seu nível passar das pedrinhas;
     5. Cole um pedaço de fita adesiva para marcar o nível da água;
     6. Cole a régua com fita adesiva por fora da garrafa fazendo com que o zero da régua coincida com o nível da água;
     7. Encaixe o bico da garrafa, que foi cortado em forma de funil, em cima do pluviômetro;
     8. Caso sobre um pedaço da régua no comprimento da garrafa pet será necessário cortá-la para não atrapalhar a medição, pois se você mantiver o pedaço da régua que sobrou e a chuva tiver a direção lateral, a régua pode impedirá entrada de água no pluviômetro e atrapalhar a nossa medição.

     - Envie também como material de apoio: Como construir um pluviômetro. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3300/como-construir-um-pluviometro>. Acesso em 02/07/2020.

Sistematização (30 minutos- assincronamente)

Explique para a turma que para o pluviômetro funcionar e medir a chuva corretamente, é preciso que ele fique num local plano e aberto, sem que haja nada acima ou ao lado dele que impeça a chuva de atingi-lo. Converse com a turma sobre o melhor local para instalá-lo dentro da própria residência e sobre a importância de não mexer no instrumento para não alterar a medição. Lembre-se que para sabermos se o instrumento realmente funciona precisaremos de um elemento natural essencial, a água da chuva. Portanto, não poderemos testar o instrumento caso não esteja chovendo.

Convite às famílias

Oriente que as famílias auxiliem os estudantes na confecção do pluviômetro.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_04UND06

(EF06GE04) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas