GEO6_06UND04 - Ação Propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Paisagens rurais
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Atividades de trabalho e transformações na paisagem local ao longo do tempo.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é fazer com que os alunos verifiquem diferenças nas paisagens rurais, diferenciando suas técnicas de trabalho, e também verificarem de que modo a paisagem rural foi transformada pela mecanização do campo. As atividades propõem análise de imagens e confecção de um mapa conceitual.
Materiais necessários: Lápis grafite e/ou caneta esferográfica, caderno, folhas de papel sulfite, meia folha de cartolina para cada quatro alunos e régua.
Material complementar:
Arquivo com as imagens dos slides da contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2X9qE8BwH93yDVxpNk4Xd7psYMQYUUPQJeVvBqPHPd3XxuTV7CVpMq3Zkr68/geo6-06und04-contextualizacao.pdf
Arquivo com orientações para a ação propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HNFWmZBggJnVZ67DkFFayn8kWN8nbfHRvYY5Xs7hGuZkdx88CwZayFdkZ523/geo6-06und04-acao-propositiva.pdf .
Arquivo para atividade da ação propositiva:
Link para as imagens:
Imagem 1: Lavoura - Pintura da tumba funerária de Sennudem. In: Arado. Wikipedia. Disponível em:
Imagem 2: Arado e lavrador puxados por arado. In: Arado. Wikipedia. Disponível em:
Imagem 3: Chácara de Avaré em São Paulo. In: Propriedade Rural. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Propriedade_rural#/media/File:Horta_150706_REFON.jpg>. Acesso em: 09 jan. 2019.
Imagem 4: Arando campo de alfafas com trator, em 1921. In: Arado. Wikipedia. Disponível em:
Imagem 5: Colheitadeira em um campo de cultivo de cereais. In: Agricultura Moderna. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura_moderna#/media/File:Claas_405_vogelperspektive.jpg>. Acesso em: 9 jan. 2019.
Mapa conceitual modelo: CORREIA, P. R. M. (et. al.) O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências [Anais]. Florianópolis, 2000. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2019. (Adaptado)
Para você saber mais:
Vídeo acerca da evolução das ferramentas utilizadas no campo, assim como ilustra a modificação da paisagem no espaço rural:
AGUIAR, João Felipe. Modernização no campo. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDMeCiLfNrk>. Acesso em: 13 jan. 2019.
Vídeo explicando o que é mapa conceitual e sugestão de programa online a ser utilizado em sala de aula.
Tutorial de Mapas Conceituais. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E>. Acesso em: 14 jan. 2019.
Cmaptools é uma das principais plataformas utilizadas para a construção de mapas conceituais. Disponível em: https://cmap.ihmc.us/. Acesso em: 14 jan. 2019.
Contextos prévios: Para esta aula é importante que os alunos já tenham realizado alguma atividade de sistematização acerca do conceito de paisagem, sabendo diferenciar seus elementos naturais e culturais, assim como os espaços urbano e rural.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente aos alunos o tema a ser abordado na aula, que visa verificar as diferenças entre paisagens rurais, visando as características das pequenas e grandes propriedades da terra, assim como as técnicas utilizadas e como essas paisagens se transformaram no espaço-tempo. Comente também que, após as discussões, os alunos deverão confeccionar um mapa conceitual.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Proponha aos alunos uma discussão inicial acerca das principais diferenças entre as paisagens rurais dos slides 3, 4, 5, 6 e 7. Para isso, questione-os sobre quais paisagens são representadas e quais as suas principais diferenças.
Espera-se que os alunos possam observar que as imagens se referem ao espaço rural, mas que as técnicas agrícolas utilizadas são diferentes, em que, nas duas primeiras predomina-se a agricultura rudimentar e na terceira, a agricultura familiar, as quais apresentam características da pequena propriedade familiar, com técnicas agrícolas manuais e utilizando, em sua maioria, mão-de-obra familiar. Nesses espaços, a agricultura volta-se para a subsistência familiar. Já para as demais imagens, espera-se que os alunos identifiquem que ilustram o emprego de maquinários na produção agrícola, indicando grandes propriedades da terra.
Espera-se também que os alunos possam perceber uma sequência temporal, indicando as transformações ocorridas nessas paisagem (do arado à modernidade agrícola).
Explique aos alunos que a produção rural passou por significativas transformações, em que, nos dias atuais, há um predomínio das produções características da grande propriedade da terra, uma vez que os grandes maquinários, cada vez mais modernos, plantam e colhem a produção em um tempo mais curto, aumentando assim a produtividade do campo, assim como, consequentemente, os lucros. Retome neste momento as imagens dos slides, comparando-as. Acrescente que, na perspectiva da modernização da agricultura, ocupa-se grandes extensões do espaço rural e utiliza-se uma quantidade de agrotóxicos que são prejudiciais à saúde.
Caso haja a disponibilidade de tempo, no tópico “Para você saber mais”, sugerimos vídeos a serem apresentados aos alunos para aprofundamento das discussões.
Caso não seja possível projetar as imagens propostas, elas poderão ser impressas em tamanho grande ou imagens semelhantes poderão ser encontradas em revistas ou no próprio livro didático dos alunos.
As imagens utilizadas no slide poderão ser encontradas no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2X9qE8BwH93yDVxpNk4Xd7psYMQYUUPQJeVvBqPHPd3XxuTV7CVpMq3Zkr68/geo6-06und04-contextualizacao.pdf .
Como adequar à sua realidade: Caso a escola seja do campo, utilize espaços de vivência como referência.
Para você saber mais:
Vídeo acerca da evolução das ferramentas utilizadas no campo, assim como ilustra a modificação da paisagem no espaço rural:
AGUIAR, João Felipe. Modernização no campo. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDMeCiLfNrk>. Acesso em: 13 jan. 2019.
Vídeo comparativo acerca da produção agrícola tradicional e moderna. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F0FpuA9pl-4. Acesso em: 11 mar. 2019.
Contextualização
Orientações: Proponha aos alunos uma discussão inicial acerca das principais diferenças entre as paisagens rurais dos slides 3, 4, 5, 6 e 7. Para isso, questione-os sobre quais paisagens são representadas e quais as suas principais diferenças.
Espera-se que os alunos possam observar que as imagens se referem ao espaço rural, mas que as técnicas agrícolas utilizadas são diferentes, em que, nas duas primeiras predomina-se a agricultura rudimentar e na terceira, a agricultura familiar, as quais apresentam características da pequena propriedade familiar, com técnicas agrícolas manuais e utilizando, em sua maioria, mão-de-obra familiar. Nesses espaços, a agricultura volta-se para a subsistência familiar. Já para as demais imagens, espera-se que os alunos identifiquem que ilustram o emprego de maquinários na produção agrícola, indicando grandes propriedades da terra.
Espera-se também que os alunos possam perceber uma sequência temporal, indicando as transformações ocorridas nessas paisagem (do arado à modernidade agrícola).
Explique aos alunos que a produção rural passou por significativas transformações, em que, nos dias atuais, há um predomínio das produções características da grande propriedade da terra, uma vez que os grandes maquinários, cada vez mais modernos, plantam e colhem a produção em um tempo mais curto, aumentando assim a produtividade do campo, assim como, consequentemente, os lucros. Retome neste momento as imagens dos slides, comparando-as. Acrescente que, na perspectiva da modernização da agricultura, ocupa-se grandes extensões do espaço rural e utiliza-se uma quantidade de agrotóxicos que são prejudiciais à saúde.
Caso haja a disponibilidade de tempo, no tópico “Para você saber mais”, sugerimos vídeos a serem apresentados aos alunos para aprofundamento das discussões.
Caso não seja possível projetar as imagens propostas, elas poderão ser impressas em tamanho grande ou imagens semelhantes poderão ser encontradas em revistas ou no próprio livro didático dos alunos.
As imagens utilizadas no slide poderão ser encontradas no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2X9qE8BwH93yDVxpNk4Xd7psYMQYUUPQJeVvBqPHPd3XxuTV7CVpMq3Zkr68/geo6-06und04-contextualizacao.pdf .
Como adequar à sua realidade: Caso a escola seja do campo, utilize espaços de vivência como referência.
Para você saber mais:
Vídeo acerca da evolução das ferramentas utilizadas no campo, assim como ilustra a modificação da paisagem no espaço rural:
AGUIAR, João Felipe. Modernização no campo. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDMeCiLfNrk>. Acesso em: 13 jan. 2019.
Vídeo comparativo acerca da produção agrícola tradicional e moderna. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F0FpuA9pl-4. Acesso em: 11 mar. 2019.
Contextualização
Orientações: Proponha aos alunos uma discussão inicial acerca das principais diferenças entre as paisagens rurais dos slides 3, 4, 5, 6 e 7. Para isso, questione-os sobre quais paisagens são representadas e quais as suas principais diferenças.
Espera-se que os alunos possam observar que as imagens se referem ao espaço rural, mas que as técnicas agrícolas utilizadas são diferentes, em que, nas duas primeiras predomina-se a agricultura rudimentar e na terceira, a agricultura familiar, as quais apresentam características da pequena propriedade familiar, com técnicas agrícolas manuais e utilizando, em sua maioria, mão-de-obra familiar. Nesses espaços, a agricultura volta-se para a subsistência familiar. Já para as demais imagens, espera-se que os alunos identifiquem que ilustram o emprego de maquinários na produção agrícola, indicando grandes propriedades da terra.
Espera-se também que os alunos possam perceber uma sequência temporal, indicando as transformações ocorridas nessas paisagem (do arado à modernidade agrícola).
Explique aos alunos que a produção rural passou por significativas transformações, em que, nos dias atuais, há um predomínio das produções características da grande propriedade da terra, uma vez que os grandes maquinários, cada vez mais modernos, plantam e colhem a produção em um tempo mais curto, aumentando assim a produtividade do campo, assim como, consequentemente, os lucros. Retome neste momento as imagens dos slides, comparando-as. Acrescente que, na perspectiva da modernização da agricultura, ocupa-se grandes extensões do espaço rural e utiliza-se uma quantidade de agrotóxicos que são prejudiciais à saúde.
Caso haja a disponibilidade de tempo, no tópico “Para você saber mais”, sugerimos vídeos a serem apresentados aos alunos para aprofundamento das discussões.
Caso não seja possível projetar as imagens propostas, elas poderão ser impressas em tamanho grande ou imagens semelhantes poderão ser encontradas em revistas ou no próprio livro didático dos alunos.
As imagens utilizadas no slide poderão ser encontradas no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2X9qE8BwH93yDVxpNk4Xd7psYMQYUUPQJeVvBqPHPd3XxuTV7CVpMq3Zkr68/geo6-06und04-contextualizacao.pdf .
Como adequar à sua realidade: Caso a escola seja do campo, utilize espaços de vivência como referência.
Para você saber mais:
Vídeo acerca da evolução das ferramentas utilizadas no campo, assim como ilustra a modificação da paisagem no espaço rural:
AGUIAR, João Felipe. Modernização no campo. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDMeCiLfNrk>. Acesso em: 13 jan. 2019.
Vídeo comparativo acerca da produção agrícola tradicional e moderna. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F0FpuA9pl-4. Acesso em: 11 mar. 2019.
Contextualização
Orientações: Proponha aos alunos uma discussão inicial acerca das principais diferenças entre as paisagens rurais dos slides 3, 4, 5, 6 e 7. Para isso, questione-os sobre quais paisagens são representadas e quais as suas principais diferenças.
Espera-se que os alunos possam observar que as imagens se referem ao espaço rural, mas que as técnicas agrícolas utilizadas são diferentes, em que, nas duas primeiras predomina-se a agricultura rudimentar e na terceira, a agricultura familiar, as quais apresentam características da pequena propriedade familiar, com técnicas agrícolas manuais e utilizando, em sua maioria, mão-de-obra familiar. Nesses espaços, a agricultura volta-se para a subsistência familiar. Já para as demais imagens, espera-se que os alunos identifiquem que ilustram o emprego de maquinários na produção agrícola, indicando grandes propriedades da terra.
Espera-se também que os alunos possam perceber uma sequência temporal, indicando as transformações ocorridas nessas paisagem (do arado à modernidade agrícola).
Explique aos alunos que a produção rural passou por significativas transformações, em que, nos dias atuais, há um predomínio das produções características da grande propriedade da terra, uma vez que os grandes maquinários, cada vez mais modernos, plantam e colhem a produção em um tempo mais curto, aumentando assim a produtividade do campo, assim como, consequentemente, os lucros. Retome neste momento as imagens dos slides, comparando-as. Acrescente que, na perspectiva da modernização da agricultura, ocupa-se grandes extensões do espaço rural e utiliza-se uma quantidade de agrotóxicos que são prejudiciais à saúde.
Caso haja a disponibilidade de tempo, no tópico “Para você saber mais”, sugerimos vídeos a serem apresentados aos alunos para aprofundamento das discussões.
Caso não seja possível projetar as imagens propostas, elas poderão ser impressas em tamanho grande ou imagens semelhantes poderão ser encontradas em revistas ou no próprio livro didático dos alunos.
As imagens utilizadas no slide poderão ser encontradas no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2X9qE8BwH93yDVxpNk4Xd7psYMQYUUPQJeVvBqPHPd3XxuTV7CVpMq3Zkr68/geo6-06und04-contextualizacao.pdf .
Como adequar à sua realidade: Caso a escola seja do campo, utilize espaços de vivência como referência.
Para você saber mais:
Vídeo acerca da evolução das ferramentas utilizadas no campo, assim como ilustra a modificação da paisagem no espaço rural:
AGUIAR, João Felipe. Modernização no campo. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDMeCiLfNrk>. Acesso em: 13 jan. 2019.
Vídeo comparativo acerca da produção agrícola tradicional e moderna. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F0FpuA9pl-4. Acesso em: 11 mar. 2019.
Contextualização
Orientações: Proponha aos alunos uma discussão inicial acerca das principais diferenças entre as paisagens rurais dos slides 3, 4, 5, 6 e 7. Para isso, questione-os sobre quais paisagens são representadas e quais as suas principais diferenças.
Espera-se que os alunos possam observar que as imagens se referem ao espaço rural, mas que as técnicas agrícolas utilizadas são diferentes, em que, nas duas primeiras predomina-se a agricultura rudimentar e na terceira, a agricultura familiar, as quais apresentam características da pequena propriedade familiar, com técnicas agrícolas manuais e utilizando, em sua maioria, mão-de-obra familiar. Nesses espaços, a agricultura volta-se para a subsistência familiar. Já para as demais imagens, espera-se que os alunos identifiquem que ilustram o emprego de maquinários na produção agrícola, indicando grandes propriedades da terra.
Espera-se também que os alunos possam perceber uma sequência temporal, indicando as transformações ocorridas nessas paisagem (do arado à modernidade agrícola).
Explique que a produção rural passou por significativas transformações, em que, nos dias atuais, há um predomínio das produções características da grande propriedade da terra, uma vez que os grandes maquinários, cada vez mais modernos, plantam e colhem a produção em um tempo mais curto, aumentando assim a produtividade do campo, assim como, consequentemente, os lucros. Retome neste momento as imagens dos slides, comparando-as. Acrescente que, na perspectiva da modernização da agricultura, ocupa-se grandes extensões do espaço rural e utiliza-se uma quantidade de agrotóxicos que são prejudiciais à saúde.
Caso haja a disponibilidade de tempo, no tópico “Para você saber mais”, sugerimos vídeos a serem apresentados aos alunos para aprofundamento das discussões.
Caso não seja possível projetar as imagens propostas, elas poderão ser impressas em tamanho grande ou imagens semelhantes poderão ser encontradas em revistas ou no próprio livro didático dos alunos.
As imagens utilizadas no slide poderão ser encontradas no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2X9qE8BwH93yDVxpNk4Xd7psYMQYUUPQJeVvBqPHPd3XxuTV7CVpMq3Zkr68/geo6-06und04-contextualizacao.pdf .
Como adequar à sua realidade: Caso a escola seja do campo, utilize espaços de vivência como referência.
Para você saber mais:
Vídeo acerca da evolução das ferramentas utilizadas no campo, assim como ilustra a modificação da paisagem no espaço rural:
AGUIAR, João Felipe. Modernização no campo. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDMeCiLfNrk>. Acesso em: 13 jan. 2019.
Vídeo comparativo acerca da produção agrícola tradicional e moderna. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F0FpuA9pl-4. Acesso em: 11 mar. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Para este momento da aula, providencie previamente tiras de papel sulfite e distribua duas para cada aluno. Para a etapa, os alunos deverão refletir sobre o que foi falado na contextualização a partir das duas questões disponíveis no slide e escrever nas tiras de papéis duas frases (uma em cada tira), que representem as principais diferenças entre as paisagens mencionadas e as transformações ocorridas na paisagem rural para a modernização da agricultura. Oriente os alunos a reservarem os papéis após finalizarem a atividade.
Espera-se que os alunos possam escrever frases relacionadas à técnica de trabalho agrícola, tamanho da propriedade da terra e transformações ocorridas nesses espaços, passando, por exemplo, do arado ou plantação e colheita manuais para maquinários, assim como a transformação da propriedade rural, cada vez maior, para que possa comportar uma grande produção, cada vez mais rentável.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações: Informe aos alunos que será confeccionado um mapa conceitual. Apresente o exemplo de mapa conceitual disponível no slide 7 e exemplifique como o mapa deve ser realizado. Esclareça que o mapa conceitual é uma das formas utilizadas para a organização de ideias, e para facilitar nesse processo é importante que seja realizado a partir de uma pergunta focal (exemplo: Como a ciência e a tecnologia influenciaram a compreensão da sociedade sobre o universo?), associando um conceito abrangente à outros conceitos específicos por meio de verbos/termos de ligação (exemplo: que influencia a; adquire; para obter etc.). Mais informações acerca da construção de mapas conceituais poderão ser encontradas no tópico “Para saber mais”.
Apresente a pergunta focal aos alunos, disponível no slide 8, e em seguida explique aos alunos como a atividade deverá ser realizada:
- Os alunos deverão se organizar em grupos de quatro pessoas, aproximadamente. Para a realização da atividade é necessário que sejam formados grupos pares (quatro, seis, oito grupos).
- Explique que a atividade será realizada em dois momentos, que terá início nesta etapa e será finalizada na sistematização.
- Os grupos devem receber neste momento tiras de papel sulfite (providencie previamente), em que, a partir de uma discussão em grupo pensando na pergunta focal (slide 8) deverão definir APENAS os conceitos específicos.
- Os conceitos devem ser escritos nas tiras de papel entregue e cada grupo deve elaborar ao menos cinco conceitos específicos.
- Oriente os alunos a resgatarem as frases realizadas na etapa anterior para que possam auxiliar na atividade.
- Ao finalizarem os conceitos, orientá-los sobre a etapa seguinte.
Espera-se que os alunos possam levantar conceitos específicos como: técnicas agrícolas, arado, maquinários, agrotóxicos, grande propriedade rural, maior produtividade, soja, trigo, milho, dentre outros.
Não sendo possível projetar os slides, se faz importante que registre as orientações no quadro. No caso do mapa conceitual modelo, ele poderá ser esquematizado no quadro ou é possível imprimi-lo para cada grupo ou individualmente para que acompanhem a explicação.
O mapa conceitual modelo está disponível no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HNFWmZBggJnVZ67DkFFayn8kWN8nbfHRvYY5Xs7hGuZkdx88CwZayFdkZ523/geo6-06und04-acao-propositiva.pdf .
Sugerimos no link a seguir um tamanho para as tiras, que podem também ser impressas. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4Daha38Zq8WrsCEUUzST6G4Df2jMsBfVVuCRUzxg7t6kDUrTDAv55qAUtPMx/geo6-06und04-acao-propositiva-fichas.pdf
Caso sua escola tenha disponibilidade de tecnologias, o vídeo sugerido no tópico “Para você saber mais” apresenta uma sugestão de programa para ser utilizado para a construção de mapas conceituais.
Para você saber mais:
Vídeo explicando o que é mapa conceitual e sugestão de programa online a ser utilizado em sala de aula.
Tutorial de Mapas Conceituais. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E>. Acesso em: 14 jan. 2019.
Cmaptools é uma das principais plataformas utilizadas para a construção de mapas conceituais. Disponível em: https://cmap.ihmc.us/. Acesso em: 14 jan. 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Informe aos alunos que será confeccionado um mapa conceitual. Apresente o exemplo de mapa conceitual disponível no slide 7 e exemplifique como o mapa deve ser realizado. Esclareça que o mapa conceitual é uma das formas utilizadas para a organização de ideias, e para facilitar nesse processo é importante que seja realizado a partir de uma pergunta focal (exemplo: Como a ciência e a tecnologia influenciaram a compreensão da sociedade sobre o universo?), associando um conceito abrangente à outros conceitos específicos por meio de verbos/termos de ligação (exemplo: que influencia a; adquire; para obter etc.). Mais informações acerca da construção de mapas conceituais poderão ser encontradas no tópico “Para saber mais”.
Apresente a pergunta focal aos alunos, disponível no slide 8, e em seguida explique aos alunos como a atividade deverá ser realizada:
- Os alunos deverão se organizar em grupos de quatro pessoas, aproximadamente. Para a realização da atividade é necessário que sejam formados grupos pares (quatro, seis, oito grupos).
- Explique que a atividade será realizada em dois momentos, que terá início nesta etapa e será finalizada na sistematização.
- Os grupos devem receber neste momento tiras de papel sulfite (providencie previamente), em que, a partir de uma discussão em grupo pensando na pergunta focal (slide 8) deverão definir APENAS os conceitos específicos.
- Os conceitos devem ser escritos nas tiras de papel entregue e cada grupo deve elaborar ao menos cinco conceitos específicos.
- Oriente os alunos a resgatarem as frases realizadas na etapa anterior para que possam auxiliar na atividade.
- Ao finalizarem os conceitos, orientá-los sobre a etapa seguinte.
Espera-se que os alunos possam levantar conceitos específicos como: técnicas agrícolas, maquinários, agrotóxicos, grande propriedade rural, maior produtividade, soja, trigo, milho, dentre outros.
Não sendo possível projetar os slides, se faz importante que registre as orientações no quadro. No caso do mapa conceitual modelo, ele poderá ser esquematizado no quadro ou é possível imprimi-lo para cada grupo ou individualmente para que acompanhem a explicação.
O mapa conceitual modelo está disponível no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HNFWmZBggJnVZ67DkFFayn8kWN8nbfHRvYY5Xs7hGuZkdx88CwZayFdkZ523/geo6-06und04-acao-propositiva.pdf .
Sugerimos no link a seguir um tamanho para as tiras, que podem também ser impressas. Disponível em:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4Daha38Zq8WrsCEUUzST6G4Df2jMsBfVVuCRUzxg7t6kDUrTDAv55qAUtPMx/geo6-06und04-acao-propositiva-fichas.pdf
Caso sua escola tenha disponibilidade de tecnologias, o vídeo sugerido no tópico “Para você saber mais” apresenta uma sugestão de programa para ser utilizado para a construção de mapas conceituais.
Fonte da Imagem:
CORREIA, P. R. M. (et. al.) O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências [Anais]. Florianópolis, 2000. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2019. (Adaptado)
Para você saber mais:
Vídeo explicando o que é mapa conceitual e sugestão de programa online a ser utilizado em sala de aula.
Tutorial de Mapas Conceituais. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E>. Acesso em: 14 jan. 2019.
Cmaptools é uma das principais plataformas utilizadas para a construção de mapas conceituais. Disponível em: https://cmap.ihmc.us/. Acesso em: 14 jan. 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Informe aos alunos que será confeccionado um mapa conceitual. Apresente o exemplo de mapa conceitual disponível no slide 7 e exemplifique como o mapa deve ser realizado. Esclareça que o mapa conceitual é uma das formas utilizadas para a organização de ideias, e para facilitar nesse processo é importante que seja realizado a partir de uma pergunta focal (exemplo: Como a ciência e a tecnologia influenciaram a compreensão da sociedade sobre o universo?), associando um conceito abrangente à outros conceitos específicos por meio de verbos/termos de ligação (exemplo: que influencia a; adquire; para obter etc.). Mais informações acerca da construção de mapas conceituais poderão ser encontradas no tópico “Para saber mais”.
Apresente a pergunta focal aos alunos, disponível no slide 8, e em seguida explique aos alunos como a atividade deverá ser realizada:
- Os alunos deverão se organizar em grupos de quatro pessoas, aproximadamente. Para a realização da atividade é necessário que sejam formados grupos pares (quatro, seis, oito grupos).
- Explique que a atividade será realizada em dois momentos, que terá início nesta etapa e será finalizada na sistematização.
- Os grupos devem receber neste momento tiras de papel sulfite (providencie previamente), em que, a partir de uma discussão em grupo pensando na pergunta focal (slide 8) deverão definir APENAS os conceitos específicos.
- Os conceitos devem ser escritos nas tiras de papel entregue e cada grupo deve elaborar ao menos cinco conceitos específicos.
- Oriente os alunos a resgatarem as frases realizadas na etapa anterior para que possam auxiliar na atividade.
- Ao finalizarem os conceitos, orientá-los sobre a etapa seguinte.
Espera-se que os alunos possam levantar conceitos específicos como: técnicas agrícolas, maquinários, agrotóxicos, grande propriedade rural, maior produtividade, soja, trigo, milho, dentre outros.
Não sendo possível projetar os slides, se faz importante que registre as orientações no quadro. No caso do mapa conceitual modelo, ele poderá ser esquematizado no quadro ou é possível imprimi-lo para cada grupo ou individualmente para que acompanhem a explicação.
O mapa conceitual modelo está disponível no link a seguir:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HNFWmZBggJnVZ67DkFFayn8kWN8nbfHRvYY5Xs7hGuZkdx88CwZayFdkZ523/geo6-06und04-acao-propositiva.pdf .
Sugerimos no link a seguir um tamanho para as tiras, que podem também ser impressas. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4Daha38Zq8WrsCEUUzST6G4Df2jMsBfVVuCRUzxg7t6kDUrTDAv55qAUtPMx/geo6-06und04-acao-propositiva-fichas.pdf
Caso sua escola tenha disponibilidade de tecnologias, o vídeo sugerido no tópico “Para você saber mais” apresenta uma sugestão de programa para ser utilizado para a construção de mapas conceituais.
Para você saber mais:
Vídeo explicando o que é mapa conceitual e sugestão de programa online a ser utilizado em sala de aula.
Tutorial de Mapas Conceituais. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E>. Acesso em: 14 jan. 2019.
Cmaptools é uma das principais plataformas utilizadas para a construção de mapas conceituais. Disponível em: https://cmap.ihmc.us/. Acesso em: 14 jan. 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Informe aos alunos que será confeccionado um mapa conceitual. Apresente o exemplo de mapa conceitual disponível no slide 7 e exemplifique como o mapa deve ser realizado. Esclareça que o mapa conceitual é uma das formas utilizadas para a organização de ideias, e para facilitar nesse processo é importante que seja realizado a partir de uma pergunta focal (exemplo: Como a ciência e a tecnologia influenciaram a compreensão da sociedade sobre o universo?), associando um conceito abrangente à outros conceitos específicos por meio de verbos/termos de ligação (exemplo: que influencia a; adquire; para obter etc.). Mais informações acerca da construção de mapas conceituais poderão ser encontradas no tópico “Para saber mais”.
Apresente a pergunta focal aos alunos, disponível no slide 8, e em seguida explique aos alunos como a atividade deverá ser realizada:
- Os alunos deverão se organizar em grupos de quatro pessoas, aproximadamente. Para a realização da atividade é necessário que sejam formados grupos pares (quatro, seis, oito grupos).
- Explique que a atividade será realizada em dois momentos, que terá início nesta etapa e será finalizada na sistematização.
- Os grupos devem receber neste momento tiras de papel sulfite (providencie previamente), em que, a partir de uma discussão em grupo pensando na pergunta focal (slide 8) deverão definir APENAS os conceitos específicos.
- Os conceitos devem ser escritos nas tiras de papel entregue e cada grupo deve elaborar ao menos cinco conceitos específicos.
- Oriente os alunos a resgatarem as frases realizadas na etapa anterior para que possam auxiliar na atividade.
- Ao finalizarem os conceitos, orientá-los sobre a etapa seguinte.
Espera-se que os alunos possam levantar conceitos específicos como: técnicas agrícolas, maquinários, agrotóxicos, grande propriedade rural, maior produtividade, soja, trigo, milho, dentre outros.
Não sendo possível projetar os slides, se faz importante que registre as orientações no quadro. No caso do mapa conceitual modelo, ele poderá ser esquematizado no quadro ou é possível imprimi-lo para cada grupo ou individualmente para que acompanhem a explicação.
O mapa conceitual modelo está disponível no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HNFWmZBggJnVZ67DkFFayn8kWN8nbfHRvYY5Xs7hGuZkdx88CwZayFdkZ523/geo6-06und04-acao-propositiva.pdf .
Sugerimos no link a seguir um tamanho para as tiras, que podem também ser impressas. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4Daha38Zq8WrsCEUUzST6G4Df2jMsBfVVuCRUzxg7t6kDUrTDAv55qAUtPMx/geo6-06und04-acao-propositiva-fichas.pdf
Caso sua escola tenha disponibilidade de tecnologias, o vídeo sugerido no tópico “Para você saber mais” apresenta uma sugestão de programa para ser utilizado para a construção de mapas conceituais.
Para você saber mais:
Vídeo explicando o que é mapa conceitual e sugestão de programa online a ser utilizado em sala de aula.
Tutorial de Mapas Conceituais. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E>. Acesso em: 14 jan. 2019.
Cmaptools é uma das principais plataformas utilizadas para a construção de mapas conceituais. Disponível em: https://cmap.ihmc.us/. Acesso em: 14 jan. 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Nesta etapa os alunos deverão trocar entre os grupos os conceitos específicos elaborados anteriormente. Para tanto:
- Promova a troca dos conceitos específicos entre os grupos.
- Entregue a cada grupo um pedaço de meia folha de cartolina.
- Os alunos deverão analisar a pergunta focal e os conceitos específicos e, a partir daí, definir o conceito abrangente.
- A partir dos conceitos específicos definidos anteriormente pelos colegas, cada grupo deverá linkar esses conceitos criando os verbos de ligação diretamente na folha cartolina. Para isso os alunos deverão utilizar cola branca, canetinha hidrocor e régua.
- Oriente os alunos a resgatarem as frases realizadas na problematização para verificar se foram contempladas no mapa conceitual.
- Utilize a aula posterior para que os alunos possam apresentar os mapas conceituais finalizados. Após a apresentação dos alunos, os mapas conceituais poderão ser expostos pelos corredores da escola.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_06UND04
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, YouTube, Canva, Word, Google Docs.
Valor trabalhado
Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação
Protagonismo
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes verifiquem as diferenças nas paisagens rurais e suas técnicas de trabalho agrícola, assim como de que modo a paisagem rural foi transformada pela modernização do campo. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação, grave um vídeo, e apresente aos alunos o tema a ser abordado na aula, que visa verificar as diferenças entre paisagens rurais, visando as características das pequenas e grandes propriedades da terra, assim como as técnicas utilizadas e como essas paisagens se transformaram no espaço-tempo. Comente também que, após as discussões, os alunos deverão confeccionar um mapa conceitual.
Contextualização (40 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp. Proponha aos alunos uma discussão inicial acerca das principais diferenças entre as paisagens rurais dos slides 3, 4, 5, 6 e 7. Para isso, questione-os sobre quais paisagens são representadas e quais as suas principais diferenças. Peca que eles anotem em seus cadernos as respostas.
- As imagens utilizadas no slide poderão ser encontradas no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2X9qE8BwH93yDVxpNk4Xd7psYMQYUUPQJeVvBqPHPd3XxuTV7CVpMq3Zkr68/geo6-06und04-contextualizacao.pdf . Acesso em 03/07/2020.
Problematização (40 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, para este momento da aula, providencie previamente tiras de papel sulfite e envie duas para cada aluno. Para a etapa, os alunos deverão refletir sobre o que foi falado na contextualização a partir das duas questões disponíveis no slide e escrever nas tiras de papéis duas frases (uma em cada tira), que representem as principais diferenças entre as paisagens mencionadas e as transformações ocorridas na paisagem rural para a modernização da agricultura.
Sugerimos no link a seguir um tamanho para as tiras, que podem também ser impressas. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4Daha38Zq8WrsCEUUzST6G4Df2jMsBfVVuCRUzxg7t6kDUrTDAv55qAUtPMx/geo6-06und04-acao-propositiva-fichas.pdf. Acesso em 03/07/2020.
Ação propositiva (três dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias, e informe aos alunos que será confeccionado um mapa conceitual. Apresente o exemplo de mapa conceitual disponível no slide 7 e exemplifique como o mapa deve ser realizado.
Na confecção do mapa, espera-se que os alunos possam levantar conceitos específicos como: técnicas agrícolas, arado, maquinários, agrotóxicos, grande propriedade rural, maior produtividade, soja, trigo, milho, dentre outros.
- O mapa conceitual modelo está disponível no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HNFWmZBggJnVZ67DkFFayn8kWN8nbfHRvYY5Xs7hGuZkdx88CwZayFdkZ523/geo6-06und04-acao-propositiva.pdf .Acesso em 30/06/2020
Vídeo explicando o que é mapa conceitual e sugestão de programa online a ser utilizado em sala de aula.
- Tutorial de Mapas Conceituais. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E>. Acesso em 03/07/2020.
- Cmaptools é uma das principais plataformas utilizadas para a construção de mapas conceituais. Disponível em: https://cmap.ihmc.us/. Acesso em 03/07/2020
Na elaboração dos mapas conceituais, o professor pode inserir o uso das ferramentas Canva, Word, Google Docs.
Sistematização (40 minutos- assincronamente)
Nessa etapa, os alunos deverão trocar suas produções, no grupo de WhatsApp da turma.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem os estudantes nas etapas do plano, e por fim, fica a sugestão dos vídeos que ilustram um pouco mais sobre a modificação da paisagem no espaço rural.
Vídeo acerca da evolução das ferramentas utilizadas no campo, assim como ilustra a modificação da paisagem no espaço rural:
- AGUIAR, João Felipe. Modernização no campo. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDMeCiLfNrk>. Acesso em 30/06/2020
- Vídeo comparativo acerca da produção agrícola tradicional e moderna. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F0FpuA9pl-4. Acesso em 30/06/2020
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Juliana Freitas
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objetivo(s) de aprendizagem: Verificar as diferenças nas paisagens rurais e suas técnicas de trabalho agrícola, assim como de que modo a paisagem rural foi transformada pela modernização do campo.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE06) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA