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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Paisagens rurais

Plano de aula de Geografia com atividades para 6° ano do Fundamental sobre Mundo do trabalho

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Santiago De Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_06UND04

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, YouTube, Canva, Word, Google Docs.

Valor trabalhado

Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação
Protagonismo

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes verifiquem as diferenças nas paisagens rurais e suas técnicas de trabalho agrícola, assim como de que modo a paisagem rural foi transformada pela modernização do campo. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação, grave um vídeo, e apresente aos alunos o tema a ser abordado na aula, que visa verificar as diferenças entre paisagens rurais, visando as características das pequenas e grandes propriedades da terra, assim como as técnicas utilizadas e como essas paisagens se transformaram no espaço-tempo. Comente também que, após as discussões, os alunos deverão confeccionar um mapa conceitual.

Contextualização (40 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp. Proponha aos alunos uma discussão inicial acerca das principais diferenças entre as paisagens rurais dos slides 3, 4, 5, 6 e 7. Para isso, questione-os sobre quais paisagens são representadas e quais as suas principais diferenças. Peca que eles anotem em seus cadernos as respostas.

     - As imagens utilizadas no slide poderão ser encontradas no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2X9qE8BwH93yDVxpNk4Xd7psYMQYUUPQJeVvBqPHPd3XxuTV7CVpMq3Zkr68/geo6-06und04-contextualizacao.pdf . Acesso em 03/07/2020.

Problematização (40 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, para este momento da aula, providencie previamente tiras de papel sulfite e envie duas para cada aluno. Para a etapa, os alunos deverão refletir sobre o que foi falado na contextualização a partir das duas questões disponíveis no slide e escrever nas tiras de papéis duas frases (uma em cada tira), que representem as principais diferenças entre as paisagens mencionadas e as transformações ocorridas na paisagem rural para a modernização da agricultura.

Sugerimos no link a seguir um tamanho para as tiras, que podem também ser impressas. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4Daha38Zq8WrsCEUUzST6G4Df2jMsBfVVuCRUzxg7t6kDUrTDAv55qAUtPMx/geo6-06und04-acao-propositiva-fichas.pdf. Acesso em 03/07/2020.

Ação propositiva (três dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias, e informe aos alunos que será confeccionado um mapa conceitual. Apresente o exemplo de mapa conceitual disponível no slide 7 e exemplifique como o mapa deve ser realizado.

Na confecção do mapa, espera-se que os alunos possam levantar conceitos específicos como: técnicas agrícolas, arado, maquinários, agrotóxicos, grande propriedade rural, maior produtividade, soja, trigo, milho, dentre outros.

     - O mapa conceitual modelo está disponível no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HNFWmZBggJnVZ67DkFFayn8kWN8nbfHRvYY5Xs7hGuZkdx88CwZayFdkZ523/geo6-06und04-acao-propositiva.pdf .Acesso em 30/06/2020

Vídeo explicando o que é mapa conceitual e sugestão de programa online a ser utilizado em sala de aula.
     - Tutorial de Mapas Conceituais. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E>. Acesso em 03/07/2020.

     - Cmaptools é uma das principais plataformas utilizadas para a construção de mapas conceituais. Disponível em: https://cmap.ihmc.us/. Acesso em 03/07/2020

Na elaboração dos mapas conceituais, o professor pode inserir o uso das ferramentas Canva, Word, Google Docs.

Sistematização (40 minutos- assincronamente)

Nessa etapa, os alunos deverão trocar suas produções, no grupo de WhatsApp da turma.

Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem os estudantes nas etapas do plano, e por fim, fica a sugestão dos vídeos que ilustram um pouco mais sobre a modificação da paisagem no espaço rural.

Vídeo acerca da evolução das ferramentas utilizadas no campo, assim como ilustra a modificação da paisagem no espaço rural:
     - AGUIAR, João Felipe. Modernização no campo. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDMeCiLfNrk>. Acesso em 30/06/2020

     - Vídeo comparativo acerca da produção agrícola tradicional e moderna. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F0FpuA9pl-4. Acesso em 30/06/2020

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_06UND04

(EF06GE06) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.


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