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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Paisagens rurais

Plano de aula de Geografia com atividades para 6° ano do Fundamental sobre Mundo do trabalho

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Santiago De Freitas

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é fazer com que os alunos verifiquem diferenças nas paisagens rurais, diferenciando suas técnicas de trabalho, e também verificarem de que modo a paisagem rural foi transformada pela mecanização do campo. As atividades propõem análise de imagens e confecção de um mapa conceitual.

Materiais necessários: Lápis grafite e/ou caneta esferográfica, caderno, folhas de papel sulfite, meia folha de cartolina para cada quatro alunos e régua.

Material complementar:

Arquivo com as imagens dos slides da contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2X9qE8BwH93yDVxpNk4Xd7psYMQYUUPQJeVvBqPHPd3XxuTV7CVpMq3Zkr68/geo6-06und04-contextualizacao.pdf

Arquivo com orientações para a ação propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HNFWmZBggJnVZ67DkFFayn8kWN8nbfHRvYY5Xs7hGuZkdx88CwZayFdkZ523/geo6-06und04-acao-propositiva.pdf .

Arquivo para atividade da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4Daha38Zq8WrsCEUUzST6G4Df2jMsBfVVuCRUzxg7t6kDUrTDAv55qAUtPMx/geo6-06und04-acao-propositiva-fichas.pdf

Link para as imagens:

Imagem 1: Lavoura - Pintura da tumba funerária de Sennudem. In: Arado. Wikipedia. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019.

Imagem 2: Arado e lavrador puxados por arado. In: Arado. Wikipedia. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019.

Imagem 3: Chácara de Avaré em São Paulo. In: Propriedade Rural. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Propriedade_rural#/media/File:Horta_150706_REFON.jpg>. Acesso em: 09 jan. 2019.

Imagem 4: Arando campo de alfafas com trator, em 1921. In: Arado. Wikipedia. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019.

Imagem 5: Colheitadeira em um campo de cultivo de cereais. In: Agricultura Moderna. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura_moderna#/media/File:Claas_405_vogelperspektive.jpg>. Acesso em: 9 jan. 2019.

Mapa conceitual modelo: CORREIA, P. R. M. (et. al.) O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências [Anais]. Florianópolis, 2000. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2019. (Adaptado)

Para você saber mais:

Vídeo acerca da evolução das ferramentas utilizadas no campo, assim como ilustra a modificação da paisagem no espaço rural:

AGUIAR, João Felipe. Modernização no campo. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDMeCiLfNrk>. Acesso em: 13 jan. 2019.

Vídeo explicando o que é mapa conceitual e sugestão de programa online a ser utilizado em sala de aula.

Tutorial de Mapas Conceituais. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E>. Acesso em: 14 jan. 2019.

Cmaptools é uma das principais plataformas utilizadas para a construção de mapas conceituais. Disponível em: https://cmap.ihmc.us/. Acesso em: 14 jan. 2019.

Contextos prévios: Para esta aula é importante que os alunos já tenham realizado alguma atividade de sistematização acerca do conceito de paisagem, sabendo diferenciar seus elementos naturais e culturais, assim como os espaços urbano e rural.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o tema a ser abordado na aula, que visa verificar as diferenças entre paisagens rurais, visando as características das pequenas e grandes propriedades da terra, assim como as técnicas utilizadas e como essas paisagens se transformaram no espaço-tempo. Comente também que, após as discussões, os alunos deverão confeccionar um mapa conceitual.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Proponha aos alunos uma discussão inicial acerca das principais diferenças entre as paisagens rurais dos slides 3, 4, 5, 6 e 7. Para isso, questione-os sobre quais paisagens são representadas e quais as suas principais diferenças.

Espera-se que os alunos possam observar que as imagens se referem ao espaço rural, mas que as técnicas agrícolas utilizadas são diferentes, em que, nas duas primeiras predomina-se a agricultura rudimentar e na terceira, a agricultura familiar, as quais apresentam características da pequena propriedade familiar, com técnicas agrícolas manuais e utilizando, em sua maioria, mão-de-obra familiar. Nesses espaços, a agricultura volta-se para a subsistência familiar. Já para as demais imagens, espera-se que os alunos identifiquem que ilustram o emprego de maquinários na produção agrícola, indicando grandes propriedades da terra.

Espera-se também que os alunos possam perceber uma sequência temporal, indicando as transformações ocorridas nessas paisagem (do arado à modernidade agrícola).

Explique aos alunos que a produção rural passou por significativas transformações, em que, nos dias atuais, há um predomínio das produções características da grande propriedade da terra, uma vez que os grandes maquinários, cada vez mais modernos, plantam e colhem a produção em um tempo mais curto, aumentando assim a produtividade do campo, assim como, consequentemente, os lucros. Retome neste momento as imagens dos slides, comparando-as. Acrescente que, na perspectiva da modernização da agricultura, ocupa-se grandes extensões do espaço rural e utiliza-se uma quantidade de agrotóxicos que são prejudiciais à saúde.

Caso haja a disponibilidade de tempo, no tópico “Para você saber mais”, sugerimos vídeos a serem apresentados aos alunos para aprofundamento das discussões.

Caso não seja possível projetar as imagens propostas, elas poderão ser impressas em tamanho grande ou imagens semelhantes poderão ser encontradas em revistas ou no próprio livro didático dos alunos.

As imagens utilizadas no slide poderão ser encontradas no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2X9qE8BwH93yDVxpNk4Xd7psYMQYUUPQJeVvBqPHPd3XxuTV7CVpMq3Zkr68/geo6-06und04-contextualizacao.pdf .

Como adequar à sua realidade: Caso a escola seja do campo, utilize espaços de vivência como referência.

Para você saber mais:

Vídeo acerca da evolução das ferramentas utilizadas no campo, assim como ilustra a modificação da paisagem no espaço rural:

AGUIAR, João Felipe. Modernização no campo. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDMeCiLfNrk>. Acesso em: 13 jan. 2019.

Vídeo comparativo acerca da produção agrícola tradicional e moderna. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F0FpuA9pl-4. Acesso em: 11 mar. 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Proponha aos alunos uma discussão inicial acerca das principais diferenças entre as paisagens rurais dos slides 3, 4, 5, 6 e 7. Para isso, questione-os sobre quais paisagens são representadas e quais as suas principais diferenças.

Espera-se que os alunos possam observar que as imagens se referem ao espaço rural, mas que as técnicas agrícolas utilizadas são diferentes, em que, nas duas primeiras predomina-se a agricultura rudimentar e na terceira, a agricultura familiar, as quais apresentam características da pequena propriedade familiar, com técnicas agrícolas manuais e utilizando, em sua maioria, mão-de-obra familiar. Nesses espaços, a agricultura volta-se para a subsistência familiar. Já para as demais imagens, espera-se que os alunos identifiquem que ilustram o emprego de maquinários na produção agrícola, indicando grandes propriedades da terra.

Espera-se também que os alunos possam perceber uma sequência temporal, indicando as transformações ocorridas nessas paisagem (do arado à modernidade agrícola).

Explique aos alunos que a produção rural passou por significativas transformações, em que, nos dias atuais, há um predomínio das produções características da grande propriedade da terra, uma vez que os grandes maquinários, cada vez mais modernos, plantam e colhem a produção em um tempo mais curto, aumentando assim a produtividade do campo, assim como, consequentemente, os lucros. Retome neste momento as imagens dos slides, comparando-as. Acrescente que, na perspectiva da modernização da agricultura, ocupa-se grandes extensões do espaço rural e utiliza-se uma quantidade de agrotóxicos que são prejudiciais à saúde.

Caso haja a disponibilidade de tempo, no tópico “Para você saber mais”, sugerimos vídeos a serem apresentados aos alunos para aprofundamento das discussões.

Caso não seja possível projetar as imagens propostas, elas poderão ser impressas em tamanho grande ou imagens semelhantes poderão ser encontradas em revistas ou no próprio livro didático dos alunos.

As imagens utilizadas no slide poderão ser encontradas no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2X9qE8BwH93yDVxpNk4Xd7psYMQYUUPQJeVvBqPHPd3XxuTV7CVpMq3Zkr68/geo6-06und04-contextualizacao.pdf .

Como adequar à sua realidade: Caso a escola seja do campo, utilize espaços de vivência como referência.

Para você saber mais:

Vídeo acerca da evolução das ferramentas utilizadas no campo, assim como ilustra a modificação da paisagem no espaço rural:

AGUIAR, João Felipe. Modernização no campo. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDMeCiLfNrk>. Acesso em: 13 jan. 2019.

Vídeo comparativo acerca da produção agrícola tradicional e moderna. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F0FpuA9pl-4. Acesso em: 11 mar. 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Proponha aos alunos uma discussão inicial acerca das principais diferenças entre as paisagens rurais dos slides 3, 4, 5, 6 e 7. Para isso, questione-os sobre quais paisagens são representadas e quais as suas principais diferenças.

Espera-se que os alunos possam observar que as imagens se referem ao espaço rural, mas que as técnicas agrícolas utilizadas são diferentes, em que, nas duas primeiras predomina-se a agricultura rudimentar e na terceira, a agricultura familiar, as quais apresentam características da pequena propriedade familiar, com técnicas agrícolas manuais e utilizando, em sua maioria, mão-de-obra familiar. Nesses espaços, a agricultura volta-se para a subsistência familiar. Já para as demais imagens, espera-se que os alunos identifiquem que ilustram o emprego de maquinários na produção agrícola, indicando grandes propriedades da terra.

Espera-se também que os alunos possam perceber uma sequência temporal, indicando as transformações ocorridas nessas paisagem (do arado à modernidade agrícola).

Explique aos alunos que a produção rural passou por significativas transformações, em que, nos dias atuais, há um predomínio das produções características da grande propriedade da terra, uma vez que os grandes maquinários, cada vez mais modernos, plantam e colhem a produção em um tempo mais curto, aumentando assim a produtividade do campo, assim como, consequentemente, os lucros. Retome neste momento as imagens dos slides, comparando-as. Acrescente que, na perspectiva da modernização da agricultura, ocupa-se grandes extensões do espaço rural e utiliza-se uma quantidade de agrotóxicos que são prejudiciais à saúde.

Caso haja a disponibilidade de tempo, no tópico “Para você saber mais”, sugerimos vídeos a serem apresentados aos alunos para aprofundamento das discussões.

Caso não seja possível projetar as imagens propostas, elas poderão ser impressas em tamanho grande ou imagens semelhantes poderão ser encontradas em revistas ou no próprio livro didático dos alunos.

As imagens utilizadas no slide poderão ser encontradas no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2X9qE8BwH93yDVxpNk4Xd7psYMQYUUPQJeVvBqPHPd3XxuTV7CVpMq3Zkr68/geo6-06und04-contextualizacao.pdf .

Como adequar à sua realidade: Caso a escola seja do campo, utilize espaços de vivência como referência.

Para você saber mais:

Vídeo acerca da evolução das ferramentas utilizadas no campo, assim como ilustra a modificação da paisagem no espaço rural:

AGUIAR, João Felipe. Modernização no campo. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDMeCiLfNrk>. Acesso em: 13 jan. 2019.

Vídeo comparativo acerca da produção agrícola tradicional e moderna. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F0FpuA9pl-4. Acesso em: 11 mar. 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Proponha aos alunos uma discussão inicial acerca das principais diferenças entre as paisagens rurais dos slides 3, 4, 5, 6 e 7. Para isso, questione-os sobre quais paisagens são representadas e quais as suas principais diferenças.

Espera-se que os alunos possam observar que as imagens se referem ao espaço rural, mas que as técnicas agrícolas utilizadas são diferentes, em que, nas duas primeiras predomina-se a agricultura rudimentar e na terceira, a agricultura familiar, as quais apresentam características da pequena propriedade familiar, com técnicas agrícolas manuais e utilizando, em sua maioria, mão-de-obra familiar. Nesses espaços, a agricultura volta-se para a subsistência familiar. Já para as demais imagens, espera-se que os alunos identifiquem que ilustram o emprego de maquinários na produção agrícola, indicando grandes propriedades da terra.

Espera-se também que os alunos possam perceber uma sequência temporal, indicando as transformações ocorridas nessas paisagem (do arado à modernidade agrícola).

Explique aos alunos que a produção rural passou por significativas transformações, em que, nos dias atuais, há um predomínio das produções características da grande propriedade da terra, uma vez que os grandes maquinários, cada vez mais modernos, plantam e colhem a produção em um tempo mais curto, aumentando assim a produtividade do campo, assim como, consequentemente, os lucros. Retome neste momento as imagens dos slides, comparando-as. Acrescente que, na perspectiva da modernização da agricultura, ocupa-se grandes extensões do espaço rural e utiliza-se uma quantidade de agrotóxicos que são prejudiciais à saúde.

Caso haja a disponibilidade de tempo, no tópico “Para você saber mais”, sugerimos vídeos a serem apresentados aos alunos para aprofundamento das discussões.

Caso não seja possível projetar as imagens propostas, elas poderão ser impressas em tamanho grande ou imagens semelhantes poderão ser encontradas em revistas ou no próprio livro didático dos alunos.

As imagens utilizadas no slide poderão ser encontradas no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2X9qE8BwH93yDVxpNk4Xd7psYMQYUUPQJeVvBqPHPd3XxuTV7CVpMq3Zkr68/geo6-06und04-contextualizacao.pdf .

Como adequar à sua realidade: Caso a escola seja do campo, utilize espaços de vivência como referência.

Para você saber mais:

Vídeo acerca da evolução das ferramentas utilizadas no campo, assim como ilustra a modificação da paisagem no espaço rural:

AGUIAR, João Felipe. Modernização no campo. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDMeCiLfNrk>. Acesso em: 13 jan. 2019.

Vídeo comparativo acerca da produção agrícola tradicional e moderna. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F0FpuA9pl-4. Acesso em: 11 mar. 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Proponha aos alunos uma discussão inicial acerca das principais diferenças entre as paisagens rurais dos slides 3, 4, 5, 6 e 7. Para isso, questione-os sobre quais paisagens são representadas e quais as suas principais diferenças.

Espera-se que os alunos possam observar que as imagens se referem ao espaço rural, mas que as técnicas agrícolas utilizadas são diferentes, em que, nas duas primeiras predomina-se a agricultura rudimentar e na terceira, a agricultura familiar, as quais apresentam características da pequena propriedade familiar, com técnicas agrícolas manuais e utilizando, em sua maioria, mão-de-obra familiar. Nesses espaços, a agricultura volta-se para a subsistência familiar. Já para as demais imagens, espera-se que os alunos identifiquem que ilustram o emprego de maquinários na produção agrícola, indicando grandes propriedades da terra.

Espera-se também que os alunos possam perceber uma sequência temporal, indicando as transformações ocorridas nessas paisagem (do arado à modernidade agrícola).

Explique que a produção rural passou por significativas transformações, em que, nos dias atuais, há um predomínio das produções características da grande propriedade da terra, uma vez que os grandes maquinários, cada vez mais modernos, plantam e colhem a produção em um tempo mais curto, aumentando assim a produtividade do campo, assim como, consequentemente, os lucros. Retome neste momento as imagens dos slides, comparando-as. Acrescente que, na perspectiva da modernização da agricultura, ocupa-se grandes extensões do espaço rural e utiliza-se uma quantidade de agrotóxicos que são prejudiciais à saúde.

Caso haja a disponibilidade de tempo, no tópico “Para você saber mais”, sugerimos vídeos a serem apresentados aos alunos para aprofundamento das discussões.

Caso não seja possível projetar as imagens propostas, elas poderão ser impressas em tamanho grande ou imagens semelhantes poderão ser encontradas em revistas ou no próprio livro didático dos alunos.

As imagens utilizadas no slide poderão ser encontradas no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2X9qE8BwH93yDVxpNk4Xd7psYMQYUUPQJeVvBqPHPd3XxuTV7CVpMq3Zkr68/geo6-06und04-contextualizacao.pdf .

Como adequar à sua realidade: Caso a escola seja do campo, utilize espaços de vivência como referência.

Para você saber mais:

Vídeo acerca da evolução das ferramentas utilizadas no campo, assim como ilustra a modificação da paisagem no espaço rural:

AGUIAR, João Felipe. Modernização no campo. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDMeCiLfNrk>. Acesso em: 13 jan. 2019.

Vídeo comparativo acerca da produção agrícola tradicional e moderna. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F0FpuA9pl-4. Acesso em: 11 mar. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Para este momento da aula, providencie previamente tiras de papel sulfite e distribua duas para cada aluno. Para a etapa, os alunos deverão refletir sobre o que foi falado na contextualização a partir das duas questões disponíveis no slide e escrever nas tiras de papéis duas frases (uma em cada tira), que representem as principais diferenças entre as paisagens mencionadas e as transformações ocorridas na paisagem rural para a modernização da agricultura. Oriente os alunos a reservarem os papéis após finalizarem a atividade.

Espera-se que os alunos possam escrever frases relacionadas à técnica de trabalho agrícola, tamanho da propriedade da terra e transformações ocorridas nesses espaços, passando, por exemplo, do arado ou plantação e colheita manuais para maquinários, assim como a transformação da propriedade rural, cada vez maior, para que possa comportar uma grande produção, cada vez mais rentável.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações: Informe aos alunos que será confeccionado um mapa conceitual. Apresente o exemplo de mapa conceitual disponível no slide 7 e exemplifique como o mapa deve ser realizado. Esclareça que o mapa conceitual é uma das formas utilizadas para a organização de ideias, e para facilitar nesse processo é importante que seja realizado a partir de uma pergunta focal (exemplo: Como a ciência e a tecnologia influenciaram a compreensão da sociedade sobre o universo?), associando um conceito abrangente à outros conceitos específicos por meio de verbos/termos de ligação (exemplo: que influencia a; adquire; para obter etc.). Mais informações acerca da construção de mapas conceituais poderão ser encontradas no tópico “Para saber mais”.

Apresente a pergunta focal aos alunos, disponível no slide 8, e em seguida explique aos alunos como a atividade deverá ser realizada:

  • Os alunos deverão se organizar em grupos de quatro pessoas, aproximadamente. Para a realização da atividade é necessário que sejam formados grupos pares (quatro, seis, oito grupos).
  • Explique que a atividade será realizada em dois momentos, que terá início nesta etapa e será finalizada na sistematização.
  • Os grupos devem receber neste momento tiras de papel sulfite (providencie previamente), em que, a partir de uma discussão em grupo pensando na pergunta focal (slide 8) deverão definir APENAS os conceitos específicos.
  • Os conceitos devem ser escritos nas tiras de papel entregue e cada grupo deve elaborar ao menos cinco conceitos específicos.
  • Oriente os alunos a resgatarem as frases realizadas na etapa anterior para que possam auxiliar na atividade.
  • Ao finalizarem os conceitos, orientá-los sobre a etapa seguinte.

Espera-se que os alunos possam levantar conceitos específicos como: técnicas agrícolas, arado, maquinários, agrotóxicos, grande propriedade rural, maior produtividade, soja, trigo, milho, dentre outros.

Não sendo possível projetar os slides, se faz importante que registre as orientações no quadro. No caso do mapa conceitual modelo, ele poderá ser esquematizado no quadro ou é possível imprimi-lo para cada grupo ou individualmente para que acompanhem a explicação.

O mapa conceitual modelo está disponível no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HNFWmZBggJnVZ67DkFFayn8kWN8nbfHRvYY5Xs7hGuZkdx88CwZayFdkZ523/geo6-06und04-acao-propositiva.pdf .

Sugerimos no link a seguir um tamanho para as tiras, que podem também ser impressas. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4Daha38Zq8WrsCEUUzST6G4Df2jMsBfVVuCRUzxg7t6kDUrTDAv55qAUtPMx/geo6-06und04-acao-propositiva-fichas.pdf

Caso sua escola tenha disponibilidade de tecnologias, o vídeo sugerido no tópico “Para você saber mais” apresenta uma sugestão de programa para ser utilizado para a construção de mapas conceituais.

Para você saber mais:

Vídeo explicando o que é mapa conceitual e sugestão de programa online a ser utilizado em sala de aula.

Tutorial de Mapas Conceituais. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E>. Acesso em: 14 jan. 2019.

Cmaptools é uma das principais plataformas utilizadas para a construção de mapas conceituais. Disponível em: https://cmap.ihmc.us/. Acesso em: 14 jan. 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Informe aos alunos que será confeccionado um mapa conceitual. Apresente o exemplo de mapa conceitual disponível no slide 7 e exemplifique como o mapa deve ser realizado. Esclareça que o mapa conceitual é uma das formas utilizadas para a organização de ideias, e para facilitar nesse processo é importante que seja realizado a partir de uma pergunta focal (exemplo: Como a ciência e a tecnologia influenciaram a compreensão da sociedade sobre o universo?), associando um conceito abrangente à outros conceitos específicos por meio de verbos/termos de ligação (exemplo: que influencia a; adquire; para obter etc.). Mais informações acerca da construção de mapas conceituais poderão ser encontradas no tópico “Para saber mais”.

Apresente a pergunta focal aos alunos, disponível no slide 8, e em seguida explique aos alunos como a atividade deverá ser realizada:

  • Os alunos deverão se organizar em grupos de quatro pessoas, aproximadamente. Para a realização da atividade é necessário que sejam formados grupos pares (quatro, seis, oito grupos).
  • Explique que a atividade será realizada em dois momentos, que terá início nesta etapa e será finalizada na sistematização.
  • Os grupos devem receber neste momento tiras de papel sulfite (providencie previamente), em que, a partir de uma discussão em grupo pensando na pergunta focal (slide 8) deverão definir APENAS os conceitos específicos.
  • Os conceitos devem ser escritos nas tiras de papel entregue e cada grupo deve elaborar ao menos cinco conceitos específicos.
  • Oriente os alunos a resgatarem as frases realizadas na etapa anterior para que possam auxiliar na atividade.
  • Ao finalizarem os conceitos, orientá-los sobre a etapa seguinte.

Espera-se que os alunos possam levantar conceitos específicos como: técnicas agrícolas, maquinários, agrotóxicos, grande propriedade rural, maior produtividade, soja, trigo, milho, dentre outros.

Não sendo possível projetar os slides, se faz importante que registre as orientações no quadro. No caso do mapa conceitual modelo, ele poderá ser esquematizado no quadro ou é possível imprimi-lo para cada grupo ou individualmente para que acompanhem a explicação.

O mapa conceitual modelo está disponível no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HNFWmZBggJnVZ67DkFFayn8kWN8nbfHRvYY5Xs7hGuZkdx88CwZayFdkZ523/geo6-06und04-acao-propositiva.pdf .

Sugerimos no link a seguir um tamanho para as tiras, que podem também ser impressas. Disponível em:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4Daha38Zq8WrsCEUUzST6G4Df2jMsBfVVuCRUzxg7t6kDUrTDAv55qAUtPMx/geo6-06und04-acao-propositiva-fichas.pdf

Caso sua escola tenha disponibilidade de tecnologias, o vídeo sugerido no tópico “Para você saber mais” apresenta uma sugestão de programa para ser utilizado para a construção de mapas conceituais.

Fonte da Imagem:

CORREIA, P. R. M. (et. al.) O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências [Anais]. Florianópolis, 2000. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2019. (Adaptado)

Para você saber mais:

Vídeo explicando o que é mapa conceitual e sugestão de programa online a ser utilizado em sala de aula.

Tutorial de Mapas Conceituais. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E>. Acesso em: 14 jan. 2019.

Cmaptools é uma das principais plataformas utilizadas para a construção de mapas conceituais. Disponível em: https://cmap.ihmc.us/. Acesso em: 14 jan. 2019.

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Slide Plano Aula

Orientações: Informe aos alunos que será confeccionado um mapa conceitual. Apresente o exemplo de mapa conceitual disponível no slide 7 e exemplifique como o mapa deve ser realizado. Esclareça que o mapa conceitual é uma das formas utilizadas para a organização de ideias, e para facilitar nesse processo é importante que seja realizado a partir de uma pergunta focal (exemplo: Como a ciência e a tecnologia influenciaram a compreensão da sociedade sobre o universo?), associando um conceito abrangente à outros conceitos específicos por meio de verbos/termos de ligação (exemplo: que influencia a; adquire; para obter etc.). Mais informações acerca da construção de mapas conceituais poderão ser encontradas no tópico “Para saber mais”.

Apresente a pergunta focal aos alunos, disponível no slide 8, e em seguida explique aos alunos como a atividade deverá ser realizada:

  • Os alunos deverão se organizar em grupos de quatro pessoas, aproximadamente. Para a realização da atividade é necessário que sejam formados grupos pares (quatro, seis, oito grupos).
  • Explique que a atividade será realizada em dois momentos, que terá início nesta etapa e será finalizada na sistematização.
  • Os grupos devem receber neste momento tiras de papel sulfite (providencie previamente), em que, a partir de uma discussão em grupo pensando na pergunta focal (slide 8) deverão definir APENAS os conceitos específicos.
  • Os conceitos devem ser escritos nas tiras de papel entregue e cada grupo deve elaborar ao menos cinco conceitos específicos.
  • Oriente os alunos a resgatarem as frases realizadas na etapa anterior para que possam auxiliar na atividade.
  • Ao finalizarem os conceitos, orientá-los sobre a etapa seguinte.

Espera-se que os alunos possam levantar conceitos específicos como: técnicas agrícolas, maquinários, agrotóxicos, grande propriedade rural, maior produtividade, soja, trigo, milho, dentre outros.

Não sendo possível projetar os slides, se faz importante que registre as orientações no quadro. No caso do mapa conceitual modelo, ele poderá ser esquematizado no quadro ou é possível imprimi-lo para cada grupo ou individualmente para que acompanhem a explicação.

O mapa conceitual modelo está disponível no link a seguir:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HNFWmZBggJnVZ67DkFFayn8kWN8nbfHRvYY5Xs7hGuZkdx88CwZayFdkZ523/geo6-06und04-acao-propositiva.pdf .

Sugerimos no link a seguir um tamanho para as tiras, que podem também ser impressas. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4Daha38Zq8WrsCEUUzST6G4Df2jMsBfVVuCRUzxg7t6kDUrTDAv55qAUtPMx/geo6-06und04-acao-propositiva-fichas.pdf

Caso sua escola tenha disponibilidade de tecnologias, o vídeo sugerido no tópico “Para você saber mais” apresenta uma sugestão de programa para ser utilizado para a construção de mapas conceituais.

Para você saber mais:

Vídeo explicando o que é mapa conceitual e sugestão de programa online a ser utilizado em sala de aula.

Tutorial de Mapas Conceituais. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E>. Acesso em: 14 jan. 2019.

Cmaptools é uma das principais plataformas utilizadas para a construção de mapas conceituais. Disponível em: https://cmap.ihmc.us/. Acesso em: 14 jan. 2019.

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Slide Plano Aula

Orientações: Informe aos alunos que será confeccionado um mapa conceitual. Apresente o exemplo de mapa conceitual disponível no slide 7 e exemplifique como o mapa deve ser realizado. Esclareça que o mapa conceitual é uma das formas utilizadas para a organização de ideias, e para facilitar nesse processo é importante que seja realizado a partir de uma pergunta focal (exemplo: Como a ciência e a tecnologia influenciaram a compreensão da sociedade sobre o universo?), associando um conceito abrangente à outros conceitos específicos por meio de verbos/termos de ligação (exemplo: que influencia a; adquire; para obter etc.). Mais informações acerca da construção de mapas conceituais poderão ser encontradas no tópico “Para saber mais”.

Apresente a pergunta focal aos alunos, disponível no slide 8, e em seguida explique aos alunos como a atividade deverá ser realizada:

  • Os alunos deverão se organizar em grupos de quatro pessoas, aproximadamente. Para a realização da atividade é necessário que sejam formados grupos pares (quatro, seis, oito grupos).
  • Explique que a atividade será realizada em dois momentos, que terá início nesta etapa e será finalizada na sistematização.
  • Os grupos devem receber neste momento tiras de papel sulfite (providencie previamente), em que, a partir de uma discussão em grupo pensando na pergunta focal (slide 8) deverão definir APENAS os conceitos específicos.
  • Os conceitos devem ser escritos nas tiras de papel entregue e cada grupo deve elaborar ao menos cinco conceitos específicos.
  • Oriente os alunos a resgatarem as frases realizadas na etapa anterior para que possam auxiliar na atividade.
  • Ao finalizarem os conceitos, orientá-los sobre a etapa seguinte.

Espera-se que os alunos possam levantar conceitos específicos como: técnicas agrícolas, maquinários, agrotóxicos, grande propriedade rural, maior produtividade, soja, trigo, milho, dentre outros.

Não sendo possível projetar os slides, se faz importante que registre as orientações no quadro. No caso do mapa conceitual modelo, ele poderá ser esquematizado no quadro ou é possível imprimi-lo para cada grupo ou individualmente para que acompanhem a explicação.

O mapa conceitual modelo está disponível no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HNFWmZBggJnVZ67DkFFayn8kWN8nbfHRvYY5Xs7hGuZkdx88CwZayFdkZ523/geo6-06und04-acao-propositiva.pdf .

Sugerimos no link a seguir um tamanho para as tiras, que podem também ser impressas. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4Daha38Zq8WrsCEUUzST6G4Df2jMsBfVVuCRUzxg7t6kDUrTDAv55qAUtPMx/geo6-06und04-acao-propositiva-fichas.pdf

Caso sua escola tenha disponibilidade de tecnologias, o vídeo sugerido no tópico “Para você saber mais” apresenta uma sugestão de programa para ser utilizado para a construção de mapas conceituais.

Para você saber mais:

Vídeo explicando o que é mapa conceitual e sugestão de programa online a ser utilizado em sala de aula.

Tutorial de Mapas Conceituais. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E>. Acesso em: 14 jan. 2019.

Cmaptools é uma das principais plataformas utilizadas para a construção de mapas conceituais. Disponível em: https://cmap.ihmc.us/. Acesso em: 14 jan. 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta etapa os alunos deverão trocar entre os grupos os conceitos específicos elaborados anteriormente. Para tanto:

  • Promova a troca dos conceitos específicos entre os grupos.
  • Entregue a cada grupo um pedaço de meia folha de cartolina.
  • Os alunos deverão analisar a pergunta focal e os conceitos específicos e, a partir daí, definir o conceito abrangente.
  • A partir dos conceitos específicos definidos anteriormente pelos colegas, cada grupo deverá linkar esses conceitos criando os verbos de ligação diretamente na folha cartolina. Para isso os alunos deverão utilizar cola branca, canetinha hidrocor e régua.
  • Oriente os alunos a resgatarem as frases realizadas na problematização para verificar se foram contempladas no mapa conceitual.
  • Utilize a aula posterior para que os alunos possam apresentar os mapas conceituais finalizados. Após a apresentação dos alunos, os mapas conceituais poderão ser expostos pelos corredores da escola.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é fazer com que os alunos verifiquem diferenças nas paisagens rurais, diferenciando suas técnicas de trabalho, e também verificarem de que modo a paisagem rural foi transformada pela mecanização do campo. As atividades propõem análise de imagens e confecção de um mapa conceitual.

Materiais necessários: Lápis grafite e/ou caneta esferográfica, caderno, folhas de papel sulfite, meia folha de cartolina para cada quatro alunos e régua.

Material complementar:

Arquivo com as imagens dos slides da contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2X9qE8BwH93yDVxpNk4Xd7psYMQYUUPQJeVvBqPHPd3XxuTV7CVpMq3Zkr68/geo6-06und04-contextualizacao.pdf

Arquivo com orientações para a ação propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HNFWmZBggJnVZ67DkFFayn8kWN8nbfHRvYY5Xs7hGuZkdx88CwZayFdkZ523/geo6-06und04-acao-propositiva.pdf .

Arquivo para atividade da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4Daha38Zq8WrsCEUUzST6G4Df2jMsBfVVuCRUzxg7t6kDUrTDAv55qAUtPMx/geo6-06und04-acao-propositiva-fichas.pdf

Link para as imagens:

Imagem 1: Lavoura - Pintura da tumba funerária de Sennudem. In: Arado. Wikipedia. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019.

Imagem 2: Arado e lavrador puxados por arado. In: Arado. Wikipedia. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019.

Imagem 3: Chácara de Avaré em São Paulo. In: Propriedade Rural. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Propriedade_rural#/media/File:Horta_150706_REFON.jpg>. Acesso em: 09 jan. 2019.

Imagem 4: Arando campo de alfafas com trator, em 1921. In: Arado. Wikipedia. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019.

Imagem 5: Colheitadeira em um campo de cultivo de cereais. In: Agricultura Moderna. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura_moderna#/media/File:Claas_405_vogelperspektive.jpg>. Acesso em: 9 jan. 2019.

Mapa conceitual modelo: CORREIA, P. R. M. (et. al.) O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências [Anais]. Florianópolis, 2000. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2019. (Adaptado)

Para você saber mais:

Vídeo acerca da evolução das ferramentas utilizadas no campo, assim como ilustra a modificação da paisagem no espaço rural:

AGUIAR, João Felipe. Modernização no campo. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDMeCiLfNrk>. Acesso em: 13 jan. 2019.

Vídeo explicando o que é mapa conceitual e sugestão de programa online a ser utilizado em sala de aula.

Tutorial de Mapas Conceituais. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E>. Acesso em: 14 jan. 2019.

Cmaptools é uma das principais plataformas utilizadas para a construção de mapas conceituais. Disponível em: https://cmap.ihmc.us/. Acesso em: 14 jan. 2019.

Contextos prévios: Para esta aula é importante que os alunos já tenham realizado alguma atividade de sistematização acerca do conceito de paisagem, sabendo diferenciar seus elementos naturais e culturais, assim como os espaços urbano e rural.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o tema a ser abordado na aula, que visa verificar as diferenças entre paisagens rurais, visando as características das pequenas e grandes propriedades da terra, assim como as técnicas utilizadas e como essas paisagens se transformaram no espaço-tempo. Comente também que, após as discussões, os alunos deverão confeccionar um mapa conceitual.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Proponha aos alunos uma discussão inicial acerca das principais diferenças entre as paisagens rurais dos slides 3, 4, 5, 6 e 7. Para isso, questione-os sobre quais paisagens são representadas e quais as suas principais diferenças.

Espera-se que os alunos possam observar que as imagens se referem ao espaço rural, mas que as técnicas agrícolas utilizadas são diferentes, em que, nas duas primeiras predomina-se a agricultura rudimentar e na terceira, a agricultura familiar, as quais apresentam características da pequena propriedade familiar, com técnicas agrícolas manuais e utilizando, em sua maioria, mão-de-obra familiar. Nesses espaços, a agricultura volta-se para a subsistência familiar. Já para as demais imagens, espera-se que os alunos identifiquem que ilustram o emprego de maquinários na produção agrícola, indicando grandes propriedades da terra.

Espera-se também que os alunos possam perceber uma sequência temporal, indicando as transformações ocorridas nessas paisagem (do arado à modernidade agrícola).

Explique aos alunos que a produção rural passou por significativas transformações, em que, nos dias atuais, há um predomínio das produções características da grande propriedade da terra, uma vez que os grandes maquinários, cada vez mais modernos, plantam e colhem a produção em um tempo mais curto, aumentando assim a produtividade do campo, assim como, consequentemente, os lucros. Retome neste momento as imagens dos slides, comparando-as. Acrescente que, na perspectiva da modernização da agricultura, ocupa-se grandes extensões do espaço rural e utiliza-se uma quantidade de agrotóxicos que são prejudiciais à saúde.

Caso haja a disponibilidade de tempo, no tópico “Para você saber mais”, sugerimos vídeos a serem apresentados aos alunos para aprofundamento das discussões.

Caso não seja possível projetar as imagens propostas, elas poderão ser impressas em tamanho grande ou imagens semelhantes poderão ser encontradas em revistas ou no próprio livro didático dos alunos.

As imagens utilizadas no slide poderão ser encontradas no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2X9qE8BwH93yDVxpNk4Xd7psYMQYUUPQJeVvBqPHPd3XxuTV7CVpMq3Zkr68/geo6-06und04-contextualizacao.pdf .

Como adequar à sua realidade: Caso a escola seja do campo, utilize espaços de vivência como referência.

Para você saber mais:

Vídeo acerca da evolução das ferramentas utilizadas no campo, assim como ilustra a modificação da paisagem no espaço rural:

AGUIAR, João Felipe. Modernização no campo. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDMeCiLfNrk>. Acesso em: 13 jan. 2019.

Vídeo comparativo acerca da produção agrícola tradicional e moderna. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F0FpuA9pl-4. Acesso em: 11 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Proponha aos alunos uma discussão inicial acerca das principais diferenças entre as paisagens rurais dos slides 3, 4, 5, 6 e 7. Para isso, questione-os sobre quais paisagens são representadas e quais as suas principais diferenças.

Espera-se que os alunos possam observar que as imagens se referem ao espaço rural, mas que as técnicas agrícolas utilizadas são diferentes, em que, nas duas primeiras predomina-se a agricultura rudimentar e na terceira, a agricultura familiar, as quais apresentam características da pequena propriedade familiar, com técnicas agrícolas manuais e utilizando, em sua maioria, mão-de-obra familiar. Nesses espaços, a agricultura volta-se para a subsistência familiar. Já para as demais imagens, espera-se que os alunos identifiquem que ilustram o emprego de maquinários na produção agrícola, indicando grandes propriedades da terra.

Espera-se também que os alunos possam perceber uma sequência temporal, indicando as transformações ocorridas nessas paisagem (do arado à modernidade agrícola).

Explique aos alunos que a produção rural passou por significativas transformações, em que, nos dias atuais, há um predomínio das produções características da grande propriedade da terra, uma vez que os grandes maquinários, cada vez mais modernos, plantam e colhem a produção em um tempo mais curto, aumentando assim a produtividade do campo, assim como, consequentemente, os lucros. Retome neste momento as imagens dos slides, comparando-as. Acrescente que, na perspectiva da modernização da agricultura, ocupa-se grandes extensões do espaço rural e utiliza-se uma quantidade de agrotóxicos que são prejudiciais à saúde.

Caso haja a disponibilidade de tempo, no tópico “Para você saber mais”, sugerimos vídeos a serem apresentados aos alunos para aprofundamento das discussões.

Caso não seja possível projetar as imagens propostas, elas poderão ser impressas em tamanho grande ou imagens semelhantes poderão ser encontradas em revistas ou no próprio livro didático dos alunos.

As imagens utilizadas no slide poderão ser encontradas no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2X9qE8BwH93yDVxpNk4Xd7psYMQYUUPQJeVvBqPHPd3XxuTV7CVpMq3Zkr68/geo6-06und04-contextualizacao.pdf .

Como adequar à sua realidade: Caso a escola seja do campo, utilize espaços de vivência como referência.

Para você saber mais:

Vídeo acerca da evolução das ferramentas utilizadas no campo, assim como ilustra a modificação da paisagem no espaço rural:

AGUIAR, João Felipe. Modernização no campo. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDMeCiLfNrk>. Acesso em: 13 jan. 2019.

Vídeo comparativo acerca da produção agrícola tradicional e moderna. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F0FpuA9pl-4. Acesso em: 11 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Proponha aos alunos uma discussão inicial acerca das principais diferenças entre as paisagens rurais dos slides 3, 4, 5, 6 e 7. Para isso, questione-os sobre quais paisagens são representadas e quais as suas principais diferenças.

Espera-se que os alunos possam observar que as imagens se referem ao espaço rural, mas que as técnicas agrícolas utilizadas são diferentes, em que, nas duas primeiras predomina-se a agricultura rudimentar e na terceira, a agricultura familiar, as quais apresentam características da pequena propriedade familiar, com técnicas agrícolas manuais e utilizando, em sua maioria, mão-de-obra familiar. Nesses espaços, a agricultura volta-se para a subsistência familiar. Já para as demais imagens, espera-se que os alunos identifiquem que ilustram o emprego de maquinários na produção agrícola, indicando grandes propriedades da terra.

Espera-se também que os alunos possam perceber uma sequência temporal, indicando as transformações ocorridas nessas paisagem (do arado à modernidade agrícola).

Explique aos alunos que a produção rural passou por significativas transformações, em que, nos dias atuais, há um predomínio das produções características da grande propriedade da terra, uma vez que os grandes maquinários, cada vez mais modernos, plantam e colhem a produção em um tempo mais curto, aumentando assim a produtividade do campo, assim como, consequentemente, os lucros. Retome neste momento as imagens dos slides, comparando-as. Acrescente que, na perspectiva da modernização da agricultura, ocupa-se grandes extensões do espaço rural e utiliza-se uma quantidade de agrotóxicos que são prejudiciais à saúde.

Caso haja a disponibilidade de tempo, no tópico “Para você saber mais”, sugerimos vídeos a serem apresentados aos alunos para aprofundamento das discussões.

Caso não seja possível projetar as imagens propostas, elas poderão ser impressas em tamanho grande ou imagens semelhantes poderão ser encontradas em revistas ou no próprio livro didático dos alunos.

As imagens utilizadas no slide poderão ser encontradas no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2X9qE8BwH93yDVxpNk4Xd7psYMQYUUPQJeVvBqPHPd3XxuTV7CVpMq3Zkr68/geo6-06und04-contextualizacao.pdf .

Como adequar à sua realidade: Caso a escola seja do campo, utilize espaços de vivência como referência.

Para você saber mais:

Vídeo acerca da evolução das ferramentas utilizadas no campo, assim como ilustra a modificação da paisagem no espaço rural:

AGUIAR, João Felipe. Modernização no campo. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDMeCiLfNrk>. Acesso em: 13 jan. 2019.

Vídeo comparativo acerca da produção agrícola tradicional e moderna. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F0FpuA9pl-4. Acesso em: 11 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Proponha aos alunos uma discussão inicial acerca das principais diferenças entre as paisagens rurais dos slides 3, 4, 5, 6 e 7. Para isso, questione-os sobre quais paisagens são representadas e quais as suas principais diferenças.

Espera-se que os alunos possam observar que as imagens se referem ao espaço rural, mas que as técnicas agrícolas utilizadas são diferentes, em que, nas duas primeiras predomina-se a agricultura rudimentar e na terceira, a agricultura familiar, as quais apresentam características da pequena propriedade familiar, com técnicas agrícolas manuais e utilizando, em sua maioria, mão-de-obra familiar. Nesses espaços, a agricultura volta-se para a subsistência familiar. Já para as demais imagens, espera-se que os alunos identifiquem que ilustram o emprego de maquinários na produção agrícola, indicando grandes propriedades da terra.

Espera-se também que os alunos possam perceber uma sequência temporal, indicando as transformações ocorridas nessas paisagem (do arado à modernidade agrícola).

Explique aos alunos que a produção rural passou por significativas transformações, em que, nos dias atuais, há um predomínio das produções características da grande propriedade da terra, uma vez que os grandes maquinários, cada vez mais modernos, plantam e colhem a produção em um tempo mais curto, aumentando assim a produtividade do campo, assim como, consequentemente, os lucros. Retome neste momento as imagens dos slides, comparando-as. Acrescente que, na perspectiva da modernização da agricultura, ocupa-se grandes extensões do espaço rural e utiliza-se uma quantidade de agrotóxicos que são prejudiciais à saúde.

Caso haja a disponibilidade de tempo, no tópico “Para você saber mais”, sugerimos vídeos a serem apresentados aos alunos para aprofundamento das discussões.

Caso não seja possível projetar as imagens propostas, elas poderão ser impressas em tamanho grande ou imagens semelhantes poderão ser encontradas em revistas ou no próprio livro didático dos alunos.

As imagens utilizadas no slide poderão ser encontradas no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2X9qE8BwH93yDVxpNk4Xd7psYMQYUUPQJeVvBqPHPd3XxuTV7CVpMq3Zkr68/geo6-06und04-contextualizacao.pdf .

Como adequar à sua realidade: Caso a escola seja do campo, utilize espaços de vivência como referência.

Para você saber mais:

Vídeo acerca da evolução das ferramentas utilizadas no campo, assim como ilustra a modificação da paisagem no espaço rural:

AGUIAR, João Felipe. Modernização no campo. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDMeCiLfNrk>. Acesso em: 13 jan. 2019.

Vídeo comparativo acerca da produção agrícola tradicional e moderna. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F0FpuA9pl-4. Acesso em: 11 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Proponha aos alunos uma discussão inicial acerca das principais diferenças entre as paisagens rurais dos slides 3, 4, 5, 6 e 7. Para isso, questione-os sobre quais paisagens são representadas e quais as suas principais diferenças.

Espera-se que os alunos possam observar que as imagens se referem ao espaço rural, mas que as técnicas agrícolas utilizadas são diferentes, em que, nas duas primeiras predomina-se a agricultura rudimentar e na terceira, a agricultura familiar, as quais apresentam características da pequena propriedade familiar, com técnicas agrícolas manuais e utilizando, em sua maioria, mão-de-obra familiar. Nesses espaços, a agricultura volta-se para a subsistência familiar. Já para as demais imagens, espera-se que os alunos identifiquem que ilustram o emprego de maquinários na produção agrícola, indicando grandes propriedades da terra.

Espera-se também que os alunos possam perceber uma sequência temporal, indicando as transformações ocorridas nessas paisagem (do arado à modernidade agrícola).

Explique que a produção rural passou por significativas transformações, em que, nos dias atuais, há um predomínio das produções características da grande propriedade da terra, uma vez que os grandes maquinários, cada vez mais modernos, plantam e colhem a produção em um tempo mais curto, aumentando assim a produtividade do campo, assim como, consequentemente, os lucros. Retome neste momento as imagens dos slides, comparando-as. Acrescente que, na perspectiva da modernização da agricultura, ocupa-se grandes extensões do espaço rural e utiliza-se uma quantidade de agrotóxicos que são prejudiciais à saúde.

Caso haja a disponibilidade de tempo, no tópico “Para você saber mais”, sugerimos vídeos a serem apresentados aos alunos para aprofundamento das discussões.

Caso não seja possível projetar as imagens propostas, elas poderão ser impressas em tamanho grande ou imagens semelhantes poderão ser encontradas em revistas ou no próprio livro didático dos alunos.

As imagens utilizadas no slide poderão ser encontradas no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2X9qE8BwH93yDVxpNk4Xd7psYMQYUUPQJeVvBqPHPd3XxuTV7CVpMq3Zkr68/geo6-06und04-contextualizacao.pdf .

Como adequar à sua realidade: Caso a escola seja do campo, utilize espaços de vivência como referência.

Para você saber mais:

Vídeo acerca da evolução das ferramentas utilizadas no campo, assim como ilustra a modificação da paisagem no espaço rural:

AGUIAR, João Felipe. Modernização no campo. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDMeCiLfNrk>. Acesso em: 13 jan. 2019.

Vídeo comparativo acerca da produção agrícola tradicional e moderna. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F0FpuA9pl-4. Acesso em: 11 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Para este momento da aula, providencie previamente tiras de papel sulfite e distribua duas para cada aluno. Para a etapa, os alunos deverão refletir sobre o que foi falado na contextualização a partir das duas questões disponíveis no slide e escrever nas tiras de papéis duas frases (uma em cada tira), que representem as principais diferenças entre as paisagens mencionadas e as transformações ocorridas na paisagem rural para a modernização da agricultura. Oriente os alunos a reservarem os papéis após finalizarem a atividade.

Espera-se que os alunos possam escrever frases relacionadas à técnica de trabalho agrícola, tamanho da propriedade da terra e transformações ocorridas nesses espaços, passando, por exemplo, do arado ou plantação e colheita manuais para maquinários, assim como a transformação da propriedade rural, cada vez maior, para que possa comportar uma grande produção, cada vez mais rentável.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações: Informe aos alunos que será confeccionado um mapa conceitual. Apresente o exemplo de mapa conceitual disponível no slide 7 e exemplifique como o mapa deve ser realizado. Esclareça que o mapa conceitual é uma das formas utilizadas para a organização de ideias, e para facilitar nesse processo é importante que seja realizado a partir de uma pergunta focal (exemplo: Como a ciência e a tecnologia influenciaram a compreensão da sociedade sobre o universo?), associando um conceito abrangente à outros conceitos específicos por meio de verbos/termos de ligação (exemplo: que influencia a; adquire; para obter etc.). Mais informações acerca da construção de mapas conceituais poderão ser encontradas no tópico “Para saber mais”.

Apresente a pergunta focal aos alunos, disponível no slide 8, e em seguida explique aos alunos como a atividade deverá ser realizada:

  • Os alunos deverão se organizar em grupos de quatro pessoas, aproximadamente. Para a realização da atividade é necessário que sejam formados grupos pares (quatro, seis, oito grupos).
  • Explique que a atividade será realizada em dois momentos, que terá início nesta etapa e será finalizada na sistematização.
  • Os grupos devem receber neste momento tiras de papel sulfite (providencie previamente), em que, a partir de uma discussão em grupo pensando na pergunta focal (slide 8) deverão definir APENAS os conceitos específicos.
  • Os conceitos devem ser escritos nas tiras de papel entregue e cada grupo deve elaborar ao menos cinco conceitos específicos.
  • Oriente os alunos a resgatarem as frases realizadas na etapa anterior para que possam auxiliar na atividade.
  • Ao finalizarem os conceitos, orientá-los sobre a etapa seguinte.

Espera-se que os alunos possam levantar conceitos específicos como: técnicas agrícolas, arado, maquinários, agrotóxicos, grande propriedade rural, maior produtividade, soja, trigo, milho, dentre outros.

Não sendo possível projetar os slides, se faz importante que registre as orientações no quadro. No caso do mapa conceitual modelo, ele poderá ser esquematizado no quadro ou é possível imprimi-lo para cada grupo ou individualmente para que acompanhem a explicação.

O mapa conceitual modelo está disponível no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HNFWmZBggJnVZ67DkFFayn8kWN8nbfHRvYY5Xs7hGuZkdx88CwZayFdkZ523/geo6-06und04-acao-propositiva.pdf .

Sugerimos no link a seguir um tamanho para as tiras, que podem também ser impressas. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4Daha38Zq8WrsCEUUzST6G4Df2jMsBfVVuCRUzxg7t6kDUrTDAv55qAUtPMx/geo6-06und04-acao-propositiva-fichas.pdf

Caso sua escola tenha disponibilidade de tecnologias, o vídeo sugerido no tópico “Para você saber mais” apresenta uma sugestão de programa para ser utilizado para a construção de mapas conceituais.

Para você saber mais:

Vídeo explicando o que é mapa conceitual e sugestão de programa online a ser utilizado em sala de aula.

Tutorial de Mapas Conceituais. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E>. Acesso em: 14 jan. 2019.

Cmaptools é uma das principais plataformas utilizadas para a construção de mapas conceituais. Disponível em: https://cmap.ihmc.us/. Acesso em: 14 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Informe aos alunos que será confeccionado um mapa conceitual. Apresente o exemplo de mapa conceitual disponível no slide 7 e exemplifique como o mapa deve ser realizado. Esclareça que o mapa conceitual é uma das formas utilizadas para a organização de ideias, e para facilitar nesse processo é importante que seja realizado a partir de uma pergunta focal (exemplo: Como a ciência e a tecnologia influenciaram a compreensão da sociedade sobre o universo?), associando um conceito abrangente à outros conceitos específicos por meio de verbos/termos de ligação (exemplo: que influencia a; adquire; para obter etc.). Mais informações acerca da construção de mapas conceituais poderão ser encontradas no tópico “Para saber mais”.

Apresente a pergunta focal aos alunos, disponível no slide 8, e em seguida explique aos alunos como a atividade deverá ser realizada:

  • Os alunos deverão se organizar em grupos de quatro pessoas, aproximadamente. Para a realização da atividade é necessário que sejam formados grupos pares (quatro, seis, oito grupos).
  • Explique que a atividade será realizada em dois momentos, que terá início nesta etapa e será finalizada na sistematização.
  • Os grupos devem receber neste momento tiras de papel sulfite (providencie previamente), em que, a partir de uma discussão em grupo pensando na pergunta focal (slide 8) deverão definir APENAS os conceitos específicos.
  • Os conceitos devem ser escritos nas tiras de papel entregue e cada grupo deve elaborar ao menos cinco conceitos específicos.
  • Oriente os alunos a resgatarem as frases realizadas na etapa anterior para que possam auxiliar na atividade.
  • Ao finalizarem os conceitos, orientá-los sobre a etapa seguinte.

Espera-se que os alunos possam levantar conceitos específicos como: técnicas agrícolas, maquinários, agrotóxicos, grande propriedade rural, maior produtividade, soja, trigo, milho, dentre outros.

Não sendo possível projetar os slides, se faz importante que registre as orientações no quadro. No caso do mapa conceitual modelo, ele poderá ser esquematizado no quadro ou é possível imprimi-lo para cada grupo ou individualmente para que acompanhem a explicação.

O mapa conceitual modelo está disponível no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HNFWmZBggJnVZ67DkFFayn8kWN8nbfHRvYY5Xs7hGuZkdx88CwZayFdkZ523/geo6-06und04-acao-propositiva.pdf .

Sugerimos no link a seguir um tamanho para as tiras, que podem também ser impressas. Disponível em:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4Daha38Zq8WrsCEUUzST6G4Df2jMsBfVVuCRUzxg7t6kDUrTDAv55qAUtPMx/geo6-06und04-acao-propositiva-fichas.pdf

Caso sua escola tenha disponibilidade de tecnologias, o vídeo sugerido no tópico “Para você saber mais” apresenta uma sugestão de programa para ser utilizado para a construção de mapas conceituais.

Fonte da Imagem:

CORREIA, P. R. M. (et. al.) O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências [Anais]. Florianópolis, 2000. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2019. (Adaptado)

Para você saber mais:

Vídeo explicando o que é mapa conceitual e sugestão de programa online a ser utilizado em sala de aula.

Tutorial de Mapas Conceituais. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E>. Acesso em: 14 jan. 2019.

Cmaptools é uma das principais plataformas utilizadas para a construção de mapas conceituais. Disponível em: https://cmap.ihmc.us/. Acesso em: 14 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Informe aos alunos que será confeccionado um mapa conceitual. Apresente o exemplo de mapa conceitual disponível no slide 7 e exemplifique como o mapa deve ser realizado. Esclareça que o mapa conceitual é uma das formas utilizadas para a organização de ideias, e para facilitar nesse processo é importante que seja realizado a partir de uma pergunta focal (exemplo: Como a ciência e a tecnologia influenciaram a compreensão da sociedade sobre o universo?), associando um conceito abrangente à outros conceitos específicos por meio de verbos/termos de ligação (exemplo: que influencia a; adquire; para obter etc.). Mais informações acerca da construção de mapas conceituais poderão ser encontradas no tópico “Para saber mais”.

Apresente a pergunta focal aos alunos, disponível no slide 8, e em seguida explique aos alunos como a atividade deverá ser realizada:

  • Os alunos deverão se organizar em grupos de quatro pessoas, aproximadamente. Para a realização da atividade é necessário que sejam formados grupos pares (quatro, seis, oito grupos).
  • Explique que a atividade será realizada em dois momentos, que terá início nesta etapa e será finalizada na sistematização.
  • Os grupos devem receber neste momento tiras de papel sulfite (providencie previamente), em que, a partir de uma discussão em grupo pensando na pergunta focal (slide 8) deverão definir APENAS os conceitos específicos.
  • Os conceitos devem ser escritos nas tiras de papel entregue e cada grupo deve elaborar ao menos cinco conceitos específicos.
  • Oriente os alunos a resgatarem as frases realizadas na etapa anterior para que possam auxiliar na atividade.
  • Ao finalizarem os conceitos, orientá-los sobre a etapa seguinte.

Espera-se que os alunos possam levantar conceitos específicos como: técnicas agrícolas, maquinários, agrotóxicos, grande propriedade rural, maior produtividade, soja, trigo, milho, dentre outros.

Não sendo possível projetar os slides, se faz importante que registre as orientações no quadro. No caso do mapa conceitual modelo, ele poderá ser esquematizado no quadro ou é possível imprimi-lo para cada grupo ou individualmente para que acompanhem a explicação.

O mapa conceitual modelo está disponível no link a seguir:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HNFWmZBggJnVZ67DkFFayn8kWN8nbfHRvYY5Xs7hGuZkdx88CwZayFdkZ523/geo6-06und04-acao-propositiva.pdf .

Sugerimos no link a seguir um tamanho para as tiras, que podem também ser impressas. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4Daha38Zq8WrsCEUUzST6G4Df2jMsBfVVuCRUzxg7t6kDUrTDAv55qAUtPMx/geo6-06und04-acao-propositiva-fichas.pdf

Caso sua escola tenha disponibilidade de tecnologias, o vídeo sugerido no tópico “Para você saber mais” apresenta uma sugestão de programa para ser utilizado para a construção de mapas conceituais.

Para você saber mais:

Vídeo explicando o que é mapa conceitual e sugestão de programa online a ser utilizado em sala de aula.

Tutorial de Mapas Conceituais. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E>. Acesso em: 14 jan. 2019.

Cmaptools é uma das principais plataformas utilizadas para a construção de mapas conceituais. Disponível em: https://cmap.ihmc.us/. Acesso em: 14 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Informe aos alunos que será confeccionado um mapa conceitual. Apresente o exemplo de mapa conceitual disponível no slide 7 e exemplifique como o mapa deve ser realizado. Esclareça que o mapa conceitual é uma das formas utilizadas para a organização de ideias, e para facilitar nesse processo é importante que seja realizado a partir de uma pergunta focal (exemplo: Como a ciência e a tecnologia influenciaram a compreensão da sociedade sobre o universo?), associando um conceito abrangente à outros conceitos específicos por meio de verbos/termos de ligação (exemplo: que influencia a; adquire; para obter etc.). Mais informações acerca da construção de mapas conceituais poderão ser encontradas no tópico “Para saber mais”.

Apresente a pergunta focal aos alunos, disponível no slide 8, e em seguida explique aos alunos como a atividade deverá ser realizada:

  • Os alunos deverão se organizar em grupos de quatro pessoas, aproximadamente. Para a realização da atividade é necessário que sejam formados grupos pares (quatro, seis, oito grupos).
  • Explique que a atividade será realizada em dois momentos, que terá início nesta etapa e será finalizada na sistematização.
  • Os grupos devem receber neste momento tiras de papel sulfite (providencie previamente), em que, a partir de uma discussão em grupo pensando na pergunta focal (slide 8) deverão definir APENAS os conceitos específicos.
  • Os conceitos devem ser escritos nas tiras de papel entregue e cada grupo deve elaborar ao menos cinco conceitos específicos.
  • Oriente os alunos a resgatarem as frases realizadas na etapa anterior para que possam auxiliar na atividade.
  • Ao finalizarem os conceitos, orientá-los sobre a etapa seguinte.

Espera-se que os alunos possam levantar conceitos específicos como: técnicas agrícolas, maquinários, agrotóxicos, grande propriedade rural, maior produtividade, soja, trigo, milho, dentre outros.

Não sendo possível projetar os slides, se faz importante que registre as orientações no quadro. No caso do mapa conceitual modelo, ele poderá ser esquematizado no quadro ou é possível imprimi-lo para cada grupo ou individualmente para que acompanhem a explicação.

O mapa conceitual modelo está disponível no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HNFWmZBggJnVZ67DkFFayn8kWN8nbfHRvYY5Xs7hGuZkdx88CwZayFdkZ523/geo6-06und04-acao-propositiva.pdf .

Sugerimos no link a seguir um tamanho para as tiras, que podem também ser impressas. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4Daha38Zq8WrsCEUUzST6G4Df2jMsBfVVuCRUzxg7t6kDUrTDAv55qAUtPMx/geo6-06und04-acao-propositiva-fichas.pdf

Caso sua escola tenha disponibilidade de tecnologias, o vídeo sugerido no tópico “Para você saber mais” apresenta uma sugestão de programa para ser utilizado para a construção de mapas conceituais.

Para você saber mais:

Vídeo explicando o que é mapa conceitual e sugestão de programa online a ser utilizado em sala de aula.

Tutorial de Mapas Conceituais. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E>. Acesso em: 14 jan. 2019.

Cmaptools é uma das principais plataformas utilizadas para a construção de mapas conceituais. Disponível em: https://cmap.ihmc.us/. Acesso em: 14 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta etapa os alunos deverão trocar entre os grupos os conceitos específicos elaborados anteriormente. Para tanto:

  • Promova a troca dos conceitos específicos entre os grupos.
  • Entregue a cada grupo um pedaço de meia folha de cartolina.
  • Os alunos deverão analisar a pergunta focal e os conceitos específicos e, a partir daí, definir o conceito abrangente.
  • A partir dos conceitos específicos definidos anteriormente pelos colegas, cada grupo deverá linkar esses conceitos criando os verbos de ligação diretamente na folha cartolina. Para isso os alunos deverão utilizar cola branca, canetinha hidrocor e régua.
  • Oriente os alunos a resgatarem as frases realizadas na problematização para verificar se foram contempladas no mapa conceitual.
  • Utilize a aula posterior para que os alunos possam apresentar os mapas conceituais finalizados. Após a apresentação dos alunos, os mapas conceituais poderão ser expostos pelos corredores da escola.
Slide Plano Aula

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