16638
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - O processo de degradação ambiental das paisagens brasileiras: causas e consequências

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre perceber as transformações das paisagens naturais do Brasil por meio da degradação ambiental

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Santiago De Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_06UND05

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, YouTube, Google Formularios.

Valor trabalhado

Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes percebam as transformações das paisagens naturais do Brasil por meio da degradação ambiental. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação, grave um vídeo, e apresente aos alunos o tema a ser abordado na aula, que consiste na discussão de como as paisagens naturais brasileiras vêm passando por um processo de transformação por meio da degradação ambiental.

Contextualização (40 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

Para iniciar esta etapa, apresente o mapa do slide 4. Leve os alunos a interpreta-lo questionando-os o que veem, o que o mapa representa e quais as áreas do Brasil mais afetadas pelo desmatamento. Comente que a Mata Atlântica já não sobrou muitas árvores para desmatamento em virtude de seus processos acentuados no período de colonização e expansão urbana.
Enviem as imagens e o link do vídeo que seguem abaixo, como parte da contextualização.

     - Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yuSW2dDneXf7A8jQDzG92NGRypdKpd5sjn4cQZdmeegJ8TqBrbgCPRmZ34wA/geo6-06und05-contextualizacao.pdf. Acesso em 30/06/2020

     - Link para acesso ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hllU9NEcJyg. Acesso em 30/06/2020

Problematização (30 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, espera-se que os alunos possam levantar hipóteses semelhantes à retirada da cobertura vegetal característica da Amazônia por meio do desmatamento e das queimadas, cada vez mais constantes na região, assim como o aumento da seca na região em virtude desses processos e do aquecimento global.

Ação propositiva (cinco dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias, de um tempo maios para que as estacoes possam ser realizadas pelos estudantes.
Nessa etapa os estudantes receberão tiras de textos, os alunos receberão os trechos embaralhados e deverão reorganizá-los de modo que o texto fique completo. Para isso, os alunos devem colar as tiras, na sequência que definirem, em seus cadernos. Caso não possa fazer a impressão do material, eles podem fazer o registro no caderno.

Na sequencias, outras atividades devem ser feitas, conforme a proposta na estação.

     - Estação 1: Apresente um texto acerca das transformações das paisagens por meio da degradação do meio ambiente. Segue sugestão de texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BWQDmy9j7465U7c6zRAhvVJPazc8M4u8Tr3nGkyJuTG6mvpY5avTazKn9cqM/geo6-06und05-estacao-1.pdf .

     - Estação 2: Apresente aos alunos quatro imagens que representem degradações ambientais que interferem na transformação da paisagem. Em uma folha sulfite, os alunos devem indicar o desastre ambiental representado e as possíveis implicações no espaço geográfico por meio das transformações na paisagem. No arquivo a seguir, apresentamos algumas sugestões de imagens que podem ser impressas, assim como uma sugestão de como os alunos devem realizar a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jateEehZuRydp929QCgs8CB5aW9mjBYRJwMaQRA39KBHPyeY3wzzEnZGpjdr/geo6-06und05-estacao-2.pdf

     - Estação 3: Nesta estação os alunos devem responder em, no mínimo, cinco linhas às seguintes questões:

          - Como os desastres ambientais transformam as paisagens?
          - Quais são os principais afetados por essa transformação?

     - Estação 4: Disponibilize aos alunos uma ou duas imagens que representem grandes desastres ambientais para o Brasil. A partir das imagens, os alunos deverão elaborar uma manchete evidenciando as consequências e as transformações da paisagem por meio dos desastres representados. Sugere-se a utilização de imagens dos desastres ambientais do rompimento das barragens em Mariana e Brumadinho, ambas em Minas Gerais. As imagens estão disponíveis no documento a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fEtXApYEmfewNEfBcjMDt627ffTwyCSCME2StapaDBE4Drdqs5w85kA3ahjQ/geo6-06und05-estacao-4.pdf. Acesso em 30/06/2020

Não sendo possível imprimi-las, imagens semelhantes poderão ser encontradas em revistas ou jornais.

Sistematização (40 minutos- assincronamente)

Nesta etapa os grupos devem realizar uma avaliação das estações percorridas. Para tanto, entregue a cada aluno uma folha com perguntas simples em que os alunos possam avaliar a construção do conhecimento por meio das atividades realizadas. Os alunos devem responder na própria folha. Caso julgue interessante para a avaliação geral da turma, dispense a necessidade de colocarem nomes, até mesmo para que possam responder sem receio de expressar-se.

Uma sugestão de avaliação está disponível no documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eehTMx24aDABBVE5taY6htKgtBAepgvsBSBKNKV8PWxYsnEjUEqfypUfy8FH/geo6-06und05-sistematizacao.pdf. Acesso em 30/06/2020

Caso seja possível, disponibilize as questões na plataforma dos Formulários do Google (https://www.google.com/intl/pt-BR/forms/about/). Para a elaboração do questionário nesta plataforma é necessária uma conta no gmail. Para os alunos responderem, basta ter acesso ao link do formulário. A atividade poderá ser entregue ou realizada em outro momento.

     - Tutorial para elaborar perguntas na plataforma dos Formulários Google: https://gsuite.google.com.br/learning-center/products/forms/get-started/#!/ Acesso em 03/07/2020.

Convite às famílias

Oriente que as famílias façam a leitura dos materiais que segue abaixo como sugestão:

     - Amazônia. Revista Fapesp. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/webdoc/amazonia/>. Acesso em 03/07/2020.

     - Deforestation in Rondonia. Wikimedia. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/91/Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv/800px--Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv.jpg>. Acesso em 03/07/2020.


     - ESA shows 30 years of deforestation in Amazon rainforest. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3HusBCLws0Q>. Acesso em 03/07/2020.


     - PEREIRA, Carlos. Aumenta em 11% queimadas no cerrado goiano. Disponível em: <http://www.dm.com.br/cotidiano/2018/08/aumenta-em-11-queimadas-no-cerrado-goiano.html>. Acesso em 03/07/2020.


     - Veja antes e depois de Brumadinho e imagens aéreas da lama na cidade. Revista Veja. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/brasil/veja-antes-e-depois-de-brumadinho-e-imagens-aereas-de-lama-na-cidade/>. Acesso em 03/07/2020.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_06UND05

(EF06GE06) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas