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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - O processo de degradação ambiental das paisagens brasileiras: causas e consequências

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre perceber as transformações das paisagens naturais do Brasil por meio da degradação ambiental

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Santiago De Freitas

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é fazer com que os alunos percebam as transformações que vêm ocorrendo ao longo dos anos nas paisagens naturais do Brasil, como a de grandes e importantes florestas assim como a Amazônia e a Mata Atlântica, por meio de processos degradantes desses espaços. E para isso, é proposta a metodologia de rotação por estações de aprendizagem, em que os alunos poderão participar ativamente de cada etapa.

Materiais necessários: Caderno dos alunos, lápis grafite ou caneta esferográfica, papel sulfite, cola branca, tesoura, revistas, jornais e projetor de slides.

Material complementar:

Link para as imagens:

Imagem 1: Desmatamento no Brasil 2002 a 2008. In.: Desmatamento no Brasil. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Desmatamento_no_Brazil,_por_bioma,_de_2002_a_2008..jpg>. Acesso em: 11 de mar. 2019.

Imagem 2: Desmatamento na Floresta Atlântica. In.: Desmatamento no Brasil. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Hillside_deforestation_in_Rio_de_Janeiro.jpg>. Acesso em: 11 de mar. 2019.

Imagem 3: Queimadas no Cerrado. In.: Desmatamento no Brasil. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Queimada_ABr_03.jpg>. Acesso em: 11 de mar. 2019.

Para você saber mais:

Vídeo acerca do desmatamento na Amazônia:

The Deforestation of the Amazon (A Time Lapse). 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hllU9NEcJyg>. Acesso em: 26 jan. 2019

Ferramenta interativa criada pela FAPESP, que poderá ser utilizada em sala de aula, como subsídio ao professor ou ao aluno: Amazônia. Revista Fapesp. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/webdoc/amazonia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

Metodologias do ensino híbrido:

Três metodologias de ensino híbrido para testar na sala de aula. Disponível em: <https://www.grupociadetalentos.com.br/br/conteudo/3-metodologias-de-ensino-hibrido-para-testar-na-sala-de-aula>. Acesso em: 19 jan. 2019.

VALE, L.; SILVA, V. Rotação por estações: guia completo escrito por duas professoras. Disponível em: <https://silabe.com.br/blog/rotacao-por-estacoes/>. Acesso em: 19 jan. 2019.

Vídeo acerca de metodologia por estações de aprendizagem.

Rotação por estações: planejando uma aula inovadora. 2018. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=QUBGupaKl3U>. Acesso em: 19 jan. 2019.

Contextos prévios: Para desenvolver esta aula é importante que já tenha discutido com os alunos o conceito de paisagem e os elementos naturais e culturais da paisagem, assim como já tenha realizado atividades de sistematização desse conhecimento. É necessário também que os alunos tenham conhecimento mínimo acerca das principais florestas e vegetações do Brasil, tais como a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica e o Cerrado. Caso seja necessário, retome os conteúdos antes de aplicar este plano.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o tema a ser abordado na aula, que consiste na discussão de como as paisagens naturais brasileiras vêm passando por um processo de transformação por meio da degradação ambiental. Informe que será proposto aos alunos uma atividade coletiva, consistindo na metodologia de rotação por estações de aprendizagem, refletindo acerca do tema proposto.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para iniciar esta etapa, apresente o mapa do slide 4. Leve os alunos a interpreta-lo questionando-os o que veem, o que o mapa representa e quais as áreas do Brasil mais afetadas pelo desmatamento. Comente que a Mata Atlântica já não sobrou muitas árvores para desmatamento em virtude de seus processo acentuado no período de colonização e expansão urbana.

Apresente as demais imagens, que representam duas dentre as maiores ameaças aos ambientes brasileiros. Questione os alunos sobre as ações que vêm interferindo consideravelmente para as transformações das paisagens naturais do Brasil. Espera-se que eles comentem a respeito das queimadas, deslizamentos de terra, poluição de rios e mares, dentre outros.

Explique que o desmatamento, principalmente com o crescimento e desenvolvimento das indústrias posterior à 1950, aumentou consideravelmente no país, fazendo com que muitas áreas de florestas, venham se transformando gradativamente em áreas urbanas ou em áreas para produção agropecuária.

Caso não consiga projetar o slide 3, registre seu conteúdo no quadro. Não sendo possível também apresentar o vídeo do slide 4, a evolução do desmatamento da Amazônia representada no vídeo está disponível no documento do link a seguir, o qual poderá ser impresso para ser apresentado aos alunos, ou então organizar os alunos em grupos e entregá-los cópias.

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yuSW2dDneXf7A8jQDzG92NGRypdKpd5sjn4cQZdmeegJ8TqBrbgCPRmZ34wA/geo6-06und05-contextualizacao.pdf

Link para acesso ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hllU9NEcJyg. Acesso em: 26 de janeiro de 2019.

Como adequar à sua realidade: Caso sua comunidade escolar esteja localizada em regiões costeiras ou de intensas atividades extrativistas ou de intensa atividade agropecuária, utilize esses espaços como referência em sala de aula, associando o conteúdo à possíveis vivências dos alunos. É importante destacar também possíveis áreas de preservação ambiental ou Unidades de Conservação próximas à escola ou na cidade. Neste caso, poderá ser proposto um trabalho de campo ou uma visita técnica, em outro momento, para que os alunos possam visualizar as tentativas de preservação ambiental, assim como as degradações que, na maioria das vezes, são realizadas de forma ilegal.

Para você saber mais:

Amazônia. Revista Fapesp. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/webdoc/amazonia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

Deforestation in Rondonia. Wikimedia. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/91/Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv/800px--Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv.jpg>. Acesso em: 26 jan. 2019.

ESA shows 30 years of deforestation in Amazon rainforest. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3HusBCLws0Q>. Acesso em: 26 jan. 2019.

PEREIRA, Carlos. Aumenta em 11% queimadas no cerrado goiano. Disponível em: <http://www.dm.com.br/cotidiano/2018/08/aumenta-em-11-queimadas-no-cerrado-goiano.html>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Veja antes e depois de Brumadinho e imagens aéreas da lama na cidade. Revista Veja. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/brasil/veja-antes-e-depois-de-brumadinho-e-imagens-aereas-de-lama-na-cidade/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para iniciar esta etapa, apresente o mapa do slide 4. Leve os alunos a interpreta-lo questionando-os o que veem, o que o mapa representa e quais as áreas do Brasil mais afetadas pelo desmatamento. Comente que a Mata Atlântica já não sobrou muitas árvores para desmatamento em virtude de seus processo acentuado no período de colonização e expansão urbana.

Apresente as demais imagens, que representam duas dentre as maiores ameaças aos ambientes brasileiros. Questione os alunos sobre as ações que vêm interferindo consideravelmente para as transformações das paisagens naturais do Brasil. Espera-se que eles comentem a respeito das queimadas, deslizamentos de terra, poluição de rios e mares, dentre outros.

Explique que o desmatamento, principalmente com o crescimento e desenvolvimento das indústrias posterior à 1950, aumentou consideravelmente no país, fazendo com que muitas áreas de florestas, venham se transformando gradativamente em áreas urbanas ou em áreas para produção agropecuária.

Caso não consiga projetar o slide 3, registre seu conteúdo no quadro. Não sendo possível também apresentar o vídeo do slide 4, a evolução do desmatamento da Amazônia representada no vídeo está disponível no documento do link a seguir, o qual poderá ser impresso para ser apresentado aos alunos, ou então organizar os alunos em grupos e entregá-los cópias.

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yuSW2dDneXf7A8jQDzG92NGRypdKpd5sjn4cQZdmeegJ8TqBrbgCPRmZ34wA/geo6-06und05-contextualizacao.pdf

Link para acesso ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hllU9NEcJyg. Acesso em: 26 de janeiro de 2019.

Como adequar à sua realidade: Caso sua comunidade escolar esteja localizada em regiões costeiras ou de intensas atividades extrativistas ou de intensa atividade agropecuária, utilize esses espaços como referência em sala de aula, associando o conteúdo à possíveis vivências dos alunos. É importante destacar também possíveis áreas de preservação ambiental ou Unidades de Conservação próximas à escola ou na cidade. Neste caso, poderá ser proposto um trabalho de campo ou uma visita técnica, em outro momento, para que os alunos possam visualizar as tentativas de preservação ambiental, assim como as degradações que, na maioria das vezes, são realizadas de forma ilegal.

Para você saber mais:

Amazônia. Revista Fapesp. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/webdoc/amazonia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

Deforestation in Rondonia. Wikimedia. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/91/Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv/800px--Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv.jpg>. Acesso em: 26 jan. 2019.

ESA shows 30 years of deforestation in Amazon rainforest. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3HusBCLws0Q>. Acesso em: 26 jan. 2019.

PEREIRA, Carlos. Aumenta em 11% queimadas no cerrado goiano. Disponível em: <http://www.dm.com.br/cotidiano/2018/08/aumenta-em-11-queimadas-no-cerrado-goiano.html>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Veja antes e depois de Brumadinho e imagens aéreas da lama na cidade. Revista Veja. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/brasil/veja-antes-e-depois-de-brumadinho-e-imagens-aereas-de-lama-na-cidade/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para iniciar esta etapa, apresente o mapa do slide 4. Leve os alunos a interpreta-lo questionando-os o que veem, o que o mapa representa e quais as áreas do Brasil mais afetadas pelo desmatamento. Comente que a Mata Atlântica já não sobrou muitas árvores para desmatamento em virtude de seus processo acentuado no período de colonização e expansão urbana.

Apresente as demais imagens, que representam duas dentre as maiores ameaças aos ambientes brasileiros. Questione os alunos sobre as ações que vêm interferindo consideravelmente para as transformações das paisagens naturais do Brasil. Espera-se que eles comentem a respeito das queimadas, deslizamentos de terra, poluição de rios e mares, dentre outros.

Explique que o desmatamento, principalmente com o crescimento e desenvolvimento das indústrias posterior à 1950, aumentou consideravelmente no país, fazendo com que muitas áreas de florestas, venham se transformando gradativamente em áreas urbanas ou em áreas para produção agropecuária.

Caso não consiga projetar o slide 3, registre seu conteúdo no quadro. Não sendo possível também apresentar o vídeo do slide 4, a evolução do desmatamento da Amazônia representada no vídeo está disponível no documento do link a seguir, o qual poderá ser impresso para ser apresentado aos alunos, ou então organizar os alunos em grupos e entregá-los cópias.

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yuSW2dDneXf7A8jQDzG92NGRypdKpd5sjn4cQZdmeegJ8TqBrbgCPRmZ34wA/geo6-06und05-contextualizacao.pdf

Link para acesso ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hllU9NEcJyg. Acesso em: 26 de janeiro de 2019.

Como adequar à sua realidade: Caso sua comunidade escolar esteja localizada em regiões costeiras ou de intensas atividades extrativistas ou de intensa atividade agropecuária, utilize esses espaços como referência em sala de aula, associando o conteúdo à possíveis vivências dos alunos. É importante destacar também possíveis áreas de preservação ambiental ou Unidades de Conservação próximas à escola ou na cidade. Neste caso, poderá ser proposto um trabalho de campo ou uma visita técnica, em outro momento, para que os alunos possam visualizar as tentativas de preservação ambiental, assim como as degradações que, na maioria das vezes, são realizadas de forma ilegal.

Para você saber mais:

Amazônia. Revista Fapesp. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/webdoc/amazonia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

Deforestation in Rondonia. Wikimedia. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/91/Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv/800px--Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv.jpg>. Acesso em: 26 jan. 2019.

ESA shows 30 years of deforestation in Amazon rainforest. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3HusBCLws0Q>. Acesso em: 26 jan. 2019.

PEREIRA, Carlos. Aumenta em 11% queimadas no cerrado goiano. Disponível em: <http://www.dm.com.br/cotidiano/2018/08/aumenta-em-11-queimadas-no-cerrado-goiano.html>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Veja antes e depois de Brumadinho e imagens aéreas da lama na cidade. Revista Veja. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/brasil/veja-antes-e-depois-de-brumadinho-e-imagens-aereas-de-lama-na-cidade/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para iniciar esta etapa, apresente o mapa do slide 4. Leve os alunos a interpreta-lo questionando-os o que veem, o que o mapa representa e quais as áreas do Brasil mais afetadas pelo desmatamento. Comente que a Mata Atlântica já não sobrou muitas árvores para desmatamento em virtude de seus processo acentuado no período de colonização e expansão urbana.

Apresente as demais imagens, que representam duas dentre as maiores ameaças aos ambientes brasileiros. Questione os alunos sobre as ações que vêm interferindo consideravelmente para as transformações das paisagens naturais do Brasil. Espera-se que eles comentem a respeito das queimadas, deslizamentos de terra, poluição de rios e mares, dentre outros.

Explique que o desmatamento, principalmente com o crescimento e desenvolvimento das indústrias posterior à 1950, aumentou consideravelmente no país, fazendo com que muitas áreas de florestas, venham se transformando gradativamente em áreas urbanas ou em áreas para produção agropecuária.

Caso não consiga projetar o slide 3, registre seu conteúdo no quadro. Não sendo possível também apresentar o vídeo do slide 4, a evolução do desmatamento da Amazônia representada no vídeo está disponível no documento do link a seguir, o qual poderá ser impresso para ser apresentado aos alunos, ou então organizar os alunos em grupos e entregá-los cópias.

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yuSW2dDneXf7A8jQDzG92NGRypdKpd5sjn4cQZdmeegJ8TqBrbgCPRmZ34wA/geo6-06und05-contextualizacao.pdf

Link para acesso ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hllU9NEcJyg. Acesso em: 26 de janeiro de 2019.

Como adequar à sua realidade: Caso sua comunidade escolar esteja localizada em regiões costeiras ou de intensas atividades extrativistas ou de intensa atividade agropecuária, utilize esses espaços como referência em sala de aula, associando o conteúdo à possíveis vivências dos alunos. É importante destacar também possíveis áreas de preservação ambiental ou Unidades de Conservação próximas à escola ou na cidade. Neste caso, poderá ser proposto um trabalho de campo ou uma visita técnica, em outro momento, para que os alunos possam visualizar as tentativas de preservação ambiental, assim como as degradações que, na maioria das vezes, são realizadas de forma ilegal.

Para você saber mais:

Amazônia. Revista Fapesp. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/webdoc/amazonia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

Deforestation in Rondonia. Wikimedia. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/91/Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv/800px--Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv.jpg>. Acesso em: 26 jan. 2019.

ESA shows 30 years of deforestation in Amazon rainforest. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3HusBCLws0Q>. Acesso em: 26 jan. 2019.

PEREIRA, Carlos. Aumenta em 11% queimadas no cerrado goiano. Disponível em: <http://www.dm.com.br/cotidiano/2018/08/aumenta-em-11-queimadas-no-cerrado-goiano.html>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Veja antes e depois de Brumadinho e imagens aéreas da lama na cidade. Revista Veja. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/brasil/veja-antes-e-depois-de-brumadinho-e-imagens-aereas-de-lama-na-cidade/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: No momento da problematização, divida os alunos em grupos de aproximadamente seis pessoas. Os alunos deverão refletir o que foi estudo por meio das perguntas do slide. Não sendo possível projetar os slides, registre as perguntas e as orientações da atividade no quadro. As anotações devem ser registradas no caderno.

Espera-se que os alunos possam levantar hipóteses semelhantes à retirada da cobertura vegetal característica da Amazônia por meio do desmatamento e das queimadas, cada vez mais constantes na região, assim como o aumento da seca na região em virtude desses processos e do aquecimento global.

Para você saber mais:

Amazônia. Revista Fapesp. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/webdoc/amazonia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

Deforestation in Rondonia. Wikimedia. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/91/Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv/800px--Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv.jpg>. Acesso em: 26 jan. 2019..

ESA shows 30 years of deforestation in Amazon rainforest. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3HusBCLws0Q>. Acesso em: 26 jan. 2019.

PEREIRA, Carlos. Aumenta em 11% queimadas no cerrado goiano. Disponível em: <http://www.dm.com.br/cotidiano/2018/08/aumenta-em-11-queimadas-no-cerrado-goiano.html>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Veja antes e depois de Brumadinho e imagens aéreas da lama na cidade. Revista Veja. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/brasil/veja-antes-e-depois-de-brumadinho-e-imagens-aereas-de-lama-na-cidade/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Para esta etapa, o ambiente da sala de aula ou outro semelhante deve ser organizado em quatro conjuntos, as quais servirão como estações de aprendizagem para os alunos. Para isso, providencie e organize previamente o que será utilizado.

Sugere-se organizar a sala unindo conjuntos de carteiras, como disposto no slide 8 (este slide não precisa ser apresentado aos alunos). As estações representam uma atividade em que todos os grupos devem circular, a cada sete minutos. Ou seja, todos os grupos circulam por todas as estações. Exemplo: nos primeiros sete minutos, o grupo 1 estará na estação 1, o grupo 2 na estação 2 e assim por diante. Num segundo momento, após sete minutos, o grupo 4 passa para a estação 1, o grupo 1 para a estação 2, o grupo 2 para a estação 3, o grupo 3 para a estação 4, e assim sucessivamente até que todos os grupos tenham passado por todas as estações. Caso considere um grande número de alunos dividindo-os em quatro grupos, as estações devem ser replicadas e os alunos divididos em oito grupos ao invés de quatro.

Sugere-se que a organização da sala seja anterior à aula, para que o tempo seja melhor aproveitado. É importante também que os materiais sejam organizados para cada estação e grupo. Logo, se a atividade da primeira estação necessitar de uma folha sulfite, providencie previamente quatro folhas sulfites, por exemplo, uma para cada grupo. Assim, providencie os materiais das estações de acordo com o número de grupos divididos (quatro grupos, ou oito caso as estações sejam replicadas). Antes de iniciar a dinâmica, oriente os alunos a colocarem o número do grupo na folha de atividades para a avaliação posterior, considerando que registre previamente o nome dos alunos associando-os ao respectivo grupo. Informe-os que a cada sete minutos, troca-se de estação. Auxilie-os no momento das trocas de estações para que se atentem ao tempo, que deve ser cronometrado.

Materiais para as estações:

Assim como sugerido, divida o texto em parágrafos e corte-os em tiras. Nesta estação, os alunos receberão os trechos embaralhados e deverão reorganizá-los de modo que o texto fique completo. Para isso, os alunos devem colar as tiras, na sequência que definirem, em uma folha sulfite.

Não sendo possível imprimi-las, imagens semelhantes podem ser encontradas em revistas. Sendo possível, providencie um computador da escola ou pessoal em que as imagens possam ser expostas aos alunos, sem a necessidade de impressão.

  • Estação 3: Nesta estação os alunos devem responder em, no mínimo, cinco linhas às seguintes questões:
  • Como os desastres ambientais transformam as paisagens?
  • Quais são os principais afetados por essa transformação?

Essas questões poderão ser apresentadas aos alunos de forma escrita em um pedaço de folha sulfite ou registrada no quadro.

Não sendo possível imprimi-las, imagens semelhantes poderão ser encontradas em revistas ou jornais. Sendo possível, providencie um computador da escola ou pessoal em que as imagens possam ser expostas aos alunos, sem a necessidade de impressão.

Como adequar à sua realidade: Caso a sua comunidade escolar esteja localizada em uma região onde ocorreram ou ocorrem processos de degradação ambiental, é importante agregar tais informações às estações que julgar possível, como por exemplo a atividade da Estação 3, em que os alunos possam responder como a degradação ambiental local interferiu na transformação da paisagem e nas relações locais, ou então na Estação 4, em que as imagens sugeridas podem ser substituídas por imagens das degradações locais.

Para você saber mais:

Rotação por estações: planejando uma aula inovadora. 2018. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=QUBGupaKl3U>. Acesso em: 19 jan. 2019.

Três metodologias de ensino híbrido para testar na sala de aula. Disponível em: <https://www.grupociadetalentos.com.br/br/conteudo/3-metodologias-de-ensino-hibrido-para-testar-na-sala-de-aula>. Acesso em: 19 jan. 2019.

VALE, L.; SILVA, V. Rotação por estações: guia completo escrito por duas professoras. Disponível em: <https://silabe.com.br/blog/rotacao-por-estacoes/>. Acesso em: 19 jan. 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para esta etapa, o ambiente da sala de aula ou outro semelhante deve ser organizado em quatro conjuntos, as quais servirão como estações de aprendizagem para os alunos. Para isso, providencie e organize previamente o que será utilizado.

Sugere-se organizar a sala unindo conjuntos de carteiras, como disposto no slide 8 (este slide não precisa ser apresentado aos alunos). As estações representam uma atividade em que todos os grupos devem circular, a cada sete minutos. Ou seja, todos os grupos circulam por todas as estações. Exemplo: nos primeiros sete minutos, o grupo 1 estará na estação 1, o grupo 2 na estação 2 e assim por diante. Num segundo momento, após sete minutos, o grupo 4 passa para a estação 1, o grupo 1 para a estação 2, o grupo 2 para a estação 3, o grupo 3 para a estação 4, e assim sucessivamente até que todos os grupos tenham passado por todas as estações. Caso considere um grande número de alunos dividindo-os em quatro grupos, as estações devem ser replicadas e os alunos divididos em oito grupos ao invés de quatro.

Sugere-se que a organização da sala seja anterior à aula, para que o tempo seja melhor aproveitado. É importante também que os materiais sejam organizados para cada estação e grupo. Logo, se a atividade da primeira estação necessitar de uma folha sulfite, providencie previamente quatro folhas sulfites, por exemplo, uma para cada grupo. Assim, providencie os materiais das estações de acordo com o número de grupos divididos (quatro grupos, ou oito caso as estações sejam replicadas). Antes de iniciar a dinâmica, oriente os alunos a colocarem o número do grupo na folha de atividades para a avaliação posterior, considerando que registre previamente o nome dos alunos associando-os ao respectivo grupo. Informe-os que a cada sete minutos, troca-se de estação. Auxilie-os no momento das trocas de estações para que se atentem ao tempo, que deve ser cronometrado.

Materiais para as estações:

Assim como sugerido, divida o texto em parágrafos e corte-os em tiras. Nesta estação, os alunos receberão os trechos embaralhados e deverão reorganizá-los de modo que o texto fique completo. Para isso, os alunos devem colar as tiras, na sequência que definirem, em uma folha sulfite.

Não sendo possível imprimi-las, imagens semelhantes podem ser encontradas em revistas. Sendo possível, providencie um computador da escola ou pessoal em que as imagens possam ser expostas aos alunos, sem a necessidade de impressão.

  • Estação 3: Nesta estação os alunos devem responder em, no mínimo, cinco linhas às seguintes questões:
  • Como os desastres ambientais transformam as paisagens?
  • Quais são os principais afetados por essa transformação?

Essas questões poderão ser apresentadas aos alunos de forma escrita em um pedaço de folha sulfite ou registrada no quadro.

Não sendo possível imprimi-las, imagens semelhantes poderão ser encontradas em revistas ou jornais. Sendo possível, providencie um computador da escola ou pessoal em que as imagens possam ser expostas aos alunos, sem a necessidade de impressão.

Como adequar à sua realidade: Caso a sua comunidade escolar esteja localizada em uma região onde ocorreram ou ocorrem processos de degradação ambiental, é importante agregar tais informações às estações que julgar possível, como por exemplo a atividade da Estação 3, em que os alunos possam responder como a degradação ambiental local interferiu na transformação da paisagem e nas relações locais, ou então na Estação 4, em que as imagens sugeridas podem ser substituídas por imagens das degradações locais.

Para você saber mais:

Rotação por estações: planejando uma aula inovadora. 2018. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=QUBGupaKl3U>. Acesso em: 19 jan. 2019.

Três metodologias de ensino híbrido para testar na sala de aula. Disponível em: <https://www.grupociadetalentos.com.br/br/conteudo/3-metodologias-de-ensino-hibrido-para-testar-na-sala-de-aula>. Acesso em: 19 jan. 2019.

VALE, L.; SILVA, V. Rotação por estações: guia completo escrito por duas professoras. Disponível em: <https://silabe.com.br/blog/rotacao-por-estacoes/>. Acesso em: 19 jan. 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Nesta etapa os grupos devem realizar uma avaliação das estações percorridas. Para tanto, entregue a cada aluno uma folha com perguntas simples em que os alunos possam avaliar a construção do conhecimento por meio das atividades realizadas. Os alunos devem responder na própria folha. Caso julgue interessante para a avaliação geral da turma, dispense a necessidade de colocarem nomes, até mesmo para que possam responder sem receio de expressar-se.

Uma sugestão de avaliação está disponível no documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eehTMx24aDABBVE5taY6htKgtBAepgvsBSBKNKV8PWxYsnEjUEqfypUfy8FH/geo6-06und05-sistematizacao.pdf

Caso não seja possível imprimir uma cópia para cada aluno, registre as questões no quadro e solicite aos alunos a cópia das perguntas e suas respostas em folhas separadas. Caso seja possível a utilização do laboratório de informática, disponibilize as questões na plataforma dos Formulários do Google (https://www.google.com/intl/pt-BR/forms/about/). Para a elaboração do questionário nesta plataforma é necessária uma conta no gmail. Para os alunos responderem, basta ter acesso ao link do formulário. A atividade poderá ser entregue ou realizada em outro momento.

Para você saber mais:

Tutorial para elaborar perguntas na plataforma dos Formulários Google: https://gsuite.google.com.br/learning-center/products/forms/get-started/#!/ Acesso em 26 de janeiro de 2019.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é fazer com que os alunos percebam as transformações que vêm ocorrendo ao longo dos anos nas paisagens naturais do Brasil, como a de grandes e importantes florestas assim como a Amazônia e a Mata Atlântica, por meio de processos degradantes desses espaços. E para isso, é proposta a metodologia de rotação por estações de aprendizagem, em que os alunos poderão participar ativamente de cada etapa.

Materiais necessários: Caderno dos alunos, lápis grafite ou caneta esferográfica, papel sulfite, cola branca, tesoura, revistas, jornais e projetor de slides.

Material complementar:

Link para as imagens:

Imagem 1: Desmatamento no Brasil 2002 a 2008. In.: Desmatamento no Brasil. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Desmatamento_no_Brazil,_por_bioma,_de_2002_a_2008..jpg>. Acesso em: 11 de mar. 2019.

Imagem 2: Desmatamento na Floresta Atlântica. In.: Desmatamento no Brasil. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Hillside_deforestation_in_Rio_de_Janeiro.jpg>. Acesso em: 11 de mar. 2019.

Imagem 3: Queimadas no Cerrado. In.: Desmatamento no Brasil. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Queimada_ABr_03.jpg>. Acesso em: 11 de mar. 2019.

Para você saber mais:

Vídeo acerca do desmatamento na Amazônia:

The Deforestation of the Amazon (A Time Lapse). 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hllU9NEcJyg>. Acesso em: 26 jan. 2019

Ferramenta interativa criada pela FAPESP, que poderá ser utilizada em sala de aula, como subsídio ao professor ou ao aluno: Amazônia. Revista Fapesp. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/webdoc/amazonia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

Metodologias do ensino híbrido:

Três metodologias de ensino híbrido para testar na sala de aula. Disponível em: <https://www.grupociadetalentos.com.br/br/conteudo/3-metodologias-de-ensino-hibrido-para-testar-na-sala-de-aula>. Acesso em: 19 jan. 2019.

VALE, L.; SILVA, V. Rotação por estações: guia completo escrito por duas professoras. Disponível em: <https://silabe.com.br/blog/rotacao-por-estacoes/>. Acesso em: 19 jan. 2019.

Vídeo acerca de metodologia por estações de aprendizagem.

Rotação por estações: planejando uma aula inovadora. 2018. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=QUBGupaKl3U>. Acesso em: 19 jan. 2019.

Contextos prévios: Para desenvolver esta aula é importante que já tenha discutido com os alunos o conceito de paisagem e os elementos naturais e culturais da paisagem, assim como já tenha realizado atividades de sistematização desse conhecimento. É necessário também que os alunos tenham conhecimento mínimo acerca das principais florestas e vegetações do Brasil, tais como a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica e o Cerrado. Caso seja necessário, retome os conteúdos antes de aplicar este plano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o tema a ser abordado na aula, que consiste na discussão de como as paisagens naturais brasileiras vêm passando por um processo de transformação por meio da degradação ambiental. Informe que será proposto aos alunos uma atividade coletiva, consistindo na metodologia de rotação por estações de aprendizagem, refletindo acerca do tema proposto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para iniciar esta etapa, apresente o mapa do slide 4. Leve os alunos a interpreta-lo questionando-os o que veem, o que o mapa representa e quais as áreas do Brasil mais afetadas pelo desmatamento. Comente que a Mata Atlântica já não sobrou muitas árvores para desmatamento em virtude de seus processo acentuado no período de colonização e expansão urbana.

Apresente as demais imagens, que representam duas dentre as maiores ameaças aos ambientes brasileiros. Questione os alunos sobre as ações que vêm interferindo consideravelmente para as transformações das paisagens naturais do Brasil. Espera-se que eles comentem a respeito das queimadas, deslizamentos de terra, poluição de rios e mares, dentre outros.

Explique que o desmatamento, principalmente com o crescimento e desenvolvimento das indústrias posterior à 1950, aumentou consideravelmente no país, fazendo com que muitas áreas de florestas, venham se transformando gradativamente em áreas urbanas ou em áreas para produção agropecuária.

Caso não consiga projetar o slide 3, registre seu conteúdo no quadro. Não sendo possível também apresentar o vídeo do slide 4, a evolução do desmatamento da Amazônia representada no vídeo está disponível no documento do link a seguir, o qual poderá ser impresso para ser apresentado aos alunos, ou então organizar os alunos em grupos e entregá-los cópias.

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yuSW2dDneXf7A8jQDzG92NGRypdKpd5sjn4cQZdmeegJ8TqBrbgCPRmZ34wA/geo6-06und05-contextualizacao.pdf

Link para acesso ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hllU9NEcJyg. Acesso em: 26 de janeiro de 2019.

Como adequar à sua realidade: Caso sua comunidade escolar esteja localizada em regiões costeiras ou de intensas atividades extrativistas ou de intensa atividade agropecuária, utilize esses espaços como referência em sala de aula, associando o conteúdo à possíveis vivências dos alunos. É importante destacar também possíveis áreas de preservação ambiental ou Unidades de Conservação próximas à escola ou na cidade. Neste caso, poderá ser proposto um trabalho de campo ou uma visita técnica, em outro momento, para que os alunos possam visualizar as tentativas de preservação ambiental, assim como as degradações que, na maioria das vezes, são realizadas de forma ilegal.

Para você saber mais:

Amazônia. Revista Fapesp. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/webdoc/amazonia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

Deforestation in Rondonia. Wikimedia. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/91/Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv/800px--Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv.jpg>. Acesso em: 26 jan. 2019.

ESA shows 30 years of deforestation in Amazon rainforest. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3HusBCLws0Q>. Acesso em: 26 jan. 2019.

PEREIRA, Carlos. Aumenta em 11% queimadas no cerrado goiano. Disponível em: <http://www.dm.com.br/cotidiano/2018/08/aumenta-em-11-queimadas-no-cerrado-goiano.html>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Veja antes e depois de Brumadinho e imagens aéreas da lama na cidade. Revista Veja. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/brasil/veja-antes-e-depois-de-brumadinho-e-imagens-aereas-de-lama-na-cidade/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Para iniciar esta etapa, apresente o mapa do slide 4. Leve os alunos a interpreta-lo questionando-os o que veem, o que o mapa representa e quais as áreas do Brasil mais afetadas pelo desmatamento. Comente que a Mata Atlântica já não sobrou muitas árvores para desmatamento em virtude de seus processo acentuado no período de colonização e expansão urbana.

Apresente as demais imagens, que representam duas dentre as maiores ameaças aos ambientes brasileiros. Questione os alunos sobre as ações que vêm interferindo consideravelmente para as transformações das paisagens naturais do Brasil. Espera-se que eles comentem a respeito das queimadas, deslizamentos de terra, poluição de rios e mares, dentre outros.

Explique que o desmatamento, principalmente com o crescimento e desenvolvimento das indústrias posterior à 1950, aumentou consideravelmente no país, fazendo com que muitas áreas de florestas, venham se transformando gradativamente em áreas urbanas ou em áreas para produção agropecuária.

Caso não consiga projetar o slide 3, registre seu conteúdo no quadro. Não sendo possível também apresentar o vídeo do slide 4, a evolução do desmatamento da Amazônia representada no vídeo está disponível no documento do link a seguir, o qual poderá ser impresso para ser apresentado aos alunos, ou então organizar os alunos em grupos e entregá-los cópias.

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yuSW2dDneXf7A8jQDzG92NGRypdKpd5sjn4cQZdmeegJ8TqBrbgCPRmZ34wA/geo6-06und05-contextualizacao.pdf

Link para acesso ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hllU9NEcJyg. Acesso em: 26 de janeiro de 2019.

Como adequar à sua realidade: Caso sua comunidade escolar esteja localizada em regiões costeiras ou de intensas atividades extrativistas ou de intensa atividade agropecuária, utilize esses espaços como referência em sala de aula, associando o conteúdo à possíveis vivências dos alunos. É importante destacar também possíveis áreas de preservação ambiental ou Unidades de Conservação próximas à escola ou na cidade. Neste caso, poderá ser proposto um trabalho de campo ou uma visita técnica, em outro momento, para que os alunos possam visualizar as tentativas de preservação ambiental, assim como as degradações que, na maioria das vezes, são realizadas de forma ilegal.

Para você saber mais:

Amazônia. Revista Fapesp. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/webdoc/amazonia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

Deforestation in Rondonia. Wikimedia. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/91/Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv/800px--Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv.jpg>. Acesso em: 26 jan. 2019.

ESA shows 30 years of deforestation in Amazon rainforest. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3HusBCLws0Q>. Acesso em: 26 jan. 2019.

PEREIRA, Carlos. Aumenta em 11% queimadas no cerrado goiano. Disponível em: <http://www.dm.com.br/cotidiano/2018/08/aumenta-em-11-queimadas-no-cerrado-goiano.html>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Veja antes e depois de Brumadinho e imagens aéreas da lama na cidade. Revista Veja. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/brasil/veja-antes-e-depois-de-brumadinho-e-imagens-aereas-de-lama-na-cidade/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Para iniciar esta etapa, apresente o mapa do slide 4. Leve os alunos a interpreta-lo questionando-os o que veem, o que o mapa representa e quais as áreas do Brasil mais afetadas pelo desmatamento. Comente que a Mata Atlântica já não sobrou muitas árvores para desmatamento em virtude de seus processo acentuado no período de colonização e expansão urbana.

Apresente as demais imagens, que representam duas dentre as maiores ameaças aos ambientes brasileiros. Questione os alunos sobre as ações que vêm interferindo consideravelmente para as transformações das paisagens naturais do Brasil. Espera-se que eles comentem a respeito das queimadas, deslizamentos de terra, poluição de rios e mares, dentre outros.

Explique que o desmatamento, principalmente com o crescimento e desenvolvimento das indústrias posterior à 1950, aumentou consideravelmente no país, fazendo com que muitas áreas de florestas, venham se transformando gradativamente em áreas urbanas ou em áreas para produção agropecuária.

Caso não consiga projetar o slide 3, registre seu conteúdo no quadro. Não sendo possível também apresentar o vídeo do slide 4, a evolução do desmatamento da Amazônia representada no vídeo está disponível no documento do link a seguir, o qual poderá ser impresso para ser apresentado aos alunos, ou então organizar os alunos em grupos e entregá-los cópias.

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yuSW2dDneXf7A8jQDzG92NGRypdKpd5sjn4cQZdmeegJ8TqBrbgCPRmZ34wA/geo6-06und05-contextualizacao.pdf

Link para acesso ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hllU9NEcJyg. Acesso em: 26 de janeiro de 2019.

Como adequar à sua realidade: Caso sua comunidade escolar esteja localizada em regiões costeiras ou de intensas atividades extrativistas ou de intensa atividade agropecuária, utilize esses espaços como referência em sala de aula, associando o conteúdo à possíveis vivências dos alunos. É importante destacar também possíveis áreas de preservação ambiental ou Unidades de Conservação próximas à escola ou na cidade. Neste caso, poderá ser proposto um trabalho de campo ou uma visita técnica, em outro momento, para que os alunos possam visualizar as tentativas de preservação ambiental, assim como as degradações que, na maioria das vezes, são realizadas de forma ilegal.

Para você saber mais:

Amazônia. Revista Fapesp. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/webdoc/amazonia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

Deforestation in Rondonia. Wikimedia. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/91/Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv/800px--Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv.jpg>. Acesso em: 26 jan. 2019.

ESA shows 30 years of deforestation in Amazon rainforest. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3HusBCLws0Q>. Acesso em: 26 jan. 2019.

PEREIRA, Carlos. Aumenta em 11% queimadas no cerrado goiano. Disponível em: <http://www.dm.com.br/cotidiano/2018/08/aumenta-em-11-queimadas-no-cerrado-goiano.html>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Veja antes e depois de Brumadinho e imagens aéreas da lama na cidade. Revista Veja. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/brasil/veja-antes-e-depois-de-brumadinho-e-imagens-aereas-de-lama-na-cidade/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Para iniciar esta etapa, apresente o mapa do slide 4. Leve os alunos a interpreta-lo questionando-os o que veem, o que o mapa representa e quais as áreas do Brasil mais afetadas pelo desmatamento. Comente que a Mata Atlântica já não sobrou muitas árvores para desmatamento em virtude de seus processo acentuado no período de colonização e expansão urbana.

Apresente as demais imagens, que representam duas dentre as maiores ameaças aos ambientes brasileiros. Questione os alunos sobre as ações que vêm interferindo consideravelmente para as transformações das paisagens naturais do Brasil. Espera-se que eles comentem a respeito das queimadas, deslizamentos de terra, poluição de rios e mares, dentre outros.

Explique que o desmatamento, principalmente com o crescimento e desenvolvimento das indústrias posterior à 1950, aumentou consideravelmente no país, fazendo com que muitas áreas de florestas, venham se transformando gradativamente em áreas urbanas ou em áreas para produção agropecuária.

Caso não consiga projetar o slide 3, registre seu conteúdo no quadro. Não sendo possível também apresentar o vídeo do slide 4, a evolução do desmatamento da Amazônia representada no vídeo está disponível no documento do link a seguir, o qual poderá ser impresso para ser apresentado aos alunos, ou então organizar os alunos em grupos e entregá-los cópias.

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yuSW2dDneXf7A8jQDzG92NGRypdKpd5sjn4cQZdmeegJ8TqBrbgCPRmZ34wA/geo6-06und05-contextualizacao.pdf

Link para acesso ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hllU9NEcJyg. Acesso em: 26 de janeiro de 2019.

Como adequar à sua realidade: Caso sua comunidade escolar esteja localizada em regiões costeiras ou de intensas atividades extrativistas ou de intensa atividade agropecuária, utilize esses espaços como referência em sala de aula, associando o conteúdo à possíveis vivências dos alunos. É importante destacar também possíveis áreas de preservação ambiental ou Unidades de Conservação próximas à escola ou na cidade. Neste caso, poderá ser proposto um trabalho de campo ou uma visita técnica, em outro momento, para que os alunos possam visualizar as tentativas de preservação ambiental, assim como as degradações que, na maioria das vezes, são realizadas de forma ilegal.

Para você saber mais:

Amazônia. Revista Fapesp. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/webdoc/amazonia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

Deforestation in Rondonia. Wikimedia. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/91/Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv/800px--Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv.jpg>. Acesso em: 26 jan. 2019.

ESA shows 30 years of deforestation in Amazon rainforest. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3HusBCLws0Q>. Acesso em: 26 jan. 2019.

PEREIRA, Carlos. Aumenta em 11% queimadas no cerrado goiano. Disponível em: <http://www.dm.com.br/cotidiano/2018/08/aumenta-em-11-queimadas-no-cerrado-goiano.html>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Veja antes e depois de Brumadinho e imagens aéreas da lama na cidade. Revista Veja. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/brasil/veja-antes-e-depois-de-brumadinho-e-imagens-aereas-de-lama-na-cidade/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: No momento da problematização, divida os alunos em grupos de aproximadamente seis pessoas. Os alunos deverão refletir o que foi estudo por meio das perguntas do slide. Não sendo possível projetar os slides, registre as perguntas e as orientações da atividade no quadro. As anotações devem ser registradas no caderno.

Espera-se que os alunos possam levantar hipóteses semelhantes à retirada da cobertura vegetal característica da Amazônia por meio do desmatamento e das queimadas, cada vez mais constantes na região, assim como o aumento da seca na região em virtude desses processos e do aquecimento global.

Para você saber mais:

Amazônia. Revista Fapesp. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/webdoc/amazonia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

Deforestation in Rondonia. Wikimedia. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/91/Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv/800px--Amazon_Deforestation_in_Rondonia%2C_Brazil.ogv.jpg>. Acesso em: 26 jan. 2019..

ESA shows 30 years of deforestation in Amazon rainforest. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3HusBCLws0Q>. Acesso em: 26 jan. 2019.

PEREIRA, Carlos. Aumenta em 11% queimadas no cerrado goiano. Disponível em: <http://www.dm.com.br/cotidiano/2018/08/aumenta-em-11-queimadas-no-cerrado-goiano.html>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Veja antes e depois de Brumadinho e imagens aéreas da lama na cidade. Revista Veja. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/brasil/veja-antes-e-depois-de-brumadinho-e-imagens-aereas-de-lama-na-cidade/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Para esta etapa, o ambiente da sala de aula ou outro semelhante deve ser organizado em quatro conjuntos, as quais servirão como estações de aprendizagem para os alunos. Para isso, providencie e organize previamente o que será utilizado.

Sugere-se organizar a sala unindo conjuntos de carteiras, como disposto no slide 8 (este slide não precisa ser apresentado aos alunos). As estações representam uma atividade em que todos os grupos devem circular, a cada sete minutos. Ou seja, todos os grupos circulam por todas as estações. Exemplo: nos primeiros sete minutos, o grupo 1 estará na estação 1, o grupo 2 na estação 2 e assim por diante. Num segundo momento, após sete minutos, o grupo 4 passa para a estação 1, o grupo 1 para a estação 2, o grupo 2 para a estação 3, o grupo 3 para a estação 4, e assim sucessivamente até que todos os grupos tenham passado por todas as estações. Caso considere um grande número de alunos dividindo-os em quatro grupos, as estações devem ser replicadas e os alunos divididos em oito grupos ao invés de quatro.

Sugere-se que a organização da sala seja anterior à aula, para que o tempo seja melhor aproveitado. É importante também que os materiais sejam organizados para cada estação e grupo. Logo, se a atividade da primeira estação necessitar de uma folha sulfite, providencie previamente quatro folhas sulfites, por exemplo, uma para cada grupo. Assim, providencie os materiais das estações de acordo com o número de grupos divididos (quatro grupos, ou oito caso as estações sejam replicadas). Antes de iniciar a dinâmica, oriente os alunos a colocarem o número do grupo na folha de atividades para a avaliação posterior, considerando que registre previamente o nome dos alunos associando-os ao respectivo grupo. Informe-os que a cada sete minutos, troca-se de estação. Auxilie-os no momento das trocas de estações para que se atentem ao tempo, que deve ser cronometrado.

Materiais para as estações:

Assim como sugerido, divida o texto em parágrafos e corte-os em tiras. Nesta estação, os alunos receberão os trechos embaralhados e deverão reorganizá-los de modo que o texto fique completo. Para isso, os alunos devem colar as tiras, na sequência que definirem, em uma folha sulfite.

Não sendo possível imprimi-las, imagens semelhantes podem ser encontradas em revistas. Sendo possível, providencie um computador da escola ou pessoal em que as imagens possam ser expostas aos alunos, sem a necessidade de impressão.

  • Estação 3: Nesta estação os alunos devem responder em, no mínimo, cinco linhas às seguintes questões:
  • Como os desastres ambientais transformam as paisagens?
  • Quais são os principais afetados por essa transformação?

Essas questões poderão ser apresentadas aos alunos de forma escrita em um pedaço de folha sulfite ou registrada no quadro.

Não sendo possível imprimi-las, imagens semelhantes poderão ser encontradas em revistas ou jornais. Sendo possível, providencie um computador da escola ou pessoal em que as imagens possam ser expostas aos alunos, sem a necessidade de impressão.

Como adequar à sua realidade: Caso a sua comunidade escolar esteja localizada em uma região onde ocorreram ou ocorrem processos de degradação ambiental, é importante agregar tais informações às estações que julgar possível, como por exemplo a atividade da Estação 3, em que os alunos possam responder como a degradação ambiental local interferiu na transformação da paisagem e nas relações locais, ou então na Estação 4, em que as imagens sugeridas podem ser substituídas por imagens das degradações locais.

Para você saber mais:

Rotação por estações: planejando uma aula inovadora. 2018. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=QUBGupaKl3U>. Acesso em: 19 jan. 2019.

Três metodologias de ensino híbrido para testar na sala de aula. Disponível em: <https://www.grupociadetalentos.com.br/br/conteudo/3-metodologias-de-ensino-hibrido-para-testar-na-sala-de-aula>. Acesso em: 19 jan. 2019.

VALE, L.; SILVA, V. Rotação por estações: guia completo escrito por duas professoras. Disponível em: <https://silabe.com.br/blog/rotacao-por-estacoes/>. Acesso em: 19 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Para esta etapa, o ambiente da sala de aula ou outro semelhante deve ser organizado em quatro conjuntos, as quais servirão como estações de aprendizagem para os alunos. Para isso, providencie e organize previamente o que será utilizado.

Sugere-se organizar a sala unindo conjuntos de carteiras, como disposto no slide 8 (este slide não precisa ser apresentado aos alunos). As estações representam uma atividade em que todos os grupos devem circular, a cada sete minutos. Ou seja, todos os grupos circulam por todas as estações. Exemplo: nos primeiros sete minutos, o grupo 1 estará na estação 1, o grupo 2 na estação 2 e assim por diante. Num segundo momento, após sete minutos, o grupo 4 passa para a estação 1, o grupo 1 para a estação 2, o grupo 2 para a estação 3, o grupo 3 para a estação 4, e assim sucessivamente até que todos os grupos tenham passado por todas as estações. Caso considere um grande número de alunos dividindo-os em quatro grupos, as estações devem ser replicadas e os alunos divididos em oito grupos ao invés de quatro.

Sugere-se que a organização da sala seja anterior à aula, para que o tempo seja melhor aproveitado. É importante também que os materiais sejam organizados para cada estação e grupo. Logo, se a atividade da primeira estação necessitar de uma folha sulfite, providencie previamente quatro folhas sulfites, por exemplo, uma para cada grupo. Assim, providencie os materiais das estações de acordo com o número de grupos divididos (quatro grupos, ou oito caso as estações sejam replicadas). Antes de iniciar a dinâmica, oriente os alunos a colocarem o número do grupo na folha de atividades para a avaliação posterior, considerando que registre previamente o nome dos alunos associando-os ao respectivo grupo. Informe-os que a cada sete minutos, troca-se de estação. Auxilie-os no momento das trocas de estações para que se atentem ao tempo, que deve ser cronometrado.

Materiais para as estações:

Assim como sugerido, divida o texto em parágrafos e corte-os em tiras. Nesta estação, os alunos receberão os trechos embaralhados e deverão reorganizá-los de modo que o texto fique completo. Para isso, os alunos devem colar as tiras, na sequência que definirem, em uma folha sulfite.

Não sendo possível imprimi-las, imagens semelhantes podem ser encontradas em revistas. Sendo possível, providencie um computador da escola ou pessoal em que as imagens possam ser expostas aos alunos, sem a necessidade de impressão.

  • Estação 3: Nesta estação os alunos devem responder em, no mínimo, cinco linhas às seguintes questões:
  • Como os desastres ambientais transformam as paisagens?
  • Quais são os principais afetados por essa transformação?

Essas questões poderão ser apresentadas aos alunos de forma escrita em um pedaço de folha sulfite ou registrada no quadro.

Não sendo possível imprimi-las, imagens semelhantes poderão ser encontradas em revistas ou jornais. Sendo possível, providencie um computador da escola ou pessoal em que as imagens possam ser expostas aos alunos, sem a necessidade de impressão.

Como adequar à sua realidade: Caso a sua comunidade escolar esteja localizada em uma região onde ocorreram ou ocorrem processos de degradação ambiental, é importante agregar tais informações às estações que julgar possível, como por exemplo a atividade da Estação 3, em que os alunos possam responder como a degradação ambiental local interferiu na transformação da paisagem e nas relações locais, ou então na Estação 4, em que as imagens sugeridas podem ser substituídas por imagens das degradações locais.

Para você saber mais:

Rotação por estações: planejando uma aula inovadora. 2018. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=QUBGupaKl3U>. Acesso em: 19 jan. 2019.

Três metodologias de ensino híbrido para testar na sala de aula. Disponível em: <https://www.grupociadetalentos.com.br/br/conteudo/3-metodologias-de-ensino-hibrido-para-testar-na-sala-de-aula>. Acesso em: 19 jan. 2019.

VALE, L.; SILVA, V. Rotação por estações: guia completo escrito por duas professoras. Disponível em: <https://silabe.com.br/blog/rotacao-por-estacoes/>. Acesso em: 19 jan. 2019.

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Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Nesta etapa os grupos devem realizar uma avaliação das estações percorridas. Para tanto, entregue a cada aluno uma folha com perguntas simples em que os alunos possam avaliar a construção do conhecimento por meio das atividades realizadas. Os alunos devem responder na própria folha. Caso julgue interessante para a avaliação geral da turma, dispense a necessidade de colocarem nomes, até mesmo para que possam responder sem receio de expressar-se.

Uma sugestão de avaliação está disponível no documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eehTMx24aDABBVE5taY6htKgtBAepgvsBSBKNKV8PWxYsnEjUEqfypUfy8FH/geo6-06und05-sistematizacao.pdf

Caso não seja possível imprimir uma cópia para cada aluno, registre as questões no quadro e solicite aos alunos a cópia das perguntas e suas respostas em folhas separadas. Caso seja possível a utilização do laboratório de informática, disponibilize as questões na plataforma dos Formulários do Google (https://www.google.com/intl/pt-BR/forms/about/). Para a elaboração do questionário nesta plataforma é necessária uma conta no gmail. Para os alunos responderem, basta ter acesso ao link do formulário. A atividade poderá ser entregue ou realizada em outro momento.

Para você saber mais:

Tutorial para elaborar perguntas na plataforma dos Formulários Google: https://gsuite.google.com.br/learning-center/products/forms/get-started/#!/ Acesso em 26 de janeiro de 2019.

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