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Plano de aula - Poluição da água por deposição de resíduos

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre observar os aspectos da água infiltrada em recipientes com e sem deposição de resíduos orgânicos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regina Luiza Gouvea

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_10UND05

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, YouTube, Google Docs, Word, Canva.

Valor trabalhado

Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação
Protagonismo

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes observem os aspectos da água infiltrada em recipientes com e sem deposição de resíduos orgânicos. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e diga que nesta aula irão conhecer de que forma a deposição inadequada de resíduos sobre o solo altera as características da água. Informe que será preparado um material para a realização de um experimento utilizando: um recipiente preenchido com solo e outro com camadas de solo e resíduos orgânicos, com o objetivo de observar os aspectos da água coletada, para, dessa forma, conhecer como se dá o processo de contaminação e poluição do solo e da água, especialmente, pelo chorume.

Contextualização (30 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

As imagens dos slides 3 e 4 mostram um lixão no Distrito Federal, fechado em 2018 (Figura 1) e aterro sanitário, ou seja, área previamente preparada para receber os resíduos (Figura 2).

Questione a turma se eles têm conhecimento do destino final dos resíduos que produz, se vai para um lixão, aterro controlado ou aterro sanitário. Pergunte para os alunos se acreditam que o consumo exagerado de produtos e o desperdício contribuem com a poluição dos corpos d’água. Se disserem que sim, questione-os de que forma percebem que isso ocorre. (oriente que respondam no grupo de WhatsApp da turma).

Problematização (40 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie os slides do plano original, e fale para a turma que cada pessoa é responsável pelos resíduos gerados.

Dessa forma, apresente as imagens dos slides (5-9) e pergunte-os como eles se sentem em relação a isso, solicitando que manifestem se percebem correspondência entre seus hábitos e as imagens apresentadas: consome exageradamente, produzindo quantidades consideráveis de resíduos (Figura 1); aproveita mal vegetais, como frutas e verduras, jogando no lixo boa parte destas alimentos devido a um acondicionamento inadequado ou aquisição em quantidade superior ao que consegue consumir (Figura 2); destina para o lixo parte da refeição diária com certa frequência (Figura 3); recicla materiais, evitando que boa parte vá para o lixo (Figura 4); procura aproveitar, ao máximo, alimentos que podem ser aproveitados quase que integralmente (Figura 5).

Ação propositiva (dois dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Envie os dois links, que explicam passo a passo da construção do minhocário.

A apresentação dos materiais e a simulação estão em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dtnDEY8uCyyS6GS3YYnpDpVWJmFCXAQXNagsTFDHPt7pne6jbYdnQC9WjZBa/geo6-10und05-preparacao-de-materiais-da-acao-propositiva.pdf. Acesso em 30/06/2020

Fonte: Compostagem e minhocário. Disponível em: <https://juliemcasa.com/2012/10/11/compostagem-e-minhocario>. Acesso em: 04/07/2020.

Sistematização (dois dias- assincronamente)

Após a observação e troca de informações, os estudantes devem debater sobre possíveis soluções para minimizar os efeitos da contaminação da água por deposição imprópria de resíduos sobre o solo.

Envie a atividade, e peça que os estudantes façam suas observações em suas residências.

     - Atividades disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bZyWaVZTc3a9ZNspJCNZGtFfkDjBzcpgf4a5h3Nj6S6qAPcCEV6ysZyRnXmn/geo6-10und05-atividade-da-sistematizacao.pdf. Acesso em: 04/07/2020.

Espera-se que haja uma diferença na coloração e odor da água retida em cada um dos recipientes. No caso do recipiente com matéria orgânica decomposta, a água tende a ficar mais escura e com odor diferenciado (mais forte). Assim, discuta estes resultados com os alunos e incentive-os a refletir sobre os possíveis efeitos para os corpos d’água no meio natural. Cada equipe deve debater, registrar no caderno e apontar suas percepções sobre o experimento e apresentar para a turma.

Convite às famílias

Na orientação as famílias, enviem um texto e outros conceitos, e oriente que os estudantes façam um mapa conceitual com as informações que seguem abaixo.

Diga que organizem esse mapa em família, com o auxilio do Word, Google Docs, Canva , ou outros softwares que conheçam para produzir o mapa conceitual.

PARA VOCÊ SABER MAIS:

COSTA, Walter Duarte. Contaminação da água subterrânea por resíduo sólido no município de Belo Horizonte - MG. In: XIII Congresso Brasileiro de águas subterrâneas. Disponível em: <https://aguassubterraneas.abas.org//asubterraneas/article/viewFile/23416/15502>. Acesso em: 04/07/2020.

O estudo mostra resultados de análises da água subterrânea sob o lixão desativado e do chorume do aterro sanitário tratamento.

A deposição de resíduos sobre o solo é preocupante quando não há uma estrutura adequada para evitar a contaminação do mesmo e do lençol freático. A deposição inadequada dos resíduos, afeta o meio ambiente e a própria sociedade de diferentes formas. Quando o resíduo é depositado a céu aberto atrai animais causadores de doença, além do risco de explosão devido à decomposição do material orgânico que originam gases inflamáveis. Em aterros sanitários, estes gases são drenados (sugados) para evitar a desestabilização do aterro. Quanto aos recursos hídricos, o chorume que penetra nas camadas mais profundas do solo e, sem a devida impermeabilização, pode alcançar os corpos d’água, ocasionando mudanças nas características dos mesmos. O chorume também pode alcançar os cursos d’água através do escoamento superficial e sub-superficial, depois de fortes chuvas.

     - Aterro sanitário: área antecipadamente preparada para receber os resíduos, onde é feita a impermeabilização do solo que impedem a contaminação dos lençóis freáticos pelo chorume. Nele, também é feita a captação do metano, liberado no processo de decomposição do lixo.

     - Escoamento sub-superficial: é o deslocamento água que provém da precipitação que infiltra no solo. Ao se infiltrar, a água pode encontrar camadas menos permeáveis, se acumulando sob elas. Assim, esse acúmulo flui na direção da declividade do terreno.

     - Escoamento superficial: água que se desloca sobre a superfície terrestre por efeito da gravidade.

     - Solo: camada constituída de material orgânico e inorgânico que cobre a superfície terrestre.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_10UND05

(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.


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