Danças e Folguedos Brasileiros
Plano de Aula
Plano de aula: Festanças - Danças e folguedos
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Patrimônios da humanidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Computador ou laptop
Projetor
Aparelho de som
Reproduções de imagens de Danças e Folguedos em fotos ou cartazes
Material complementar:
Instrumentos de percussão: Atabaque, pandeiro, berimbau, etc
Chapéus de palha
Saias rodadas
A proposta dessa aula é apresentar bens culturais do patrimônio imaterial - danças tradicionais e folguedos - e estabelecer uma conexão a nossa memória afetiva e identitária dos alunos.
1- Na contextualização, em uma roda de conversa, pergunte ao grupo quais são as principais manifestações relacionados a danças e folguedos que eles conhecem ou vivenciam em seu território. Faça um registro (gravando ou listando).
2- Apresente outras manifestações de abrangência regional ou nacional, utilizando recursos audiovisuais em suporte como TV ou projeções, ou então cartazes ou fotos em caso da falta de recurso na unidade de ensino.
3- Relacione essas manifestações com o conceito de Patrimônio Imaterial e se possível apresente suas definições (danças tradicionais e folguedos).
4 - Na problematização, divida a turma em dois grupos. Os alunos deverão escolher ou sortear uma manifestação cultural a ser experimentada pelo grupo.
As sugestões da aula são manifestações culturais que ocorrem em diversas regiões do país:
- Folguedos - Quadrilha Junina
- Dança - Capoeira
Selecione outras manifestações, inclusive as locais, mais associadas ao território onde a escola está inserida.
5 - Os grupos orientados pelo professor, utilizando ferramentas de pesquisas como a internet, vídeos, livros e figuras farão uma pesquisa específica sobre a manifestação selecionada. Após farão um breve ensaio das músicas, passos e representações.
6- Na sistematização, após o tempo de experimentação e pesquisa, os grupos farão uma breve apresentação sobre a manifestação escolhida, primeiramente de forma oral, descrevendo características e abrangências, e em seguida fazendo uma demonstração (cantando, dançando ou representando)
Registre por vídeo e/ou fotografia as apresentações e monte um mural com as fotos e imagens, seja na página na web da escola ou em um mural na sala.
Para saber mais: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/3468/1247 (Acesso em 16 de março de 2019)
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/191316/KAUAN%20WALTRICK%20CARDOSO.pdf?sequence=1&isAllowed=y (Acesso em 16 de março de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/ (Acesso em 16 de março de 2019)
http://www.unicamp.br/folclore/Material/extra_dancas.pdf (Acesso em 16 de março de 2019)
http://www.cnfcp.gov.br/pdf/GMV/CNFCP_1GMV2008.pdf (Acesso em 16 de março de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/videos (Acesso em 16 de março de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Dossi%C3%AA_capoeira.pdf (Acesso em 16 de março de 2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1- Organize os alunos em círculo e apresente o objetivo da aula. (Acesso em 16 de março de 2019)
Para você saber mais:
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/3468/1247 (Acesso em 16 de março de 2019)
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/191316/KAUAN%20WALTRICK%20CARDOSO.pdf?sequence=1&isAllowed=y (Acesso em 16 de março de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/ (Acesso em 16 de março de 2019)
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
1- Na roda de conversa, apresente as definições de Danças Tradicionais e Folguedos:
Folguedos Populares:
Manifestação folclórica que reúne as seguintes características: 1) Letra (quadras, sextilhas, oitavas ou outro tipo de verso); 2 Música (melodia e instrumentos musicais que sustentam o ritmo); 3) Coreografia (movimentação dos participantes em fila, fila dupla, roda, roda concêntrica ou outras formações); 4) Temática (enredo da representação teatral. (CASCUDO, 2001, p. 241)
Dança Tradicional ou Dança Folclórica:
É aquela produzida espontaneamente numa comunidade com laços culturais em comum resultantes de um longo convívio e troca de experiências. Ela funciona como fator de integração celebrando eventos de relevo ou como simples manifestações de vitalidade e regozijo; ela pode absorver influências diversas e, por vezes, até contraditórias (PORTINARI, 1989, p. 268)
Material complementar:
Sugestões de vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=zUT0aETu7iQ (Acesso em 16 de março de 2019)
https://www.youtube.com/watch?v=68kKIwJ5Jnc (Acesso em 16 de março de 2019)
https://www.youtube.com/watch?v=4hKguWxL2hs (Acesso em 16 de março de 2019)
https://www.youtube.com/watch?v=aO96RV3u1OU (Acesso em 16 de março de 2019)
https://www.youtube.com/watch?v=t_cziTYeoLY (Acesso em 16 de março de 2019)
https://www.youtube.com/watch?v=_FFSF_C0Bio&feature=related (Acesso em 16 de março de 2019)
https://www.youtube.com/watch?v=WFiSp5a-uJQ (Acesso em 16 de março de 2019)
https://www.youtube.com/watch?v=qbleUzR24xE (Acesso em 16 de março de 2019)
https://www.youtube.com/watch?v=JhQTAJ0pFfM&list=PLA5BF35653BADF7C4 (Acesso em 16 de março de 2019)
https://www.youtube.com/watch?v=7Aza30SvVY4 (Acesso em 16 de março de 2019)
https://www.youtube.com/watch?v=G1_Bz6yg9Wo (Acesso em 16 de março de 2019)
https://www.youtube.com/watch?v=jjrSg9jzEM8 (Acesso em 16 de março de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/videos/detalhes/20 (Acesso em 16 de março de 2019)
Caso a unidade escolar não dispor de equipamentos como TVs, computadores e projetores, realize as apresentações utilizando fotos ou cartazes.
Para saber mais: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/3468/1247 (Acesso em 16 de março de 2019)
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/191316/KAUAN%20WALTRICK%20CARDOSO.pdf?sequence=1&isAllowed=y (Acesso em 16 de março de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/ (Acesso em 16 de março de 2019)
http://www.unicamp.br/folclore/Material/extra_dancas.pdf (Acesso em 16 de março de 2019)
http://www.cnfcp.gov.br/pdf/GMV/CNFCP_1GMV2008.pdf (Acesso em 16 de março de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/videos (Acesso em 16 de março de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Dossi%C3%AA_capoeira.pdf (Acesso em 16 de março de 2019)
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
1- Pergunte aos alunos quais são danças e folguedos que eles conhecem e quais danças e folguedos ocorrem em seu território. Faça um registro (gravando ou listando).
2- Apresente outras manifestações de abrangência regional ou nacional como: Carimbó, Ciranda, Coco, Frevo, Maculelê, Catira, Fandango, Jongo, Folia de Reis, Boi Bumbá, Maracatu, Quadrilha, Caninha-verde, Siriri, Pau de fitas, entre outros, utilizando vídeos em suporte como TVs ou projeções)
Material complementar:
Sugestões de vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=zUT0aETu7iQ (Acesso em 16 de março de 2019)
https://www.youtube.com/watch?v=68kKIwJ5Jnc (Acesso em 16 de março de 2019)
https://www.youtube.com/watch?v=4hKguWxL2hs (Acesso em 16 de março de 2019)
https://www.youtube.com/watch?v=aO96RV3u1OU (Acesso em 16 de março de 2019)
https://www.youtube.com/watch?v=t_cziTYeoLY (Acesso em 16 de março de 2019)
https://www.youtube.com/watch?v=_FFSF_C0Bio&feature=related (Acesso em 16 de março de 2019)
https://www.youtube.com/watch?v=WFiSp5a-uJQ (Acesso em 16 de março de 2019)
https://www.youtube.com/watch?v=qbleUzR24xE (Acesso em 16 de março de 2019)
https://www.youtube.com/watch?v=JhQTAJ0pFfM&list=PLA5BF35653BADF7C4 (Acesso em 16 de março de 2019)
https://www.youtube.com/watch?v=7Aza30SvVY4 (Acesso em 16 de março de 2019)
https://www.youtube.com/watch?v=G1_Bz6yg9Wo (Acesso em 16 de março de 2019)
https://www.youtube.com/watch?v=jjrSg9jzEM8 (Acesso em 16 de março de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/videos/detalhes/20 (Acesso em 16 de março de 2019)
3- Relacione essas manifestações com o conceito de Patrimônio Imaterial.
Patrimônio Imaterial:
Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/234 (Acesso em 16 de março de 2019)
Caso a unidade escolar não disponha de equipamentos como TVs, computadores e projetores, apresente as outras manifestações utilizando fotos ou cartazes.
Para saber mais: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/3468/1247 (Acesso em 16 de março de 2019)
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/191316/KAUAN%20WALTRICK%20CARDOSO.pdf?sequence=1&isAllowed=y (Acesso em 16 de março de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/ (Acesso em 16 de março de 2019)
http://www.unicamp.br/folclore/Material/extra_dancas.pdf (Acesso em 16 de março de 2019)
http://www.cnfcp.gov.br/pdf/GMV/CNFCP_1GMV2008.pdf (Acesso em 16 de março de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/videos (Acesso em 16 de março de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Dossi%C3%AA_capoeira.pdf (Acesso em 16 de março de 2019)
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
1- Pergunte aos alunos, tendo como base as definições apresentadas sobre Danças e Folguedos, em quais se enquadram as manifestações sugeridas: Quadrilha Junina e Capoeira.
2- Divida a turma em dois grupos. Os alunos deverão escolher ou sortear uma manifestação cultural a ser experimentada pelo grupo.
As sugestões da aula são manifestações culturais que ocorrem em diversas regiões do país:
- Folguedos - Quadrilha Junina
- Dança - Capoeira
É possível selecionar outras manifestações, inclusive as locais, mais associadas ao território onde a escola está inserida.
3- Oriente a pesquisa dos grupos utilizando ferramentas como a internet, vídeos, livros e figuras farão uma pesquisa específica sobre a manifestação selecionada.
Quadrilha.
Dança palaciana do século XIX, protocolar, que abria os bailes da corte em qualquer país europeu ou americano, preferida por toda a sociedade. Foi popularizada sem que perdesse o prestígio aristocrático e transformada pelo povo, que lhe deu novas figuras e comandos inesperados, constituindo o verdadeiro baile em sua longa execução de cinco pares, gritadas pelo “marcante”, bisadas, aplaudidas, desde o palácio imperial até os sertões. (CASCUDO, 2001, p.547).
http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=188&Itemid=1 (Acesso em 16 de março de 2019)
Material complementar: Passos da Quadrilha Junina
A capoeira
É um jogo esportivo de origem negra, introduzido no Brasil por africanos escravizados de origem Banto de Angola, defensivos e ofensivos, difundidos em todo o país e é tradicional em Recife, Salvador e Rio de Janeiro, onde os famosos mestres são lembrados por sua agilidade e sucesso. Desde os primeiros registros de capoeira no Brasil, tem havido dúvidas se originou em aldeias africanas ou em plantações brasileiras. A maioria dos autores, no entanto, está convencida de que ela foi criada no Brasil, africanos escravizados, como uma ferramenta de combate e resistência. (CASCUDO - 1972)
http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar_en/index.php?option=com_content&view=article&id=925:capoeira&catid=36:letter-c (Acesso em 16 de março de 2019)
Material complementar:
http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/DossieCapoeiraWeb.pdf (Acesso em 16 de março de 2019)
3- Organize um breve ensaio das músicas, passos e representações.
Sugestões de vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=L-L8bLfEDtk (Acesso em 16 de março de 2019)
https://www.youtube.com/watch?v=X1L3gEPn-aQ (Acesso em 16 de março de 2019)
https://www.youtube.com/watch?v=4tZYnAEyexI (Acesso em 16 de março de 2019)
https://www.youtube.com/watch?v=HSXsZTrcw8o (Acesso em 16 de março de 2019)
https://www.youtube.com/watch?v=GmMNYELDjtY (Acesso em 16 de março de 2019)
https://tvescola.org.br/videos/482/ (Acesso em 16 de março de 2019)
https://tvescola.org.br/videos/481/ (Acesso em 16 de março de 2019)
https://tvescola.org.br/videos/12065/ (Acesso em 16 de março de 2019)
Caso a unidade escolar não dispor de equipamentos como TVs, computadores e projetores, ofereça o material de apoio com definições, fotos, passos, entre outras informações.
Para você saber mais:
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/3468/1247 (Acesso em 16 de março de 2019)
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/191316/KAUAN%20WALTRICK%20CARDOSO.pdf?sequence=1&isAllowed=y (Acesso em 16 de março de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/ (Acesso em 16 de março de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Dossi%C3%AA_capoeira.pdf (Acesso em 16 de março de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/galeria/detalhes/337 (Acesso em 16 de março de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/galeria/detalhes/77 (Acesso em 16 de março de 2019)
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Cada grupo fará uma breve apresentação sobre a manifestação escolhida, primeiramente uma exposição oral, descrevendo características e abrangências, e em seguida fazendo uma demonstração (cantando, dançando ou representando)
Registre por vídeo e/ou fotografia as apresentações e monte um mural com as fotos e imagens na página da web da escola.
Monte um mural de fotos na sala com os registros no caso da escola não possuir página na internet.
Para você saber mais:
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/3468/1247 (Acesso em 16 de março de 2019)
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/191316/KAUAN%20WALTRICK%20CARDOSO.pdf?sequence=1&isAllowed=y (Acesso em 16 de março de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/ (Acesso em 16 de março de 2019)
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam sobre a importância das festa populares para a manutenção e preservação da memória de uma sociedade.
Agende uma videoconferência, siga as orientações e os questionamentos propostos nesta etapa: compartilhe os slides e discorra sobre o tema.
Caso ache interessante, envie aos alunos o link da festa junina de Caruaru (disponível aqui).
Problematização
Agende uma videoconferência, siga as orientações e faça os questionamentos propostos nesta etapa: compartilhe os slides e discorra sobre o tema. A proposta deve ser executada de forma individual.
Esta etapa deve ser feita de forma assíncrona, para que os alunos possam desenvolver a tarefa com qualidade e empenho. Amplie a opção de manifestações culturais, incluindo as que pertecerem à sua cidade/estado.
Diga aos alunos que, ao escolher a manifestação cultural, eles deverão filmar e enviar para o Whatsapp da turma, para compartilhar com os colegas
Caso ache interessante envie aos alunos os links a seguir para complementar o tema proposto:
- Documentário sobre o forro (disponível aqui).
- Música O qu é forró (disponível aqui).
- Capoeira (disponível aqui).
Sistematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa. Permita que os alunos falem sobre o trabalho desenvolvido e o que aprenderam com ele.
Você poderá, posteriormente, disponibilizar as gravações nas redes sociais da escola e pedir aos alunos que enviem para os parentes, inclusive os avós.
Para conhecer melhor:
Email (disponível aqui).
Classroom (disponível aqui).
Hangouts (disponível aqui).
Padlet (disponível aqui).
Google Docs (disponível aqui).
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, ajudando o aluno na gravação da manifestação cultural escolhida: figurino, música, dança e a própria gravação.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Angelo Márcio de Paula
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto (s) de conhecimento: Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
Palavras Chave: Patrimônio Cultural; Patrimônio Imaterial; Danças Tradicionais; Folguedos
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA