16635
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Festanças - Danças e folguedos

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Festanças - Danças e folguedos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angelo Márcio De Paula

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam sobre a importância das festa populares para a manutenção e preservação da memória de uma sociedade.

Agende uma videoconferência, siga as orientações e os questionamentos propostos nesta etapa: compartilhe os slides e discorra sobre o tema.

Caso ache interessante, envie aos alunos o link da festa junina de Caruaru (disponível aqui).

Problematização
Agende uma videoconferência, siga as orientações e faça os questionamentos propostos nesta etapa: compartilhe os slides e discorra sobre o tema. A proposta deve ser executada de forma individual.

Esta etapa deve ser feita de forma assíncrona, para que os alunos possam desenvolver a tarefa com qualidade e empenho. Amplie a opção de manifestações culturais, incluindo as que pertecerem à sua cidade/estado.

Diga aos alunos que, ao escolher a manifestação cultural, eles deverão filmar e enviar para o Whatsapp da turma, para compartilhar com os colegas
Caso ache interessante envie aos alunos os links a seguir para complementar o tema proposto:
- Documentário sobre o forro (disponível aqui).
- Música O qu é forró (disponível aqui).
- Capoeira (disponível aqui).

Sistematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa. Permita que os alunos falem sobre o trabalho desenvolvido e o que aprenderam com ele.

Você poderá, posteriormente, disponibilizar as gravações nas redes sociais da escola e pedir aos alunos que enviem para os parentes, inclusive os avós.

Para conhecer melhor:
Email (disponível aqui).      
Classroom (disponível aqui).
Hangouts (disponível aqui).
Padlet (disponível aqui).      
Google Docs (disponível aqui).  
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).

Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, ajudando o aluno na gravação da manifestação cultural escolhida: figurino, música, dança e a própria gravação.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_10UND04

(EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano:

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas