16630
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Literatura de cordel como fonte histórica

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Literatura de cordel como fonte histórica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Antoniassi Reis

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a importância da oralidade e da escrita para a construção e manutenção de identidade de uma sociedade.

Siga as orientações definidas. Envie os documentos e orientações desta etapa para os alunos utilizando os meios de comunicação estabelecidos pela sua escola. Agende uma videoconferência para dar início à proposta.

Caso ache interessante, altere o mural de fotos de acontecimentos por um vídeo com uma retrospectiva dos acontecimentos (irreverente e animada), como este (disponível aqui). Envie aos alunos antes de iniciar a aula.

Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom. Siga as orientações definidas.

Envie ao alunos o link (disponível aqui), uma reportagem sobre o cordelista de 7 anos, para que os alunos conheçam um pouco mais sobre a literatura de cordel e se inspirem para a próxima etapa.

Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa: oriente a execução através de uma videoconferência, mas, para que os alunos tenham possibilidade de fazer um bom trabalho, agende para outro momento a entrega da produção proposta. Peça para os alunos, além de escreverem seus cordéis, que façam a ilustração para a exposição. Enquanto durar o isolamento, você pode optar por fazer esta exposição utilizando o recurso digital Padlet, onde os alunos poderão colaborar com seus cordéis para a construção desta exposição.

Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).

Convite às famílias
Peça que a família se envolva na produção do cordel, ajudando na parte escrita e na ilustração. Caso os membros da família queiram, podem produzir um cordel peça que também enviem o material para compor a exposição da turma.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_07UND05

(EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano:

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas