16630
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Literatura de cordel como fonte histórica

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Literatura de cordel como fonte histórica

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Antoniassi Reis

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI07) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folha de sulfite, uma para cada aluno. Barbante. Prendedores.

Material complementar: Conteúdo da problematização.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xSukKYjnG5PQMCd6gUX3z34ztRn5fT4XyjEPz2JgZVw8rHF7EAdbUHJz6HxM/his5-07und05-quilombolas-a-revolta-dos-escravos.pdf

Breve histórico da chegada do cordel no Brasil.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qFVUTQ9yc7j67y5DQTmAe7cEfg5mSEwCXpsZnEwPvCUEAR2HenejRDs5rga5/his5-07und05-folhetos-de-cordel.pdf

Literatura de Cordel ganha título de Patrimônio Cultural Brasileiro.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Bz7WnNaDrSWVcZnVrtpwkzNWJ2d2bBvUAyKWv7AVZYUw28HvckFAJrcjszTs/his5-07und05-patrimonio-cultural-brasileiro.pdf

Conteúdo da sistematização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HramgnfsSFdVDRzpY7YfS7tUX2hbUBNfyuvGNHA2wyh3HJyH2FQFFdE6EURT/his5-07und05-contextualizacao-situacoes-do-cotidiano.pdf

Conteúdo da problematização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TkrVfPcSAzPvus7FxXBpfPYwVhHdtxUzbfZkp9wDtwcabuJVHXUxYUZuMfrV/his5-07und05-quilombolas.pdf

Para você saber mais: O que é a Literatura de Cordel https://www.youtube.com/watch?v=80eX1e0NVzw Acesso em 20/01/2019.

Introdução ao estudo de história https://www.youtube.com/watch?v=XS4vA0aSeNQ Acesso em 20/01/2019.

Academia Brasileira de Literatura de Cordel http://www.ablc.com.br Acesso em 20/01/2019.

Trecho da novela Cordel Encantado. Disponível em <https://globoplay.globo.com/v/7316585> Acesso em 20/01/2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Caso não seja possível, escreva no quadro ou leia para os alunos. Explique aos alunos que o objetivo é perceber que diferentes fontes históricas são usadas para tratar e explicar de um mesmo assunto.

Para você saber mais: Introdução ao estudo de história, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=XS4vA0aSeNQ> Acesso em 17/01/2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para essa aula é necessário pedir aos alunos com antecedência que realizem uma pesquisa e tragam para a aula tirinhas, imagens, fotos que representam o cotidiano, o dia a dia, um tema polêmico, algo que aconteceu em outro momento, no passado distante ou mais recente, ou que acontece atualmente. Se os alunos puderem entregar por email ou pen drive, você pode colocá-las nesse slide para contextualizá-las.

Caso seja mais viável receber as imagens impressas, monte um painel ou cole-as no quadro. Caso não seja possível pedir essa pesquisa aos alunos, apresente esse slide com as imagens que representam alagamentos, trabalho infantil, construções em lugares inadequados e queimadas, ou seja, situações que retratam um acontecimento, uma vivência cotidiana que pode ser usada como documento para retratar esse povo. É indicado que os alunos estejam em duplas ou em um semicírculo, favorecendo a construção coletiva de hipóteses, confirmações ou não.

Pergunte aos alunos o que essa imagens representam. É importante fazer com que os alunos percebam que são representações de situações presentes no nosso dia a dia. São registros da forma de vida das pessoas e sua interação com o meio. Esses documentos quando analisados retratam nossa forma de vida.

Não havendo a possibilidade de inserir as imagens que os alunos trouxeram, você pode projetar esse slide. Se não for possível projetar as imagens, imprima-as: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HramgnfsSFdVDRzpY7YfS7tUX2hbUBNfyuvGNHA2wyh3HJyH2FQFFdE6EURT/his5-07und05-contextualizacao-situacoes-do-cotidiano.pdf

Para você saber mais: Explicação da Literatura de Cordel. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=80eX1e0NVzw> Acesso em 19/01/2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Dê alguns minutos aos alunos para que analisem o slide, façam a leitura coletiva desse trecho do cordel e pensem sobre as seguintes questões. Vocês já viram folhetos como esses? Estrutura de escrita semelhante? Ouça os alunos. E a partir das respostas, pergunte a eles se conhecem o cordel. Pensando na contextualização e agora na problematização, qual a função do Cordel? Como ele pode ser representado? Existe uma única forma de registrar um momento, um acontecimento histórico? Depois da discussão deixe claro aos aluno que podemos usar diferentes fontes históricas para representações, como registros escritos, desenhos, fotografias, objetos, a oralidade, músicas, danças.

As imagens de folhetos e o cordel são documentos históricos que retratam uma situação, são registros. Imprima o conteúdo deste slide clicando em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xSukKYjnG5PQMCd6gUX3z34ztRn5fT4XyjEPz2JgZVw8rHF7EAdbUHJz6HxM/his5-07und05-quilombolas-a-revolta-dos-escravos.pdf

Após a análise inicial, pergunte aos alunos sobre o contexto, a mensagem retratada no cordel Quilombolas - A Revolta dos Escravos. Explore com os alunos questões como: Qual situação e quais momentos históricos são abordados no cordel? Quais são as mudanças na formação continental desde a Pangeia até a formação atual?

Explique aos alunos que esse trecho do cordel retrata uma situação, a da formação e transformações dos continentes. Que essa “Terra antigamente¨ é a Pangeia, formação de cerca 230 milhões de anos atrás. A América do Sul e a África se encaixavam, fazendo parte de um gigantesco continente chamado Gondwana. Até de dividir e ter a formação atual. Conduza para que os alunos percebam que o cordel retrata uma história, por isso, é uma fonte histórica. Para imprimir esse trecho do cordel clique https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TkrVfPcSAzPvus7FxXBpfPYwVhHdtxUzbfZkp9wDtwcabuJVHXUxYUZuMfrV/his5-07und05-quilombolas.pdf

Se achar pertinente para essa aula você pode imprimir (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qFVUTQ9yc7j67y5DQTmAe7cEfg5mSEwCXpsZnEwPvCUEAR2HenejRDs5rga5/his5-07und05-folhetos-de-cordel.pdf) um breve resumo da chegada do cordel no Brasil e sobre a literatura de cordel ser considerada patrimônio cultural (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Bz7WnNaDrSWVcZnVrtpwkzNWJ2d2bBvUAyKWv7AVZYUw28HvckFAJrcjszTs/his5-07und05-patrimonio-cultural-brasileiro.pdf)

Como adequar à sua realidade: Se na sua cidade ou região houver cordelistas, trovadores, repentistas, você pode substituir o conteúdo pelo regional. Acrescente fotos do trabalho e dos cordelistas de sua região.

Para você saber mais: Para acessar o cordel, Quilombolas. A Revolta dos Escravos acesse o site da Academia Brasileira de Literatura de Cordel Disponível em<http://www.ablc.com.br/quilombolas-a-revolta-dos-escravos> Acesso em 20/01/2019.

O link a seguir, é um trecho da novela Cordel Encantado que retrata a história de um rei e sua família, o drama de tentar encontrar sua filha. Disponível em <https://globoplay.globo.com/v/7316585> Acesso em 20/01/2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: A proposta de atividade é a produção de uma estrofe de cordel, uma tirinha, um desenho que represente um momento, um fato, uma vivência e que esse registro é um documento, um retrato de um acontecimento. É importante deixar claro que no cordel, as imagens são documentos históricos que retratam uma situação, uma história. Entregue aos alunos uma folha de sulfite dobrada ao meio, para a produção do cordel. A produção pode ser em dupla, ou grupos, conforme as orientações para o início dessa aula.

Após a conclusão faça uma exposição na sala da produção dos alunos. Fixe os folhetos no barbante com prendedores. Para os alunos que optarem pelo repente você pode gravar a apresentação e inseri-los na exposição.

Os alunos que optarem em fazer um repente , é possível usar instrumentos musicais, fazer em duplas ou trios. É também possível gravar e expor os vídeos também.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI07) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folha de sulfite, uma para cada aluno. Barbante. Prendedores.

Material complementar: Conteúdo da problematização.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xSukKYjnG5PQMCd6gUX3z34ztRn5fT4XyjEPz2JgZVw8rHF7EAdbUHJz6HxM/his5-07und05-quilombolas-a-revolta-dos-escravos.pdf

Breve histórico da chegada do cordel no Brasil.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qFVUTQ9yc7j67y5DQTmAe7cEfg5mSEwCXpsZnEwPvCUEAR2HenejRDs5rga5/his5-07und05-folhetos-de-cordel.pdf

Literatura de Cordel ganha título de Patrimônio Cultural Brasileiro.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Bz7WnNaDrSWVcZnVrtpwkzNWJ2d2bBvUAyKWv7AVZYUw28HvckFAJrcjszTs/his5-07und05-patrimonio-cultural-brasileiro.pdf

Conteúdo da sistematização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HramgnfsSFdVDRzpY7YfS7tUX2hbUBNfyuvGNHA2wyh3HJyH2FQFFdE6EURT/his5-07und05-contextualizacao-situacoes-do-cotidiano.pdf

Conteúdo da problematização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TkrVfPcSAzPvus7FxXBpfPYwVhHdtxUzbfZkp9wDtwcabuJVHXUxYUZuMfrV/his5-07und05-quilombolas.pdf

Para você saber mais: O que é a Literatura de Cordel https://www.youtube.com/watch?v=80eX1e0NVzw Acesso em 20/01/2019.

Introdução ao estudo de história https://www.youtube.com/watch?v=XS4vA0aSeNQ Acesso em 20/01/2019.

Academia Brasileira de Literatura de Cordel http://www.ablc.com.br Acesso em 20/01/2019.

Trecho da novela Cordel Encantado. Disponível em <https://globoplay.globo.com/v/7316585> Acesso em 20/01/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Caso não seja possível, escreva no quadro ou leia para os alunos. Explique aos alunos que o objetivo é perceber que diferentes fontes históricas são usadas para tratar e explicar de um mesmo assunto.

Para você saber mais: Introdução ao estudo de história, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=XS4vA0aSeNQ> Acesso em 17/01/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para essa aula é necessário pedir aos alunos com antecedência que realizem uma pesquisa e tragam para a aula tirinhas, imagens, fotos que representam o cotidiano, o dia a dia, um tema polêmico, algo que aconteceu em outro momento, no passado distante ou mais recente, ou que acontece atualmente. Se os alunos puderem entregar por email ou pen drive, você pode colocá-las nesse slide para contextualizá-las.

Caso seja mais viável receber as imagens impressas, monte um painel ou cole-as no quadro. Caso não seja possível pedir essa pesquisa aos alunos, apresente esse slide com as imagens que representam alagamentos, trabalho infantil, construções em lugares inadequados e queimadas, ou seja, situações que retratam um acontecimento, uma vivência cotidiana que pode ser usada como documento para retratar esse povo. É indicado que os alunos estejam em duplas ou em um semicírculo, favorecendo a construção coletiva de hipóteses, confirmações ou não.

Pergunte aos alunos o que essa imagens representam. É importante fazer com que os alunos percebam que são representações de situações presentes no nosso dia a dia. São registros da forma de vida das pessoas e sua interação com o meio. Esses documentos quando analisados retratam nossa forma de vida.

Não havendo a possibilidade de inserir as imagens que os alunos trouxeram, você pode projetar esse slide. Se não for possível projetar as imagens, imprima-as: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HramgnfsSFdVDRzpY7YfS7tUX2hbUBNfyuvGNHA2wyh3HJyH2FQFFdE6EURT/his5-07und05-contextualizacao-situacoes-do-cotidiano.pdf

Para você saber mais: Explicação da Literatura de Cordel. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=80eX1e0NVzw> Acesso em 19/01/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Dê alguns minutos aos alunos para que analisem o slide, façam a leitura coletiva desse trecho do cordel e pensem sobre as seguintes questões. Vocês já viram folhetos como esses? Estrutura de escrita semelhante? Ouça os alunos. E a partir das respostas, pergunte a eles se conhecem o cordel. Pensando na contextualização e agora na problematização, qual a função do Cordel? Como ele pode ser representado? Existe uma única forma de registrar um momento, um acontecimento histórico? Depois da discussão deixe claro aos aluno que podemos usar diferentes fontes históricas para representações, como registros escritos, desenhos, fotografias, objetos, a oralidade, músicas, danças.

As imagens de folhetos e o cordel são documentos históricos que retratam uma situação, são registros. Imprima o conteúdo deste slide clicando em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xSukKYjnG5PQMCd6gUX3z34ztRn5fT4XyjEPz2JgZVw8rHF7EAdbUHJz6HxM/his5-07und05-quilombolas-a-revolta-dos-escravos.pdf

Após a análise inicial, pergunte aos alunos sobre o contexto, a mensagem retratada no cordel Quilombolas - A Revolta dos Escravos. Explore com os alunos questões como: Qual situação e quais momentos históricos são abordados no cordel? Quais são as mudanças na formação continental desde a Pangeia até a formação atual?

Explique aos alunos que esse trecho do cordel retrata uma situação, a da formação e transformações dos continentes. Que essa “Terra antigamente¨ é a Pangeia, formação de cerca 230 milhões de anos atrás. A América do Sul e a África se encaixavam, fazendo parte de um gigantesco continente chamado Gondwana. Até de dividir e ter a formação atual. Conduza para que os alunos percebam que o cordel retrata uma história, por isso, é uma fonte histórica. Para imprimir esse trecho do cordel clique https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TkrVfPcSAzPvus7FxXBpfPYwVhHdtxUzbfZkp9wDtwcabuJVHXUxYUZuMfrV/his5-07und05-quilombolas.pdf

Se achar pertinente para essa aula você pode imprimir (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qFVUTQ9yc7j67y5DQTmAe7cEfg5mSEwCXpsZnEwPvCUEAR2HenejRDs5rga5/his5-07und05-folhetos-de-cordel.pdf) um breve resumo da chegada do cordel no Brasil e sobre a literatura de cordel ser considerada patrimônio cultural (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Bz7WnNaDrSWVcZnVrtpwkzNWJ2d2bBvUAyKWv7AVZYUw28HvckFAJrcjszTs/his5-07und05-patrimonio-cultural-brasileiro.pdf)

Como adequar à sua realidade: Se na sua cidade ou região houver cordelistas, trovadores, repentistas, você pode substituir o conteúdo pelo regional. Acrescente fotos do trabalho e dos cordelistas de sua região.

Para você saber mais: Para acessar o cordel, Quilombolas. A Revolta dos Escravos acesse o site da Academia Brasileira de Literatura de Cordel Disponível em<http://www.ablc.com.br/quilombolas-a-revolta-dos-escravos> Acesso em 20/01/2019.

O link a seguir, é um trecho da novela Cordel Encantado que retrata a história de um rei e sua família, o drama de tentar encontrar sua filha. Disponível em <https://globoplay.globo.com/v/7316585> Acesso em 20/01/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: A proposta de atividade é a produção de uma estrofe de cordel, uma tirinha, um desenho que represente um momento, um fato, uma vivência e que esse registro é um documento, um retrato de um acontecimento. É importante deixar claro que no cordel, as imagens são documentos históricos que retratam uma situação, uma história. Entregue aos alunos uma folha de sulfite dobrada ao meio, para a produção do cordel. A produção pode ser em dupla, ou grupos, conforme as orientações para o início dessa aula.

Após a conclusão faça uma exposição na sala da produção dos alunos. Fixe os folhetos no barbante com prendedores. Para os alunos que optarem pelo repente você pode gravar a apresentação e inseri-los na exposição.

Os alunos que optarem em fazer um repente , é possível usar instrumentos musicais, fazer em duplas ou trios. É também possível gravar e expor os vídeos também.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano :

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano