Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que os registros escritos são fonte de preservação da história de um povo.
Envie todo o material necessário (documentos, foto dos documentos) pela retirada na escola, por foto, pelo Whatsapp ou pelo e-mail, com as orientações necessárias. Caso ache interessante, escreva uma carta para os alunos (o assunto você escolhe, mas pode ser sobre o que vão estudar nesta aula, sobre como você está e o que está fazendo nesse período de isolamento, seus planos para quando acabar isolamento, dentre outros assuntos), gere um arquivo para essa carta e anexe este arquivo no grupo de Whatsapp. Inicie a aula perguntando o que acharam da carta e da forma como usou para se comunicar com eles.
Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos. Caso ache interessante, envie aos alunos o link dos Correios, indicado no Plano, para que conheçam a história do selo. Siga as orientações definidas.
Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa. Peça que os alunos enviem, para o seu e-mail, a escrita da carta proposta nesta etapa. Você poderá fazer um mural virtual com essas cartas ou guardá-las, e fazer a impressão assim que retornarem presencialmente para a escola.
A proposta de criação de um selo poderá ser executada usando os recursos que os alunos possuem, mas você também pode indicar que usem recursos digitais, como Paint, Jamboard, ou outro editor de imagens.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Peça que cada membro da família faça um selo (com as mesmas orientações passadas para o aluno) para compor a exposição de selos da turma.
Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta
Código: HIS5_06UND05
(EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.
AULA 01
AULA 03
AULA 04
AULA 06
AULA 08
AULA 10
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes