Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que em alguns grupos sociais as mãos são fonte de linguagem e entendimento, através da Libras e Braille.
Envie todo o material necessário (documentos, foto dos documentos) pela retirada na escola, por foto, pelo Whatsapp ou e-mail com as devidas orientações necessárias.
Inicie a videoconferência da mesma forma que está sendo proposta no Plano, mas adaptando para gestos que peçam atenção dos alunos para você: silêncio, mostre que você está esperando ou que está nervosa, dentre outra situações em que os alunos possam te ver e não entender o motivo do seu silêncio. Siga o que está sendo proposto tanto no Objetivo, quanto na Contextualização.
Peça aos alunos que, a partir desta aula, eles comecem a observar nos programas de TV a pessoa que transfere a fala de alguém em Libras. Peça que eles tentem perceber algum sinal que achem interessante e tentem fazê-lo.
Se achar interessante, encaminhe para os alunos o link que contém o Mini Dicionário SAT, para que eles aprendam a gestualizar algumas palavras.
Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos.
Esta atividade poderá ser executada individualmente ou em grupos. Você pode optar em deixar que os alunos falem o próprio nome primeiramente e depois o nome de algum colega. Nesse momento, é interessante dizer para os alunos que, quando se trata de nomes das pessoas mais próximas, os surdos, muito raramente, usam a datilologia (sinais feitos com os dedos). Nesses casos, geralmente procuram uma característica marcante da pessoa e a utilizam como nome. Por exemplo: a pessoa tem uma pinta acima da sobrancelha, neste caso, ele poder associar o nome da pessoa ao sinal de um toque no local onde se encontra a pinta e, a partir daí, toda vez que quiser falar o nome da pessoa usa este sinal. Estas referências NUNCA são pejorativas!
Peça que os alunos, antecipadamente, encontrem em casa algum produto que tenha a escrita Braille para executar esta atividade. Após compreenderem um pouco como é a marcação de cada letra em Braille, proponha a leitura do que está escrito na embalagem que encontrar em casa. Peça que, ao fazer esta atividade, eles fechem os olhos.
Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa.
Caso ache interessante envie o link (disponível aqui) do vídeo "A lenda do Sol", que é uma contação de história em Libras
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Peça que cada membro da família tente falar o nome de cada membro e dos objetos da casa usando a Libras.
Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta
Código: HIS5_06UND04
(EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.
AULA 01
AULA 03
AULA 05
AULA 06
AULA 08
AULA 10
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes