10253
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Álgebra

Plano de aula - Subtraindo dos dois termos da subtração I

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Compreender que subtrair o mesmo número de dois termos de uma subtração, não altera o resultado.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana França Bernardino

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_16ALG_05

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Apresentações, Google Planilhas, YouTube, FlipGrid.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Aquecimento
Pedir que os alunos resolvam a situação, registrem suas percepções no caderno, explicando o porque disso acontecer.

Atividade principal
Propor que os alunos usem o Google Planilhas para organizar as informações colhidas para resolução da atividade. O professor pode inserir as questões presentes nas orientações ao professor na próxima etapa do plano (Discussão das soluções).

Discussão das soluções
O professor pode pedir que os alunos enviem suas soluções para o problema proposto na Atividade Principal, por e-mail ou o registro escrito, para posteriormente apresentar as problematizações desta etapa, com perguntas que levem os alunos a refletirem sobre o preenchimento da tabela. Somente após esse movimento é que deve-se enviar a resposta ao problema para conferência por parte da turma.

Sistematização
Apresentar um breve vídeo usando o YouTube com o conceito (que já foi sugerido em outros planos desta mesma sequência), ou sistematizando em slides usando o Google Apresentações. Pode ser enviado o material impresso também, mas o mais importante é que os alunos tenham material de consulta para o tema sempre que precisarem.

Encerramento
A etapa anterior atende a necessidade, não precisa se preocupar com esta etapa remotamente.

Raio X
Propor que os alunos resolvam a questão e criem uma explicação para o que fizeram, seja por escrito, ou usando o FlipGrid.

Convite às famílias
Convidar as famílias a acompanharem os alunos da resolução das atividades complementares e, caso sejam fãs de futebol, convidá-los a analisarem juntos tabelas de campeonatos nacionais ou locais passados, para discutirem os pontos e a organização dos mesmos.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_16ALG05

(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a cada um desses termos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 4º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem a conceituar o que é múltiplo e a identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural; reconhecer as relações inversas entre as operações fundamentais com números naturais e reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona, subtrai ou multiplica um mesmo número a seus dois termos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas