10253
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Álgebra

Plano de aula - Subtraindo dos dois termos da subtração I

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Compreender que subtrair o mesmo número de dois termos de uma subtração, não altera o resultado.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana França Bernardino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luciana França Bernardino

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a seus dois termos.

Objetivos específicos

Compreender que subtrair o mesmo número de dois termos de uma subtração, não altera o resultado.



Conceito-chave

Igualdade como equivalência.

Recursos necessários

  • Atividades impressas;
  • Projetor ( opcional);
  • Lápis e caderno.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Discuta coletivamente com os alunos as ideias apresentadas no slide.

Propósito: Introduzir o conteúdo que será trabalhado em aula.

Discuta com a turma:

  • Qual dos meninos ficou com mais dinheiro? Como podemos descobrir?
  • O argumento do primeiro garoto é válido? E o argumento do segundo menino?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos (Slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Converse com os alunos sobre a tabela que marca a pontuação nos jogos de futebol, alguns alunos já podem conhecê-la, por isso, deixem que expliquem aos colegas o que sabem. Também discuta com os alunos os critérios para saber o time campeão. Garanta que os alunos entenderam todas as colunas da tabela. Após, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Note que há 2 perguntas. Dê um tempo para os alunos pensarem sobre a primeira e só depois proponha a segunda pergunta. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas estratégias de resolução. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Resolver uma situação-problema envolvendo a regularidade na subtração.

Discuta com a turma:

  • Todos vocês conseguem compreender essa tabela?
  • Sabem o que quer dizer cada letra ou sigla?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos (Slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Converse com os alunos sobre a tabela que marca a pontuação nos jogos de futebol, alguns alunos já podem conhecê-la, por isso, deixem que expliquem aos colegas o que sabem. Também discuta com os alunos os critérios para saber o time campeão. Garanta que os alunos entenderam todas as colunas da tabela. Após, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Note que há 2 perguntas. Dê um tempo para os alunos pensarem sobre a primeira e só depois proponha a segunda pergunta. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas estratégias de resolução. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Resolver uma situação-problema envolvendo a regularidade na subtração.

Discuta com a turma:

  • Todos vocês conseguem compreender essa tabela?
  • Sabem o que quer dizer cada letra ou sigla?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos (Slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Converse com os alunos sobre a tabela que marca a pontuação nos jogos de futebol, alguns alunos já podem conhecê-la, por isso, deixem que expliquem aos colegas o que sabem. Também discuta com os alunos os critérios para saber o time campeão. Garanta que os alunos entenderam todas as colunas da tabela. Após, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Note que há 2 perguntas. Dê um tempo para os alunos pensarem sobre a primeira e só depois proponha a segunda pergunta. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas estratégias de resolução. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Resolver uma situação-problema envolvendo a regularidade na subtração.

Discuta com a turma:

  • Todos vocês conseguem compreender essa tabela?
  • Sabem o que quer dizer cada letra ou sigla?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos (Slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Converse com os alunos sobre a tabela que marca a pontuação nos jogos de futebol, alguns alunos já podem conhecê-la, por isso, deixem que expliquem aos colegas o que sabem. Também discuta com os alunos os critérios para saber o time campeão. Garanta que os alunos entenderam todas as colunas da tabela. Após, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Note que há 2 perguntas. Dê um tempo para os alunos pensarem sobre a primeira e só depois proponha a segunda pergunta. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas estratégias de resolução. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Resolver uma situação-problema envolvendo a regularidade na subtração.

Discuta com a turma:

  • Todos vocês conseguem compreender essa tabela? O que significa o X? E os números? E o que significam os nomes escritos?
  • Quantos jogos houve nesse campeonato?
  • Como podemos saber quantos jogos cada time jogou?
  • Alguém tem alguma dúvida sobre essa tabela?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos (Slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Converse com os alunos sobre a tabela que marca a pontuação nos jogos de futebol, alguns alunos já podem conhecê-la, por isso, deixem que expliquem aos colegas o que sabem. Também discuta com os alunos os critérios para saber o time campeão. Garanta que os alunos entenderam todas as colunas da tabela. Após, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Note que há 2 perguntas. Dê um tempo para os alunos pensarem sobre a primeira e só depois proponha a segunda pergunta. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas estratégias de resolução. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito:Resolver uma situação-problema envolvendo a regularidade na subtração.

Discuta com a turma:

  • A partir dos resultados dos jogos, conseguimos preencher essa tabela?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos (Slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Converse com os alunos sobre a tabela que marca a pontuação nos jogos de futebol, alguns alunos já podem conhecê-la, por isso, deixem que expliquem aos colegas o que sabem. Também discuta com os alunos os critérios para saber o time campeão. Garanta que os alunos entenderam todas as colunas da tabela. Após, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Note que há 2 perguntas. Dê um tempo para os alunos pensarem sobre a primeira e só depois proponha a segunda pergunta. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas estratégias de resolução. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Resolver uma situação-problema envolvendo a regularidade na subtração.

Discuta com a turma:

  • Foi possível saber qual foi o time campeão?
  • Quais dados vocês tiveram que analisar?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos (Slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Converse com os alunos sobre a tabela que marca a pontuação nos jogos de futebol, alguns alunos já podem conhecê-la, por isso, deixem que expliquem aos colegas o que sabem. Também discuta com os alunos os critérios para saber o time campeão. Garanta que os alunos entenderam todas as colunas da tabela. Após, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Note que há 2 perguntas. Dê um tempo para os alunos pensarem sobre a primeira e só depois proponha a segunda pergunta. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas estratégias de resolução. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Resolver uma situação-problema envolvendo a regularidade na subtração.

Discuta com a turma:

  • Posso responder essa questão através de duas estratégias, vocês sabem quais são?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11, 12, 13, 14, 15 e 16)

Orientações: Peça que os alunos expliquem como pensaram para resolver. Só depois de explorar as soluções encontradas pelos seus alunos, leia com eles os pensamentos expostos no slide. Eles podem refletir o caminho que alguns alunos seguiram e as dúvidas que tiveram para resolver a situação proposta.

Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11, 12, 13, 14, 15 e 16)

Orientações: Peça que os alunos expliquem como pensaram para resolver. Só depois de explorar as soluções encontradas pelos seus alunos, leia com eles os pensamentos expostos no slide. Eles podem refletir o caminho que alguns alunos seguiram e as dúvidas que tiveram para resolver a situação proposta.

Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11, 12, 13, 14, 15 e 16)

Orientações: Peça que os alunos expliquem como pensaram para resolver. Só depois de explorar as soluções encontradas pelos seus alunos, leia com eles os pensamentos expostos no slide. Eles podem refletir o caminho que alguns alunos seguiram e as dúvidas que tiveram para resolver a situação proposta.

Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11, 12, 13, 14, 15 e 16)

Orientações: Peça que os alunos expliquem como pensaram para resolver. Só depois de explorar as soluções encontradas pelos seus alunos, leia com eles os pensamentos expostos no slide. Eles podem refletir o caminho que alguns alunos seguiram e as dúvidas que tiveram para resolver a situação proposta.

Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11, 12, 13, 14, 15 e 16)

Orientações: Peça que os alunos expliquem como pensaram para resolver. Só depois de explorar as soluções encontradas pelos seus alunos, leia com eles os pensamentos expostos no slide. Eles podem refletir o caminho que alguns alunos seguiram e as dúvidas que tiveram para resolver a situação proposta.

Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11, 12, 13, 14, 15 e 16)

Orientações: Peça que os alunos expliquem como pensaram para resolver. Só depois de explorar as soluções encontradas pelos seus alunos, leia com eles os pensamentos expostos no slide. Eles podem refletir o caminho que alguns alunos seguiram e as dúvidas que tiveram para resolver a situação proposta.

Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Sistematize com os alunos a aprendizagem da aula. Propósito: Sistematizar o conceito.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Retome o que foi aprendido. Leia ou fale o conteúdo do slide para a turma.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Atividade Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após, faça a correção coletiva retomando o que foi aprendido em aula.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que subtrair o mesmo número aos dois termos de uma subtração, não altera a diferença.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luciana França Bernardino

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a seus dois termos.

Objetivos específicos

Compreender que subtrair o mesmo número de dois termos de uma subtração, não altera o resultado.



Conceito-chave

Igualdade como equivalência.

Recursos necessários

  • Atividades impressas;
  • Projetor ( opcional);
  • Lápis e caderno.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Discuta coletivamente com os alunos as ideias apresentadas no slide.

Propósito: Introduzir o conteúdo que será trabalhado em aula.

Discuta com a turma:

  • Qual dos meninos ficou com mais dinheiro? Como podemos descobrir?
  • O argumento do primeiro garoto é válido? E o argumento do segundo menino?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos (Slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Converse com os alunos sobre a tabela que marca a pontuação nos jogos de futebol, alguns alunos já podem conhecê-la, por isso, deixem que expliquem aos colegas o que sabem. Também discuta com os alunos os critérios para saber o time campeão. Garanta que os alunos entenderam todas as colunas da tabela. Após, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Note que há 2 perguntas. Dê um tempo para os alunos pensarem sobre a primeira e só depois proponha a segunda pergunta. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas estratégias de resolução. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Resolver uma situação-problema envolvendo a regularidade na subtração.

Discuta com a turma:

  • Todos vocês conseguem compreender essa tabela?
  • Sabem o que quer dizer cada letra ou sigla?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos (Slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Converse com os alunos sobre a tabela que marca a pontuação nos jogos de futebol, alguns alunos já podem conhecê-la, por isso, deixem que expliquem aos colegas o que sabem. Também discuta com os alunos os critérios para saber o time campeão. Garanta que os alunos entenderam todas as colunas da tabela. Após, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Note que há 2 perguntas. Dê um tempo para os alunos pensarem sobre a primeira e só depois proponha a segunda pergunta. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas estratégias de resolução. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Resolver uma situação-problema envolvendo a regularidade na subtração.

Discuta com a turma:

  • Todos vocês conseguem compreender essa tabela?
  • Sabem o que quer dizer cada letra ou sigla?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos (Slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Converse com os alunos sobre a tabela que marca a pontuação nos jogos de futebol, alguns alunos já podem conhecê-la, por isso, deixem que expliquem aos colegas o que sabem. Também discuta com os alunos os critérios para saber o time campeão. Garanta que os alunos entenderam todas as colunas da tabela. Após, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Note que há 2 perguntas. Dê um tempo para os alunos pensarem sobre a primeira e só depois proponha a segunda pergunta. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas estratégias de resolução. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Resolver uma situação-problema envolvendo a regularidade na subtração.

Discuta com a turma:

  • Todos vocês conseguem compreender essa tabela?
  • Sabem o que quer dizer cada letra ou sigla?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos (Slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Converse com os alunos sobre a tabela que marca a pontuação nos jogos de futebol, alguns alunos já podem conhecê-la, por isso, deixem que expliquem aos colegas o que sabem. Também discuta com os alunos os critérios para saber o time campeão. Garanta que os alunos entenderam todas as colunas da tabela. Após, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Note que há 2 perguntas. Dê um tempo para os alunos pensarem sobre a primeira e só depois proponha a segunda pergunta. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas estratégias de resolução. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Resolver uma situação-problema envolvendo a regularidade na subtração.

Discuta com a turma:

  • Todos vocês conseguem compreender essa tabela? O que significa o X? E os números? E o que significam os nomes escritos?
  • Quantos jogos houve nesse campeonato?
  • Como podemos saber quantos jogos cada time jogou?
  • Alguém tem alguma dúvida sobre essa tabela?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos (Slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Converse com os alunos sobre a tabela que marca a pontuação nos jogos de futebol, alguns alunos já podem conhecê-la, por isso, deixem que expliquem aos colegas o que sabem. Também discuta com os alunos os critérios para saber o time campeão. Garanta que os alunos entenderam todas as colunas da tabela. Após, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Note que há 2 perguntas. Dê um tempo para os alunos pensarem sobre a primeira e só depois proponha a segunda pergunta. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas estratégias de resolução. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito:Resolver uma situação-problema envolvendo a regularidade na subtração.

Discuta com a turma:

  • A partir dos resultados dos jogos, conseguimos preencher essa tabela?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos (Slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Converse com os alunos sobre a tabela que marca a pontuação nos jogos de futebol, alguns alunos já podem conhecê-la, por isso, deixem que expliquem aos colegas o que sabem. Também discuta com os alunos os critérios para saber o time campeão. Garanta que os alunos entenderam todas as colunas da tabela. Após, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Note que há 2 perguntas. Dê um tempo para os alunos pensarem sobre a primeira e só depois proponha a segunda pergunta. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas estratégias de resolução. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Resolver uma situação-problema envolvendo a regularidade na subtração.

Discuta com a turma:

  • Foi possível saber qual foi o time campeão?
  • Quais dados vocês tiveram que analisar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos (Slides 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Converse com os alunos sobre a tabela que marca a pontuação nos jogos de futebol, alguns alunos já podem conhecê-la, por isso, deixem que expliquem aos colegas o que sabem. Também discuta com os alunos os critérios para saber o time campeão. Garanta que os alunos entenderam todas as colunas da tabela. Após, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Note que há 2 perguntas. Dê um tempo para os alunos pensarem sobre a primeira e só depois proponha a segunda pergunta. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas estratégias de resolução. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Resolver uma situação-problema envolvendo a regularidade na subtração.

Discuta com a turma:

  • Posso responder essa questão através de duas estratégias, vocês sabem quais são?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11, 12, 13, 14, 15 e 16)

Orientações: Peça que os alunos expliquem como pensaram para resolver. Só depois de explorar as soluções encontradas pelos seus alunos, leia com eles os pensamentos expostos no slide. Eles podem refletir o caminho que alguns alunos seguiram e as dúvidas que tiveram para resolver a situação proposta.

Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11, 12, 13, 14, 15 e 16)

Orientações: Peça que os alunos expliquem como pensaram para resolver. Só depois de explorar as soluções encontradas pelos seus alunos, leia com eles os pensamentos expostos no slide. Eles podem refletir o caminho que alguns alunos seguiram e as dúvidas que tiveram para resolver a situação proposta.

Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11, 12, 13, 14, 15 e 16)

Orientações: Peça que os alunos expliquem como pensaram para resolver. Só depois de explorar as soluções encontradas pelos seus alunos, leia com eles os pensamentos expostos no slide. Eles podem refletir o caminho que alguns alunos seguiram e as dúvidas que tiveram para resolver a situação proposta.

Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11, 12, 13, 14, 15 e 16)

Orientações: Peça que os alunos expliquem como pensaram para resolver. Só depois de explorar as soluções encontradas pelos seus alunos, leia com eles os pensamentos expostos no slide. Eles podem refletir o caminho que alguns alunos seguiram e as dúvidas que tiveram para resolver a situação proposta.

Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11, 12, 13, 14, 15 e 16)

Orientações: Peça que os alunos expliquem como pensaram para resolver. Só depois de explorar as soluções encontradas pelos seus alunos, leia com eles os pensamentos expostos no slide. Eles podem refletir o caminho que alguns alunos seguiram e as dúvidas que tiveram para resolver a situação proposta.

Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11, 12, 13, 14, 15 e 16)

Orientações: Peça que os alunos expliquem como pensaram para resolver. Só depois de explorar as soluções encontradas pelos seus alunos, leia com eles os pensamentos expostos no slide. Eles podem refletir o caminho que alguns alunos seguiram e as dúvidas que tiveram para resolver a situação proposta.

Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Sistematize com os alunos a aprendizagem da aula. Propósito: Sistematizar o conceito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Retome o que foi aprendido. Leia ou fale o conteúdo do slide para a turma.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após, faça a correção coletiva retomando o que foi aprendido em aula.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que subtrair o mesmo número aos dois termos de uma subtração, não altera a diferença.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 4º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem a conceituar o que é múltiplo e a identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural; reconhecer as relações inversas entre as operações fundamentais com números naturais e reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona, subtrai ou multiplica um mesmo número a seus dois termos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano