16624
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - E o tempo? Passa?

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre E o tempo? Passa?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, YouTube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender a importância da invenção do relógio para a humanidade. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).

Lance aos estudantes as questões:
- Vocês sabem por que existe o dia e a noite?
- Como as pessoas antigamente sabiam que o tempo passou?
- Como nós sabemos que o tempo passou?
- Como as pessoas antigamente faziam para marcar o tempo?
- Como nós fazemos para marcar o tempo?

Peça aos estudantes que escrevam as questões e as respostas no caderno, e compartilhem-nas no grupo da escola. Caso não sejam alfabetizados, peça para gravarem um áudio.

Problematização
Compartilhe com os estudantes as seguintes questões:
- Hoje tem sol? Como está o céu? Tem nuvens?
- Sintam a temperatura: está quente? Está frio?
- Há muita ou pouca claridade? O que se pode fazer em um dia como este?

Diga “mas e se fosse noite?”, e questione:
- O céu estaria claro ou escuro?
- O que veríamos no céu?
- Como estaria a temperatura?
- O que pode ser feito quando está de noite?

Peça que os estudantes vejam o vídeo “Caveiras Tumbalacatum” ou conte como a música acontece. Peça que se atentem para a passagem de tempo registrada na música e façam um vídeo escutando/dançando.

Sistematização
Construa com os estudantes um relógio analógico (ponteios). Peça que se atentem para organizarem os ponteiros maiores e mais grossos nos minutos, os menores nas horas, e os mais finos e maiores nos segundos. Se a atividade for realizada em momento síncrono, você pode solicitar que os estudantes respondam coletivamente. Se for em momento assíncrono, peça que produzam e compartilhem no grupo da turma. Atente para dar feedback das atividades.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “a rotina de uma criança indígena”, “Diferentes formas de contar o tempo” e “Diferentes formas de medir o tempo - Ana te ajuda”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF03HI05 e EF05HI08 e com outros componentes curriculares EF02LP17, EF02MA18, EF15AR18, EF15AR19, EF15AR21.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS2_07UND01

(EF02HI07) Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano:

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas