16623
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - Dia Nacional do Livro Infantil (18/04)

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Dia Nacional do Livro Infantil (18/04)

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Cintra Eher

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, Print de tela, Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, YouTube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é conhecer o dia do livro e Monteiro Lobato através das comemorações escolares. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Peça que os estudantes vejam o vídeo do “Sítio do Picapau Amarelo (Série animada) - 2ª temporada - Ep. O melhor lugar do mundo” (disponível aqui). Caso não seja possível, produza um vídeo ou áudio, desde que não sejam longos, para relatar um pouco do que a história trata. Mande algumas perguntas por Whatsapp:
- Você conhece os personagens deste vídeo?
- Onde a história acontece?

Envie o arquivo de contextualização (disponível nos materiais complementares), e pergunte:
- Quem é o autor desta obra?

Você pode inserir outros questionamentos que ache pertinentes e adequados à turma, desde que as questões sejam objetivas, práticas e não muito longas. Solicite que os estudantes gravem um áudio de no, máximo, 1 minuto, com as respectivas respostas a partir dos questionamentos propostos.

Problematização
Compartilhe com os estudantes um arquivo de problematização (disponível aqui). É possível compartilhar um print das imagens. Envie um áudio contando um pouco da história de Monteiro Lobato e peça que respondam às questões abaixo:
- O que Lobato fez de tão importante?
- Por que ainda nos lembramos dele?
- Por que seus livros ainda são lidos?

Peça que, em arquivo de áudio, os estudantes respondam às questões propostas. Solicite que respondam em arquivos de, no máximo, 1 minuto.

Sistematização
Aqui, você vai pedir aos estudantes que escrevam uma carta para Monteiro Lobato, contando sobre o sucesso que as obras dele ainda fazem. Caso os estudantes ainda não sejam alfabetizados, peça que gravem um vídeo curto, como se fossem mandar para Lobato. Atente para dar feedback da atividade realizada.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo obras literárias ou assistindo aos vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre Monteiro Lobato, acesse o livro “O Saci” (disponível aqui), pode conhecer mais um pouco sobre o autor no vídeo “Monteiro Lobato para crianças” (disponível aqui) e nos vários episódios de “Sìtio do Picapau Amarelo” (disponíveis aqui).

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI03, EF02HI02 e com outros componentes curriculares EF08LI18, EF01GE03, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR12, EF15AR13, EF15AR14, EF15AR25, EF69AR10, EF69AR13, EF12EF11 e EF03ER04.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_08UND04

(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas