16622
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - O papel da criança na família e na comunidade

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre O papel da criança na família e na comunidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana De Jesus Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
HIS1_06UND04

Ferramentas sugeridas

- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, YouTube, Padlet.

Contexto

Neste plano, o objetivo é perceber o papel da criança na família e na comunidade. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir escritas todas em maiúsculo. Se for possível, realize a atividade de forma síncrona. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online). Compartilhe o vídeo “Criança não trabalha” (assista aqui) e, caso não seja possível que as crianças visualizem o vídeo, descreva as situações que nele são apresentadas. Em seguida, repasse via áudio as questões abaixo:

- Vocês já viram alguma criança trabalhando?
- Por que será que algumas crianças trabalham?
- O que significa o refrão da música: “Criança não trabalha, criança dá trabalho?”
- Na opinião de vocês, quais papéis uma criança pode assumir na família? E na comunidade?

Peça que eles respondam às questões por arquivo de áudio, ou que compartilhem as respostas, caso estejam na aula síncrona.

Problematização

Envie para os estudantes as seguintes questões:

- Toda criança pode estudar? Toda criança pode sair de casa sozinha?
- As crianças podem contribuir para a organização da casa?
- A criança pode trabalhar na rua?
- E nas novelas, os atores mirins estão trabalhando também?
- Criança pode dar sua opinão na escola? E em casa?
- Você conhece crianças que não estudam e não brincam e apenas trabalham? Isso pode acontecer?

Não é necessário que elas respondam às reflexões, tendo em vista que elas serão a base para a produção no arquivo de problematização (disponível aqui). Compartilhe o arquivo e peça para que os estudantes respondam, seguindo as instruções do plano.

Sistematização

Na sistematização, peça que aos estudantes compartilhem as produções no Padlet (veja como fazer um Padlet aqui) ou que produzam um vídeo curto (duração máxima de 01 minuto) explicando os desenhos. Após isso, faça comentários sobre as produções buscando estabelecer diferenciação entre responsabilidades na família e exploração do trabalho infantil.

Convite às famílias

As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Uma opção é o livro “Minha Família Colorida” que conta a história de uma família com traços físicos diferentes. Outra opção é “O livro da família”, via audiobook (disponível aqui), “Tudo é família” (disponível aqui), “Somos iguais mesmo sendo diferentes” (link para acesso), com contação de história e, ainda, “Quintal da Cultura - minha família” (acesse aqui), “Mundo BIta - Minha família” (assista aqui) e “As famílias do mundinho” (disponível aqui), com músicas e episódios de historinhas infantis sobre famílias.

Outras sugestões

A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades HIS204UND HIS205UND. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF35EF06, EF01ER01.

 

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_06UND04

(EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas