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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Unidade

Plano de aula - Área de Preservação Permanente (APP) e qualidade ambiental

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre compreender a importância das APPs para a preservação dos recursos hídricos, biodiversidade, proteção do solo e bem-estar das populações humanas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regina Luiza Gouvea

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_10UND06

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, YouTube.

Valor trabalhado

Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação
Protagonismo

Apresentação do tema da aula (20 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes compreendam a importância das APPs para a preservação dos recursos hídricos, biodiversidade, proteção do solo e bem-estar das populações humanas. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e fale para os alunos que a aula abordará questões relacionadas a Área de Preservação Permanente (APP) e qualidade ambiental. Comente com a turma que para garantir o volume e qualidade da água e da biodiversidade de um determinado local é importante avaliar e adequar a ocupação e uso do solo em Áreas de Preservação Permanente, as APPs.

Contextualização (45 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

Comente com os alunos que nesta aula eles analisarão situações hipotéticas de APPs. Apesar de as APPs serem definidas como áreas protegidas, existem APPs degradadas, desmatadas, e/ou indevidamente ocupadas. Esta é uma realidade e uma situação que compromete a qualidade e quantidade de água dos cursos d’água de muitas localidades.

Pergunte aos alunos se já ouviram falar em Áreas de Preservação Permanente. Se disserem que sim, pergunte-os se conhecem as faixas mínimas de preservação de rios e lagos. Retome as imagens e pergunte a eles o que acontece quando a largura dos cursos d’água aumentam. Questione-os como percebem as faixas marginais de rios e córregos da sua localidade.
Observação: caso queira enriquecer com mais informações, a gravação da sua videoaula, retorne ao slide do plano original.

Problematização (40 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie os slides do plano original, existe uma sequência de imagens que deve ser encaminhada aos estudantes.

As imagens retratam: o encontro das águas na confluência dos rios Solimões e Negro, perto de Manaus; trecho do rio São Francisco entre os municípios de Ponto Chique e Pirapora, Minas Gerais; marginal Tietê em São Paulo; Rio Paraopeba na divisa dos municípios de Betim e São Joaquim de Bicas em Minas Gerais.

Como é possível observar nas imagens, as áreas marginais de rios apresentam diferentes usos. Algumas mais preservadas outras mais degradadas. Portanto, a necessidade de monitorar as APPs surge devido às alterações antropogênicas em áreas que antes eram ocupadas por vegetação natural e que passaram a ser urbanizadas ou usadas para cultivos agrícolas intensivos. Como a capacidade de infiltração de água muda com a impermeabilização, o monitoramento das APPs tem como objetivo garantir da produção de água nessas áreas. Pergunte aos alunos se conhecem outras APPs além das áreas marginais de cursos d’água. Se disserem que sim, pergunte quais. Caso as respostas não corresponda com o que se espera, como topos de morro, entorno de lagos e lagoas naturais, manguezais, dunas e restingas, exponha para eles a existência destes outros tipos de APPs.

Ação propositiva (quatro dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias.

Envie os arquivos que seguem abaixo:

     - Folha de atividades disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bTrUJ9j7QmurBSFx9Q4rZrQrDetgS5a4UDdh3j9DfZqcTDttTKZ8kuVXmEc2/geo6-10und06-atividade-da-acao-propositiva.pdf. Acesso em 30/06/2020

     - Entregue para a turma o Art. 4º do CAPÍTULO II do Código Florestal que trata da delimitação das Áreas de Preservação Permanente. A resolução da atividade está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BNE2huyvEm6vzsYVuKPnUyfKHTHapDX2gwrnpVjd3KrxQw9NWR3dZDqPUQfn/geo6-10und06-resolucao-da-atividade-da-acao-propositiva.pdf. Acesso em 30/06/2020

Oriente que os alunos possam ler as diretrizes do Código Florestal disponível na folha 1 da atividade (Atividade 1). Encaminhe para as equipes a folha de atividades com as situações hipotéticas, disponível na folha 2 da atividade (Atividade 2). Peça que eles recortem as caixas de textos com as situações hipotéticas, após responder se as APPs atendem ou não as normativas do Código Florestal. As caixas de textos recordadas devem ser usadas na atividade da Sistematização. Atividade para ser feita de forma individual.

Sistematização (60 minutos- assincronamente)

Envie a folha de atividade disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jYUyG6AsaBrZ5xmdb3AZYx4yk5RZb8pDGBhw3wFHAcFbjRWqb9wfvrG4HczK/geo6-10und06-atividade-da-sistematizacao.pdf. Acesso em 04/07/2020

As equipes devem associar as situações hipotéticas com as normativas, buscando uma correspondência entre elas. Se consideram que se trata de uma APP conservada, e que portanto devem manter a área conservada, então devem colar a caixa de texto abaixo do ícone “curtir”; se consideram que a APP está degradada, portanto, é necessário recuperar a área, devem colar a caixa de texto abaixo do ícone “não curtir”. Ao finalizar, retomar as normativas e apresentar para a turma as razões pelas quais as APPs analisadas devem ser mantidas conservadas ou recuperadas.

Convite às famílias

Oriente que as famílias assistam aos vídeos que seguem abaixo como sugestão de complemento conceitual do plano de aula adaptado.

     - BOAS PRÁTICAS - ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE – APP- https://www.youtube.com/watch?v=2UJNJ8hUCLw. Acesso em 30/06/2020

     - Conduta Ambiental Legal - Reserva Legal- https://www.youtube.com/watch?v=pnw9jkosLxU,. Acesso em 30/06/2020

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_10UND06

(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.


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