16615
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Unidade

Plano de aula - Água doce no Brasil, o mito da abundância

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre reconhecer que, mesmo havendo no Brasil uma grande quantidade de água doce, não estamos livres de enfrentar problemas de escassez.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Rasera Garagorry

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_12UND04

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, YouTube.

Valor trabalhado

Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes reconheçam que, mesmo havendo no Brasil uma grande quantidade de água doce, não estamos livres de enfrentar problemas de escassez. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e incentive-os a falar sobre o tema e aproveite esse momento para avaliar o que eles sabem sobre o assunto. Pergunte, por exemplo: o que se entende por água doce, se eles acham que existe muita ou pouca água doce no Brasil, se todas as regiões brasileiras dispõem de água de maneira igual, quais fatores contribuem para ter mais ou menos água doce numa região, se toda água doce é adequada para o consumo humano, entre outras.

Contextualização (40 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp. Envie as informações dos slides 3, 4, 5 e 6.

Apresente o gráfico e inicie uma discussão com a turma. Pergunte por exemplo: o que eles concluem observando o gráfico, se pode existir água salgada no continente, se a água salgada pode se tornar potável. Espera-se que ao analisar o gráfico os alunos percebam que a proporção de água salgada no planeta é muito superior à de água doce.

     - Material da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hd9EfPFbY4jNF22UfX8Sxf3yUVMFufcEWXgszVXwzdhh6fJGXk7MZY24rQVZ/geo6-12und04-material-da-contextualizacao.pdf. Acesso em 04/07/2020.

Problematização (50 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, e explique que para responder essa questão é importante conhecer, entre outros fatores, como a água doce e a população encontram-se distribuídas no território nacional.

     - Material da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6VYuqJvYH3HU8Hrms5qXz4AA9EVWCB2ruswhWHe5UVpt5a9X8zHzadpjbt2W/geo6-12und04-material-da-problematizacao.pdf

Links das manchetes:

     - BARBOSA, H. Reservatórios cearenses apresentam baixo volume hídrico. Diário do Nordeste. Disponível em: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/regiao/reservatorios-cearenses-apresentam-baixo-volume-hidrico-1.2045133 Acesso em 04/07/2020.

     - GERAQUE, E. Falta de água pode se tornar constante no Estado de São Paulo. Estadão. Disponível em: https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,falta-de-agua-pode-se-tornar-constante-no-estado-de-sao-paulo,70002559033 Acesso em 04/07/2020.

Ação propositiva (três dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Oriente os alunos a se organizarem em duplas e distribua para cada aluno da dupla uma cópia da atividade (disponível abaixo). Em seguida, projete e apresente as orientações, leia e explique as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas.

Peça que eles observem que os gráficos representam as informações presentes no quadro. O gráfico 1 indica a distribuição percentual da população brasileira por região, enquanto o gráfico 2 representa a distribuição percentual dos recursos hídricos por região. Explique que, entre outros fatores referentes à problemática da água no Brasil (falta de planejamento e investimento, processos climatológicos, uso inadequado do solo, manutenção das nascentes, desmatamento, fatores políticos...), eles irão analisar um deles: a relação entre a localização geográfica da disponibilidade deste elemento e a população que dele depende. Fale para a turma que ao completarem e analisarem os gráficos e responderem às perguntas eles poderão perceber porque, mesmo havendo uma grande quantidade de água doce no Brasil, não estamos livres de enfrentarmos crises hídricas.
Material:
     - Atividade Ação Propositiva (Gráficos) https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e2EB8p9khDYXmJuvfEaXDvFu6fXAeBjgEXN46qdx89jWjGjpWfP57gdyY84F/geo6-12und04-atividade-acao-propositiva-graficos.pdf. Acesso em 30/06/2020

     - Gabarito da Atividade (Gráficos) https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TvRZpM3jpWVYpFrqm5EbAVUhjrrc9djQ5tH62Zsbh5ZC46gBYSSaQuquV62B/geo6-12und04-gabarito-da-atividade-graficos.pdf. Acesso em 30/06/2020

Sistematização (40 minutos- assincronamente)

Envie o slide do plano original, e a atividade que segue abaixo.

Material da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P2aM3nhmVMQAXV2k3b2vN9KWpzNDtAFnaStj9jTEDZ2FDC8M3SMapuzQMF9y/geo06-12und04-material-da-sistematizacao.pdf. Acesso em 04/07/2020

Convite às famílias

Deixe a sugestão dois vídeos que seguem abaixo, sobre o Programa da água doce.

     - Programa Água Doce- https://www.youtube.com/watch?v=n79cmU_Z68A. Acesso em 30/06/2020

     - Conheça o Programa Água Doce- https://www.youtube.com/watch?v=ckrPg0YeUFg. Acesso em 30/06/2020

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_12UND04

(EF06GE12) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas