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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Unidade

Plano de aula - Água doce no Brasil, o mito da abundância

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre reconhecer que, mesmo havendo no Brasil uma grande quantidade de água doce, não estamos livres de enfrentar problemas de escassez.

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Rasera Garagorry

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais -água - em diferentes escalas e usos alternativos visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.

A aplicação desse plano possibilita, também, resgatar e ampliar outros conhecimentos desenvolvidos na habilidade EF06GE04.

O Brasil detém 12% da água doce disponível em todo planeta. Esse dado tem contribuído, historicamente, para uma cultura do desperdício e também para a não valorização econômica desse recurso.

No entanto, a sua presença no território brasileiro não é uniforme e varia sazonalmente, já que é regulada por uma grande variedade de processos climatológicos. Além disso, a manutenção da disponibilidade e da qualidade hídrica dependem de muitos fatores, como por exemplo, a concentração populacional, a manutenção das nascentes e das margens dos rios, o grau de poluição, o uso e até mesmo de questões políticas.

Neste plano, por meio de gráficos, textos e discussões, os alunos, organizados em duplas, terão a oportunidade de desconstruir o mito da abundância de água no território brasileiro analisando, principalmente, a distribuição irregular deste recurso no espaço nacional.

Materiais necessários: Datashow, quadro, lápis de cor, lápis preto e materiais impressos.

Material complementar:

GEO6_12UND04: Material da contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hd9EfPFbY4jNF22UfX8Sxf3yUVMFufcEWXgszVXwzdhh6fJGXk7MZY24rQVZ/geo6-12und04-material-da-contextualizacao.pdf

GEO6_12UND04: Material da problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6VYuqJvYH3HU8Hrms5qXz4AA9EVWCB2ruswhWHe5UVpt5a9X8zHzadpjbt2W/geo6-12und04-material-da-problematizacao.pdf

GEO6_12UND04: Atividade Ação propositiva (Gráficos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e2EB8p9khDYXmJuvfEaXDvFu6fXAeBjgEXN46qdx89jWjGjpWfP57gdyY84F/geo6-12und04-atividade-acao-propositiva-graficos.pdf

GEO6_12UND04: Gabarito da Atividade (Gráficos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TvRZpM3jpWVYpFrqm5EbAVUhjrrc9djQ5tH62Zsbh5ZC46gBYSSaQuquV62B/geo6-12und04-gabarito-da-atividade-graficos.pdf

GEO6_12UND04 Material da Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P2aM3nhmVMQAXV2k3b2vN9KWpzNDtAFnaStj9jTEDZ2FDC8M3SMapuzQMF9y/geo06-12und04-material-da-sistematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade:

É importante incluir neste plano alguns aspectos da realidade do seu município com relação à disponibilidade de água. Saber por exemplo, de onde vem a água que abastece a cidade, se existe racionamento em alguns locais, quais ações existem com a preocupação de se preservar a água doce da região. Tanto a prefeitura como a companhia de água e saneamento que atua no município podem ser fontes de informações.

Para você saber mais:

BRASIL. Agência Nacional de Águas - ANA. Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil. Brasília-DF, 2018. Disponível em: http://conjuntura.ana.gov.br/crisehidrica Acesso em 10 de Janeiro de 2019.

BRITO, D. A água no Brasil: da abundância à escassez. Agência Brasil. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-10/agua-no-brasil-da-abundancia-escassez Acesso em 24 de Fevereiro de 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o tema da aula, escreva no quadro ou fale para a turma. Incentive-os a falar sobre o tema e aproveite esse momento para avaliar o que eles sabem sobre o assunto. Pergunte, por exemplo: o que se entende por água doce, se eles acham que existe muita ou pouca água doce no Brasil, se todas as regiões brasileiras dispõem de água de maneira igual, quais fatores contribuem para ter mais ou menos água doce numa região, se toda água doce é adequada para o consumo humano, entre outras.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete os slides, imprima, fale ou escreva no quadro as informações dos slides 3, 4, 5 e 6.

Apresente o gráfico e inicie uma discussão com a turma. Pergunte por exemplo: o que eles concluem observando o gráfico, se pode existir água salgada no continente, se a água salgada pode se tornar potável. Espera-se que ao analisar o gráfico os alunos percebam que a proporção de água salgada no planeta é muito superior à de água doce.

Em seguida, mostre o quadro da distribuição da água doce no mundo e leve-os a perceber que a maior parte dessa água não está disponível para o consumo humano, pois está congelada e distante dos grandes centros urbanos. Depois disso, peça para que leiam os gráficos do slide 6 para que se certifiquem de que a quantidade de água doce no Brasil é grande em relação ao conjunto do planeta. Chame a atenção de que a população brasileira representa apenas 3% do total mundial, mas tem disponível em seu território mais de 10% de toda reserva de água doce do planeta.

Material complementar:

GEO6_12UND04 - Material da contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hd9EfPFbY4jNF22UfX8Sxf3yUVMFufcEWXgszVXwzdhh6fJGXk7MZY24rQVZ/geo6-12und04-material-da-contextualizacao.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete os slides, imprima, fale ou escreva no quadro as informações dos slides 3, 4, 5 e 6.

Apresente o gráfico e inicie uma discussão com a turma. Pergunte por exemplo: o que eles concluem observando o gráfico, se pode existir água salgada no continente, se a água salgada pode se tornar potável. Espera-se que ao analisar o gráfico os alunos percebam que a proporção de água salgada no planeta é muito superior à de água doce.

Em seguida, mostre o quadro da distribuição da água doce no mundo e leve-os a perceber que a maior parte dessa água não está disponível para o consumo humano, pois está congelada e distante dos grandes centros urbanos. Depois disso, peça para que leiam os gráficos do slide 6 para que se certifiquem de que a quantidade de água doce no Brasil é grande em relação ao conjunto do planeta. Chame a atenção de que a população brasileira representa apenas 3% do total mundial, mas tem disponível em seu território mais de 10% de toda reserva de água doce do planeta.

Material complementar:

GEO6_12UND04 - Material da contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hd9EfPFbY4jNF22UfX8Sxf3yUVMFufcEWXgszVXwzdhh6fJGXk7MZY24rQVZ/geo6-12und04-material-da-contextualizacao.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete os slides, imprima, fale ou escreva no quadro as informações dos slides 3, 4, 5 e 6.

Apresente o gráfico e inicie uma discussão com a turma. Pergunte por exemplo: o que eles concluem observando o gráfico, se pode existir água salgada no continente, se a água salgada pode se tornar potável. Espera-se que ao analisar o gráfico os alunos percebam que a proporção de água salgada no planeta é muito superior à de água doce.

Em seguida, mostre o quadro da distribuição da água doce no mundo e leve-os a perceber que a maior parte dessa água não está disponível para o consumo humano, pois está congelada e distante dos grandes centros urbanos. Depois disso, peça para que leiam os gráficos do slide 6 para que se certifiquem de que a quantidade de água doce no Brasil é grande em relação ao conjunto do planeta. Chame a atenção de que a população brasileira representa apenas 3% do total mundial, mas tem disponível em seu território mais de 10% de toda reserva de água doce do planeta.

Material complementar:

GEO6_12UND04 - Material da contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hd9EfPFbY4jNF22UfX8Sxf3yUVMFufcEWXgszVXwzdhh6fJGXk7MZY24rQVZ/geo6-12und04-material-da-contextualizacao.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete os slides, imprima, fale ou escreva no quadro as informações dos slides 3, 4, 5 e 6.

Apresente o gráfico e inicie uma discussão com a turma. Pergunte por exemplo: o que eles concluem observando o gráfico, se pode existir água salgada no continente, se a água salgada pode se tornar potável. Espera-se que ao analisar o gráfico os alunos percebam que a proporção de água salgada no planeta é muito superior à de água doce.

Em seguida, mostre o quadro da distribuição da água doce no mundo e leve-os a perceber que a maior parte dessa água não está disponível para o consumo humano, pois está congelada e distante dos grandes centros urbanos. Depois disso, peça para que leiam os gráficos do slide 6 para que se certifiquem de que a quantidade de água doce no Brasil é grande em relação ao conjunto do planeta. Chame a atenção de que a população brasileira representa apenas 3% do total mundial, mas tem disponível em seu território mais de 10% de toda reserva de água doce do planeta.

Material complementar:

GEO6_12UND04 - Material da contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hd9EfPFbY4jNF22UfX8Sxf3yUVMFufcEWXgszVXwzdhh6fJGXk7MZY24rQVZ/geo6-12und04-material-da-contextualizacao.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro, fale ou imprima o material da problematização que evidencia a contradição entre o grande volume de água doce existente no Brasil e as crises hídricas em algumas regiões. Explique que para responder essa questão é importante conhecer, entre outros fatores, como a água doce e a população encontram-se distribuídas no território nacional.

Material complementar:

GEO6_12UND04 - Material da Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6VYuqJvYH3HU8Hrms5qXz4AA9EVWCB2ruswhWHe5UVpt5a9X8zHzadpjbt2W/geo6-12und04-material-da-problematizacao.pdf

Links das manchetes:

BARBOSA, H. Reservatórios cearenses apresentam baixo volume hídrico. Diário do Nordeste. Disponível em: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/regiao/reservatorios-cearenses-apresentam-baixo-volume-hidrico-1.2045133 Acesso em 25 fev. 2019.

GERAQUE, E. Falta de água pode se tornar constante no Estado de São Paulo. Estadão. Disponível em: https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,falta-de-agua-pode-se-tornar-constante-no-estado-de-sao-paulo,70002559033 Acesso em 25 fev. 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Oriente os alunos a se organizarem em duplas e distribua para cada aluno da dupla uma cópia da atividade (disponível abaixo). Em seguida, projete e apresente as orientações, leia e explique as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas.

Peça que eles observem que os gráficos representam as informações presentes no quadro. O gráfico 1 indica a distribuição percentual da população brasileira por região, enquanto o gráfico 2 representa a distribuição percentual dos recursos hídricos por região. Explique que, entre outros fatores referentes à problemática da água no Brasil (falta de planejamento e investimento, processos climatológicos, uso inadequado do solo, manutenção das nascentes, desmatamento, fatores políticos...), eles irão analisar um deles: a relação entre a localização geográfica da disponibilidade deste elemento e a população que dele depende.

Fale para a turma que ao completarem e analisarem os gráficos e responderem às perguntas eles poderão perceber porque, mesmo havendo uma grande quantidade de água doce no Brasil, não estamos livres de enfrentarmos crises hídricas.

Quando perceber que todos realizaram a atividade faça a correção oral ou projete o gabarito. A indicação das cores usadas nos gráficos é apenas uma sugestão, pode ser alterada pelo professor ou pelos alunos.

Material complementar:

GEO6_12UND04 - Atividade Ação Propositiva (Gráficos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e2EB8p9khDYXmJuvfEaXDvFu6fXAeBjgEXN46qdx89jWjGjpWfP57gdyY84F/geo6-12und04-atividade-acao-propositiva-graficos.pdf

GEO6_12UND04 - Gabarito da Atividade (Gráficos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TvRZpM3jpWVYpFrqm5EbAVUhjrrc9djQ5tH62Zsbh5ZC46gBYSSaQuquV62B/geo6-12und04-gabarito-da-atividade-graficos.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Oriente os alunos a se organizarem em duplas e distribua para cada aluno da dupla uma cópia da atividade (disponível abaixo). Em seguida projete e apresente as orientações, leia e explique as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas.

Peça que eles observem que os gráficos representam as informações presentes no quadro. O gráfico 1 indica a distribuição percentual da população brasileira por região, enquanto o gráfico 2 representa a distribuição percentual dos recursos hídricos por região. Explique que, entre outros fatores referentes à problemática da água no Brasil (falta de planejamento e investimento, processos climatológicos, uso inadequado do solo, manutenção das nascentes, desmatamento, fatores políticos...), eles irão analisar um deles: a relação entre a localização geográfica da disponibilidade deste elemento e a população que dele depende.

Fale para a turma que ao completarem e analisarem os gráficos e responderem às perguntas eles poderão perceber porque, mesmo havendo uma grande quantidade de água doce no Brasil, não estamos livres de enfrentarmos crises hídricas.

Quando perceber que todos realizaram a atividade faça a correção oral ou projete o gabarito. A indicação das cores usadas nos gráficos é apenas uma sugestão, pode ser alterada pelo professor ou pelos alunos.

Material complementar:

GEO6_12UND04 - Atividade Ação Propositiva (Gráficos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e2EB8p9khDYXmJuvfEaXDvFu6fXAeBjgEXN46qdx89jWjGjpWfP57gdyY84F/geo6-12und04-atividade-acao-propositiva-graficos.pdf

GEO6_12UND04 - Gabarito da Atividade (Gráficos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TvRZpM3jpWVYpFrqm5EbAVUhjrrc9djQ5tH62Zsbh5ZC46gBYSSaQuquV62B/geo6-12und04-gabarito-da-atividade-graficos.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Oriente os alunos a se organizarem em duplas e distribua para cada aluno da dupla uma cópia da atividade (disponível abaixo). Em seguida projete e apresente as orientações, leia e explique as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas.

Peça que eles observem que os gráficos representam as informações presentes no quadro. O gráfico 1 indica a distribuição percentual da população brasileira por região, enquanto o gráfico 2 representa a distribuição percentual dos recursos hídricos por região. Explique que, entre outros fatores referentes à problemática da água no Brasil (falta de planejamento e investimento, processos climatológicos, uso inadequado do solo, manutenção das nascentes, desmatamento, fatores políticos...), eles irão analisar um deles: a relação entre a localização geográfica da disponibilidade deste elemento e a população que dele depende.

Fale para a turma que ao completarem e analisarem os gráficos e responderem às perguntas eles poderão perceber porque, mesmo havendo uma grande quantidade de água doce no Brasil, não estamos livres de enfrentarmos crises hídricas.

Quando perceber que todos realizaram a atividade faça a correção oral ou projete o gabarito. A indicação das cores usadas nos gráficos é apenas uma sugestão, pode ser alterada pelo professor ou pelos alunos.

Material complementar:

GEO6_12UND04 - Atividade Ação Propositiva (Gráficos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e2EB8p9khDYXmJuvfEaXDvFu6fXAeBjgEXN46qdx89jWjGjpWfP57gdyY84F/geo6-12und04-atividade-acao-propositiva-graficos.pdf

GEO6_12UND04 - Gabarito da Atividade (Gráficos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TvRZpM3jpWVYpFrqm5EbAVUhjrrc9djQ5tH62Zsbh5ZC46gBYSSaQuquV62B/geo6-12und04-gabarito-da-atividade-graficos.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Oriente os alunos a se organizarem em duplas e distribua para cada aluno da dupla uma cópia da atividade (disponível abaixo). Em seguida projete e apresente as orientações, leia e explique as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas.

Peça que eles observem que os gráficos representam as informações presentes no quadro. O gráfico 1 indica a distribuição percentual da população brasileira por região, enquanto o gráfico 2 representa a distribuição percentual dos recursos hídricos por região. Explique que, entre outros fatores referentes à problemática da água no Brasil (falta de planejamento e investimento, processos climatológicos, uso inadequado do solo, manutenção das nascentes, desmatamento, fatores políticos...), eles irão analisar um deles: a relação entre a localização geográfica da disponibilidade deste elemento e a população que dele depende.

Fale para a turma que ao completarem e analisarem os gráficos e responderem às perguntas eles poderão perceber porque, mesmo havendo uma grande quantidade de água doce no Brasil, não estamos livres de enfrentarmos crises hídricas.

Quando perceber que todos realizaram a atividade faça a correção oral ou projete o gabarito. A indicação das cores usadas nos gráficos é apenas uma sugestão, pode ser alterada pelo professor ou pelos alunos.

GEO6_12UND04 - Atividade Ação Propositiva (Gráficos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e2EB8p9khDYXmJuvfEaXDvFu6fXAeBjgEXN46qdx89jWjGjpWfP57gdyY84F/geo6-12und04-atividade-acao-propositiva-graficos.pdf

GEO6_12UND04 - Gabarito da Atividade (Gráficos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TvRZpM3jpWVYpFrqm5EbAVUhjrrc9djQ5tH62Zsbh5ZC46gBYSSaQuquV62B/geo6-12und04-gabarito-da-atividade-graficos.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Oriente os alunos a se organizarem em duplas e distribua para cada aluno da dupla uma cópia da atividade (disponível abaixo). Em seguida projete e apresente as orientações, leia e explique as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas.

Peça que eles observem que os gráficos representam as informações presentes no quadro. O gráfico 1 indica a distribuição percentual da população brasileira por região, enquanto o gráfico 2 representa a distribuição percentual dos recursos hídricos por região. Explique que, entre outros fatores referentes à problemática da água no Brasil (falta de planejamento e investimento, processos climatológicos, uso inadequado do solo, manutenção das nascentes, desmatamento, fatores políticos...), eles irão analisar um deles: a relação entre a localização geográfica da disponibilidade deste elemento e a população que dele depende.

Fale para a turma que ao completarem e analisarem os gráficos e responderem às perguntas eles poderão perceber porque, mesmo havendo uma grande quantidade de água doce no Brasil, não estamos livres de enfrentarmos crises hídricas.

Quando perceber que todos realizaram a atividade faça a correção oral ou projete o gabarito. A indicação das cores usadas nos gráficos é apenas uma sugestão, pode ser alterada pelo professor ou pelos alunos.

Material complementar:

GEO6_12UND04 - Atividade Ação Propositiva (Gráficos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e2EB8p9khDYXmJuvfEaXDvFu6fXAeBjgEXN46qdx89jWjGjpWfP57gdyY84F/geo6-12und04-atividade-acao-propositiva-graficos.pdf

GEO6_12UND04 - Gabarito da Atividade (Gráficos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TvRZpM3jpWVYpFrqm5EbAVUhjrrc9djQ5tH62Zsbh5ZC46gBYSSaQuquV62B/geo6-12und04-gabarito-da-atividade-graficos.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Oriente os alunos a se organizarem em duplas e distribua para cada aluno da dupla uma cópia da atividade (disponível abaixo). Em seguida projete e apresente as orientações, leia e explique as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas.

Peça que eles observem que os gráficos representam as informações presentes no quadro. O gráfico 1 indica a distribuição percentual da população brasileira por região, enquanto o gráfico 2 representa a distribuição percentual dos recursos hídricos por região. Explique que, entre outros fatores referentes à problemática da água no Brasil (falta de planejamento e investimento, processos climatológicos, uso inadequado do solo, manutenção das nascentes, desmatamento, fatores políticos...), eles irão analisar um deles: a relação entre a localização geográfica da disponibilidade deste elemento e a população que dele depende.

Fale para a turma que ao completarem e analisarem os gráficos e responderem às perguntas eles poderão perceber porque, mesmo havendo uma grande quantidade de água doce no Brasil, não estamos livres de enfrentarmos crises hídricas.

Quando perceber que todos realizaram a atividade faça a correção oral ou projete o gabarito. A indicação das cores usadas nos gráficos é apenas uma sugestão, pode ser alterada pelo professor ou pelos alunos.

Material complementar:

GEO6_12UND04 - Atividade Ação Propositiva (Gráficos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e2EB8p9khDYXmJuvfEaXDvFu6fXAeBjgEXN46qdx89jWjGjpWfP57gdyY84F/geo6-12und04-atividade-acao-propositiva-graficos.pdf

GEO6_12UND04 - Gabarito da Atividade (Gráficos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TvRZpM3jpWVYpFrqm5EbAVUhjrrc9djQ5tH62Zsbh5ZC46gBYSSaQuquV62B/geo6-12und04-gabarito-da-atividade-graficos.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Oriente os alunos a se organizarem em duplas e distribua para cada aluno da dupla uma cópia da atividade (disponível abaixo). Em seguida projete e apresente as orientações, leia e explique as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas.

Peça que eles observem que os gráficos representam as informações presentes no quadro. O gráfico 1 indica a distribuição percentual da população brasileira por região, enquanto o gráfico 2 representa a distribuição percentual dos recursos hídricos por região. Explique que, entre outros fatores referentes à problemática da água no Brasil (falta de planejamento e investimento, processos climatológicos, uso inadequado do solo, manutenção das nascentes, desmatamento, fatores políticos...), eles irão analisar um deles: a relação entre a localização geográfica da disponibilidade deste elemento e a população que dele depende.

Fale para a turma que ao completarem e analisarem os gráficos e responderem às perguntas eles poderão perceber porque, mesmo havendo uma grande quantidade de água doce no Brasil, não estamos livres de enfrentarmos crises hídricas.

Quando perceber que todos realizaram a atividade faça a correção oral ou projete o gabarito. A indicação das cores usadas nos gráficos é apenas uma sugestão, pode ser alterada pelo professor ou pelos alunos.

Material complementar:

GEO6_12UND04 - Atividade Ação Propositiva (Gráficos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e2EB8p9khDYXmJuvfEaXDvFu6fXAeBjgEXN46qdx89jWjGjpWfP57gdyY84F/geo6-12und04-atividade-acao-propositiva-graficos.pdf

GEO6_12UND04 - Gabarito da Atividade (Gráficos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TvRZpM3jpWVYpFrqm5EbAVUhjrrc9djQ5tH62Zsbh5ZC46gBYSSaQuquV62B/geo6-12und04-gabarito-da-atividade-graficos.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Oriente os alunos a se organizarem em duplas e distribua para cada aluno da dupla uma cópia da atividade (disponível abaixo). Em seguida projete e apresente as orientações, leia e explique as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas.

Peça que eles observem que os gráficos representam as informações presentes no quadro. O gráfico 1 indica a distribuição percentual da população brasileira por região, enquanto o gráfico 2 representa a distribuição percentual dos recursos hídricos por região. Explique que, entre outros fatores referentes à problemática da água no Brasil (falta de planejamento e investimento, processos climatológicos, uso inadequado do solo, manutenção das nascentes, desmatamento, fatores políticos...), eles irão analisar um deles: a relação entre a localização geográfica da disponibilidade deste elemento e a população que dele depende.

Fale para a turma que ao completarem e analisarem os gráficos e responderem às perguntas eles poderão perceber porque, mesmo havendo uma grande quantidade de água doce no Brasil, não estamos livres de enfrentarmos crises hídricas.

Quando perceber que todos realizaram a atividade faça a correção oral ou projete o gabarito. A indicação das cores usadas nos gráficos é apenas uma sugestão, pode ser alterada pelo professor ou pelos alunos.

Material complementar:

GEO6_12UND04 - Atividade Ação Propositiva (Gráficos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e2EB8p9khDYXmJuvfEaXDvFu6fXAeBjgEXN46qdx89jWjGjpWfP57gdyY84F/geo6-12und04-atividade-acao-propositiva-graficos.pdf

GEO6_12UND04 - Gabarito da Atividade (Gráficos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TvRZpM3jpWVYpFrqm5EbAVUhjrrc9djQ5tH62Zsbh5ZC46gBYSSaQuquV62B/geo6-12und04-gabarito-da-atividade-graficos.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou imprima o texto da sistematização. Explique para a turma que agora é o momento de organizar as ideias da aula. Peça que discutam com a sua dupla e escrevam no caderno um parágrafo justificando se concordam ou não com o texto apresentado. Para justificarem a resposta deverão ter como base o que estudaram na aula e analisaram nos gráficos. Se houver tempo peça que compartilhem sua produção com o restante da sala. Espera-se que eles concluam que a quantidade média de água disponível no Brasil é bastante elevada, no entanto, quando analisamos sua localização geográfica e o consumo em cada local, que depende do número de habitantes, verificamos que o país não está livre de enfrentar problemas com escassez de água. Eles também podem incluir na justificativa os dados referentes à distribuição dos recursos hídricos e a população de cada região brasileira, presentes nos gráficos. Exemplo, citando que as duas regiões com maior número de população, Sudeste e Nordeste, são as que apresentam uma menor concentração de recursos hídricos.

Material complementar:

GEO6_12UND04 - Material da Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P2aM3nhmVMQAXV2k3b2vN9KWpzNDtAFnaStj9jTEDZ2FDC8M3SMapuzQMF9y/geo06-12und04-material-da-sistematizacao.pdf

Sugestão para aula subsequente:

Pode ser proposto que os alunos realizem um estudo mais específico da disponibilidade, acesso, qualidade, problemas e soluções, envolvendo os recursos hídricos do município, estado ou região onde a escola está inserida.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais -água - em diferentes escalas e usos alternativos visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.

A aplicação desse plano possibilita, também, resgatar e ampliar outros conhecimentos desenvolvidos na habilidade EF06GE04.

O Brasil detém 12% da água doce disponível em todo planeta. Esse dado tem contribuído, historicamente, para uma cultura do desperdício e também para a não valorização econômica desse recurso.

No entanto, a sua presença no território brasileiro não é uniforme e varia sazonalmente, já que é regulada por uma grande variedade de processos climatológicos. Além disso, a manutenção da disponibilidade e da qualidade hídrica dependem de muitos fatores, como por exemplo, a concentração populacional, a manutenção das nascentes e das margens dos rios, o grau de poluição, o uso e até mesmo de questões políticas.

Neste plano, por meio de gráficos, textos e discussões, os alunos, organizados em duplas, terão a oportunidade de desconstruir o mito da abundância de água no território brasileiro analisando, principalmente, a distribuição irregular deste recurso no espaço nacional.

Materiais necessários: Datashow, quadro, lápis de cor, lápis preto e materiais impressos.

Material complementar:

GEO6_12UND04: Material da contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hd9EfPFbY4jNF22UfX8Sxf3yUVMFufcEWXgszVXwzdhh6fJGXk7MZY24rQVZ/geo6-12und04-material-da-contextualizacao.pdf

GEO6_12UND04: Material da problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6VYuqJvYH3HU8Hrms5qXz4AA9EVWCB2ruswhWHe5UVpt5a9X8zHzadpjbt2W/geo6-12und04-material-da-problematizacao.pdf

GEO6_12UND04: Atividade Ação propositiva (Gráficos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e2EB8p9khDYXmJuvfEaXDvFu6fXAeBjgEXN46qdx89jWjGjpWfP57gdyY84F/geo6-12und04-atividade-acao-propositiva-graficos.pdf

GEO6_12UND04: Gabarito da Atividade (Gráficos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TvRZpM3jpWVYpFrqm5EbAVUhjrrc9djQ5tH62Zsbh5ZC46gBYSSaQuquV62B/geo6-12und04-gabarito-da-atividade-graficos.pdf

GEO6_12UND04 Material da Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P2aM3nhmVMQAXV2k3b2vN9KWpzNDtAFnaStj9jTEDZ2FDC8M3SMapuzQMF9y/geo06-12und04-material-da-sistematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade:

É importante incluir neste plano alguns aspectos da realidade do seu município com relação à disponibilidade de água. Saber por exemplo, de onde vem a água que abastece a cidade, se existe racionamento em alguns locais, quais ações existem com a preocupação de se preservar a água doce da região. Tanto a prefeitura como a companhia de água e saneamento que atua no município podem ser fontes de informações.

Para você saber mais:

BRASIL. Agência Nacional de Águas - ANA. Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil. Brasília-DF, 2018. Disponível em: http://conjuntura.ana.gov.br/crisehidrica Acesso em 10 de Janeiro de 2019.

BRITO, D. A água no Brasil: da abundância à escassez. Agência Brasil. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-10/agua-no-brasil-da-abundancia-escassez Acesso em 24 de Fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o tema da aula, escreva no quadro ou fale para a turma. Incentive-os a falar sobre o tema e aproveite esse momento para avaliar o que eles sabem sobre o assunto. Pergunte, por exemplo: o que se entende por água doce, se eles acham que existe muita ou pouca água doce no Brasil, se todas as regiões brasileiras dispõem de água de maneira igual, quais fatores contribuem para ter mais ou menos água doce numa região, se toda água doce é adequada para o consumo humano, entre outras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete os slides, imprima, fale ou escreva no quadro as informações dos slides 3, 4, 5 e 6.

Apresente o gráfico e inicie uma discussão com a turma. Pergunte por exemplo: o que eles concluem observando o gráfico, se pode existir água salgada no continente, se a água salgada pode se tornar potável. Espera-se que ao analisar o gráfico os alunos percebam que a proporção de água salgada no planeta é muito superior à de água doce.

Em seguida, mostre o quadro da distribuição da água doce no mundo e leve-os a perceber que a maior parte dessa água não está disponível para o consumo humano, pois está congelada e distante dos grandes centros urbanos. Depois disso, peça para que leiam os gráficos do slide 6 para que se certifiquem de que a quantidade de água doce no Brasil é grande em relação ao conjunto do planeta. Chame a atenção de que a população brasileira representa apenas 3% do total mundial, mas tem disponível em seu território mais de 10% de toda reserva de água doce do planeta.

Material complementar:

GEO6_12UND04 - Material da contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hd9EfPFbY4jNF22UfX8Sxf3yUVMFufcEWXgszVXwzdhh6fJGXk7MZY24rQVZ/geo6-12und04-material-da-contextualizacao.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Projete os slides, imprima, fale ou escreva no quadro as informações dos slides 3, 4, 5 e 6.

Apresente o gráfico e inicie uma discussão com a turma. Pergunte por exemplo: o que eles concluem observando o gráfico, se pode existir água salgada no continente, se a água salgada pode se tornar potável. Espera-se que ao analisar o gráfico os alunos percebam que a proporção de água salgada no planeta é muito superior à de água doce.

Em seguida, mostre o quadro da distribuição da água doce no mundo e leve-os a perceber que a maior parte dessa água não está disponível para o consumo humano, pois está congelada e distante dos grandes centros urbanos. Depois disso, peça para que leiam os gráficos do slide 6 para que se certifiquem de que a quantidade de água doce no Brasil é grande em relação ao conjunto do planeta. Chame a atenção de que a população brasileira representa apenas 3% do total mundial, mas tem disponível em seu território mais de 10% de toda reserva de água doce do planeta.

Material complementar:

GEO6_12UND04 - Material da contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hd9EfPFbY4jNF22UfX8Sxf3yUVMFufcEWXgszVXwzdhh6fJGXk7MZY24rQVZ/geo6-12und04-material-da-contextualizacao.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Projete os slides, imprima, fale ou escreva no quadro as informações dos slides 3, 4, 5 e 6.

Apresente o gráfico e inicie uma discussão com a turma. Pergunte por exemplo: o que eles concluem observando o gráfico, se pode existir água salgada no continente, se a água salgada pode se tornar potável. Espera-se que ao analisar o gráfico os alunos percebam que a proporção de água salgada no planeta é muito superior à de água doce.

Em seguida, mostre o quadro da distribuição da água doce no mundo e leve-os a perceber que a maior parte dessa água não está disponível para o consumo humano, pois está congelada e distante dos grandes centros urbanos. Depois disso, peça para que leiam os gráficos do slide 6 para que se certifiquem de que a quantidade de água doce no Brasil é grande em relação ao conjunto do planeta. Chame a atenção de que a população brasileira representa apenas 3% do total mundial, mas tem disponível em seu território mais de 10% de toda reserva de água doce do planeta.

Material complementar:

GEO6_12UND04 - Material da contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hd9EfPFbY4jNF22UfX8Sxf3yUVMFufcEWXgszVXwzdhh6fJGXk7MZY24rQVZ/geo6-12und04-material-da-contextualizacao.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Projete os slides, imprima, fale ou escreva no quadro as informações dos slides 3, 4, 5 e 6.

Apresente o gráfico e inicie uma discussão com a turma. Pergunte por exemplo: o que eles concluem observando o gráfico, se pode existir água salgada no continente, se a água salgada pode se tornar potável. Espera-se que ao analisar o gráfico os alunos percebam que a proporção de água salgada no planeta é muito superior à de água doce.

Em seguida, mostre o quadro da distribuição da água doce no mundo e leve-os a perceber que a maior parte dessa água não está disponível para o consumo humano, pois está congelada e distante dos grandes centros urbanos. Depois disso, peça para que leiam os gráficos do slide 6 para que se certifiquem de que a quantidade de água doce no Brasil é grande em relação ao conjunto do planeta. Chame a atenção de que a população brasileira representa apenas 3% do total mundial, mas tem disponível em seu território mais de 10% de toda reserva de água doce do planeta.

Material complementar:

GEO6_12UND04 - Material da contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hd9EfPFbY4jNF22UfX8Sxf3yUVMFufcEWXgszVXwzdhh6fJGXk7MZY24rQVZ/geo6-12und04-material-da-contextualizacao.pdf

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro, fale ou imprima o material da problematização que evidencia a contradição entre o grande volume de água doce existente no Brasil e as crises hídricas em algumas regiões. Explique que para responder essa questão é importante conhecer, entre outros fatores, como a água doce e a população encontram-se distribuídas no território nacional.

Material complementar:

GEO6_12UND04 - Material da Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6VYuqJvYH3HU8Hrms5qXz4AA9EVWCB2ruswhWHe5UVpt5a9X8zHzadpjbt2W/geo6-12und04-material-da-problematizacao.pdf

Links das manchetes:

BARBOSA, H. Reservatórios cearenses apresentam baixo volume hídrico. Diário do Nordeste. Disponível em: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/regiao/reservatorios-cearenses-apresentam-baixo-volume-hidrico-1.2045133 Acesso em 25 fev. 2019.

GERAQUE, E. Falta de água pode se tornar constante no Estado de São Paulo. Estadão. Disponível em: https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,falta-de-agua-pode-se-tornar-constante-no-estado-de-sao-paulo,70002559033 Acesso em 25 fev. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Oriente os alunos a se organizarem em duplas e distribua para cada aluno da dupla uma cópia da atividade (disponível abaixo). Em seguida, projete e apresente as orientações, leia e explique as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas.

Peça que eles observem que os gráficos representam as informações presentes no quadro. O gráfico 1 indica a distribuição percentual da população brasileira por região, enquanto o gráfico 2 representa a distribuição percentual dos recursos hídricos por região. Explique que, entre outros fatores referentes à problemática da água no Brasil (falta de planejamento e investimento, processos climatológicos, uso inadequado do solo, manutenção das nascentes, desmatamento, fatores políticos...), eles irão analisar um deles: a relação entre a localização geográfica da disponibilidade deste elemento e a população que dele depende.

Fale para a turma que ao completarem e analisarem os gráficos e responderem às perguntas eles poderão perceber porque, mesmo havendo uma grande quantidade de água doce no Brasil, não estamos livres de enfrentarmos crises hídricas.

Quando perceber que todos realizaram a atividade faça a correção oral ou projete o gabarito. A indicação das cores usadas nos gráficos é apenas uma sugestão, pode ser alterada pelo professor ou pelos alunos.

Material complementar:

GEO6_12UND04 - Atividade Ação Propositiva (Gráficos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e2EB8p9khDYXmJuvfEaXDvFu6fXAeBjgEXN46qdx89jWjGjpWfP57gdyY84F/geo6-12und04-atividade-acao-propositiva-graficos.pdf

GEO6_12UND04 - Gabarito da Atividade (Gráficos)

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Slide Plano Aula

Orientações: Oriente os alunos a se organizarem em duplas e distribua para cada aluno da dupla uma cópia da atividade (disponível abaixo). Em seguida projete e apresente as orientações, leia e explique as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas.

Peça que eles observem que os gráficos representam as informações presentes no quadro. O gráfico 1 indica a distribuição percentual da população brasileira por região, enquanto o gráfico 2 representa a distribuição percentual dos recursos hídricos por região. Explique que, entre outros fatores referentes à problemática da água no Brasil (falta de planejamento e investimento, processos climatológicos, uso inadequado do solo, manutenção das nascentes, desmatamento, fatores políticos...), eles irão analisar um deles: a relação entre a localização geográfica da disponibilidade deste elemento e a população que dele depende.

Fale para a turma que ao completarem e analisarem os gráficos e responderem às perguntas eles poderão perceber porque, mesmo havendo uma grande quantidade de água doce no Brasil, não estamos livres de enfrentarmos crises hídricas.

Quando perceber que todos realizaram a atividade faça a correção oral ou projete o gabarito. A indicação das cores usadas nos gráficos é apenas uma sugestão, pode ser alterada pelo professor ou pelos alunos.

Material complementar:

GEO6_12UND04 - Atividade Ação Propositiva (Gráficos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e2EB8p9khDYXmJuvfEaXDvFu6fXAeBjgEXN46qdx89jWjGjpWfP57gdyY84F/geo6-12und04-atividade-acao-propositiva-graficos.pdf

GEO6_12UND04 - Gabarito da Atividade (Gráficos)

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Orientações: Oriente os alunos a se organizarem em duplas e distribua para cada aluno da dupla uma cópia da atividade (disponível abaixo). Em seguida projete e apresente as orientações, leia e explique as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas.

Peça que eles observem que os gráficos representam as informações presentes no quadro. O gráfico 1 indica a distribuição percentual da população brasileira por região, enquanto o gráfico 2 representa a distribuição percentual dos recursos hídricos por região. Explique que, entre outros fatores referentes à problemática da água no Brasil (falta de planejamento e investimento, processos climatológicos, uso inadequado do solo, manutenção das nascentes, desmatamento, fatores políticos...), eles irão analisar um deles: a relação entre a localização geográfica da disponibilidade deste elemento e a população que dele depende.

Fale para a turma que ao completarem e analisarem os gráficos e responderem às perguntas eles poderão perceber porque, mesmo havendo uma grande quantidade de água doce no Brasil, não estamos livres de enfrentarmos crises hídricas.

Quando perceber que todos realizaram a atividade faça a correção oral ou projete o gabarito. A indicação das cores usadas nos gráficos é apenas uma sugestão, pode ser alterada pelo professor ou pelos alunos.

Material complementar:

GEO6_12UND04 - Atividade Ação Propositiva (Gráficos)

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GEO6_12UND04 - Gabarito da Atividade (Gráficos)

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Slide Plano Aula

Orientações: Oriente os alunos a se organizarem em duplas e distribua para cada aluno da dupla uma cópia da atividade (disponível abaixo). Em seguida projete e apresente as orientações, leia e explique as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas.

Peça que eles observem que os gráficos representam as informações presentes no quadro. O gráfico 1 indica a distribuição percentual da população brasileira por região, enquanto o gráfico 2 representa a distribuição percentual dos recursos hídricos por região. Explique que, entre outros fatores referentes à problemática da água no Brasil (falta de planejamento e investimento, processos climatológicos, uso inadequado do solo, manutenção das nascentes, desmatamento, fatores políticos...), eles irão analisar um deles: a relação entre a localização geográfica da disponibilidade deste elemento e a população que dele depende.

Fale para a turma que ao completarem e analisarem os gráficos e responderem às perguntas eles poderão perceber porque, mesmo havendo uma grande quantidade de água doce no Brasil, não estamos livres de enfrentarmos crises hídricas.

Quando perceber que todos realizaram a atividade faça a correção oral ou projete o gabarito. A indicação das cores usadas nos gráficos é apenas uma sugestão, pode ser alterada pelo professor ou pelos alunos.

GEO6_12UND04 - Atividade Ação Propositiva (Gráficos)

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GEO6_12UND04 - Gabarito da Atividade (Gráficos)

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Orientações: Oriente os alunos a se organizarem em duplas e distribua para cada aluno da dupla uma cópia da atividade (disponível abaixo). Em seguida projete e apresente as orientações, leia e explique as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas.

Peça que eles observem que os gráficos representam as informações presentes no quadro. O gráfico 1 indica a distribuição percentual da população brasileira por região, enquanto o gráfico 2 representa a distribuição percentual dos recursos hídricos por região. Explique que, entre outros fatores referentes à problemática da água no Brasil (falta de planejamento e investimento, processos climatológicos, uso inadequado do solo, manutenção das nascentes, desmatamento, fatores políticos...), eles irão analisar um deles: a relação entre a localização geográfica da disponibilidade deste elemento e a população que dele depende.

Fale para a turma que ao completarem e analisarem os gráficos e responderem às perguntas eles poderão perceber porque, mesmo havendo uma grande quantidade de água doce no Brasil, não estamos livres de enfrentarmos crises hídricas.

Quando perceber que todos realizaram a atividade faça a correção oral ou projete o gabarito. A indicação das cores usadas nos gráficos é apenas uma sugestão, pode ser alterada pelo professor ou pelos alunos.

Material complementar:

GEO6_12UND04 - Atividade Ação Propositiva (Gráficos)

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GEO6_12UND04 - Gabarito da Atividade (Gráficos)

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Orientações: Oriente os alunos a se organizarem em duplas e distribua para cada aluno da dupla uma cópia da atividade (disponível abaixo). Em seguida projete e apresente as orientações, leia e explique as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas.

Peça que eles observem que os gráficos representam as informações presentes no quadro. O gráfico 1 indica a distribuição percentual da população brasileira por região, enquanto o gráfico 2 representa a distribuição percentual dos recursos hídricos por região. Explique que, entre outros fatores referentes à problemática da água no Brasil (falta de planejamento e investimento, processos climatológicos, uso inadequado do solo, manutenção das nascentes, desmatamento, fatores políticos...), eles irão analisar um deles: a relação entre a localização geográfica da disponibilidade deste elemento e a população que dele depende.

Fale para a turma que ao completarem e analisarem os gráficos e responderem às perguntas eles poderão perceber porque, mesmo havendo uma grande quantidade de água doce no Brasil, não estamos livres de enfrentarmos crises hídricas.

Quando perceber que todos realizaram a atividade faça a correção oral ou projete o gabarito. A indicação das cores usadas nos gráficos é apenas uma sugestão, pode ser alterada pelo professor ou pelos alunos.

Material complementar:

GEO6_12UND04 - Atividade Ação Propositiva (Gráficos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e2EB8p9khDYXmJuvfEaXDvFu6fXAeBjgEXN46qdx89jWjGjpWfP57gdyY84F/geo6-12und04-atividade-acao-propositiva-graficos.pdf

GEO6_12UND04 - Gabarito da Atividade (Gráficos)

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Orientações: Oriente os alunos a se organizarem em duplas e distribua para cada aluno da dupla uma cópia da atividade (disponível abaixo). Em seguida projete e apresente as orientações, leia e explique as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas.

Peça que eles observem que os gráficos representam as informações presentes no quadro. O gráfico 1 indica a distribuição percentual da população brasileira por região, enquanto o gráfico 2 representa a distribuição percentual dos recursos hídricos por região. Explique que, entre outros fatores referentes à problemática da água no Brasil (falta de planejamento e investimento, processos climatológicos, uso inadequado do solo, manutenção das nascentes, desmatamento, fatores políticos...), eles irão analisar um deles: a relação entre a localização geográfica da disponibilidade deste elemento e a população que dele depende.

Fale para a turma que ao completarem e analisarem os gráficos e responderem às perguntas eles poderão perceber porque, mesmo havendo uma grande quantidade de água doce no Brasil, não estamos livres de enfrentarmos crises hídricas.

Quando perceber que todos realizaram a atividade faça a correção oral ou projete o gabarito. A indicação das cores usadas nos gráficos é apenas uma sugestão, pode ser alterada pelo professor ou pelos alunos.

Material complementar:

GEO6_12UND04 - Atividade Ação Propositiva (Gráficos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e2EB8p9khDYXmJuvfEaXDvFu6fXAeBjgEXN46qdx89jWjGjpWfP57gdyY84F/geo6-12und04-atividade-acao-propositiva-graficos.pdf

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Orientações: Oriente os alunos a se organizarem em duplas e distribua para cada aluno da dupla uma cópia da atividade (disponível abaixo). Em seguida projete e apresente as orientações, leia e explique as etapas de execução da tarefa, tendo o cuidado de esclarecer todas as dúvidas.

Peça que eles observem que os gráficos representam as informações presentes no quadro. O gráfico 1 indica a distribuição percentual da população brasileira por região, enquanto o gráfico 2 representa a distribuição percentual dos recursos hídricos por região. Explique que, entre outros fatores referentes à problemática da água no Brasil (falta de planejamento e investimento, processos climatológicos, uso inadequado do solo, manutenção das nascentes, desmatamento, fatores políticos...), eles irão analisar um deles: a relação entre a localização geográfica da disponibilidade deste elemento e a população que dele depende.

Fale para a turma que ao completarem e analisarem os gráficos e responderem às perguntas eles poderão perceber porque, mesmo havendo uma grande quantidade de água doce no Brasil, não estamos livres de enfrentarmos crises hídricas.

Quando perceber que todos realizaram a atividade faça a correção oral ou projete o gabarito. A indicação das cores usadas nos gráficos é apenas uma sugestão, pode ser alterada pelo professor ou pelos alunos.

Material complementar:

GEO6_12UND04 - Atividade Ação Propositiva (Gráficos)

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou imprima o texto da sistematização. Explique para a turma que agora é o momento de organizar as ideias da aula. Peça que discutam com a sua dupla e escrevam no caderno um parágrafo justificando se concordam ou não com o texto apresentado. Para justificarem a resposta deverão ter como base o que estudaram na aula e analisaram nos gráficos. Se houver tempo peça que compartilhem sua produção com o restante da sala. Espera-se que eles concluam que a quantidade média de água disponível no Brasil é bastante elevada, no entanto, quando analisamos sua localização geográfica e o consumo em cada local, que depende do número de habitantes, verificamos que o país não está livre de enfrentar problemas com escassez de água. Eles também podem incluir na justificativa os dados referentes à distribuição dos recursos hídricos e a população de cada região brasileira, presentes nos gráficos. Exemplo, citando que as duas regiões com maior número de população, Sudeste e Nordeste, são as que apresentam uma menor concentração de recursos hídricos.

Material complementar:

GEO6_12UND04 - Material da Sistematização

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Sugestão para aula subsequente:

Pode ser proposto que os alunos realizem um estudo mais específico da disponibilidade, acesso, qualidade, problemas e soluções, envolvendo os recursos hídricos do município, estado ou região onde a escola está inserida.

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