16614
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Unidade

Plano de aula - Desperdício e consumo consciente de água

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre reconhecer a água como um recurso natural que deve ser preservado por todos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Rasera Garagorry

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_12UND05

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, YouTube.

Valor trabalhado

Cidadania
Respeito ao ambiente
Protagonismo
Participação

Apresentação do tema da aula (20 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes reconheçam a água como um recurso natural que deve ser preservado por todos. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e diga que nesta aula eles terão o desafio de elaborar um jogo de tabuleiro, que será utilizado por um professor, que tem a intenção de trabalhar o assunto Desperdício e Consumo Consciente de água com seus alunos.

Contextualização (40 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original o 3, 4 e 5 aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

PERGUNTE, POR EXEMPLO:
     - Será que países mais ricos, em geral, consomem muito mais água do que o recomendado?
     - Será que precisam tanto assim de água?
     - Quais são os países que estão muito abaixo do valor estabelecido como necessário pela ONU?
     - Como deve ser a vida dessas pessoas?

Continue a discussão a partir da pergunta: “No dia a dia vocês praticam ações de preservação de água?”.
     - Material da Contextualização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZbPpGCTgMMbdSGSZsqhG5nzpFtuX8skbHBMrvwNj88WXFqFw253UREY42Ugq/geo6-12und05-material-da-contextualizacao.pdf. Acesso em 04/07/2020. As respostas devem ser enviadas no grupo de WhatsApp da turma.

Problematização (20 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie o slide e pergunte o que consta no slide 6.

Alimente a discussão perguntando por exemplo:
     - Por que é importante estudar o tema?
     - O tema só deve ser estudado no 6º ano?
     - Mesmo crianças menores devem discutir esse tema?

Explique que eles deverão criar um jogo para ajudar um professor que quer trabalhar com a turma dele o tema “Desperdício e Consumo Consciente de água”. Em seguida passe para o slide 8.

SOBRE O JOGO:
O jogo proposto é uma simplificação do jogo de tabuleiro ludo.

Ludo ("eu jogo" em latim, e também nomeado popularmente no Brasil de "Furbica") é o nome utilizado em português para uma versão do jogo indiano Pachisi, um jogo de corrida para dois a quatro jogadores.

Peças: tabuleiro, um dado e quatro peões (utilizaremos quatro botões de tamanho médio e de cores variadas). Caso não tenha botões outro objeto pode ser usado como, por exemplo, tampinhas de garrafas.

Na ausência de um dado os alunos podem construir um. O modelo está disponível no Material Complementar Tabuleiro e Etiquetas.

O objetivo do jogo proposto é ser o primeiro a chegar à casa final percorrendo o percurso do tabuleiro.

Quanto às regras, cada jogador, na sua vez lança um dado e avança com o seu peão o número de casas indicado.

Não é permitido mais do que um peão em cada casa. Caso um peão venha a ocupar uma casa ocupada por um peão de outro jogador, o peão original regressará à casa inicial.

Ao longo do percurso, dependendo de onde o peão estacionar, o jogador poderá avançar ou recuar algumas casas, conforme a indicação presente no tabuleiro.

Regra opcional: Quando o jogador entra com um peão na parte final, poderá completar o percurso somente se tirar o número de casas exato da casa final. Caso tire um número maior, o jogador entra e retrocede o número das casas que sobraram.

Caso queira, pode alterar ou acrescentar alguma regra no jogo.

     - Material da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P5YbSsaRbDZyz3JDXdkArkPwB7kBbHb6qHR7dgJpWCs8UDHfrz9X6x39q77d/geo6-12und05-material-da-problematizacao.pdf. Acesso em 04/07/2020.

Ação propositiva (quatro dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias.

Lembre a turma que duas etiquetas estão em branco e que deverão ser construídas por eles. Uma indicando ação de consumo consciente água e outra de desperdício de água.

Peça que iniciem o trabalho e o executem de forma cuidadosa, lembrando que ele será utilizado por outros alunos. Diga que um adulto, deverá auxiliá-los na construção do material.

Caso precisem construir o dado, lembre-os que as orientações estão impressas.

     - Etapas da Ação Propositiva/Esquema: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZhFTzky5hJGPPqPDAhyZttwJVQddUf4qvQA62NRwvxKk5nHCJWx2HU7n9zjH/geo6-12und05-etapas-da-acao-propositiva.pdf. Acesso em: 04/07/2020.

     - Tabuleiro e Etiquetas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/28JBVX5Sr5KGMKZafHm9a3BhjRNcWMECTQWBxhdyyWMPYqA4uKN9hCa8ST7m/geo6-12und05-tabuleiro-e-etiquetas.pdf. Acesso em: 04/07/2020.

Sistematização (20 minutos- assincronamente)

Explique que agora eles irão testar o jogo, para isso irão jogar uma partida com os seus familiares.

Convite às famílias

Neste plano, orienta-se que as famílias auxiliem na confecção do tabuleiro, seguindo o passo a passo do plano.

 

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_12UND05

(EF06GE12) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas