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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Unidade

Plano de aula - Bacia hidrográfica e Regiões Hidrográficas Brasileiras

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre compreender os elementos que definem uma bacia hidrográfica e caracterizar as regiões hidrográficas brasileiras.

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Rasera Garagorry

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais -água - em diferentes escalas e usos alternativos visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.

A aplicação desse plano possibilita, também, resgatar e ampliar outros conhecimentos desenvolvidos na habilidade EF06GE04.

Neste plano, os alunos discutirão o que é uma bacia hidrográfica e como essas bacias estão organizadas no território nacional em grandes regiões hidrográficas. Após levantarem informações sobre uma região hidrográfica, em grupo, os alunos organizarão essas informações numa cartolina ou em um papel cartão.

Observação: Em casa ou em uma aula anterior à aplicação deste plano, peça que os alunos formem grupos de 4 a 5 integrantes e realize um sorteio. Para o sorteio selecione algumas regiões hidrográficas brasileiras, não deixe de selecionar a região que banha o estado onde este plano será realizado. Peça que os grupos se organizem para realizarem a pesquisa sobre a região hidrográfica sorteada e solicite que, se possível, imprimam um mapa, uma tabela ou uma imagem sobre o que estão pesquisando.

Cada aluno receberá um formulário de orientações para saber o que pesquisar e registrar. O registro da pesquisa pode ser feito no caderno ou digitado e impresso. Uma outra opção é o aluno imprimir a página onde a informação se encontra e destacá-la com caneta marca texto.

Indique para os alunos o site da ANA, cujo endereço está no tópico “Para você saber mais”, como uma opção de fonte de pesquisa.

Materiais necessários: Datashow, folhas sulfite, cartolina ou papel cartão, caneta, cola, tesoura, lápis de cor, régua, canetas coloridas, borracha, informações da pesquisa, atlas ou um livro didático que possua um mapa das bacias hidrográficas brasileiras.

Material complementar:

GEO6_12UND06 - Orientações para a pesquisa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cNgddpZ8SAXjE7MN6N4aJVX9rrbt7Ngd6HxPT4s3bZVtTJUadB28z2HMzbEz/geo6-12und06-orientacoes-para-a-pesquisa.pdf

GEO6_12UND06 Material da Contextualização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CfH5Vd6qGz2kWQfqpxPVRFrVTXMBYacG7RzD3SR2KxUzAKxX7AGaw3d9v37K/geo6-12und06-material-da-contextualizacao.pdf

GEO6_12UND06 - Material da Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aeJNDASkj2QKx3ypdxzHgpdYn2Qu8RjBkPWRN9h8cqF87fQTS9W9JBcBTqqJ/geo6-12und06-material-da-problematizacao.pdf

GEO6_12UND06 - Material da Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WHeFQA9h45dSUUq85GDkYdc7baKJ7wfzFp3ATWjZQAFgS3NYfuxNeC4t5h2s/geo6-12und06-material-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

O que é uma Bacia Hidrográfica. Disponível em:

<https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/29097-o-que-e-uma-bacia-hidrografica/>. Acesso em: 23 jan 2019.

“A divisão em bacias hidrográficas do território brasileiro representa um desafio e sua compartimentação depende dos objetivos do mapeamento, da concepção metodológica adotada e da escala de apresentação. Várias tentativas, utilizando metodologias diferenciadas, resultaram em diferentes divisões mas que satisfizeram aos objetivos propostos. O IBGE oferece uma visão geral das bacias a partir de critérios geográficos, numa concepção adequada à escala contemplada. As bacias que ocupam grandes extensões espaciais (Amazonas, Tocantins e Prata) foram individualizadas e permitiram a compartimentação nas principais sub-bacias. As bacias costeiras menores foram reunidas adotando-se o critério de conjugá-las a um rio principal, eleito pela sua importância regional. [...]”

Disponível em: Bacia Hidrográfica 2000. Mapas IBGE. Disponível em: <https://mapas.ibge.gov.br/images/pdf/mapas/mappag99.pdf>. Acesso em: 23 jan 2019.

Conjuntura dos Recursos Hídricos do Brasil, Regiões Hidrográficas Brasileiras - Edição especial, Agência Nacional das Águas - ANA, disponível em : http://www.snirh.gov.br/portal/snirh/centrais-de-conteudos/conjuntura-dos-recursos-hidricos/regioeshidrograficas2014.pdf>. Acesso em: 24 jan 2019.

LIMA, Eugênio Antônio de Lima; CANO, Hellen; NASCIMENTO, José Antônio Sena do. Uma contribuição à geografia dos recursos hídricos. IBGE. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97884_cap7.pdf>. Acesso em: 24 jan 2019.

Site contendo atividades e jogos sobre recursos hídricos.

Smart Kids, Jogos, disponível em: https://www.smartkids.com.br/colorir/desenho-bacias-hidrograficas-do-brasil Acesso em 24 de janeiro de 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete, fale ou escreva no quadro o tema da aula e informe que eles irão revisar conceitos ligados a bacias hidrográficas e conhecerem como o Brasil organizou suas bacias em regiões hidrográficas. Informe também que essas informações serão organizadas em uma pasta elaborada com cartolina ou papel cartão.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete essa imagem ou leve para a sala uma folha de couve. As demais imagens da contextualização, não sendo possível projetá-las, peça que observem em um livro didático ou atlas ou imprima-as de forma ampliada. Pergunte o que essa imagem tem haver com o tema da aula. Espera-se que os alunos relacionem os veios da folha de couve com a organização de uma bacia hidrográfica. O veio central corresponderia ao rio principal e os veios secundários aos afluentes.

Apresente o esquema (slide 4) e encaminhe a sua interpretação com as seguintes perguntas:

  • O que eles observam?
  • Que relação existe entre chuva e rio?
  • O que orienta os cursos de água de uma bacia?
  • O que vai acontecendo no terreno à medida que a água vai escorrendo das áreas mais altas para as mais baixas?
  • O que separa a área de uma bacia das demais?

Peça que localizem no esquema as áreas que correspondem aos divisores de água. Projete ou escreva no quadro o conceito de bacia hidrográfica (slide 5). Em seguida, peça que observem em um atlas ou em um livro didático um mapa das bacias hidrográficas brasileiras e realize algumas perguntas para auxiliá-los na interpretação. Por exemplo:

  • o que as cores indicam?
  • Em quantas bacias a rede de drenagem brasileira está dividida?
  • Qual é a maior bacia?
  • Em qual bacia hidrográfica o estado onde vivem está localizado?
  • Quais bacias apresentam rios de maiores extensões?

Comente que existem outros mapas que podem apresentar algumas variações. Explique, também, que nem todas as bacias hidrográficas brasileiras têm sua área total concentrada no território nacional. A bacia Amazônica, por exemplo, abrange terras de outros seis países da América do Sul (slide 7).

GEO6_12UND06 - Material da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CfH5Vd6qGz2kWQfqpxPVRFrVTXMBYacG7RzD3SR2KxUzAKxX7AGaw3d9v37K/geo6-12und06-material-da-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Se esse plano estiver sendo aplicado em um município cortado por um rio, não deixe de explorar algumas informações sobre ele. Por exemplo, a que bacia ou sub-bacia pertence, onde nasce e deságua, uso de suas águas, entre outras.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete essa imagem ou leve para a sala uma folha de couve. As demais imagens da contextualização, não sendo possível projetá-las, peça que observem em um livro didático ou atlas ou imprima-as de forma ampliada. Pergunte o que essa imagem tem haver com o tema da aula. Espera-se que os alunos relacionem os veios da folha de couve com a organização de uma bacia hidrográfica. O veio central corresponderia ao rio principal e os veios secundários aos afluentes.

Apresente o esquema (slide 4) e encaminhe a sua interpretação com as seguintes perguntas:

  • O que eles observam?
  • Que relação existe entre chuva e rio?
  • O que orienta os cursos de água de uma bacia?
  • O que vai acontecendo no terreno à medida que a água vai escorrendo das áreas mais altas para as mais baixas?
  • O que separa a área de uma bacia das demais?

Peça que localizem no esquema as áreas que correspondem aos divisores de água. Projete ou escreva no quadro o conceito de bacia hidrográfica (slide 5). Em seguida, peça que observem em um atlas ou em um livro didático um mapa das bacias hidrográficas brasileiras e realize algumas perguntas para auxiliá-los na interpretação. Por exemplo:

  • o que as cores indicam?
  • Em quantas bacias a rede de drenagem brasileira está dividida?
  • Qual é a maior bacia?
  • Em qual bacia hidrográfica o estado onde vivem está localizado?
  • Quais bacias apresentam rios de maiores extensões?

Comente que existem outros mapas que podem apresentar algumas variações. Explique, também, que nem todas as bacias hidrográficas brasileiras têm sua área total concentrada no território nacional. A bacia Amazônica, por exemplo, abrange terras de outros seis países da América do Sul (slide 7).

GEO6_12UND06 - Material da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CfH5Vd6qGz2kWQfqpxPVRFrVTXMBYacG7RzD3SR2KxUzAKxX7AGaw3d9v37K/geo6-12und06-material-da-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Se esse plano estiver sendo aplicado em um município cortado por um rio, não deixe de explorar algumas informações sobre ele. Por exemplo, a que bacia ou sub-bacia pertence, onde nasce e deságua, uso de suas águas, entre outras.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete essa imagem ou leve para a sala uma folha de couve. As demais imagens da contextualização, não sendo possível projetá-las, peça que observem em um livro didático ou atlas ou imprima-as de forma ampliada. Pergunte o que essa imagem tem haver com o tema da aula. Espera-se que os alunos relacionem os veios da folha de couve com a organização de uma bacia hidrográfica. O veio central corresponderia ao rio principal e os veios secundários aos afluentes.

Apresente o esquema (slide 4) e encaminhe a sua interpretação com as seguintes perguntas:

  • O que eles observam?
  • Que relação existe entre chuva e rio?
  • O que orienta os cursos de água de uma bacia?
  • O que vai acontecendo no terreno à medida que a água vai escorrendo das áreas mais altas para as mais baixas?
  • O que separa a área de uma bacia das demais?

Peça que localizem no esquema as áreas que correspondem aos divisores de água. Projete ou escreva no quadro o conceito de bacia hidrográfica (slide 5). Em seguida, peça que observem em um atlas ou em um livro didático um mapa das bacias hidrográficas brasileiras e realize algumas perguntas para auxiliá-los na interpretação. Por exemplo:

  • o que as cores indicam?
  • Em quantas bacias a rede de drenagem brasileira está dividida?
  • Qual é a maior bacia?
  • Em qual bacia hidrográfica o estado onde vivem está localizado?
  • Quais bacias apresentam rios de maiores extensões?

Comente que existem outros mapas que podem apresentar algumas variações. Explique, também, que nem todas as bacias hidrográficas brasileiras têm sua área total concentrada no território nacional. A bacia Amazônica, por exemplo, abrange terras de outros seis países da América do Sul (slide 7).

GEO6_12UND06 - Material da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CfH5Vd6qGz2kWQfqpxPVRFrVTXMBYacG7RzD3SR2KxUzAKxX7AGaw3d9v37K/geo6-12und06-material-da-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Se esse plano estiver sendo aplicado em um município cortado por um rio, não deixe de explorar algumas informações sobre ele. Por exemplo, a que bacia ou sub-bacia pertence, onde nasce e deságua, uso de suas águas, entre outras.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete essa imagem ou leve para a sala uma folha de couve. As demais imagens da contextualização, não sendo possível projetá-las, peça que observem em um livro didático ou atlas ou imprima-as de forma ampliada. Pergunte o que essa imagem tem haver com o tema da aula. Espera-se que os alunos relacionem os veios da folha de couve com a organização de uma bacia hidrográfica. O veio central corresponderia ao rio principal e os veios secundários aos afluentes.

Apresente o esquema (slide 4) e encaminhe a sua interpretação com as seguintes perguntas:

  • O que eles observam?
  • Que relação existe entre chuva e rio?
  • O que orienta os cursos de água de uma bacia?
  • O que vai acontecendo no terreno à medida que a água vai escorrendo das áreas mais altas para as mais baixas?
  • O que separa a área de uma bacia das demais?

Peça que localizem no esquema as áreas que correspondem aos divisores de água. Projete ou escreva no quadro o conceito de bacia hidrográfica (slide 5). Em seguida, peça que observem em um atlas ou em um livro didático um mapa das bacias hidrográficas brasileiras e realize algumas perguntas para auxiliá-los na interpretação. Por exemplo:

  • o que as cores indicam?
  • Em quantas bacias a rede de drenagem brasileira está dividida?
  • Qual é a maior bacia?
  • Em qual bacia hidrográfica o estado onde vivem está localizado?
  • Quais bacias apresentam rios de maiores extensões?

Comente que existem outros mapas que podem apresentar algumas variações. Explique, também, que nem todas as bacias hidrográficas brasileiras têm sua área total concentrada no território nacional. A bacia Amazônica, por exemplo, abrange terras de outros seis países da América do Sul (slide 7).

GEO6_12UND06 - Material da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CfH5Vd6qGz2kWQfqpxPVRFrVTXMBYacG7RzD3SR2KxUzAKxX7AGaw3d9v37K/geo6-12und06-material-da-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Se esse plano estiver sendo aplicado em um município cortado por um rio, não deixe de explorar algumas informações sobre ele. Por exemplo, a que bacia ou sub-bacia pertence, onde nasce e deságua, uso de suas águas, entre outras.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Projete, imprima ou peça que observem em um atlas ou em um livro didático o mapa das regiões hidrográficas. Provoque a turma perguntando o que esse mapa se diferencia do mapa de bacias hidrográficas que observaram anteriormente. Peça que voltem a observar o mapa das Bacias Hidrográficas do Brasil do livro didático ou atlas. Certamente muitos alunos vão observar que o número de regiões é maior do que o de bacias. Não deixe de dizer que o mapa das bacias hidrográficas tem sua regionalização baseada em outros critérios.

Em seguida projete o slide 8, fale, ou peça que leiam o seu conteúdo no material impresso que receberam. Pergunte para os alunos o que significa planejar e gerenciar os recursos hídricos e se isso é importante, questione também se eles conseguem pensar quais são as informações que se deve ter de uma região hidrográfica para que um planejamento e gerenciamento possa ser feito. Complemente ou reforce as respostas deles explicando que planejar e gerenciar os recursos hídricos é de fundamental importância, pois o desenvolvimento econômico e social de uma nação e também a qualidade de vida da população e a qualidade do meio ambiente guardam uma estreita relação com os recursos hídricos existentes. Conhecer a localização, os principais rios que formam uma determinada região hidrográfica, os biomas, o número de habitantes residentes, as atividades econômicas desenvolvidas na região são algumas das informações necessárias para o desenvolvimento de ações responsáveis envolvendo os recursos hídricos.

GEO6_12UND06 - Material da Problematização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aeJNDASkj2QKx3ypdxzHgpdYn2Qu8RjBkPWRN9h8cqF87fQTS9W9JBcBTqqJ/geo6-12und06-material-da-problematizacao.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete, imprima ou peça que observem em um atlas ou em um livro didático o mapa das regiões hidrográficas. Provoque a turma perguntando o que esse mapa se diferencia do mapa de bacias hidrográficas que observaram anteriormente. Peça que voltem a observar o mapa das Bacias Hidrográficas do Brasil do livro didático ou atlas. Certamente muitos alunos vão observar que o número de regiões é maior do que o de bacias. Não deixe de dizer que o mapa das bacias hidrográficas tem sua regionalização baseada em outros critérios.

Em seguida projete o slide 8, fale, ou peça que leiam o seu conteúdo no material impresso que receberam. Pergunte para os alunos o que significa planejar e gerenciar os recursos hídricos e se isso é importante, questione também se eles conseguem pensar quais são as informações que se deve ter de uma região hidrográfica para que um planejamento e gerenciamento possa ser feito. Complemente ou reforce as respostas deles explicando que planejar e gerenciar os recursos hídricos é de fundamental importância, pois o desenvolvimento econômico e social de uma nação e também a qualidade de vida da população e a qualidade do meio ambiente guardam uma estreita relação com os recursos hídricos existentes. Conhecer a localização, os principais rios que formam uma determinada região hidrográfica, os biomas, o número de habitantes residentes, as atividades econômicas desenvolvidas na região são algumas das informações necessárias para o desenvolvimento de ações responsáveis envolvendo os recursos hídricos.

GEO6_12UND06 - Material da Problematização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aeJNDASkj2QKx3ypdxzHgpdYn2Qu8RjBkPWRN9h8cqF87fQTS9W9JBcBTqqJ/geo6-12und06-material-da-problematizacao.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Entregue para os grupos o material da ação propositiva impresso, que contém as etapas da ação propositiva e o mapa mudo. Explique para a turma que eles deverão organizar as informações pesquisadas numa espécie de pasta. Para isso eles irão dobrar a cartolina ao meio e as informações serão coladas ou escritas na parte interna.

Projete ou demonstre como eles devem dobrar a cartolina ou o papel cartão e oriente como o mapa deve ser pintado.

Lembre que antes de começar a colar as informações eles devem fazer um levantamento do que possuem e planejar onde cada informação deve ficar na “pasta”. Eles também deverão elaborar a capa, que terá a função de apresentar o trabalho e indicar o nome dos organizadores.

Acompanhe o trabalho do grupo tirando dúvidas e dando sugestões.

GEO6_12UND06 - Material da Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WHeFQA9h45dSUUq85GDkYdc7baKJ7wfzFp3ATWjZQAFgS3NYfuxNeC4t5h2s/geo6-12und06-material-da-acao-propositiva.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Entregue para os grupos o material da ação propositiva impresso, que contém as etapas da ação propositiva e o mapa mudo. Explique para a turma que eles deverão organizar as informações pesquisadas numa espécie de pasta. Para isso eles irão dobrar a cartolina ao meio e as informações serão coladas ou escritas na parte interna.

Projete ou demonstre como eles devem dobrar a cartolina ou o papel cartão e oriente como o mapa deve ser pintado.

Lembre que antes de começar a colar as informações eles devem fazer um levantamento do que possuem e planejar onde cada informação deve ficar na “pasta”. Eles também deverão elaborar a capa, que terá a função de apresentar o trabalho e indicar o nome dos organizadores.

Acompanhe o trabalho do grupo tirando dúvidas e dando sugestões.

GEO6_12UND06 - Material da Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WHeFQA9h45dSUUq85GDkYdc7baKJ7wfzFp3ATWjZQAFgS3NYfuxNeC4t5h2s/geo6-12und06-material-da-acao-propositiva.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Entregue para os grupos o material da ação propositiva impresso, que contém as etapas da ação propositiva e o mapa mudo. Explique para a turma que eles deverão organizar as informações pesquisadas numa espécie de pasta. Para isso eles irão dobrar a cartolina ao meio e as informações serão coladas ou escritas na parte interna.

Projete ou demonstre como eles devem dobrar a cartolina ou o papel cartão e oriente como o mapa deve ser pintado.

Lembre que antes de começar a colar as informações eles devem fazer um levantamento do que possuem e planejar onde cada informação deve ficar na “pasta”. Eles também deverão elaborar a capa, que terá a função de apresentar o trabalho e indicar o nome dos organizadores.

Acompanhe o trabalho do grupo tirando dúvidas e dando sugestões.

GEO6_12UND06 - Material da Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WHeFQA9h45dSUUq85GDkYdc7baKJ7wfzFp3ATWjZQAFgS3NYfuxNeC4t5h2s/geo6-12und06-material-da-acao-propositiva.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Assim que todos os grupos finalizarem as atividades, organize um circuito de troca para que todos os grupos possam ver o trabalho uns dos outros. Determine um tempo para que cada grupo possa fazer isso. Por exemplo, 4 minutos para a análise de cada trabalho.

Peça que observem semelhanças e diferenças na organização da “pasta”, bem como leiam as informações sobre as outras regiões hidrográficas estudadas. Oriente que cada aluno deve extrair do trabalho que realizou e também daqueles que leu, uma característica de cada região hidrográfica e registrá-la no seu caderno. Solicite que, em casa, leiam as características das outras regiões que não foram objeto de estudo nesta aula e também anotem uma característica de cada. Uma outra opção é na aula subsequente o professor fazer uma apresentação das principais características das outras regiões hidrográficas.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais -água - em diferentes escalas e usos alternativos visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.

A aplicação desse plano possibilita, também, resgatar e ampliar outros conhecimentos desenvolvidos na habilidade EF06GE04.

Neste plano, os alunos discutirão o que é uma bacia hidrográfica e como essas bacias estão organizadas no território nacional em grandes regiões hidrográficas. Após levantarem informações sobre uma região hidrográfica, em grupo, os alunos organizarão essas informações numa cartolina ou em um papel cartão.

Observação: Em casa ou em uma aula anterior à aplicação deste plano, peça que os alunos formem grupos de 4 a 5 integrantes e realize um sorteio. Para o sorteio selecione algumas regiões hidrográficas brasileiras, não deixe de selecionar a região que banha o estado onde este plano será realizado. Peça que os grupos se organizem para realizarem a pesquisa sobre a região hidrográfica sorteada e solicite que, se possível, imprimam um mapa, uma tabela ou uma imagem sobre o que estão pesquisando.

Cada aluno receberá um formulário de orientações para saber o que pesquisar e registrar. O registro da pesquisa pode ser feito no caderno ou digitado e impresso. Uma outra opção é o aluno imprimir a página onde a informação se encontra e destacá-la com caneta marca texto.

Indique para os alunos o site da ANA, cujo endereço está no tópico “Para você saber mais”, como uma opção de fonte de pesquisa.

Materiais necessários: Datashow, folhas sulfite, cartolina ou papel cartão, caneta, cola, tesoura, lápis de cor, régua, canetas coloridas, borracha, informações da pesquisa, atlas ou um livro didático que possua um mapa das bacias hidrográficas brasileiras.

Material complementar:

GEO6_12UND06 - Orientações para a pesquisa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cNgddpZ8SAXjE7MN6N4aJVX9rrbt7Ngd6HxPT4s3bZVtTJUadB28z2HMzbEz/geo6-12und06-orientacoes-para-a-pesquisa.pdf

GEO6_12UND06 Material da Contextualização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CfH5Vd6qGz2kWQfqpxPVRFrVTXMBYacG7RzD3SR2KxUzAKxX7AGaw3d9v37K/geo6-12und06-material-da-contextualizacao.pdf

GEO6_12UND06 - Material da Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aeJNDASkj2QKx3ypdxzHgpdYn2Qu8RjBkPWRN9h8cqF87fQTS9W9JBcBTqqJ/geo6-12und06-material-da-problematizacao.pdf

GEO6_12UND06 - Material da Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WHeFQA9h45dSUUq85GDkYdc7baKJ7wfzFp3ATWjZQAFgS3NYfuxNeC4t5h2s/geo6-12und06-material-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

O que é uma Bacia Hidrográfica. Disponível em:

<https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/29097-o-que-e-uma-bacia-hidrografica/>. Acesso em: 23 jan 2019.

“A divisão em bacias hidrográficas do território brasileiro representa um desafio e sua compartimentação depende dos objetivos do mapeamento, da concepção metodológica adotada e da escala de apresentação. Várias tentativas, utilizando metodologias diferenciadas, resultaram em diferentes divisões mas que satisfizeram aos objetivos propostos. O IBGE oferece uma visão geral das bacias a partir de critérios geográficos, numa concepção adequada à escala contemplada. As bacias que ocupam grandes extensões espaciais (Amazonas, Tocantins e Prata) foram individualizadas e permitiram a compartimentação nas principais sub-bacias. As bacias costeiras menores foram reunidas adotando-se o critério de conjugá-las a um rio principal, eleito pela sua importância regional. [...]”

Disponível em: Bacia Hidrográfica 2000. Mapas IBGE. Disponível em: <https://mapas.ibge.gov.br/images/pdf/mapas/mappag99.pdf>. Acesso em: 23 jan 2019.

Conjuntura dos Recursos Hídricos do Brasil, Regiões Hidrográficas Brasileiras - Edição especial, Agência Nacional das Águas - ANA, disponível em : http://www.snirh.gov.br/portal/snirh/centrais-de-conteudos/conjuntura-dos-recursos-hidricos/regioeshidrograficas2014.pdf>. Acesso em: 24 jan 2019.

LIMA, Eugênio Antônio de Lima; CANO, Hellen; NASCIMENTO, José Antônio Sena do. Uma contribuição à geografia dos recursos hídricos. IBGE. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97884_cap7.pdf>. Acesso em: 24 jan 2019.

Site contendo atividades e jogos sobre recursos hídricos.

Smart Kids, Jogos, disponível em: https://www.smartkids.com.br/colorir/desenho-bacias-hidrograficas-do-brasil Acesso em 24 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete, fale ou escreva no quadro o tema da aula e informe que eles irão revisar conceitos ligados a bacias hidrográficas e conhecerem como o Brasil organizou suas bacias em regiões hidrográficas. Informe também que essas informações serão organizadas em uma pasta elaborada com cartolina ou papel cartão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete essa imagem ou leve para a sala uma folha de couve. As demais imagens da contextualização, não sendo possível projetá-las, peça que observem em um livro didático ou atlas ou imprima-as de forma ampliada. Pergunte o que essa imagem tem haver com o tema da aula. Espera-se que os alunos relacionem os veios da folha de couve com a organização de uma bacia hidrográfica. O veio central corresponderia ao rio principal e os veios secundários aos afluentes.

Apresente o esquema (slide 4) e encaminhe a sua interpretação com as seguintes perguntas:

  • O que eles observam?
  • Que relação existe entre chuva e rio?
  • O que orienta os cursos de água de uma bacia?
  • O que vai acontecendo no terreno à medida que a água vai escorrendo das áreas mais altas para as mais baixas?
  • O que separa a área de uma bacia das demais?

Peça que localizem no esquema as áreas que correspondem aos divisores de água. Projete ou escreva no quadro o conceito de bacia hidrográfica (slide 5). Em seguida, peça que observem em um atlas ou em um livro didático um mapa das bacias hidrográficas brasileiras e realize algumas perguntas para auxiliá-los na interpretação. Por exemplo:

  • o que as cores indicam?
  • Em quantas bacias a rede de drenagem brasileira está dividida?
  • Qual é a maior bacia?
  • Em qual bacia hidrográfica o estado onde vivem está localizado?
  • Quais bacias apresentam rios de maiores extensões?

Comente que existem outros mapas que podem apresentar algumas variações. Explique, também, que nem todas as bacias hidrográficas brasileiras têm sua área total concentrada no território nacional. A bacia Amazônica, por exemplo, abrange terras de outros seis países da América do Sul (slide 7).

GEO6_12UND06 - Material da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CfH5Vd6qGz2kWQfqpxPVRFrVTXMBYacG7RzD3SR2KxUzAKxX7AGaw3d9v37K/geo6-12und06-material-da-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Se esse plano estiver sendo aplicado em um município cortado por um rio, não deixe de explorar algumas informações sobre ele. Por exemplo, a que bacia ou sub-bacia pertence, onde nasce e deságua, uso de suas águas, entre outras.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete essa imagem ou leve para a sala uma folha de couve. As demais imagens da contextualização, não sendo possível projetá-las, peça que observem em um livro didático ou atlas ou imprima-as de forma ampliada. Pergunte o que essa imagem tem haver com o tema da aula. Espera-se que os alunos relacionem os veios da folha de couve com a organização de uma bacia hidrográfica. O veio central corresponderia ao rio principal e os veios secundários aos afluentes.

Apresente o esquema (slide 4) e encaminhe a sua interpretação com as seguintes perguntas:

  • O que eles observam?
  • Que relação existe entre chuva e rio?
  • O que orienta os cursos de água de uma bacia?
  • O que vai acontecendo no terreno à medida que a água vai escorrendo das áreas mais altas para as mais baixas?
  • O que separa a área de uma bacia das demais?

Peça que localizem no esquema as áreas que correspondem aos divisores de água. Projete ou escreva no quadro o conceito de bacia hidrográfica (slide 5). Em seguida, peça que observem em um atlas ou em um livro didático um mapa das bacias hidrográficas brasileiras e realize algumas perguntas para auxiliá-los na interpretação. Por exemplo:

  • o que as cores indicam?
  • Em quantas bacias a rede de drenagem brasileira está dividida?
  • Qual é a maior bacia?
  • Em qual bacia hidrográfica o estado onde vivem está localizado?
  • Quais bacias apresentam rios de maiores extensões?

Comente que existem outros mapas que podem apresentar algumas variações. Explique, também, que nem todas as bacias hidrográficas brasileiras têm sua área total concentrada no território nacional. A bacia Amazônica, por exemplo, abrange terras de outros seis países da América do Sul (slide 7).

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Como adequar à sua realidade: Se esse plano estiver sendo aplicado em um município cortado por um rio, não deixe de explorar algumas informações sobre ele. Por exemplo, a que bacia ou sub-bacia pertence, onde nasce e deságua, uso de suas águas, entre outras.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete essa imagem ou leve para a sala uma folha de couve. As demais imagens da contextualização, não sendo possível projetá-las, peça que observem em um livro didático ou atlas ou imprima-as de forma ampliada. Pergunte o que essa imagem tem haver com o tema da aula. Espera-se que os alunos relacionem os veios da folha de couve com a organização de uma bacia hidrográfica. O veio central corresponderia ao rio principal e os veios secundários aos afluentes.

Apresente o esquema (slide 4) e encaminhe a sua interpretação com as seguintes perguntas:

  • O que eles observam?
  • Que relação existe entre chuva e rio?
  • O que orienta os cursos de água de uma bacia?
  • O que vai acontecendo no terreno à medida que a água vai escorrendo das áreas mais altas para as mais baixas?
  • O que separa a área de uma bacia das demais?

Peça que localizem no esquema as áreas que correspondem aos divisores de água. Projete ou escreva no quadro o conceito de bacia hidrográfica (slide 5). Em seguida, peça que observem em um atlas ou em um livro didático um mapa das bacias hidrográficas brasileiras e realize algumas perguntas para auxiliá-los na interpretação. Por exemplo:

  • o que as cores indicam?
  • Em quantas bacias a rede de drenagem brasileira está dividida?
  • Qual é a maior bacia?
  • Em qual bacia hidrográfica o estado onde vivem está localizado?
  • Quais bacias apresentam rios de maiores extensões?

Comente que existem outros mapas que podem apresentar algumas variações. Explique, também, que nem todas as bacias hidrográficas brasileiras têm sua área total concentrada no território nacional. A bacia Amazônica, por exemplo, abrange terras de outros seis países da América do Sul (slide 7).

GEO6_12UND06 - Material da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CfH5Vd6qGz2kWQfqpxPVRFrVTXMBYacG7RzD3SR2KxUzAKxX7AGaw3d9v37K/geo6-12und06-material-da-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Se esse plano estiver sendo aplicado em um município cortado por um rio, não deixe de explorar algumas informações sobre ele. Por exemplo, a que bacia ou sub-bacia pertence, onde nasce e deságua, uso de suas águas, entre outras.

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Orientações: Projete essa imagem ou leve para a sala uma folha de couve. As demais imagens da contextualização, não sendo possível projetá-las, peça que observem em um livro didático ou atlas ou imprima-as de forma ampliada. Pergunte o que essa imagem tem haver com o tema da aula. Espera-se que os alunos relacionem os veios da folha de couve com a organização de uma bacia hidrográfica. O veio central corresponderia ao rio principal e os veios secundários aos afluentes.

Apresente o esquema (slide 4) e encaminhe a sua interpretação com as seguintes perguntas:

  • O que eles observam?
  • Que relação existe entre chuva e rio?
  • O que orienta os cursos de água de uma bacia?
  • O que vai acontecendo no terreno à medida que a água vai escorrendo das áreas mais altas para as mais baixas?
  • O que separa a área de uma bacia das demais?

Peça que localizem no esquema as áreas que correspondem aos divisores de água. Projete ou escreva no quadro o conceito de bacia hidrográfica (slide 5). Em seguida, peça que observem em um atlas ou em um livro didático um mapa das bacias hidrográficas brasileiras e realize algumas perguntas para auxiliá-los na interpretação. Por exemplo:

  • o que as cores indicam?
  • Em quantas bacias a rede de drenagem brasileira está dividida?
  • Qual é a maior bacia?
  • Em qual bacia hidrográfica o estado onde vivem está localizado?
  • Quais bacias apresentam rios de maiores extensões?

Comente que existem outros mapas que podem apresentar algumas variações. Explique, também, que nem todas as bacias hidrográficas brasileiras têm sua área total concentrada no território nacional. A bacia Amazônica, por exemplo, abrange terras de outros seis países da América do Sul (slide 7).

GEO6_12UND06 - Material da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CfH5Vd6qGz2kWQfqpxPVRFrVTXMBYacG7RzD3SR2KxUzAKxX7AGaw3d9v37K/geo6-12und06-material-da-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Se esse plano estiver sendo aplicado em um município cortado por um rio, não deixe de explorar algumas informações sobre ele. Por exemplo, a que bacia ou sub-bacia pertence, onde nasce e deságua, uso de suas águas, entre outras.

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Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Projete, imprima ou peça que observem em um atlas ou em um livro didático o mapa das regiões hidrográficas. Provoque a turma perguntando o que esse mapa se diferencia do mapa de bacias hidrográficas que observaram anteriormente. Peça que voltem a observar o mapa das Bacias Hidrográficas do Brasil do livro didático ou atlas. Certamente muitos alunos vão observar que o número de regiões é maior do que o de bacias. Não deixe de dizer que o mapa das bacias hidrográficas tem sua regionalização baseada em outros critérios.

Em seguida projete o slide 8, fale, ou peça que leiam o seu conteúdo no material impresso que receberam. Pergunte para os alunos o que significa planejar e gerenciar os recursos hídricos e se isso é importante, questione também se eles conseguem pensar quais são as informações que se deve ter de uma região hidrográfica para que um planejamento e gerenciamento possa ser feito. Complemente ou reforce as respostas deles explicando que planejar e gerenciar os recursos hídricos é de fundamental importância, pois o desenvolvimento econômico e social de uma nação e também a qualidade de vida da população e a qualidade do meio ambiente guardam uma estreita relação com os recursos hídricos existentes. Conhecer a localização, os principais rios que formam uma determinada região hidrográfica, os biomas, o número de habitantes residentes, as atividades econômicas desenvolvidas na região são algumas das informações necessárias para o desenvolvimento de ações responsáveis envolvendo os recursos hídricos.

GEO6_12UND06 - Material da Problematização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aeJNDASkj2QKx3ypdxzHgpdYn2Qu8RjBkPWRN9h8cqF87fQTS9W9JBcBTqqJ/geo6-12und06-material-da-problematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Projete, imprima ou peça que observem em um atlas ou em um livro didático o mapa das regiões hidrográficas. Provoque a turma perguntando o que esse mapa se diferencia do mapa de bacias hidrográficas que observaram anteriormente. Peça que voltem a observar o mapa das Bacias Hidrográficas do Brasil do livro didático ou atlas. Certamente muitos alunos vão observar que o número de regiões é maior do que o de bacias. Não deixe de dizer que o mapa das bacias hidrográficas tem sua regionalização baseada em outros critérios.

Em seguida projete o slide 8, fale, ou peça que leiam o seu conteúdo no material impresso que receberam. Pergunte para os alunos o que significa planejar e gerenciar os recursos hídricos e se isso é importante, questione também se eles conseguem pensar quais são as informações que se deve ter de uma região hidrográfica para que um planejamento e gerenciamento possa ser feito. Complemente ou reforce as respostas deles explicando que planejar e gerenciar os recursos hídricos é de fundamental importância, pois o desenvolvimento econômico e social de uma nação e também a qualidade de vida da população e a qualidade do meio ambiente guardam uma estreita relação com os recursos hídricos existentes. Conhecer a localização, os principais rios que formam uma determinada região hidrográfica, os biomas, o número de habitantes residentes, as atividades econômicas desenvolvidas na região são algumas das informações necessárias para o desenvolvimento de ações responsáveis envolvendo os recursos hídricos.

GEO6_12UND06 - Material da Problematização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aeJNDASkj2QKx3ypdxzHgpdYn2Qu8RjBkPWRN9h8cqF87fQTS9W9JBcBTqqJ/geo6-12und06-material-da-problematizacao.pdf

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Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Entregue para os grupos o material da ação propositiva impresso, que contém as etapas da ação propositiva e o mapa mudo. Explique para a turma que eles deverão organizar as informações pesquisadas numa espécie de pasta. Para isso eles irão dobrar a cartolina ao meio e as informações serão coladas ou escritas na parte interna.

Projete ou demonstre como eles devem dobrar a cartolina ou o papel cartão e oriente como o mapa deve ser pintado.

Lembre que antes de começar a colar as informações eles devem fazer um levantamento do que possuem e planejar onde cada informação deve ficar na “pasta”. Eles também deverão elaborar a capa, que terá a função de apresentar o trabalho e indicar o nome dos organizadores.

Acompanhe o trabalho do grupo tirando dúvidas e dando sugestões.

GEO6_12UND06 - Material da Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WHeFQA9h45dSUUq85GDkYdc7baKJ7wfzFp3ATWjZQAFgS3NYfuxNeC4t5h2s/geo6-12und06-material-da-acao-propositiva.pdf

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Orientações: Entregue para os grupos o material da ação propositiva impresso, que contém as etapas da ação propositiva e o mapa mudo. Explique para a turma que eles deverão organizar as informações pesquisadas numa espécie de pasta. Para isso eles irão dobrar a cartolina ao meio e as informações serão coladas ou escritas na parte interna.

Projete ou demonstre como eles devem dobrar a cartolina ou o papel cartão e oriente como o mapa deve ser pintado.

Lembre que antes de começar a colar as informações eles devem fazer um levantamento do que possuem e planejar onde cada informação deve ficar na “pasta”. Eles também deverão elaborar a capa, que terá a função de apresentar o trabalho e indicar o nome dos organizadores.

Acompanhe o trabalho do grupo tirando dúvidas e dando sugestões.

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Orientações: Entregue para os grupos o material da ação propositiva impresso, que contém as etapas da ação propositiva e o mapa mudo. Explique para a turma que eles deverão organizar as informações pesquisadas numa espécie de pasta. Para isso eles irão dobrar a cartolina ao meio e as informações serão coladas ou escritas na parte interna.

Projete ou demonstre como eles devem dobrar a cartolina ou o papel cartão e oriente como o mapa deve ser pintado.

Lembre que antes de começar a colar as informações eles devem fazer um levantamento do que possuem e planejar onde cada informação deve ficar na “pasta”. Eles também deverão elaborar a capa, que terá a função de apresentar o trabalho e indicar o nome dos organizadores.

Acompanhe o trabalho do grupo tirando dúvidas e dando sugestões.

GEO6_12UND06 - Material da Ação Propositiva

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Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Assim que todos os grupos finalizarem as atividades, organize um circuito de troca para que todos os grupos possam ver o trabalho uns dos outros. Determine um tempo para que cada grupo possa fazer isso. Por exemplo, 4 minutos para a análise de cada trabalho.

Peça que observem semelhanças e diferenças na organização da “pasta”, bem como leiam as informações sobre as outras regiões hidrográficas estudadas. Oriente que cada aluno deve extrair do trabalho que realizou e também daqueles que leu, uma característica de cada região hidrográfica e registrá-la no seu caderno. Solicite que, em casa, leiam as características das outras regiões que não foram objeto de estudo nesta aula e também anotem uma característica de cada. Uma outra opção é na aula subsequente o professor fazer uma apresentação das principais características das outras regiões hidrográficas.

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