10252
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Álgebra

Plano de aula - Subtraindo dos dois membros da igualdade

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Reconhecer que a igualdade se mantém quando se subtrai dois números de seus dois membros.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana França Bernardino

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_16ALG_06

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Formulários, Google Apresentações, balanças digitais (indicadas na proposta de adaptação)

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal

Retomada
Propor a atividade junto com as questões problematizadoras das orientações ao professor. Isso pode ser feito em folha impressa ou usando o Google Formulários.

Atividade principal
Propor que os alunos façam desenhos para pensar sobre a atividade proposta. Caso tenham acesso aos recursos digitais, eles podem experimentar balanças virtuais para pensarem um pouco sobre a questão de equilíbrio. Seguem duas indicações:
     - Balança Lógica: https://rachacuca.com.br/jogos/balanca-logica/
     - Jogo da Balança: http://fisicagames.com.br/index.php/2016/07/03/jogo-da-balanca-2/
É interessante que os alunos enviem as suas soluções para o professor, tanto por escrito quanto virtuais (o que facilita muito nesse caso).

Discussão das soluções
Com as resoluções em mãos, o professor pode selecionar as que entender serem mais interessantes para discussão com a turma. Caso as que estão apresentadas nesta etapa não sejam contempladas, o professor pode inseri-las no trabalho. Isso pode ser feito em material impresso ou usando o Google Apresentações, para que os alunos tenham acesso sempre que precisarem. O professor também pode promover uma roda de conversa sobre as soluções encontradas usando o Google Meet, caso tenham acesso ao recurso digital.

Sistematização
Não há.

Encerramento
Pedir que os alunos registrem no caderno suas percepções sobre a aula.

Raio X
Propor aos alunos a resolução da atividade proposta e das atividades complementares, que podem ser impressas ou transpostas para o Google Formulários (desde que abram espaço para upload de imagens das resoluções e estratégias dos alunos).

Convite às famílias
Convidar a família a pesar objetos caso tenham uma balança em casa e propor equilíbrios hipotéticos em uma gangorra com estes objetos. Caso consigam fazer isso com os integrantes da casa torna-se mais interessante ainda.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_16ALG06

(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a cada um desses termos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 4º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem a conceituar o que é múltiplo e a identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural; reconhecer as relações inversas entre as operações fundamentais com números naturais e reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona, subtrai ou multiplica um mesmo número a seus dois termos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas