Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_16ALG_06
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Formulários, Google Apresentações, balanças digitais (indicadas na proposta de adaptação)
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal
Retomada
Propor a atividade junto com as questões problematizadoras das orientações ao professor. Isso pode ser feito em folha impressa ou usando o Google Formulários.
Atividade principal
Propor que os alunos façam desenhos para pensar sobre a atividade proposta. Caso tenham acesso aos recursos digitais, eles podem experimentar balanças virtuais para pensarem um pouco sobre a questão de equilíbrio. Seguem duas indicações:
- Balança Lógica: https://rachacuca.com.br/jogos/balanca-logica/
- Jogo da Balança: http://fisicagames.com.br/index.php/2016/07/03/jogo-da-balanca-2/
É interessante que os alunos enviem as suas soluções para o professor, tanto por escrito quanto virtuais (o que facilita muito nesse caso).
Discussão das soluções
Com as resoluções em mãos, o professor pode selecionar as que entender serem mais interessantes para discussão com a turma. Caso as que estão apresentadas nesta etapa não sejam contempladas, o professor pode inseri-las no trabalho. Isso pode ser feito em material impresso ou usando o Google Apresentações, para que os alunos tenham acesso sempre que precisarem. O professor também pode promover uma roda de conversa sobre as soluções encontradas usando o Google Meet, caso tenham acesso ao recurso digital.
Sistematização
Não há.
Encerramento
Pedir que os alunos registrem no caderno suas percepções sobre a aula.
Raio X
Propor aos alunos a resolução da atividade proposta e das atividades complementares, que podem ser impressas ou transpostas para o Google Formulários (desde que abram espaço para upload de imagens das resoluções e estratégias dos alunos).
Convite às famílias
Convidar a família a pesar objetos caso tenham uma balança em casa e propor equilíbrios hipotéticos em uma gangorra com estes objetos. Caso consigam fazer isso com os integrantes da casa, torna-se mais interessante ainda.
Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé
Código: MAT4_16ALG06
(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a cada um desses termos.
AULA 01
AULA 03
AULA 04
Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem a conceituar o que é múltiplo e a identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural; reconhecer as relações inversas entre as operações fundamentais com números naturais e reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona, subtrai ou multiplica um mesmo número a seus dois termos.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes