Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Luciana França Bernardino
Mentora: Carla Simone de Albuquerque
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a seus dois termos.
Objetivos específicos
Reconhecer que a igualdade se mantém quando se subtrai dois números de seus dois membros.
Conceito-chave
Igualdade como equivalência.
Recursos necessários
- Atividades impressas;
- Projetor (opcional);
- Lápis e caderno.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Escreva no quadro ou projete este slide e questione os alunos. Exemplifique com outros valores também, se achar necessária. É esperado que os alunos lembrem que ao subtrair o mesmo número aos dois termos de uma subtração, o resultado permanece o mesmo e de que para a igualdade permanecer a mesma, deve-se subtrair.
Propósito: Retomar a aprendizagem da regularidade na igualdade das subtrações.
Discuta com a turma:
- Qual o resultado das subtrações?
- O que aconteceu com o resultado?
- Por que permaneceu igual?
- E se subtrairmos outro valor dos termos das duas operações, será que ficarão diferentes?
- Vocês poderiam me dar outro exemplo?
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Discuta com os alunos as ideias apresentadas no slide. É esperado que eles percebam que para a balança permanecer em equilíbrio, o que foi retirado de um lado, deve ser retirado do outro.
Propósito: Retomar o conteúdo do equilíbrio da balança.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6)
Orientações: Entregue a atividade impressa para cada aluno, ou projete este slide.Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Enquanto os alunos resolvem a atividade, circule pela sala e faça as intervenções quando for necessário. Consulte o Guia de Intervenção. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas estratégias de resolução.
Propósito: Resolver uma situação-problema envolvendo os conceitos trabalhados.
Discuta com a turma:
- Como podemos representar a situação inicial através de uma gangorra?
- Como podemos representar a situação inicial através da escrita de uma igualdade? O que ficaria à esquerda da igualdade? E o que ficaria à direita?
- Na solução que usamos a balança/gangorra, como representar a saída do André?
- Na solução que usamos a igualdade, como representar a saída do André?
- Qual é a condição para que a gangorra fique em equilíbrio? Como podemos manter esse equilíbrio?
- Podemos descobrir o peso do Artur através das duas formas de solução pedida no enunciado do problema? Como isso será possível?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6)
Orientações: Entregue a atividade impressa para cada aluno, ou projete este slide. Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Enquanto os alunos resolvem a atividade, circule pela sala e faça as intervenções quando for necessário. Consulte o Guia de Intervenção. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas estratégias de resolução.
Propósito: Resolver uma situação-problema envolvendo os conceitos trabalhados.
Discuta com a turma:
- Como podemos representar a situação inicial através de uma gangorra?
- Como podemos representar a situação inicial através da escrita de uma igualdade? O que ficaria à esquerda da igualdade? E o que ficaria à direita?
- Na solução que usamos a balança/gangorra, como representar a saída do André?
- Na solução que usamos a igualdade, como representar a saída do André?
- Qual é a condição para que a gangorra fique em equilíbrio? Como podemos manter esse equilíbrio?
- Podemos descobrir o peso do Artur através das duas formas de solução pedida no enunciado do problema? Como isso será possível?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientações: Aproveite esse momento da aula para que os alunos discutam as soluções apresentadas por eles. Caso nenhum aluno resolva da maneira apresentada nesses slides, leia com os alunos os pensamentos expostos neles. Eles podem refletir o caminho que alguns alunos seguiram e as dúvidas que tiveram para resolver a situação proposta.
Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.
Material Complementar:
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientações: Aproveite esse momento da aula para que os alunos discutam as soluções apresentadas por eles. Caso nenhum aluno resolva da maneira apresentada nesses slides, leia com os alunos os pensamentos expostos neles. Eles podem refletir o caminho que alguns alunos seguiram e as dúvidas que tiveram para resolver a situação proposta.
Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientações: Aproveite esse momento da aula para que os alunos discutam as soluções apresentadas por eles. Caso nenhum aluno resolva da maneira apresentada nesses slides, leia com os alunos os pensamentos expostos neles. Eles podem refletir o caminho que alguns alunos seguiram e as dúvidas que tiveram para resolver a situação proposta. Faça os alunos repararem que não é possível mostrar no desenho quem ficará na gangorra no lado esquerdo pois não há quem pese 30 kg, e não se pode dividir o Pedro em partes. Pode ser que o aluno escreva 40kg ou faça o desenho de algo que ele imagine que equivalha a 30 kg.
Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientações: Aproveite esse momento da aula para que os alunos discutam as soluções apresentadas por eles. Caso nenhum aluno resolva da maneira apresentada nesses slides, leia com os alunos os pensamentos expostos neles. Eles podem refletir o caminho que alguns alunos seguiram e as dúvidas que tiveram para resolver a situação proposta. É importante mostrar essa resolução com a representação da igualdade para os alunos pois ela traz um pouco mais de formalidade quanto à escrita de igualdade. Não há a necessidade de fazer as subtrações em outra cor. A ideia aqui foi simplesmente chamar a atenção para o fato de que estamos subtraindo o mesmo número nos dois membros da igualdade para que ela se mantenha.
Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientações: Aproveite esse momento da aula para que os alunos discutam as soluções apresentadas por eles. Caso nenhum aluno resolva da maneira apresentada nesses slides, leia com os alunos os pensamentos expostos neles. Eles podem refletir o caminho que alguns alunos seguiram e as dúvidas que tiveram para resolver a situação proposta.
Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientações: Aproveite esse momento da aula para que os alunos discutam as soluções apresentadas por eles. Caso nenhum aluno resolva da maneira apresentada nesses slides, leia com os alunos os pensamentos expostos neles. Eles podem refletir o caminho que alguns alunos seguiram e as dúvidas que tiveram para resolver a situação proposta.
Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a aula, retomando o que foi aprendido.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Atividade Raio x
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após, faça a correção coletiva retomando o que foi aprendido em aula.
Propósito: Fazer com que os alunos percebam que para uma igualdade permanecer, o que é subtraído em um membro, é subtraído do outro.
Materiais complementares: