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Plano de aula > Geografia > 7º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - As linhas imaginárias e os mapas

Plano de aula de Geografia com atividades para 7º ano do Fundamental sobre entender o papel das linhas imaginárias na construção de mapas, tendo por base a projeção cilíndrica, destacando o conteúdo ideológico existente na produção destes mapas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Allan Fábio Veríssimo Pacheco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais); YouTube e internet.

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Este plano de aula tem como objetivo desconstruir a representação tradicional da Terra através dos planisférios, evidenciando suas distorções e o conteúdo ideológico presentes. Paralelamente, busca problematizar a “situação” do Brasil nos principais mapas-múndi utilizados nas aulas e livros de geografia que, de maneira geral, reproduzem uma visão eurocêntrica, colando a Europa no centro do globo, aumentando as áreas dos países situados nas regiões temperadas e polares do hemisfério norte e colocando os países subdesenvolvidos no hemisfério sul. Para gerar curiosidade e apresentar o tema aos alunos, envie um mapa com projeção que distorce a visão eurocêntrica tradicional. Pode ser usado, por exemplo, o mapa-múndi australiano, que está na contextualização do plano original, junto com a seguinte pergunta: "O que esse mapa evidencia de diferente em relação aos que estamos acostumados a ver?".

Contextualização
A contextualização da aula tem por objetivo aprofundar o entendimento do mapa como uma representação ideológica de uma visão específica do mundo e que, portanto, não é neutra. Para isso, envie a sequência de mapas disponível na contextualização da aula. Caso seja possível, amplie a coleção de mapas com outros que evidenciam perspectivas diferentes do planisfério. Junto com a coleção de mapas, envie os seguintes questionamentos:

1) Este mapa está errado ou de cabeça para baixo?
2) Por que nos mapas tradicionais os países desenvolvidos são sempre colocados acima (hemisfério norte) e os subdesenvolvidos abaixo (hemisfério sul)?

Peça que os estudantes gravem um áudio ou enviem os textos das respostas a estas questões.

Ação propositiva
A ação propositiva segue a originalmente proposta pelo plano de aula, mas deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade de encontro entre os estudantes. Envie por e-mail o arquivo da atividade, disponível no plano original. Peça que os estudantes construam o mapa do Brasil de acordo com as instruções. A proposta é que ampliem o mapa do Brasil no quadriculado em branco, desenhando quadro a quadro, ligando uma linha à outra até completar a imagem. A ideia é pensar e projetar como seria representado o Brasil se ele estivesse localizado em áreas temperadas, ou seja, distante da linha do Equador. Para que a atividade funcione bem, professor, seria interessante que você gravasse um pequeno vídeo mostrando inicialmente como se faz a ampliação.

Sistematização
Envie agora, por e-mail, o vídeo disponível aqui. Peça que os estudantes assistam ao vídeo, observem o mapa do Brasil ampliado e respondam:
     1) Existe um mapa certo e outro errado?
     2) Como os mapas podem distorcer a realidade?

Peça que enviem suas respostas. Dê feedbacks individuais das questões da contextualização e destas últimas.

Convite às famílias
Convide os familiares para pesquisarem mais sobre diferentes tipos de projeções cartográficas. Sugira, por exemplo, a reportagem disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO7_09UND05

(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.


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