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Plano de aula > Geografia > 7º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - O Brasil no mundo através de mapas anamórficos

Plano de aula de Geografia com atividades para 7º ano do Fundamental sobre apresentar um outro tipo de representação de fenômenos espaciais, estimulando os princípios de analogia, conexão, localização e diferenciação entre os lugares

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Allan Fábio Veríssimo Pacheco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais); YouTube; câmera e internet.

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Comente com seus alunos que eles serão apresentados a um novo tipo de mapa, que trará uma maneira diferentes de se representar as características socioeconômicas de cidades, estados e países. Depois, eles terão a tarefa de analisar, discutir e apresentar suas conclusões sobre um determinado mapa anamórfico. Para apresentar o tema aos alunos, envie essa breve apresentação por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica.

Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de apresentar aos estudantes o tipo de representação chamada anamorfose. Primeiro, peça que eles pesquisem e escrevam no caderno o que são anamorfoses (em um parágrafo) e escolham duas para utilizarem como exemplo. Caso queira sugerir algumas boas referências de pesquisa, há excelentes dicas no material complementar desta aula. Adicionalmente, sugerimos a leitura disponível aqui.   

Ação propositiva
A ação propositiva segue a proposta pelo plano de aula, mas deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade do encontro entre os estudantes. Envie por e-mail o arquivo da atividade, disponível no plano original. Peça que os estudantes realizem as 5 atividades solicitadas na ação propositiva desta aula. Disponibilize alguma forma de contato rápido com os estudantes enquanto realizam essa atividade. Duas sugestões: criar um grupo de WhatsApp ou marcar um plantão de dúvidas sobre a atividade por meio de uma webconferência.

Sistematização
Divida a turma em 5 grupos e estabeleça uma questão da atividade para cada grupo. Peça que os grupos estabeleçam contato entres si (pode ser por meio do WhatsApp ou de chamada de vídeo) para discutirem o que responderam. O grupo deve chegar a uma resposta única e gravar um vídeo ou áudio (devem escolher uma pessoa do grupo para realizar essa tarefa) explicando o ponto de vista para a turma. Socialize os áudios ou vídeos para que todos possam ter um feedback da atividade.

Convite às famílias
Convide os familiares a pesquisar mais sobre diferentes tipos de anamorfoses geográficas. Há interessantes mapas disponíveis aqui.   

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO7_09UND06

(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.


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