Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais); YouTube; câmera e internet.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Comente com seus alunos que eles serão apresentados a um novo tipo de mapa, que trará uma maneira diferentes de se representar as características socioeconômicas de cidades, estados e países. Depois, eles terão a tarefa de analisar, discutir e apresentar suas conclusões sobre um determinado mapa anamórfico. Para apresentar o tema aos alunos, envie essa breve apresentação por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de apresentar aos estudantes o tipo de representação chamada anamorfose. Primeiro, peça que eles pesquisem e escrevam no caderno o que são anamorfoses (em um parágrafo) e escolham duas para utilizarem como exemplo. Caso queira sugerir algumas boas referências de pesquisa, há excelentes dicas no material complementar desta aula. Adicionalmente, sugerimos a leitura disponível aqui.
Ação propositiva
A ação propositiva segue a proposta pelo plano de aula, mas deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade do encontro entre os estudantes. Envie por e-mail o arquivo da atividade, disponível no plano original. Peça que os estudantes realizem as 5 atividades solicitadas na ação propositiva desta aula. Disponibilize alguma forma de contato rápido com os estudantes enquanto realizam essa atividade. Duas sugestões: criar um grupo de WhatsApp ou marcar um plantão de dúvidas sobre a atividade por meio de uma webconferência.
Sistematização
Divida a turma em 5 grupos e estabeleça uma questão da atividade para cada grupo. Peça que os grupos estabeleçam contato entres si (pode ser por meio do WhatsApp ou de chamada de vídeo) para discutirem o que responderam. O grupo deve chegar a uma resposta única e gravar um vídeo ou áudio (devem escolher uma pessoa do grupo para realizar essa tarefa) explicando o ponto de vista para a turma. Socialize os áudios ou vídeos para que todos possam ter um feedback da atividade.
Convite às famílias
Convide os familiares a pesquisar mais sobre diferentes tipos de anamorfoses geográficas. Há interessantes mapas disponíveis aqui.
Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo
Código: GEO7_09UND06
(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.
AULA 05
AULA 07
AULA 08
AULA 09
AULA 10
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes