16606
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - O Brasil no mundo através de mapas anamórficos

Plano de aula de Geografia com atividades para 7º ano do Fundamental sobre apresentar um outro tipo de representação de fenômenos espaciais, estimulando os princípios de analogia, conexão, localização e diferenciação entre os lugares

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Allan Fábio Veríssimo Pacheco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este plano tem por objeto apresentar os mapas anamórficos (cartograms), auxiliando na construção e aprofundamento do conhecimento do espaço geográfico brasileiro, estimulando os princípios de analogia, conexão, localização e diferenciação com os demais países do globo.

Materiais necessários: Mapas anamórficos da ação propositiva, caneta, lápis, borracha, lápis de cor, folha em branco (ou do caderno) para anotação das atividades da ação propositiva.

Material complementar: Todas as imagens utilizadas neste plano estão presentes nos links abaixo.

Imagens utilizadas na etapa de contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VE7Kw2HzbqPWvEU7FkVVAXMvTUCrjmFBdgUQErrvTKZQAHdHyPfm6ME2pC3q/geo7-09und06-contextualizacao.pdf

Imagens utilizadas na etapa de problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u8pTJ979qrdvZcZYhc9AKKyQuAsKj2Upr8cUtM6kePyqDxRXejzeFKua83Ks/geo7-09und06-problematizacao.pdf

Imagens utilizadas na etapa da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nezaNcD9MzVSuy7P4YFu9R7W6ej9jjerPGhEnksnt8N7xGfcbJF6HEZqfZgc/ge07-09un6-acao-propositiva.pdf

Link para os mapas:

Vencedores da copa do mundo de futebol:

https://worldmapper.org/maps/football-world-cup-wins-1930t2018/?sf_action=get_data&sf_data=results&_sft_product_cat=population,sport

Criadores de Gado no mundo: https://worldmapper.org/maps/cattle-2016/?sf_action=get_data&sf_data=results&_sft_product_cat=environment&sf_paged=5

Armas nucleares: https://worldmapper.org/maps/nuclear-weapons-2017/?sf_action=get_data&sf_data=results&_sft_product_cat=population,politics

Bilionários no mundo: https://worldmapper.org/maps/inequality-billionaires-2018/?sf_action=get_data&sf_data=results&_sft_product_cat=population,inequality

Pobreza absoluta: https://worldmapper.org/maps/absolute-poverty-2016/?sf_action=get_data&sf_data=results&_sft_product_cat=income

O planeta humano: https://worldmapper.org/maps/human-planet/?sf_action=get_data&sf_data=results&_sft_product_cat=population

Para você saber mais:

Mapas anamórficos (cartograms na língua inglesa) são um tipo de representação no qual há uma distorção na forma e área do local que se queira representar, feita de forma proporcional aos dados quantitativos que se esteja trabalhando, ou seja, eles distorcem um local (cidade, estado, países, etc.) com o objetivo de demonstrar uma relação de proporção a cerca de um determinado conteúdo. Por exemplo, se o mapa utiliza dados relativos à população absoluta dos estados brasileiros, as unidades federativas mais populosas sofrerão as maiores distorções de área.

Este tipo de mapa, de maneira geral, não possui escala cartográfica ou legenda, visto que sua leitura é feita de forma simples e direta.

Para mais informações acesse os textos contidos nos links abaixo:

Apesar da redução dos arsenais, armas nucleares se modernizam. Revista Exame. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/mundo/apesar-da-reducao-dos-arsenais-armas-nucleares-se-modernizam/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

ARAÚJO, Ana Paula de. Armas Nucleares. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/curiosidades/armas-nucleares/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Como usar anamorfoses nas aulas de geografia. Geografia para Professores [blog]. Disponível em: <https://geografiaparaprofessores.wordpress.com/2014/10/02/como-usar-anamorfoses-nas-aulas-de-geografia>. Acesso em: 26 jan. 2019.

LAPORTA, Taís. Pobreza extrema cai no mundo, mas ritmo desacelera, diz Banco Mundial. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/09/19/pobreza-extrema-cai-no-mundo-mas-ritmo-desacelera-diz-banco-mundial.ghtml>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Lista de países ordenados pelo tamanho da população. Population Pyramid. Disponível em: <https://www.populationpyramid.net/pt/popula%C3%A7%C3%A3o/2017/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Os bilionários mais ricos do mundo em 2018. Época Negócios. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2018/03/dono-da-amazon-jeff-bezos-lidera-lista-de-mais-ricos-do-mundo-da-forbes.html>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Os produtos mais exportados pelo Brasil em 2017. ESPM. Disponível em: <https://globaljr.espm.br/os-produtos-lideres-mais-exportados-pelo-brasil/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Os 10 produtos mais importados pelo Brasil em 2017. ESPM. Disponível em: <https://globaljr.espm.br/os-10-produtos-mais-importados-pelo-brasil-em-2017/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

RIBEIRO, Amarolina. O que é anamorfose geográfica?. Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2019.

Contextos prévios: É extremamente necessário que os alunos estejam familiarizados com o mapa-múndi, ou seja, que saibam identificar a localização e os nome dos continentes e principais países no mapa, para que possam fazer a comparação e a correlação entre as informações contidas nos mapas anamórficos com os respectivos países.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com seus alunos que eles serão apresentados a um novo tipo de mapa que trará uma maneira diferentes de se representar as características socioeconômicas de cidades, estados e países. Após, terão a tarefa de analisar, discutir e apresentar suas conclusões sobre um determinado mapa anamórfico.

Se a sua escola não possui um projetor de imagens, você poderá baixar e imprimir todas as imagens e mapas utilizados neste plano. Os links por etapa estão disponíveis no slide anterior.

Para você saber mais:

O termo anamorfose é utilizado por diferentes áreas do conhecimento (matemática, geometria, óptica, biologia, artes plásticas, arquitetura, cartografia, etc.) com acepções distintas, significando, de maneira geral, deformado, sem forma, nova forma, etc. Na geografia, este termo aparece para classificar mapas que tiveram sua área e forma propositalmente distorcidos, como o objetivo de demonstrar uma relação de proporção a cerca de um determinado conteúdo. Esse tipo de representação é denominada de mapa anamórfico.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente as imagens para turma e faça a pergunta contida no slide: “O que está acontecendo nestas imagens?”. Deixe que os alunos respondam. Você poderá aprofundar esta reflexão inicial introduzindo outras perguntas, como por exemplo: o que estas imagens têm em comum? O que os autores querem mostrar com elas? Neste momento, espera-se que os alunos sejam capazes observar as distorções propositais contidas nas imagens.

O prédio de escritórios denominado de “a casa dançantes” localizado em Praga (República Checa) transmite a ideia de movimento e de distorção. Por outro lado, o grafite apresentado no festival de pintura 3D de Bangkok (Tailândia-2014) transmite tridimensionalidade quando olhado de um ponto de vista específico.

Aproveite as respostas de seus alunos para construir um conceito inicial de anamorfose.

As imagens utilizadas na etapa de contextualização estão disponíveis no link abaixo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VE7Kw2HzbqPWvEU7FkVVAXMvTUCrjmFBdgUQErrvTKZQAHdHyPfm6ME2pC3q/geo7-09und06-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Você pode utilizar imagens de anamorfoses de construções ou grafites de rua existentes na cidade ou bairro onde a escola está inserida.

Para você saber mais:

Ambas imagens deste slide trazem implícito o conceito de anamorfose ao apresentar uma transformação ou distorção (real ou não). Estas distorções podem ser de ordem natural ou induzida, sendo possível a sua visualização apenas de um ponto específico. Esta ideia será importante para o entendimento do significado de mapa anamórfico.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Chegou a hora de construir o significado de mapa anamórfico com os alunos. Inicie lançando a pergunta contida no slide. Deixe que os alunos respondam. Aproveite as respostas dos alunos para construir, coletiva e colaborativamente, uma primeira definição para o tema. Pegue as ideias e os conceitos que forem surgindo e vá ligando um ao outro até que esta primeira conceituação esteja criada. Espera-se que até o final desta aula, os alunos sejam capazes de ler e interpretar os mapas anamórficos assim como de construírem uma definição mais aprofundada para eles.

As imagens utilizadas na etapa de problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u8pTJ979qrdvZcZYhc9AKKyQuAsKj2Upr8cUtM6kePyqDxRXejzeFKua83Ks/geo7-09und06-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: você poderá usar, se houver, um mapa anamórfico do estado ou município onde a escola está inserida.

Para você saber mais:

Mapas anamórficos (cartograms na língua inglesa) são um tipo de representação no qual há uma distorção na forma e área do local que se queira representar, feita de forma proporcional aos dados quantitativos que se esteja trabalhando, ou seja, eles distorcem um local (cidade, estado, países, etc.) com o objetivo de demonstrar uma relação de proporção a cerca de um determinado conteúdo. Por exemplo, se o mapa utiliza dados relativos à população absoluta dos estados brasileiros, as unidades federativas mais populosas sofrerão as maiores distorções de área.

Este tipo de mapa, de maneira geral, não possui escala cartográfica ou legenda, visto que sua leitura é feita de forma simples e direta.

Para mais informações acesse os textos contidos nos links abaixo:

Como usar anamorfoses nas aulas de geografia. Geografia para Professores [blog]. Disponível em: <https://geografiaparaprofessores.wordpress.com/2014/10/02/como-usar-anamorfoses-nas-aulas-de-geografia>. Acesso em: 26 jan. 2019.

RIBEIRO, Amarolina. O que é anamorfose geográfica?. Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2019.

Contextos prévios: É extremamente necessário que os alunos estejam familiarizados com o mapa-múndi, ou seja, que saibam identificar a localização e os nome dos continentes e principais países no mapa, para que possam fazer a comparação e a correlação entre as informações contidas nos mapas anamórficos com os respectivos países.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente o mapa para os alunos e solicite que exponham o que conseguiram entender e o que acharam deste tipo de mapa. Informe que, por ser de fácil leitura, os mapas anamórficos são intuitivos e dispensam, na maioria das vezes, as legendas. Já a inexistência da escala cartográfica se deve ao fato das distorções não representar as dimensões reais dos lugares contidos nestes mapas.

Caso a turma não esteja familiarizada com o mapa-múndi, deixe um planisfério político aberto ao lado e trabalhe com os dois mapas conjuntamente. Você poderá ainda pedir que abram o livro didático na página que contenha o mapa-múndi político e solicite que comparem os dois mapas, identificando os continentes e o Brasil no mapa anamórfico.

Para você saber mais:

O mapa anamórfico deste slide representa os países vencedores da copa do mundo de futebol. Os continentes e países com mais títulos tiveram suas áreas e formas aumentadas, enquanto aqueles que não possuem títulos foram diminuídos no mapa.

Fazendo uma rápida reflexão do mapa, podemos observar uma supremacia da América do Sul e Europa no futebol, um dos esportes mais populares e rentáveis do planeta.

Abaixo estão listados, de forma decrescente, os países vencedores desta competição, assim como o número de títulos e o ano de cada um deles:

Ranking dos países vencedores da Copa do Mundo:

1° lugar: Brasil (cinco títulos: 1958, 1962, 1970, 1994, 2002).

2° lugar: Alemanha (quatro títulos:1954, 1974, 1990, 2014).

2° lugar: Itália (quatro títulos: 1934, 1938, 1982, 2006).

3° lugar: Argentina (dois títulos: 1978, 1986).

3° lugar: França (dois títulos:1998, 2018).

3° lugar: Uruguai (dois títulos:1930, 1950).

4° lugar: Inglaterra (um título: 1966).

4° lugar: Espanha (um título: 2010).

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações: divida a turma em 4 grupos. Cada grupo analisará um determinado mapa anamórfico por sete minutos e deverão realizar a atividade proposta para cada um deles. Entregue duas ou mais cópias dos mapas aos grupos. Após o tempo determinado, os grupos deverão trocar de mapas entre si. Esta atividade se repete até que todos os grupos tenham analisado todos os mapas. Ao final, cada grupos apresentará suas conclusões sobre um determinado mapa para a turma.

OBS.: Os slides 7, 8, 9 e 10 só serão projetados se a impressão dos mapas não for possível. Caso contrário, pule a apresentação do slide 6 diretamente para o slide 11 ao término do tempo estipulado para esta etapa.

A imagens utilizadas na etapa da ação propositiva estão disponíveis no link abaixo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nezaNcD9MzVSuy7P4YFu9R7W6ej9jjerPGhEnksnt8N7xGfcbJF6HEZqfZgc/ge07-09un6-acao-propositiva.pdf

Como adequar à sua realidade: Se a impressão dos mapas não for possível na sua escola, você poderá adequar a atividade projetando individualmente cada mapa na tela e solicitando que todos os grupos façam as atividades propostas para cada um deles conjuntamente. Estipule um tempo de 7 minutos para cada mapa.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Solicite que o grupo analise o mapa anamórfico e que respondam às seguintes questões:

  • O que o mapa está demonstrando?
  • Quais são os maiores produtores de carne bovina no planeta?
  • Qual é o papel desempenhado mundialmente pelo Brasil neste tipo de produção?

Para você saber mais:

Quando se fala em economia global, o Brasil apresenta um papel de destaque na produção e comercialização de gêneros primários agrícolas e minerais. No ano de 2017, sete entre os dez produtos mais exportados pelo país vieram do agronegócio, que responderam por 44,1% das exportações nacionais. Entre os produtos de destaque nas exportações brasileiras em 2017 estão: soja, minério de ferro, petróleo, açúcar de cana, automóveis, carne de frango, celulose, farelo de soja, café cru e carne bovina. Estes dados evidenciam o papel assumido pelo país na atual Divisão Internacional do Trabalho (DIT), como exportador de gêneros primários (agrícolas e minerais) e importador de produtos industrializados de alta tecnologia.

Para mais informações sobre as importações e exportações brasileiras no ano de 2017, acesse os links abaixo:

Os produtos mais exportados pelo Brasil em 2017. ESPM. Disponível em: <https://globaljr.espm.br/os-produtos-lideres-mais-exportados-pelo-brasil/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Os 10 produtos mais importados pelo Brasil em 2017. ESPM. Disponível em: <https://globaljr.espm.br/os-10-produtos-mais-importados-pelo-brasil-em-2017/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: O mapa deste slide mostra os países detentores de armas nucleares no mundo. Desta forma, quanto maior o número de armas nucleares em poder de um país maior será a sua área no mapa. Atualmente nove países no mundo possuem armas nucleares, são eles: Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França, China, Índia, Paquistão, Israel e Coreia do Norte. Solicite que o grupo faça a atividade proposta no slide.

Para você saber mais:

A geopolítica é uma ciência que estuda a relação entre Estado, espaço e poder, ou seja, ela é um instrumento de ação do Estado, enquanto estratégia política e militar, com clara dimensão espacial.

A geopolítica clássica prevaleceu durante a primeira metade do século XX e defendia a ideia de que um Estado forte se daria através de um grande território (obtenção de matérias-primas), uma grande população (mercado consumidor e mão de obra) e um grande poder bélico (forças armadas e armamentos), sem os quais não se tornaria uma potência mundial.

Em tempos de globalização e de revolução tecnológica, a geopolítica clássica caducou. A nova geopolítica coloca como precondição para o desenvolvimento de um país o domínio tecnológico, a qualificação da mão de obra, competitividade e eficiência das empresas e produtos, etc. Dentro deste contexto, a posse de armas nucleares não coloca um país na condição de potência mundial.

Para mais informações sobre armas nucleares no mundo acesse os links abaixo:

ARAÚJO, Ana Paula de. Armas Nucleares. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/curiosidades/armas-nucleares/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Apesar da redução dos arsenais, armas nucleares se modernizam. Revista Exame. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/mundo/apesar-da-reducao-dos-arsenais-armas-nucleares-se-modernizam/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Solicite que os alunos comparem e relacionem os dois mapas do slide e, após, elaborem um mapa conceitual que explique as desigualdades existentes entre estes países, utilizando os seguinte conceitos: países ricos, países pobres, indústria, tecnologia, gêneros primários, importação, exportação, desigualdades.

Você poderá aprofundar os debates questionando as causas do maior número de bilionários se concentrar, de maneira geral, nos EUA, Europa, Oriente Médio e China, enquanto que o maior número de pessoas vivendo na condição de pobreza absoluta se encontrar nos países da África e no Sul da Ásia.

Fonte dos mapas:

Billionaires 2018. World Mapper. Disponível em: <https://worldmapper.org/maps/inequality-billionaires-2018/?sf_action=get_data&sf_data=results&_sft_product_cat=population,inequality>. Acesso em: 27 jan. 2019.

Absolute Poverty. World Mapper. Disponível em: <https://worldmapper.org/maps/absolute-poverty-2016/?sf_action=get_data&sf_data=results&_sft_product_cat=income>. Acesso em: 27 jan. 2019.

Para você saber mais:

Para o Banco Mundial, considera-se pobreza extrema quando uma pessoa sobrevive com menos de US $1,90 por dia. Em alguns países da África mais de 70% da população se encontra nessa situação. Em números absolutos, os países que lideram essa triste realidade são: Índia, Nigéria, República Democrática do Congo, Etiópia e Bangladesh.

Para mais informações sobre os temas tratados por estes mapas acesse os links abaixo:

LAPORTA, Taís. Pobreza extrema cai no mundo, mas ritmo desacelera, diz Banco Mundial. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/09/19/pobreza-extrema-cai-no-mundo-mas-ritmo-desacelera-diz-banco-mundial.ghtml>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Os bilionários mais ricos do mundo em 2018. Época Negócios. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2018/03/dono-da-amazon-jeff-bezos-lidera-lista-de-mais-ricos-do-mundo-da-forbes.html>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Contextos prévios: Para a realização desta atividade é necessário que os alunos saibam o que são mapas conceituais e como construí-los.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Entregue o mapa em preto e branco para o grupo. Solicite que pintem os lugares mais populosos utilizando uma gradação de cores quentes (amarelo, laranja, vermelho) e os lugares menos populosos com uma gradação de cores frias (verde claro, verde escuro e roxo). Informe da necessidade de pintar com azul as áreas do mapa que representam mares e oceanos.

Para você saber mais:

O mapa em questão desloca o centro do planeta para o Sudeste e leste asiático, onde estão os países mais populosos do planeta, oferecendo um novo ponto de vista quando se considera o tamanho da população absoluta dos países do globo. Para mais informações sobre os países mais populosos do mundo acesse o link abaixo:

Lista de países ordenados pelo tamanho da população. Population Pyramid. Disponível em: <https://www.populationpyramid.net/pt/popula%C3%A7%C3%A3o/2017/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Para maiores informações sobre este mapa acesse o link abaixo:

https://worldmapper.org/the-human-planet/

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: É a hora da apresentação. Selecione um grupo para começar a atividade. Solicite ao grupo que escolha um dos mapas anamórficos e que fale sobre a atividade realizada sobre ele para turma, assim como a impressão que tiveram com relação ao mapa. O grupo seguinte deverá escolher um outro mapa para falar e assim por diante, até que todos os mapas tenham sido objeto de análise e exposição para a turma.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este plano tem por objeto apresentar os mapas anamórficos (cartograms), auxiliando na construção e aprofundamento do conhecimento do espaço geográfico brasileiro, estimulando os princípios de analogia, conexão, localização e diferenciação com os demais países do globo.

Materiais necessários: Mapas anamórficos da ação propositiva, caneta, lápis, borracha, lápis de cor, folha em branco (ou do caderno) para anotação das atividades da ação propositiva.

Material complementar: Todas as imagens utilizadas neste plano estão presentes nos links abaixo.

Imagens utilizadas na etapa de contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VE7Kw2HzbqPWvEU7FkVVAXMvTUCrjmFBdgUQErrvTKZQAHdHyPfm6ME2pC3q/geo7-09und06-contextualizacao.pdf

Imagens utilizadas na etapa de problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u8pTJ979qrdvZcZYhc9AKKyQuAsKj2Upr8cUtM6kePyqDxRXejzeFKua83Ks/geo7-09und06-problematizacao.pdf

Imagens utilizadas na etapa da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nezaNcD9MzVSuy7P4YFu9R7W6ej9jjerPGhEnksnt8N7xGfcbJF6HEZqfZgc/ge07-09un6-acao-propositiva.pdf

Link para os mapas:

Vencedores da copa do mundo de futebol:

https://worldmapper.org/maps/football-world-cup-wins-1930t2018/?sf_action=get_data&sf_data=results&_sft_product_cat=population,sport

Criadores de Gado no mundo: https://worldmapper.org/maps/cattle-2016/?sf_action=get_data&sf_data=results&_sft_product_cat=environment&sf_paged=5

Armas nucleares: https://worldmapper.org/maps/nuclear-weapons-2017/?sf_action=get_data&sf_data=results&_sft_product_cat=population,politics

Bilionários no mundo: https://worldmapper.org/maps/inequality-billionaires-2018/?sf_action=get_data&sf_data=results&_sft_product_cat=population,inequality

Pobreza absoluta: https://worldmapper.org/maps/absolute-poverty-2016/?sf_action=get_data&sf_data=results&_sft_product_cat=income

O planeta humano: https://worldmapper.org/maps/human-planet/?sf_action=get_data&sf_data=results&_sft_product_cat=population

Para você saber mais:

Mapas anamórficos (cartograms na língua inglesa) são um tipo de representação no qual há uma distorção na forma e área do local que se queira representar, feita de forma proporcional aos dados quantitativos que se esteja trabalhando, ou seja, eles distorcem um local (cidade, estado, países, etc.) com o objetivo de demonstrar uma relação de proporção a cerca de um determinado conteúdo. Por exemplo, se o mapa utiliza dados relativos à população absoluta dos estados brasileiros, as unidades federativas mais populosas sofrerão as maiores distorções de área.

Este tipo de mapa, de maneira geral, não possui escala cartográfica ou legenda, visto que sua leitura é feita de forma simples e direta.

Para mais informações acesse os textos contidos nos links abaixo:

Apesar da redução dos arsenais, armas nucleares se modernizam. Revista Exame. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/mundo/apesar-da-reducao-dos-arsenais-armas-nucleares-se-modernizam/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

ARAÚJO, Ana Paula de. Armas Nucleares. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/curiosidades/armas-nucleares/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Como usar anamorfoses nas aulas de geografia. Geografia para Professores [blog]. Disponível em: <https://geografiaparaprofessores.wordpress.com/2014/10/02/como-usar-anamorfoses-nas-aulas-de-geografia>. Acesso em: 26 jan. 2019.

LAPORTA, Taís. Pobreza extrema cai no mundo, mas ritmo desacelera, diz Banco Mundial. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/09/19/pobreza-extrema-cai-no-mundo-mas-ritmo-desacelera-diz-banco-mundial.ghtml>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Lista de países ordenados pelo tamanho da população. Population Pyramid. Disponível em: <https://www.populationpyramid.net/pt/popula%C3%A7%C3%A3o/2017/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Os bilionários mais ricos do mundo em 2018. Época Negócios. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2018/03/dono-da-amazon-jeff-bezos-lidera-lista-de-mais-ricos-do-mundo-da-forbes.html>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Os produtos mais exportados pelo Brasil em 2017. ESPM. Disponível em: <https://globaljr.espm.br/os-produtos-lideres-mais-exportados-pelo-brasil/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Os 10 produtos mais importados pelo Brasil em 2017. ESPM. Disponível em: <https://globaljr.espm.br/os-10-produtos-mais-importados-pelo-brasil-em-2017/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

RIBEIRO, Amarolina. O que é anamorfose geográfica?. Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2019.

Contextos prévios: É extremamente necessário que os alunos estejam familiarizados com o mapa-múndi, ou seja, que saibam identificar a localização e os nome dos continentes e principais países no mapa, para que possam fazer a comparação e a correlação entre as informações contidas nos mapas anamórficos com os respectivos países.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com seus alunos que eles serão apresentados a um novo tipo de mapa que trará uma maneira diferentes de se representar as características socioeconômicas de cidades, estados e países. Após, terão a tarefa de analisar, discutir e apresentar suas conclusões sobre um determinado mapa anamórfico.

Se a sua escola não possui um projetor de imagens, você poderá baixar e imprimir todas as imagens e mapas utilizados neste plano. Os links por etapa estão disponíveis no slide anterior.

Para você saber mais:

O termo anamorfose é utilizado por diferentes áreas do conhecimento (matemática, geometria, óptica, biologia, artes plásticas, arquitetura, cartografia, etc.) com acepções distintas, significando, de maneira geral, deformado, sem forma, nova forma, etc. Na geografia, este termo aparece para classificar mapas que tiveram sua área e forma propositalmente distorcidos, como o objetivo de demonstrar uma relação de proporção a cerca de um determinado conteúdo. Esse tipo de representação é denominada de mapa anamórfico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente as imagens para turma e faça a pergunta contida no slide: “O que está acontecendo nestas imagens?”. Deixe que os alunos respondam. Você poderá aprofundar esta reflexão inicial introduzindo outras perguntas, como por exemplo: o que estas imagens têm em comum? O que os autores querem mostrar com elas? Neste momento, espera-se que os alunos sejam capazes observar as distorções propositais contidas nas imagens.

O prédio de escritórios denominado de “a casa dançantes” localizado em Praga (República Checa) transmite a ideia de movimento e de distorção. Por outro lado, o grafite apresentado no festival de pintura 3D de Bangkok (Tailândia-2014) transmite tridimensionalidade quando olhado de um ponto de vista específico.

Aproveite as respostas de seus alunos para construir um conceito inicial de anamorfose.

As imagens utilizadas na etapa de contextualização estão disponíveis no link abaixo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VE7Kw2HzbqPWvEU7FkVVAXMvTUCrjmFBdgUQErrvTKZQAHdHyPfm6ME2pC3q/geo7-09und06-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Você pode utilizar imagens de anamorfoses de construções ou grafites de rua existentes na cidade ou bairro onde a escola está inserida.

Para você saber mais:

Ambas imagens deste slide trazem implícito o conceito de anamorfose ao apresentar uma transformação ou distorção (real ou não). Estas distorções podem ser de ordem natural ou induzida, sendo possível a sua visualização apenas de um ponto específico. Esta ideia será importante para o entendimento do significado de mapa anamórfico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Chegou a hora de construir o significado de mapa anamórfico com os alunos. Inicie lançando a pergunta contida no slide. Deixe que os alunos respondam. Aproveite as respostas dos alunos para construir, coletiva e colaborativamente, uma primeira definição para o tema. Pegue as ideias e os conceitos que forem surgindo e vá ligando um ao outro até que esta primeira conceituação esteja criada. Espera-se que até o final desta aula, os alunos sejam capazes de ler e interpretar os mapas anamórficos assim como de construírem uma definição mais aprofundada para eles.

As imagens utilizadas na etapa de problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u8pTJ979qrdvZcZYhc9AKKyQuAsKj2Upr8cUtM6kePyqDxRXejzeFKua83Ks/geo7-09und06-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: você poderá usar, se houver, um mapa anamórfico do estado ou município onde a escola está inserida.

Para você saber mais:

Mapas anamórficos (cartograms na língua inglesa) são um tipo de representação no qual há uma distorção na forma e área do local que se queira representar, feita de forma proporcional aos dados quantitativos que se esteja trabalhando, ou seja, eles distorcem um local (cidade, estado, países, etc.) com o objetivo de demonstrar uma relação de proporção a cerca de um determinado conteúdo. Por exemplo, se o mapa utiliza dados relativos à população absoluta dos estados brasileiros, as unidades federativas mais populosas sofrerão as maiores distorções de área.

Este tipo de mapa, de maneira geral, não possui escala cartográfica ou legenda, visto que sua leitura é feita de forma simples e direta.

Para mais informações acesse os textos contidos nos links abaixo:

Como usar anamorfoses nas aulas de geografia. Geografia para Professores [blog]. Disponível em: <https://geografiaparaprofessores.wordpress.com/2014/10/02/como-usar-anamorfoses-nas-aulas-de-geografia>. Acesso em: 26 jan. 2019.

RIBEIRO, Amarolina. O que é anamorfose geográfica?. Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2019.

Contextos prévios: É extremamente necessário que os alunos estejam familiarizados com o mapa-múndi, ou seja, que saibam identificar a localização e os nome dos continentes e principais países no mapa, para que possam fazer a comparação e a correlação entre as informações contidas nos mapas anamórficos com os respectivos países.

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente o mapa para os alunos e solicite que exponham o que conseguiram entender e o que acharam deste tipo de mapa. Informe que, por ser de fácil leitura, os mapas anamórficos são intuitivos e dispensam, na maioria das vezes, as legendas. Já a inexistência da escala cartográfica se deve ao fato das distorções não representar as dimensões reais dos lugares contidos nestes mapas.

Caso a turma não esteja familiarizada com o mapa-múndi, deixe um planisfério político aberto ao lado e trabalhe com os dois mapas conjuntamente. Você poderá ainda pedir que abram o livro didático na página que contenha o mapa-múndi político e solicite que comparem os dois mapas, identificando os continentes e o Brasil no mapa anamórfico.

Para você saber mais:

O mapa anamórfico deste slide representa os países vencedores da copa do mundo de futebol. Os continentes e países com mais títulos tiveram suas áreas e formas aumentadas, enquanto aqueles que não possuem títulos foram diminuídos no mapa.

Fazendo uma rápida reflexão do mapa, podemos observar uma supremacia da América do Sul e Europa no futebol, um dos esportes mais populares e rentáveis do planeta.

Abaixo estão listados, de forma decrescente, os países vencedores desta competição, assim como o número de títulos e o ano de cada um deles:

Ranking dos países vencedores da Copa do Mundo:

1° lugar: Brasil (cinco títulos: 1958, 1962, 1970, 1994, 2002).

2° lugar: Alemanha (quatro títulos:1954, 1974, 1990, 2014).

2° lugar: Itália (quatro títulos: 1934, 1938, 1982, 2006).

3° lugar: Argentina (dois títulos: 1978, 1986).

3° lugar: França (dois títulos:1998, 2018).

3° lugar: Uruguai (dois títulos:1930, 1950).

4° lugar: Inglaterra (um título: 1966).

4° lugar: Espanha (um título: 2010).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações: divida a turma em 4 grupos. Cada grupo analisará um determinado mapa anamórfico por sete minutos e deverão realizar a atividade proposta para cada um deles. Entregue duas ou mais cópias dos mapas aos grupos. Após o tempo determinado, os grupos deverão trocar de mapas entre si. Esta atividade se repete até que todos os grupos tenham analisado todos os mapas. Ao final, cada grupos apresentará suas conclusões sobre um determinado mapa para a turma.

OBS.: Os slides 7, 8, 9 e 10 só serão projetados se a impressão dos mapas não for possível. Caso contrário, pule a apresentação do slide 6 diretamente para o slide 11 ao término do tempo estipulado para esta etapa.

A imagens utilizadas na etapa da ação propositiva estão disponíveis no link abaixo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nezaNcD9MzVSuy7P4YFu9R7W6ej9jjerPGhEnksnt8N7xGfcbJF6HEZqfZgc/ge07-09un6-acao-propositiva.pdf

Como adequar à sua realidade: Se a impressão dos mapas não for possível na sua escola, você poderá adequar a atividade projetando individualmente cada mapa na tela e solicitando que todos os grupos façam as atividades propostas para cada um deles conjuntamente. Estipule um tempo de 7 minutos para cada mapa.

Slide Plano Aula

Orientações: Solicite que o grupo analise o mapa anamórfico e que respondam às seguintes questões:

  • O que o mapa está demonstrando?
  • Quais são os maiores produtores de carne bovina no planeta?
  • Qual é o papel desempenhado mundialmente pelo Brasil neste tipo de produção?

Para você saber mais:

Quando se fala em economia global, o Brasil apresenta um papel de destaque na produção e comercialização de gêneros primários agrícolas e minerais. No ano de 2017, sete entre os dez produtos mais exportados pelo país vieram do agronegócio, que responderam por 44,1% das exportações nacionais. Entre os produtos de destaque nas exportações brasileiras em 2017 estão: soja, minério de ferro, petróleo, açúcar de cana, automóveis, carne de frango, celulose, farelo de soja, café cru e carne bovina. Estes dados evidenciam o papel assumido pelo país na atual Divisão Internacional do Trabalho (DIT), como exportador de gêneros primários (agrícolas e minerais) e importador de produtos industrializados de alta tecnologia.

Para mais informações sobre as importações e exportações brasileiras no ano de 2017, acesse os links abaixo:

Os produtos mais exportados pelo Brasil em 2017. ESPM. Disponível em: <https://globaljr.espm.br/os-produtos-lideres-mais-exportados-pelo-brasil/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Os 10 produtos mais importados pelo Brasil em 2017. ESPM. Disponível em: <https://globaljr.espm.br/os-10-produtos-mais-importados-pelo-brasil-em-2017/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: O mapa deste slide mostra os países detentores de armas nucleares no mundo. Desta forma, quanto maior o número de armas nucleares em poder de um país maior será a sua área no mapa. Atualmente nove países no mundo possuem armas nucleares, são eles: Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França, China, Índia, Paquistão, Israel e Coreia do Norte. Solicite que o grupo faça a atividade proposta no slide.

Para você saber mais:

A geopolítica é uma ciência que estuda a relação entre Estado, espaço e poder, ou seja, ela é um instrumento de ação do Estado, enquanto estratégia política e militar, com clara dimensão espacial.

A geopolítica clássica prevaleceu durante a primeira metade do século XX e defendia a ideia de que um Estado forte se daria através de um grande território (obtenção de matérias-primas), uma grande população (mercado consumidor e mão de obra) e um grande poder bélico (forças armadas e armamentos), sem os quais não se tornaria uma potência mundial.

Em tempos de globalização e de revolução tecnológica, a geopolítica clássica caducou. A nova geopolítica coloca como precondição para o desenvolvimento de um país o domínio tecnológico, a qualificação da mão de obra, competitividade e eficiência das empresas e produtos, etc. Dentro deste contexto, a posse de armas nucleares não coloca um país na condição de potência mundial.

Para mais informações sobre armas nucleares no mundo acesse os links abaixo:

ARAÚJO, Ana Paula de. Armas Nucleares. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/curiosidades/armas-nucleares/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Apesar da redução dos arsenais, armas nucleares se modernizam. Revista Exame. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/mundo/apesar-da-reducao-dos-arsenais-armas-nucleares-se-modernizam/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Solicite que os alunos comparem e relacionem os dois mapas do slide e, após, elaborem um mapa conceitual que explique as desigualdades existentes entre estes países, utilizando os seguinte conceitos: países ricos, países pobres, indústria, tecnologia, gêneros primários, importação, exportação, desigualdades.

Você poderá aprofundar os debates questionando as causas do maior número de bilionários se concentrar, de maneira geral, nos EUA, Europa, Oriente Médio e China, enquanto que o maior número de pessoas vivendo na condição de pobreza absoluta se encontrar nos países da África e no Sul da Ásia.

Fonte dos mapas:

Billionaires 2018. World Mapper. Disponível em: <https://worldmapper.org/maps/inequality-billionaires-2018/?sf_action=get_data&sf_data=results&_sft_product_cat=population,inequality>. Acesso em: 27 jan. 2019.

Absolute Poverty. World Mapper. Disponível em: <https://worldmapper.org/maps/absolute-poverty-2016/?sf_action=get_data&sf_data=results&_sft_product_cat=income>. Acesso em: 27 jan. 2019.

Para você saber mais:

Para o Banco Mundial, considera-se pobreza extrema quando uma pessoa sobrevive com menos de US $1,90 por dia. Em alguns países da África mais de 70% da população se encontra nessa situação. Em números absolutos, os países que lideram essa triste realidade são: Índia, Nigéria, República Democrática do Congo, Etiópia e Bangladesh.

Para mais informações sobre os temas tratados por estes mapas acesse os links abaixo:

LAPORTA, Taís. Pobreza extrema cai no mundo, mas ritmo desacelera, diz Banco Mundial. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/09/19/pobreza-extrema-cai-no-mundo-mas-ritmo-desacelera-diz-banco-mundial.ghtml>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Os bilionários mais ricos do mundo em 2018. Época Negócios. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2018/03/dono-da-amazon-jeff-bezos-lidera-lista-de-mais-ricos-do-mundo-da-forbes.html>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Contextos prévios: Para a realização desta atividade é necessário que os alunos saibam o que são mapas conceituais e como construí-los.

Slide Plano Aula

Orientações: Entregue o mapa em preto e branco para o grupo. Solicite que pintem os lugares mais populosos utilizando uma gradação de cores quentes (amarelo, laranja, vermelho) e os lugares menos populosos com uma gradação de cores frias (verde claro, verde escuro e roxo). Informe da necessidade de pintar com azul as áreas do mapa que representam mares e oceanos.

Para você saber mais:

O mapa em questão desloca o centro do planeta para o Sudeste e leste asiático, onde estão os países mais populosos do planeta, oferecendo um novo ponto de vista quando se considera o tamanho da população absoluta dos países do globo. Para mais informações sobre os países mais populosos do mundo acesse o link abaixo:

Lista de países ordenados pelo tamanho da população. Population Pyramid. Disponível em: <https://www.populationpyramid.net/pt/popula%C3%A7%C3%A3o/2017/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Para maiores informações sobre este mapa acesse o link abaixo:

https://worldmapper.org/the-human-planet/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: É a hora da apresentação. Selecione um grupo para começar a atividade. Solicite ao grupo que escolha um dos mapas anamórficos e que fale sobre a atividade realizada sobre ele para turma, assim como a impressão que tiveram com relação ao mapa. O grupo seguinte deverá escolher um outro mapa para falar e assim por diante, até que todos os mapas tenham sido objeto de análise e exposição para a turma.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 7º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07GE09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano