GEO7_10UND04 - Resultado da Atividade
Plano de Aula
Plano de aula: Pirâmide Etária do Brasil
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica e análise comparativa de regiões do Brasil
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07G10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A habilidade EF07G10 será desenvolvida nesta aula por meio da criação de um gráfico de pirâmide etária utilizando palitos de sorvete, o que irá permitir para o aluno elaborar gráficos por meio da interpretação de dados que serão colhidos na escola. Com isso a habilidade mencionada irá despertá-lo para outras formas de ser ler o mundo como se aponta a pirâmide etária.
Materiais necessários: Palito de sorvete, cola, tinta guache, pincel, tesoura e folha sulfite.
Material complementar:
GEO7_10UND04 - Mapa: Idade da População 2010: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jRRpcRqaQ9pGpxMs5ZdacnNyMXdVzRh7RXZc5E64xv82a6adZqdbw6jt44zF/geo7-10und04-mapa-idade-da-populacao-2010.pdf
GEO7_10UND04 - Tabela de análise de dados: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KQ2Ym6dxBg8eUTYndQStxjQXqM4UeZfMz9xKh3cMz6dZxR8CjHAPWTytP8Mw/geo7-10und04-tabela.pdf
GEO7_10UND04 - Gráfico:
GEO7_10UND04 - Resultado da Atividade:
Para você saber mais:
As Pirâmides Etárias são gráficos utilizados para se compreender as dinâmicas populacionais de países ou regiões. Por meio delas pode-se chegar a conclusões de planejamento demográfico por parte de governos e instituições, uma vez que elas relatam a natalidade e a expectativa de vida de uma população. As pirâmides etárias costumam ser divididas em 03 setores, sendo elas representadas pelos setores inferiores (base), medianos e superiores (topo) que representam respectivamente a população jovem, a população adulta, normalmente construída pela população economicamente ativa de uma região (PEA) e a parte superior que representa a população idosa. As pirâmides etárias variam de país para país, por exemplo, países subdesenvolvidos apresentam uma base mais larga que países desenvolvidos, fruto de um recente processo de industrialização e consequente urbanização, o que demonstra uma grande reserva de mão de obra e mercado consumidor, no entanto países desenvolvidos tendem a apresentar topo mais largo , por ter em seus países uma expectativa de vida maior, no entanto sua base costuma ser estreita, pois sua população apresenta baixos crescimentos populacionais, o que acaba acarretando em falta de mão de obra, mercado consumidor e consequentemente problemas em sistemas previdenciários. As pirâmides etárias quando bem analisadas e discutidas acabam singularizando numa única representação visual muitos contextos sociais dos países.
FERNANDES, Elisângela. Introdução à demografia com os dados do Censo. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2326/introducao-a-demografia-com-os-dados-do-censo>. Acesso em: 10 jan 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações: Para o desenvolvimento da aula é aconselhável solicitar para os alunos em grupos realizar um levantamento de dados de idade e sexo dos alunos da escola, para isso utilize a tabela disponível abaixo. Essa atividade deverá ser realizada em aulas anteriores e que ela servirá como instrumento de realização da próxima aula. Comunique a gestão e os professores da escola que seus alunos farão uma pesquisa de campo e que precisarão levantar dados da população escolar em outras salas de aula de aula.
Organize os alunos nos grupos da pesquisa de campo;
Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma que a aula irá discutir a distribuição da população brasileira por idade e sexo e que eles irão utilizar os dados levantados na pesquisa de campo para realizar uma pirâmide etária, que é um dos gráficos mais eficazes para compreender a dinâmica populacional de qualquer país ou região.
Tabela para pesquisa de campo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KQ2Ym6dxBg8eUTYndQStxjQXqM4UeZfMz9xKh3cMz6dZxR8CjHAPWTytP8Mw/geo7-10und04-tabela.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso a escola fique localizada numa área rural, quilombola ou indígena e não disponha de outras salas de aula para realizar o levantamento, solicite que os alunos realizem essa pesquisa na própria sala de aula, embora a idade dos alunos irá se aproximar bastante você poderá utilizar o sexo como fator determinante na construção da pirâmide etária. No entanto a atividade também deverá ser realizada em aulas anteriores como atividade de classe ou lição de casa.
Para você saber mais:
As Pirâmides Etárias são gráficos utilizados para se compreender as dinâmicas populacionais de países ou regiões. Por meio delas pode-se chegar a conclusões de planejamento demográfico por parte de governos e instituições, uma vez que elas relatam a natalidade e a expectativa de vida de uma população. As pirâmides etárias costumam ser divididas em 03 setores, sendo elas representadas pelos setores inferiores(base), medianos e superiores (topo) que representam respectivamente a população jovem, a população adulta, normalmente construída pela população economicamente ativa de uma região (PEA) e a parte superior que representa a população idosa. As pirâmides etárias variam de país para país, por exemplo, países subdesenvolvidos apresentam uma base mais larga que países desenvolvidos, fruto de um recente processo de industrialização e consequente urbanização, o que demonstra uma grande reserva de mão de obra e mercado consumidor, no entanto países desenvolvidos tendem a apresentar topo mais largo , por ter em seus países uma expectativa de vida melhor, no entanto sua base costuma ser estreita, pois sua população apresenta baixos crescimentos populacionais, o que acaba acarretando em falta de mão de obra, mercado consumidor e consequentemente problemas em sistemas previdenciários. As pirâmides etárias quando bem analisadas e discutidas acabam singularizando numa única representação visual muitos contextos sociais dos países.
Contextualização
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações: Projete ou entregue o mapa (os mapas devem ser impressos de maneira colorida para realização de interpretação) para seus alunos e convide-os a analisar o mapa e anotar no caderno de um dos integrantes do grupo possíveis respostas sobre as provocações projetadas. Caso a escola não disponha de projetores tampouco impressora, procure esses mapas no atlas escolares e livros didáticos que sua escola dispõe, apontando as provocações projetadas no quadro. Enquanto os alunos discutem as provocações do mapa procure circular nos grupos a fim de despertar outros olhares com perguntas direcionadas, como:
- Observem a legenda. As tonalidades mais claras querem dizer o que?
- Observem o litoral do Brasil. Existem mais ou menos pessoas idosas nesse espaço?
- Observem o estado que vocês moram. Existem bastante idosos?
As perguntas acima servem como intermediação das discussões e aprofundamento de análise do mapa, por isso a fim de valorizar o conhecimento prévio dos alunos incentive-os a responder desconsiderando nesse momento o que seria certo ou errado.
Para você saber mais:
As Pirâmides Etárias são gráficos utilizados para se compreender as dinâmicas populacionais de países ou regiões. Por meio delas pode-se chegar a conclusões de planejamento demográfico por parte de governos e instituições, uma vez que elas relatam a natalidade e a expectativa de vida de uma população. As pirâmides etárias costumam ser divididas em 03 setores, sendo elas representadas pelos setores inferiores(base), medianos e superiores (topo) que representam respectivamente a população jovem, a população adulta, normalmente construída pela população economicamente ativa de uma região (PEA) e a parte superior que representa a população idosa. As pirâmides etárias variam de país para país, por exemplo, países subdesenvolvidos apresentam uma base mais larga que países desenvolvidos, fruto de um recente processo de industrialização e consequente urbanização, o que demonstra uma grande reserva de mão de obra e mercado consumidor, no entanto países desenvolvidos tendem a apresentar topo mais largo , por ter em seus países uma expectativa de vida melhor, no entanto sua base costuma ser estreita, pois sua população apresenta baixos crescimentos populacionais, o que acaba acarretando em falta de mão de obra, mercado consumidor e consequentemente problemas em sistemas previdenciários. As pirâmides etárias quando bem analisadas e discutidas acabam singularizando numa única representação visual muitos contextos sociais dos países.
Problematização
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações: Projete a pergunta aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma como é possível representar por meio de um gráfico a distribuição por idade e sexo dos dados apresentados na tabela. Deixe os alunos, por volta de 01 minuto,realizarem uma discussão para verem se encontram alguma solução. Convide um integrante de cada grupo para expor sua solução de maneira oral para a turma, reconheça a exposição dos alunos sempre com um elogio a fim de inspirá-los para a ação propositiva. Aconselhe-os a apresentar a ideia num tempo máximo de 40 segundos, para não comprometer a dinâmica da aula.
Para você saber mais:
As Pirâmides Etárias são gráficos utilizados para se compreender as dinâmicas populacionais de países ou regiões. Por meio delas pode-se chegar a conclusões de planejamento demográfico por parte de governos e instituições, uma vez que elas relatam a natalidade e a expectativa de vida de uma população. As pirâmides etárias costumam ser divididas em 03 setores, sendo elas representadas pelos setores inferiores(base), medianos e superiores (topo) que representam respectivamente a população jovem, a população adulta, normalmente construída pela população economicamente ativa de uma região (PEA) e a parte superior que representa a população idosa. As pirâmides etárias variam de país para país, por exemplo, países subdesenvolvidos apresentam uma base mais larga que países desenvolvidos, fruto de um recente processo de industrialização e consequente urbanização, o que demonstra uma grande reserva de mão de obra e mercado consumidor, no entanto países desenvolvidos tendem a apresentar topo mais largo , por ter em seus países uma expectativa de vida melhor, no entanto sua base costuma ser estreita, pois sua população apresenta baixos crescimentos populacionais, o que acaba acarretando em falta de mão de obra, mercado consumidor e consequentemente problemas em sistemas previdenciários. As pirâmides etárias quando bem analisadas e discutidas acabam singularizando numa única representação visual muitos contextos sociais dos países.
Problematização
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações: Valorize as soluções encontradas pelos alunos na etapa anterior, no entanto projete ou entregue uma cópia para cada grupo nesta etapa o gráfico da pirâmide etária e explique a eles que o gráfico é dividido por idade e sexo e que ele demonstra a quantidade de pessoas no país por essas duas categorias. A pirâmide etária tem um grande valor no planejamento demográfico (populacional), pois é possível através dela compreender sobre as taxas de natalidade, crescimento vegetativo, taxa de mortalidade e expectativa de vida de um país, por meio dele é possível também observar o nível de desenvolvimento de um país ou região.
Durante a explicação aponte para as linhas e comente sobre a distribuição das cores, sexo e idades representadas pela pirâmide.
Caso a escola não disponha de projetores tampouco impressora, procure pirâmides etárias nos atlas escolares e livros didáticos que sua escola dispõe e distribua para os alunos.
Fonte da pirâmide: FERNANDES, Elisângela. Introdução à demografia com os dados do Censo. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2326/introducao-a-demografia-com-os-dados-do-censo>. Acesso em: 10 jan 2019.
Para você saber mais:
As Pirâmides Etárias são gráficos utilizados para se compreender as dinâmicas populacionais de países ou regiões. Por meio delas pode-se chegar a conclusões de planejamento demográfico por parte de governos e instituições, uma vez que elas relatam a natalidade e a expectativa de vida de uma população. As pirâmides etárias costumam ser divididas em 03 setores, sendo elas representadas pelos setores inferiores(base), medianos e superiores (topo) que representam respectivamente a população jovem, a população adulta, normalmente construída pela população economicamente ativa de uma região (PEA) e a parte superior que representa a população idosa. As pirâmides etárias variam de país para país, por exemplo, países subdesenvolvidos apresentam uma base mais larga que países desenvolvidos, fruto de um recente processo de industrialização e consequente urbanização, o que demonstra uma grande reserva de mão de obra e mercado consumidor, no entanto países desenvolvidos tendem a apresentar topo mais largo , por ter em seus países uma expectativa de vida melhor, no entanto sua base costuma ser estreita, pois sua população apresenta baixos crescimentos populacionais, o que acaba acarretando em falta de mão de obra, mercado consumidor e consequentemente problemas em sistemas previdenciários. As pirâmides etárias quando bem analisadas e discutidas acabam singularizando numa única representação visual muitos contextos sociais dos países.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Peça para os grupos criarem uma pirâmide etária utilizando os palitos de sorvete, tesoura e tintas guaches nas folhas sulfites distribuídas por você a eles, para isso eles deverão utilizar como base de informação de suas pirâmides etárias os dados obtidos na pesquisa de campo e anotados na tabela (se certifique que todos os grupos estão com esses dados).
Caso seja necessário apresente para os alunos o resultado desta pirâmide etária realizada como exemplo (disponível abaixo).
Porém incentive-os a criar suas pirâmides etárias com criatividade e originalidade, no entanto intermedie a tarefa de tal modo que não fujam de alguns conceitos importantes das pirâmides etárias como manter os critérios de sexo e idade nas atividades.
Auxilie os alunos no manuseio dos materiais e conforme a atividade vem sendo realizada aponte as partes da pirâmide como as barras inferiores que representam a população mais jovem, as barras mediana que representam a população adulta e as barras superiores que representam a população mais idosa.
Para você saber mais:
As Pirâmides Etárias são gráficos utilizados para se compreender as dinâmicas populacionais de países ou regiões. Por meio delas pode-se chegar a conclusões de planejamento demográfico por parte de governos e instituições, uma vez que elas relatam a natalidade e a expectativa de vida de uma população. As pirâmides etárias costumam ser divididas em 03 setores, sendo elas representadas pelos setores inferiores(base), medianos e superiores (topo) que representam respectivamente a população jovem, a população adulta, normalmente construída pela população economicamente ativa de uma região (PEA) e a parte superior que representa a população idosa. As pirâmides etárias variam de país para país, por exemplo, países subdesenvolvidos apresentam uma base mais larga que países desenvolvidos, fruto de um recente processo de industrialização e consequente urbanização, o que demonstra uma grande reserva de mão de obra e mercado consumidor, no entanto países desenvolvidos tendem a apresentar topo mais largo , por ter em seus países uma expectativa de vida melhor, no entanto sua base costuma ser estreita, pois sua população apresenta baixos crescimentos populacionais, o que acaba acarretando em falta de mão de obra, mercado consumidor e consequentemente problemas em sistemas previdenciários. As pirâmides etárias quando bem analisadas e discutidas acabam singularizando numa única representação visual muitos contextos sociais dos países.
Sistematização
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações: Com as pirâmides etárias criadas peça para os alunos colarem o resultado das atividades em algum espaço da sala de aula e posteriormente convide alguns alunos para comentar como foi o levantamento de dados, a análise dos dados e a produção da pirâmide etária. Incentive-os a compartilhar a atividade para isso exponha algumas reflexões para os alunos acerca da produção, como:
- Qual a média de idade dos alunos da escola?
- A escola apresenta uma população mais jovem ou mais idosa? Por quê?
- Se a escola fosse um país teríamos mais pessoas trabalhando ou pessoas aposentadas?
- Se a escola fosse um país o governo precisaria de receber imigrantes para trabalhar e consumir?
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais).
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula eles irão reconhecer as características demográficas do Brasil a partir da interpretação de pirâmides etárias.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de sensibilizar os estudantes para a compreensão das pirâmides etárias como uma forma de representação da estrutura etária brasileira. Envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica os conteúdos apresentados nos seguintes sites: Educa IBGE, disponível aqui, e Escola Kids, disponível aqui.
Ação propositiva
A ação propositiva segue o conteúdo proposto no plano de aula, mas a dinâmica será totalmente alterada. A primeira alteração necessária será a realização da atividade de maneira individual, devido à impossibilidade de encontro entre os estudantes. A segunda modificação será a recomendação de alteração da proposta da atividade, mas mantendo a mesma intenção pedagógica. Envie aos estudantes a imagem das pirâmides etárias do Brasil em três momentos históricos diferentes (disponível na problematização da aula) com os seguintes questionamentos:
1) Observando primeiro a base da pirâmide, o que mudou de 1950 para 2010?
2) Observando agora o topo da pirâmide, o que podemos indicar de diferente?
3) No geral, o que essas mudanças na pirâmide etária do Brasil revelam em relação à sociedade brasileira atualmente?
Peça que os estudantes registrem no caderno as respostas.
Sistematização
Selecione três estudantes e peça que enviem por áudio a resposta que deram a cada pergunta. Socialize com a turma as respostas recebidas. Caso seja necessário, acrescente alguma informação relevante que tenha faltado nas respostas dos estudantes.
Convite às famílias
Convide os familiares para conhecerem um pouco mais as informações estatísticas sobre a sociedade brasileira no site do IBGE, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Rodrigo Baglini
Mentor: Laiany Santos
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 7°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Produzir uma pirâmide etária
Habilidade (s) da Base: (EF07GE10) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.
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