16605
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Unidade

Plano de aula - Pirâmide Etária do Brasil

Plano de aula de Geografia com atividades para 7º ano do Fundamental sobre produzir uma pirâmide etária

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rodrigo Ferrari Baglini

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO7_10UND04

Ferramentas sugeridas
     - Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
     - Internet

Valor trabalhado
     - O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito com uso de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula irão reconhecer as características demográficas do Brasil a partir da interpretação de pirâmides etárias.

Contextualização
A contextualização desse plano adaptado terá o objetivo de sensibilizar os estudantes para a compreensão das pirâmides etárias como uma forma de representação da estrutura etária brasileira. Assim, envie por e-mail (ou outra ferramenta de comunicação tecnológica) a orientação que está disponível nos seguintes sites: Educa IBGE, disponível aquie Escola Kids, disponível aqui.

Ação propositiva
A ação propositiva segue o conteúdo proposto pelo plano de aula, mas a dinâmica será totalmente alterada. Primeira alteração necessária será realizar a atividade de maneira individual devido à impossibilidade do encontro entre os estudantes. A segunda modificação será a recomendação de alteração na proposta da atividade, mantendo a mesma intencionalidade pedagógica. Envie aos estudantes a imagem das pirâmides etárias do Brasil em três momentos históricos diferentes (disponível na problematização da aula) com os seguintes questionamentos:
1) Observando primeiro a base da pirâmide, o que mudou de 1950 para 2010?
2) Observando agora o topo da pirâmide, o que podemos indicar de diferente?
3) No geral, o que essas mudanças na pirâmide etária do Brasil revelam em relação à sociedade brasileira atualmente?

Peça que os estudantes registrem no caderno as respostas.

Sistematização
Selecione três estudantes na turma e peça que envie por áudio a resposta que deram a cada pergunta. Socialize com a turma as respostas. Caso seja necessário, acrescente alguma informação relevante que tenha faltado na resposta dos estudantes.

Convite às famílias
Convide os familiares para conhecerem um pouco mais as informações estatísticas sobre a sociedade brasileira no site do IBGE, disponível aqui.   

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO7_10UND04

(EF07GE10) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas