16604
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Unidade

Plano de aula - Gráfico das regiões brasileiras

Plano de aula de Geografia com atividades para 7º ano do Fundamental sobre identificar a distribuição industrial e agropecuária do Brasil e criar um gráfico de barras

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rodrigo Ferrari Baglini

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO7_10UND05

Ferramentas sugeridas
     - Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
     - Internet
     - Câmera
     - Youtube

Valor trabalhado
     - O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito com uso de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula irão identificar a distribuição industrial e agropecuária no Brasil por meio de gráficos.

Contextualização
A contextualização desse plano adaptado terá o objetivo de introduzir a interpretação de gráfico a partir da resolução de um problema, disponível na problematização do plano original. Envie por e-mail, ou outra ferramenta de comunicação tecnológica, o enunciado do problema que instiga a construção de um gráfico de barras. Explique que o gráfico pode ser construído em folha pautada ou quadriculada. Oriente a turma a usar cores para identificar as diferentes turmas. Peça que enviem uma fotografia por WhatsApp ou outra ferramenta para que avalie se conseguiram construir adequadamente o gráfico.

Ação propositiva
A ação propositiva segue o conteúdo proposto pelo plano de aula, mas a dinâmica será totalmente alterada. Primeira alteração necessária será a realização da atividade de forma individualizada devido à impossibilidade do encontro entre os estudantes. A segunda modificação será construir os gráficos no papel, de forma semelhante ao que foi feito na contextualização. A diferença é que agora os dados são da atividade industrial e da produção agropecuária do Brasil. Envie aos estudantes os dados estatísticos por região brasileira, destacadas abaixo.

Atividade Industrial:
Sudeste - mais de 10.000 indústrias
Nordeste - de 5.001 a 10.000 indústrias
Sul - de 5.001 a 10.000 indústrias
Centro-Oeste - de 1.001 a 5.000 indústrias
Norte - menos de 1.000 indústrias

Ocupação da terra por atividade agropecuárias:
Sudeste - acima de 80%
Nordeste - de 60% a 80%
Sul - de 60% a 80%
Centro-Oeste - de 40 a 60%
Norte - até 20%

Estabeleça, professor, uma forma de comunicação com a turma para resolver rapidamente dúvidas. Caso a turma não tenha construído gráficos anteriormente, é importante oferecer um suporte a mais. Neste caso, envie a sugestão disponível aqui

Sistematização
Solicite que com a ajuda de um familiar, o estudante tire uma foto e envie o gráfico para avaliação. Dê um feedback avaliativo sobre o gráfico construído. Caso considere possível, selecione uns três gráficos, e com a autorização do aluno, socialize com a turma.

Convite às famílias
Convide às famílias a pesquisar outras formas de gráfico para mostrar aos alunos. Gráfico de setores e gráficos de linhas são duas opções bacanas para conhecer. Há muitas opções em jornais e revistas. Há também a opção de ver os casos de Covid-19, por meio de gráficos, na região em que moram. Acesse aqui 

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO7_10UND05

(EF07GE10) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas