GEO7_10UND05 - Como organizar os alunos (Ação Propositiva)
Plano de Aula
Plano de aula: Gráfico das regiões brasileiras
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica e análise comparativa de regiões do Brasil
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07G10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A habilidade apontada neste plano será desenvolvida por meio da construção de um gráfico de barras, valorizando a habilidade discutida da elaboração e interpretação de gráficos. Isso irá facilitar em aulas posteriores a rápida compreensão desse tipo de gráfico, bem como a análise de outros tipos de representação visual, tais como os gráficos de setores e histogramas.
Materiais necessários: Papel Kraft ou pardo, barbante, cola, post-Its e canetinhas.
Materiais complementares:
GEO7_10UND05 - Mapa: Distribuição espacial da indústria: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bPXMtCWDG2vwHq7myBMVAWfRTKtbEED8WFKSZGpHtunNdvG3VY9FVBauhmSU/geo7-10und05-mapa-distribuicao-espacial-da-industria.pdf
GEO7_10UND05 - Mapa: ocupação da terra pela agropecuária:
GEO7_10UND05 - Como organizar os alunos (Ação Propositiva):
GEO7_10UND05 - Resultado da atividade (Ação Propositiva):
Para você saber mais:
O gráfico de barras ou colunas é uma representação visual que demonstra, através de colunas dispostas horizontalmente ou verticalmente, o intervalo de dados apresentados num determinado contexto/problema. As colunas são excelentes ferramentas de iniciação didática na compreensão de gráficos, pois elas demonstram nos eixos X e Y dados claros de análise da informação construída pelos gráficos.
Confira maiores detalhes das partes de um gráfico acessando este site:
Como identificar as partes de um gráfico?. Disponível em: <https://edu.gcfglobal.org/pt/microsoft-excel-2010/como-identificar-as-partes-de-um-grafico/1/>. Acesso em: 10 jan 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações: Peça para os alunos colocarem todas as carteiras da sala de aula próximas das paredes, de tal modo que fique um grande espaço vago no centro do ambiente. Esse espaço será utilizado para desenvolver a atividade que será apresentada na ação propositiva.
Separe a sala de aula em dois grandes grupos e peça para os alunos sentarem no chão.
Ao separar os grupos, atente-se para que o número de alunos esteja distribuído de maneira proporcional.
Com os grupos e sala de aula organizados, projete, escreva no quadro ou fale para a turma que o propósito da aula será observar a distribuição das indústrias e das agropecuárias nas regiões do Brasil e que, ao final da aula, eles criarão gráficos de barras utilizando as diferentes estatura dos alunos da sala de aula.
Para você saber mais:
O gráfico de barras ou colunas é uma representação visual que demonstra, através de colunas dispostas horizontalmente ou verticalmente, o intervalo de dados apresentados num determinado contexto/problema. As colunas são excelentes ferramentas de iniciação didática na compreensão de gráficos, pois elas demonstram nos eixos X e Y dados claros de análise da informação construída pelos gráficos.
Confira maiores detalhes das partes de um gráfico acessando este site:
Como identificar as partes de um gráfico?. Disponível em: <https://edu.gcfglobal.org/pt/microsoft-excel-2010/como-identificar-as-partes-de-um-grafico/1/>. Acesso em: 10 jan 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações: Para contextualizar o tema e auxiliar na compreensão da análise dos mapas na ação posterior, incentive os alunos a explicar os gráficos de barras projetados. Para isso, utilize as perguntas abaixo:
- O que vocês estão vendo?
- Esses gráficos facilitam a compreensão da informação que eles estão passando?
- Qual a principal mensagem do gráfico?
- Vocês conseguiriam realizar um gráfico desse?
Caso a escola não possua projetores e/ou impressoras, crie um gráfico no quadro, podendo utilizar os mesmos dados ou criar novos dados.
Como adequar à sua realidade: Os dados apresentados na projeção são fictícios e servem apenas para contextualizar o tema da aula, por isso, a fim de tornar a aula mais atrativa e significativa, é aconselhável apresentar um gráfico com dados colhidos da própria escola, como por exemplo número de alunos nos períodos, número de alunos por ano/série, número de salas, quantidade de alunos, etc. A contextualização deve ser realizada de tal maneira que as perguntas apontadas na interpretação do gráfico servem como reconhecimento do aluno em sua comunidade escolar.
Para você saber mais:
O gráfico de barras ou colunas é uma representação visual que demonstra, através de colunas dispostas horizontalmente ou verticalmente, o intervalo de dados apresentados num determinado contexto/problema. As colunas são excelentes ferramentas de iniciação didática na compreensão de gráficos, pois elas demonstram nos eixos X e Y dados claros de análise da informação construída pelos gráficos.
Confira maiores detalhes das partes de um gráfico acessando este site:
Como identificar as partes de um gráfico?. Disponível em: <https://edu.gcfglobal.org/pt/microsoft-excel-2010/como-identificar-as-partes-de-um-grafico/1/>. Acesso em: 10 jan 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações: Esta etapa só pode ser projetada DEPOIS das orientações.
Com os alunos sentados no centro da sala e com folhas sulfites e canetinhas na mão, peça a eles para organizar num gráfico de barras o problema descrito na projeção. Nesse momento, o professor deve projetar, escrever no quadro ou falar o problema.
Após a realização da tarefa, peça para alguns alunos apresentarem os gráficos desenvolvidos para o restante da turma e explicarem como interpretaram o problema na confecção do gráfico.
Como adequar à sua realidade: O problema descrito na projeção pode ser adaptado para sua realidade local, utilizando dados da sala de aula onde será realizada a atividade. Para isso, o professor deve realizar um levantamento prévio dos dados que serão construídos nos problemas. Seguem algumas sugestões de dados que poderão ser utilizados para criação do problema:
- As notas dos alunos por período
- Frequência dos alunos
- Realização de lição de casa
- Participação oral na sala de aula
- Notas de avaliação
- Número de meninas e meninos
Para você saber mais:
O gráfico de barras ou colunas é uma representação visual que demonstra, através de colunas dispostas horizontalmente ou verticalmente, o intervalo de dados apresentados num determinado contexto/problema. As colunas são excelentes ferramentas de iniciação didática na compreensão de gráficos, pois elas demonstram nos eixos X e Y dados claros de análise da informação construída pelos gráficos.
Confira maiores detalhes das partes de um gráfico acessando este site:
Como identificar as partes de um gráfico?. Disponível em: <https://edu.gcfglobal.org/pt/microsoft-excel-2010/como-identificar-as-partes-de-um-grafico/1/>. Acesso em: 10 jan 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Peça para cada grupo realizar um gráfico de barras das produções econômicas do Brasil: agropecuária e indústria. Porém eles criarão um gráfico humano, utilizando como referência das barras a altura dos colegas de sala. Para isso, entregue para cada grupo um papel pardo ou kraft cujo tamanho seja o equivalente a aproximadamente cinco crianças deitadas e, através da concentração econômica de cada região expressa nos mapas projetados, eles desenhem os gráficos de barras utilizando os colegas de sala.
Explicação visual da orientação: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vGp49DkRxZh52UaSg95bDeZmvfEddvTtaJXczmfFMrFYk4PBaysDPRyJ2SAP/geo7-10und05-como-organizar-os-alunos-acao-propositiva.pdf
Para auxiliar a interpretação dos alunos fale ou escreva no quadro os dados aproximados demonstrados no mapa:
Sudeste: mais de 10.000 indústrias
Nordeste: de 5.001 a 10.000 indústrias
Sul: de 5.001 a 10.000 indústrias
Centro-Oeste: de 1.001 a 5.000 indústrias
Norte: menos de 1.000 indústrias
Fonte: Distribuição espacial da indústria. Mapas IBGE. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_distribuicao_industrias.pdf
Acesso em 10 jan 2019.
Caminhe entre os grupos, incentivando-os a todo momento a interpretar os dados que estão apontados nos mapas, fazendo constantemente a leitura da legenda. Comente com eles que neste momento os números exatos não serão considerados, mas o tamanho dos alunos e as respectivas regiões produtivas devem ser cuidadosamente desenhadas. Utilizar o link apresentado sobre as partes do gráfico na seção Para Você Saber Mais para fundamentar a todo momento as partes do gráfico com os alunos.
Com os colegas dispostos no papel pardo de acordo com a altura, peça para os alunos contornarem os colegas e finalizarem o gráfico. Explicação visual da orientação: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s7cfw8yJFZ8PR5UaAyzYjrsm8ggmGEGTGzfA4bfyxRs4QerdNp3UZEyvGgFe/geo7-10und05-resultado-da-atividade-acao-propositiva.pdf
Obs.: É aconselhável imprimir algumas cópias do mapa projetado e entregar para os alunos. Caso a escola não disponha de impressoras, pesquise esses ou outros mapas em atlas escolares e livros didáticos presentes na escola.
GEO7_10UND05 - Mapa: Distribuição espacial da indústria: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bPXMtCWDG2vwHq7myBMVAWfRTKtbEED8WFKSZGpHtunNdvG3VY9FVBauhmSU/geo7-10und05-mapa-distribuicao-espacial-da-industria.pdf
Para você saber mais:
O gráfico de barras ou colunas é uma representação visual que demonstra, através de colunas dispostas horizontalmente ou verticalmente, o intervalo de dados apresentados num determinado contexto/problema. As colunas são excelentes ferramentas de iniciação didática na compreensão de gráficos, pois elas demonstram nos eixos X e Y dados claros de análise da informação construída pelos gráficos.
Confira maiores detalhes das partes de um gráfico acessando este site:
Como identificar as partes de um gráfico?. Disponível em: https://edu.gcfglobal.org/pt/microsoft-excel-2010/como-identificar-as-partes-de-um-grafico/1/
Acesso em: 10 jan 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Peça para cada grupo realizar um gráfico de barras das produções econômicas do Brasil: agropecuária e indústria. Porém eles criarão um gráfico humano, utilizando como referência das barras a altura dos colegas de sala. Para isso, entregue para cada grupo um papel pardo ou kraft cujo tamanho seja o equivalente a aproximadamente cinco crianças deitadas e, através da concentração econômica de cada região expressa nos mapas projetados, eles desenhem os gráficos de barras utilizando os colegas de sala.
Explicação visual da orientação: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vGp49DkRxZh52UaSg95bDeZmvfEddvTtaJXczmfFMrFYk4PBaysDPRyJ2SAP/geo7-10und05-como-organizar-os-alunos-acao-propositiva.pdf
Para auxiliar a interpretação dos alunos fale ou escreva no quadro os dados aproximados demonstrados no mapa:
Sudeste - acima de 80%
Nordeste - de 60% a 80%
Sul - de 60% a 80%
Centro-Oeste - de 40 a 60%
Norte - até 20%
Fonte: Ocupação da terra pela agropecuária. Mapas IBGE. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_ocupacao_da_terra_pela_agropecuaria.pdf
Acesso em: 10 jan 2019.
Caminhe entre os grupos, incentivando-os a todo momento a interpretar os dados que estão apontados nos mapas, fazendo constantemente a leitura da legenda. Comente com eles que neste momento os números exatos não serão considerados, mas o tamanho dos alunos e as respectivas regiões produtivas devem ser cuidadosamente desenhadas. Utilizar o link apresentado sobre as partes do gráfico na seção Para Você Saber Mais para fundamentar a todo momento as partes do gráfico com os alunos.
Com os colegas dispostos no papel pardo de acordo com a altura, peça para os alunos contornarem os colegas e finalizarem o gráfico. Explicação visual da orientação: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s7cfw8yJFZ8PR5UaAyzYjrsm8ggmGEGTGzfA4bfyxRs4QerdNp3UZEyvGgFe/geo7-10und05-resultado-da-atividade-acao-propositiva.pdf
É aconselhável imprimir algumas cópias do mapa projetado e entregar para os alunos. Caso a escola não disponha de impressoras, pesquise esses ou outros mapas em atlas escolares e livros didáticos presentes na escola.
GEO7_10UND05 - Mapa: ocupação da terra pela agropecuária:
Para você saber mais:
O gráfico de barras ou colunas é uma representação visual que demonstra, através de colunas dispostas horizontalmente ou verticalmente, o intervalo de dados apresentados num determinado contexto/problema. As colunas são excelentes ferramentas de iniciação didática na compreensão de gráficos, pois elas demonstram nos eixos X e Y dados claros de análise da informação construída pelos gráficos.
Confira maiores detalhes das partes de um gráfico acessando este site:
Como identificar as partes de um gráfico?. Disponível em: https://edu.gcfglobal.org/pt/microsoft-excel-2010/como-identificar-as-partes-de-um-grafico/1/
Acesso em: 10 jan 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Cada grupo irá colar o gráfico de barras produzido num espaço comum da escola, podendo ser o pátio, o refeitório ou outro espaço de circulação comum dos alunos. Convide os funcionários da comunidade escolar que estejam na escola naquele momento como merendeiras, inspetores, secretárias, diretora, coordenadoras etc. para participarem da explicação do gráfico e sua produção. (Caso seja necessário você poderá agendar essa rápida apresentação com os funcionários da escola).
Durante as apresentações circule entre os grupos, incentivando-os a comentar as partes do gráfico e quais são as informações que eles estão passando. Organize a apresentação de tal modo que toda a sala de aula participe, seja produzindo o gráfico ou apresentando oralmente o resultado.
Para você saber mais:
O gráfico de barras ou colunas é uma representação visual que demonstra, através de colunas dispostas horizontalmente ou verticalmente, o intervalo de dados apresentados num determinado contexto/problema. As colunas são excelentes ferramentas de iniciação didática na compreensão de gráficos, pois elas demonstram nos eixos X e Y dados claros de análise da informação construída pelos gráficos.
Confira maiores detalhes das partes de um gráfico acessando este site:
Como identificar as partes de um gráfico?. Disponível em: <https://edu.gcfglobal.org/pt/microsoft-excel-2010/como-identificar-as-partes-de-um-grafico/1/>. Acesso em: 10 jan 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais), câmera e YouTube.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula eles irão identificar a distribuição industrial e agropecuária no Brasil por meio de gráficos.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de introduzir a interpretação de gráficos a partir da resolução do problema disponível na problematização do plano original. Envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica o enunciado do problema, que instiga a construção de um gráfico de barras. Explique que o gráfico pode ser construído em uma folha pautada ou quadriculada. Oriente a turma a usar cores para identificar as diferentes turmas. Peça que enviem uma fotografia por WhatsApp ou outra ferramenta, para que você avalie se conseguiram construir adequadamente o gráfico.
Ação propositiva
A ação propositiva segue o conteúdo proposto no plano de aula, mas a dinâmica será totalmente alterada. A primeira alteração necessária será a realização da atividade de forma individualizada, devido à impossibilidade de encontro entre os estudantes. A segunda modificação será a construção dos gráficos no papel, de forma semelhante ao que foi feito na contextualização. A diferença é que agora os dados são da atividade industrial e da produção agropecuária do Brasil. Envie aos estudantes os dados estatísticos por região brasileira, destacados abaixo:
Atividade Industrial:
Sudeste - mais de 10.000 indústrias
Nordeste - de 5.001 a 10.000 indústrias
Sul - de 5.001 a 10.000 indústrias
Centro-Oeste - de 1.001 a 5.000 indústrias
Norte - menos de 1.000 indústrias
Ocupação da terra por atividade agropecuárias:
Sudeste - acima de 80%
Nordeste - de 60% a 80%
Sul - de 60% a 80%
Centro-Oeste - de 40 a 60%
Norte - até 20%
Estabeleça, professor, uma forma de comunicação com a turma para solucionar eventuais dúvidas rapidamente. Caso a turma não tenha construído gráficos anteriormente, é importante oferecer um suporte extra. Nesse caso, envie a sugestão disponível aqui.
Sistematização
Solicite que, com a ajuda de um familiar, os estudantes tirem uma foto e enviem o gráfico para avaliação. Dê um feedback avaliativo sobre o gráfico construído. Caso considere possível, selecione três gráficos e, com a autorização dos alunos, socialize-os com a turma.
Convite às famílias
Convide as famílias a pesquisarem outras formas de gráfico para mostrar aos alunos. Gráfico de setores e gráficos de linhas são duas opções bacanas para conhecer. Há muitas opções em jornais e revistas. Há também a opção de ver os casos de Covid-19 por meio de gráficos, na região onde moram, no site disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Rodrigo Baglini
Mentor: Laiany Santos
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 7°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar a distribuição industrial e agropecuária do Brasil e criar um gráfico de barras.
Habilidade (s) da Base: (EF07GE10) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.
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