16603
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Unidade

Plano de aula - O Cerrado

Plano de aula de Geografia com atividades para 7º ano do Fundamental sobre conhecer o bioma do cerrado, suas características e a importância de sua preservação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rafael Martins da Costa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO7_11UND04

Ferramentas sugeridas
     - Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
     - Youtube
     - Internet

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito com uso de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula estudarão o Cerrado e a importância de preservação desse domínio morfoclimático em termos de biodiversidade.

Contextualização
A contextualização desse plano adaptado terá o objetivo de identificar algumas características do Cerrado a partir de um trecho de uma HQ, que está disponível na contextualização desta aula. A proposta é enviar as HQs e a legenda (separadamente) e pedir aos alunos que identifiquem a legenda de cada um dos quadrinhos. Para isso, professor, envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica, os quadrinhos da HQ e as legendas. No plano original, ambos estão disponíveis em formato de arquivo em PDF. Repare apenas, professor, que o arquivo dos quadrinhos precisa ser editado pois apresenta o gabarito da atividade.

Ação propositiva
A ação propositiva segue a proposta original do plano de aula com algumas adaptações. A primeira adaptação é que a atividade será feita individualmente, dada a impossibilidade de realização de encontros da turma. A segunda adaptação é em relação ao material de estudo. Para isso, inicialmente, envie o material de estudo para essa aula. São eles: 1) videoaula sobre o Cerrado e a biodiversidade (acesse aqui); 2) texto de estudo sobre as características do Cerrado (disponível aqui). Peça que no caderno de Geografia o estudante organize 5 tópicos destacando a importância do Cerrado em termos de biodiversidade. A partir desse material de estudo, peça que os estudantes, conforme originalmente proposto no plano de aula, escolham um quadrinho que representa, no julgamento do estudante, uma importante característica do cerrado e escrevam um parágrafo apontando o que aprenderam sobre a biodiversidade do domínio.

Sistematização
Peça que o estudante, com o auxílio de um familiar, grave o parágrafo que escreveu e envie a você, professor. Escolha 3 a 4 áudios que considera mais interessante e envie para a turma toda. Antes, peça autorização do aluno.

Convite às famílias
Convide os familiares para conhecer um pouco mais sobre a paisagem natural do Brasil. Para isso, sugira que o estudante e a família naveguem no site do IBGE, que disponibiliza vídeos, animações, textos, mapas e outros materiais sobre o Brasil. Acesse.   

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO7_11UND04

(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas